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Vectra BQual Oleo utiliza? Vectra B

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Qual Oleo utiliza? Vectra B

por chirola » 30 Jun 2020, 13:28

Um colega do grupo falou comigo hoje que o meu motor nao tem essa valvula no cabeçote como nos 8v, provavelmente o meu problema seja folga no mancal do comando.[/quote]

a folga dos comandos no 16v , e de 0,04 mm entre comando e mancal , e a folga axial 0,090 a 0,21mm, com a mao nao tem como mexer na folga se tem folga mexendo com a mao esta mais do que ferrado.

o vectra 16v nao tem a valvula no cabecote , a valvula de retencao fica na bomba mesmo, nao sei o motivo dos 8v ter valvula no cabecote deve ser pelo funcionamento do cabecote 8v .

na foto vc ve a valvula no corpo da bomba
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por Almeidão » 30 Jun 2020, 17:39

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Um colega do grupo falou comigo hoje que o meu motor nao tem essa valvula no cabeçote como nos 8v, provavelmente o meu problema seja folga no mancal do comando.


a folga dos comandos no 16v , e de 0,04 mm entre comando e mancal , e a folga axial 0,090 a 0,21mm, com a mao nao tem como mexer na folga se tem folga mexendo com a mao esta mais do que ferrado.

o vectra 16v nao tem a valvula no cabecote , a valvula de retencao fica na bomba mesmo, nao sei o motivo dos 8v ter valvula no cabecote deve ser pelo funcionamento do cabecote 8v .

na foto vc ve a valvula no corpo da bomba
Imagem[/quote]

Todos tem esta válvula no filtro, esta válvula é a válvula de retenção para manter a galeria cheia ao desligar o carro. Se por um motivo qualquer esta válvula tiver ruim em alguns momentos ela pode não reter o óleo e por este motivo tardar a lubrificação. Sobre a válvula reguladora de pressão, mais conhecida como válvula de alívio, sinceramente nunca ouvir dizer que alguns motores poderiam funcionar sem ela, seja 8, 16 ou sei lá quantas válvulas, isto porque a pressão do óleo altera muito quando frio, depois que esquenta, marcha lenta e alta rotação. Sem ela alguma coisa explodirá, bem sem eu vê uma foto mostrando que não tem ou ao vivo olhando um cabeçote aberto, eu aqui comigo ainda ficarei com a resposta que tem sim esta válvula que é algo simples, uma molinha com uma esfera na ponta e se eu ver isto, volto aqui confirmando sim ou não. Há possibilidade deste excesso de óleo ser retornado diretamente da bomba, mas como eu não conheço vou procurar saber e com certeza pela pressão que tem ali, um momento ele terá que retornar antes de passar pelos tuchos.
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por chirola » 01 Jul 2020, 00:08

pelomenos nao figura a valvula de alivio no catalogo do 16v

catalogo 16v
https://chevrolet.7zap.com/pt/vectra/51 ... 0e0-0-0-0/

mais no 8v figura sim (e o numero 32 no desenho)
https://chevrolet.7zap.com/pt/vectra/51 ... 0d0-0-0-0/

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por Almeidão » 01 Jul 2020, 08:45

Uma coisa é certa, todas as bombas que não seja saída direta tem que ter um retorno, como é o 16V eu não sei, mas que tem que ter isto é mais que certo por proteção de peças ou da própria bomba. A de combustível é feita no regulador de pressão com retorno para o tanque ou na bomba dentro do tanque a de óleo 8V é na válvula de alívio no cabeçote o 16 não seria diferente em necessitar um retorno, mas eu não sei onde ele seja, nunca vi um destes aberto para entender como ele é feito, mas que com certeza precisa de um retorno isto eu não tenho dúvida devido a super pressão que faz a bomba de óleo. Aliás algo extremamente forte quase que difícil de acreditar tanta pressão que está bomba faz.

Só para esclarecer para alguns e isto não fiz sobre a resposta anterior. A válvula mostrada na bomba a qual eu escrevi que é a válvula de retenção para uns entender melhor, é por ai que o óleo vai para o cabeçote. Ele chega pelo centro do filtro e passa por esta válvula indo para os tuchos, comandos e outros mais e ao desligar o carro mantem as galerias cheias para não sofrer desgaste com um possível início de funcionamento sem óleo. A possibilidade desta válvula fazer bater tuchos é muito difícil, mas ela pode fazer a luz do óleo demorar apagar quando ela parar de reter.
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por wallacer95 » 01 Jul 2020, 09:21

O ideal e ter um cabeçote desse e olhar pelas galerias dele, aquela que fica na lateral próximo a bobina, eu procurei pela internet mas não achei nada nem ngm que tenha aberto esse selo da lateral pra ver como é por dentro

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por Almeidão » 01 Jul 2020, 10:09

wallacer95 escreveu:Fuente del Mensaje O ideal e ter um cabeçote desse e olhar pelas galerias dele, aquela que fica na lateral próximo a bobina, eu procurei pela internet mas não achei nada nem ngm que tenha aberto esse selo da lateral pra ver como é por dentro


O problema que na internet fazem confusão com válvula de alívio e válvula de retenção, um dia descobrirei como isto é feito. Direto sem retorno acho ser impossível de ser.
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por wallacer95 » 01 Jul 2020, 11:50

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O problema que na internet fazem confusão com válvula de alívio e válvula de retenção, um dia descobrirei como isto é feito. Direto sem retorno acho ser impossível de ser.

Andei pesquisando na gringa algo sobre, ate então achei algo interessante, parece que a válvula de alivio fica na bomba mesmo (Nao tenho certeza) , e la fora vendem um kit de upgrade para resolver o problema nessa válvula de alivio que pode travar Imagem Imagem
Da uma olhada nesse site, eu li usando google tradutor
https://www.sbdmotorsport.co.uk/index.p ... index/3031

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por Almeidão » 01 Jul 2020, 12:43

Sim, tem que ter uma válvula de alívio, é algo obrigatório pela pressão que ela tem, mas o de 8V também tem esta válvula e no cabeçote. Será que chegaram a um bom senso que o 8V tem segurança demais tendo uma no cabeçote alem desta?

Bem, neste caso já vejo que sim há uma válvula de alívio, mesmo que não seja no cabeçote. Aliás Pelas galerias bem mais finas do 16V, ai que eles necessitariam mesmo.
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por danrmp » 01 Jul 2020, 19:47

Quando desmontei o meu, nao identifiquei nenhuma válvula. Abrindo os 4 tampões Allen nas faces laterais e os dois parafusos torx internos, dá pra ver que as galerias são ocas,

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