Vectra BProblema com partida, carro não pega - Vectra B

496 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra morreu e não pega mais.

por Almeidão » 13 Fev 2021, 22:28

Muita coisa foram feitas, só restou a bobina. Sei eu você vai comentar sobre a faísca, sim muitos saem faísca pequena, não o suficiente para funcionar.
Distribuidor??????? Que ano é este carro?
Os cabos não estão colocados errados? entenda, eu tenho duas bobinas, uma tem o 1 perto do motor indo para trás, o dois em sentido horário. 1, 2, 3, 4. A segunda bobina o 1 fica totalmente ao contrário do 1 da primeira bobina, então eu coloco os cabos considerando a numeração da primeira, caso contrário ele não funciona. Não me lembro bem, mas seria como eu colocasse o cabo 1 no numero 3 por exemplo.
Imagem

grahhhh
Member
Member
Nome Completo: Cristian Grach
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

por grahhhh » 13 Fev 2021, 23:45

Boa noite e obrigado pela contribuição, como disse não sou mecânico (mais pra "mechanico"), não tinha certeza do nome da peça, se era distribuidor ou bobina (ou sei lá o que), mas ja vi muita gente se referindo à peça como distribuidor, mas realmente o distribuidor tem 5 pinos ao invés de apenas os 4. KKKKKKKKKK
Mas voltando ao assunto, a posição dos cabos de vela estão corretas, na bobina do meu a posição dos pinos é:
1--4
3--2
E os cilindros na posição:
1-2-3-4 (olhando para o motor da frente do carro)
Ao menos as informações que encontrei na internet, pra comparar com o meu batiam, estavam assim, e a internet confirmou.
Quando troquei os cabos e velas, o carro ainda estava pegando, apenas falhando, e pra garantir que não iria ficar nada fora, troquei um de cada vez, no fim não resolveu.
Hoje mesmo ainda testei as velas velhas, e os cabos velhos tambem, só por desencargo de consciencia, mas não resolveu.

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por chirola » 14 Fev 2021, 04:31

Oi pensando no seu drama lembro uma vez na oficina deu algo asim também com um dos empregados ,
Seu carro acuso inmovilizador ,eu checaria duas coisas primeiro soltaria a flauta de injetores levanta ela com os bicos plugados e fixos na flauta ,só desencaixa eles do coletor e levanta ,coloca um jornal ou papelão groso ,uma caixa , em baixo dos bicos e bira a chave como se dose virar o motor para ligar ,só umas duas ou três voltas de motor e olha no jornal ou papelão se eles estão injetando ,o jornal molharie com gasolina logico,
Se tem gasolina faisca e ar deveriabpegar mesmo que falhando ou dando estouros .
Se não injetar os bicos checa a sua chave para ver se tem o chip do transponder do imobilizado ou se tever chave reserva tenta ligar com a reserva .o crrro na oficina tinha caido a chave e o empregado não se toco que tinha deixado cair o chip da chave .

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Danniel
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

por danrmp » 14 Fev 2021, 11:57

Alguns carros costumam indicar erro de imobilizador. Principalmente se já foi desabilitado (comum de fazerem quando se perde a chave).
Caso seja imobilizador, ele atua cortando os bicos. Vc pode confirmar com uma caneta de polaridade/lâmpada de teste nos conectores de bico.

De qualquer forma, jogando um aerossol na admissão seria suficiente para querer pegar, já que vc disse que há centelha nas velas e que a posição dos cabos está correta.

Sim, há continuidade entre dois pinos do sensor de rotação, é a malha que é aterrada de um lado. E se há pulso na bobina, significa que está enviando sinal.

Caso tudo isso esteja ok, eu partiria para a verificação do sincronismo do motor e se a roda fônica do virabrequim não está fora de posição.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Fev 2021, 14:05

grahhhh escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite e obrigado pela contribuição, como disse não sou mecânico (mais pra "mechanico"), não tinha certeza do nome da peça, se era distribuidor ou bobina (ou sei lá o que), mas ja vi muita gente se referindo à peça como distribuidor, mas realmente o distribuidor tem 5 pinos ao invés de apenas os 4. KKKKKKKKKK
Mas voltando ao assunto, a posição dos cabos de vela estão corretas, na bobina do meu a posição dos pinos é:
1--4
3--2
E os cilindros na posição:
1-2-3-4 (olhando para o motor da frente do carro)
Ao menos as informações que encontrei na internet, pra comparar com o meu batiam, estavam assim, e a internet confirmou.
Quando troquei os cabos e velas, o carro ainda estava pegando, apenas falhando, e pra garantir que não iria ficar nada fora, troquei um de cada vez, no fim não resolveu.
Hoje mesmo ainda testei as velas velhas, e os cabos velhos tambem, só por desencargo de consciencia, mas não resolveu.

A minha é:
2--3
1--4
E mesmo que a bobina tenha numero diferente, eu tenho que colocar nesta posição, sim a posição das velas deste tipo de motor são todas assim, o primeiro fica do lado das correias, mas isto não quer dizer que ele funciona em 1,2,3,4.
Sobre o imobilizador, ele fica na chave de ignição, se você trocou a chave e não tirou ele para a chave nova ele não irá funcionar, ou se alguém abriu a chave pra ver algo e perder e isto não é muito raro em oficinas.
Sobre o sensor de rotação, eu troquei uma vez e apertei demais o parafuso, aprendi que devo usar loctatie trava rosca e só encostar ele, aprendi com a pior lição porque ele encostou na roda fônica por dentro e estraguei ele, neste caso ele jogava uma ou duas faísca e como eu testei todos os cabos, percebi isto . Não sei se é o seu caso, porque ele já nem estava funcionando.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 14 Fev 2021, 22:53

vamos jogar spray na admicao pode ate dar alguma volta no motor mais nao facer ele ficar ligado se nao tem gasolina ,
se por acaso vc tem uma caneta de polaridade pode testar no plug dos bicos , como eu nao tenho tiro logo a flauta e olho eles, da ate para ver se tem algum pingando ou travado cada um tem o seu jeito de testar o bico pode ter pulso e estar trancado .
se for cabo de velas ou bobina dificilmente falharia ao ponto de nao pegar pode demorar para pegar ,nese caso funciona o wd no coletor pegaria ate com dois cilindros falhando.
se tever cabo de vela trocado de lugar daria estouro em algum lugar o coletor de admicao ou coletor de descarga.
sensor de rotacao pode medir a resistencia dele antes de dar partida e depois de dar partida tem vez que tem defeito e a resistencia baixa mais deveria pegar mesmo asim falhando mais ligaria al menos por pouco tempo mais ligaria e baixaria a rotacao ate desligar .
sincronismo da correia deveria estar muuuito errado para nao pegar , e deveria dar estouros ou na admicao ou no escape .

pergunta foi tirada a bateria do carro na oficina????????
tem vez que tirar a bateria por longos periodos pode resetar algumas funcoes da ECU ja vi cruise control dexar de funcionar logo de longo periodo sem bateria , e foi so ativar com o scaner .
o mesmo pode acontecer com o inmovilizador caso tenha sido desativado , pode ter ayivado .
ja vi corsa que deu a louca e desativo a opcao do ar condicionado .

grahhhh
Member
Member
Nome Completo: Cristian Grach
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Problema com partida, carro não pega - Vectra B

por grahhhh » 18 Fev 2021, 12:23

Essa semana foi corrida então não tive tempo nem paciencia de tentar mexer no carro, mas vamos la.
Depois de todo o drama desmontando e testando tudo que achei que poderia ter estragado no carro, e vendo que estava tudo na sua devida ordem, e tentando jogar um WD40 no tbi do carro (e não dando sinal de vida) resolvi abrir o tanque, pra verificar a bomba (o que não me preocupei em fazer antes, a bomba é nova).
Bom, em resumo o motor ja estava saturado de WD, pois o mecanico vendo que o carro não queria pegar usou mais do que o recomendado pra dar partida no bixo, e a bomba estava instalada, corretamente mas na primeira trava do suporte, ficando mais alta, do que o nivel de combustivel, e o tanque estava com uns 3 dedos de gasolina no fundo.
Resumindo a história, testando o motor pra falta de combustivel o WD não funcionou, me levando a testar quase tudo, mais uma soma de pouca gasolina e posição errada da bomba, uma semana sem o carro.
Agora ta tudo em ordem com a mecânica.

Apenas respondendo a parte da bateria e do ponto do motor, fiz o maximo pra não descarregar, fazendo chupeta com outro carro, mas na oficina, já não tenho certeza, o ponto do motor está correto, troquei a correia dentada faz um mês mais ou menos, e acertei o ponto.

Só não sei o que fazer quanto ao erro do imobilizador, tenho medo de um dia desses pegar a estrada e o carro me abandonar por conta disso.

No mais, agradeço pela ajuda e peço desculpas pela demora no update da situação.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 18 Fev 2021, 12:44

Reseta a central pra ver se o erro some. Eu quano fiz, fia z noite e deixei pela noite inteira, mas uma hora resetando já estaria bom.

1 - Abre o capô, fecha todas as portas, carro em primeira, freio de mão solto.
2 - Pressione o botão do capô com um dedo para apagar a luz do teto, assim que ele apagar e sem tirar o dedo, desconecte a tomada embaixo.
3 - Solte o cabo negativo da bateria e depois o positivo e sem deixar encostar em nada junte os dois, podes usar um fio mais grosso para amarrar bem amarrado contato positivo com negativo do cabo e deixe o assim por uma hora, se quiser deixar a noite inteira podes deixar.
4 - acabando o reset, você pode ligar ligar o cabo positivo e depois o negativo da bateria.

Detalhe, depois que você fechou o carro, apagou a luz do teto, soltou freio de mão, fechou as portas e desconectou a tomada do sensor do capô. Você não pode mais mexer nas portas, vidros etc, o máximo a fazer é fechar o capô sem trancar, porque no fim do reset a primeira coisa a fazer é ligar a bateria e só depois disto você poderá abrir portas e conectar o sensor do capô. Para resumir, nada que mexe em energia pode ser feito depois que você apagou tudo e conectou cabo Negativo e positivo.
Imagem

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por danrmp » 18 Fev 2021, 20:16

Isso só zera o ajuste de O2 e de marcha lenta. Não apaga códigos de falhas nem nada.

Basta desligar o negativo e esperar alguns minutos. Todo o resto é apenas lenda urbana.

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 18 Fev 2021, 23:27

voltando uns mensagens acima , e so para ajudar outros membros , por iso queria resaltar .
o test dos injetores pode ser feito como falo DAN com uma caneta de polaridade ou com um multimetro , iso serve para ver se os bicos estao pulsando , mais para o caro ligar faz falta faisca , ar e gasolina por iso falei tira a flauta coloca um jornal em baixo dos bicos da partida na chave e olha para ver se os bicos estao injetando gasolina .
foi asim que foi ensinado pra mim se nao injetar entao faz o test eletrico neles e se pulsar e nao injetar gasolina procura no resto da linha de combustivel entre bicos e tanque .
desa forma foi resolvido mais de um carro na oficina com problemas misteriosos .

andre.golfetto
Member
Member
Nome Completo: andre golfetto
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por andre.golfetto » 22 Fev 2021, 06:14

Bom dia,
Possuo um vectra elegance 2007/2008 manual e agora, depois de trinta dias parado (viajei e meu vizinho não batia arranque) meu vectra começou a ter dificuldades para dar partida. Algumas vezes eu estava rodando com ele e do nada ele desligava. Troquei a bateria, pus uma da mesma marca e amperagem, mas o problema continuou. Levei no mecânico e o mesmo limpou a TBI (peça que controla a entrada de ar na borboleta). O problema persiste. Troquei de mecânico, passou o escâner disse que como o carro ficou muito tempo parada pode ter desconfigurado e mandou eu rodar por uns 30 km para reprogramar. Fiz isso, mas as vezes o carro insiste em ligar, mas logo corta e apaga. Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Já passaram por isso?
Estou até pensando em me desfazer do carro antes que ele me abandone.

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 23 Fev 2021, 11:13

andre.golfetto escreveu:Fuente del Mensaje Estou até pensando em me desfazer do carro antes que ele me abandone.

oi o carro ficoparado e é flaex , e a gasolina no brasil tem alchool , teria que procurar um mecanico com bondade de trabalhar o carro desliga por cual motivo ????
o alchool cuando seca cria uma crosta branca pode ter os bicos sujos o que resolve com uma limpeza , foi testado???
foi testado a vazao da bomba??
tbi sujo nao faz o carro morrer faz ele falhar ou ficar acelerado.
tem vez que o mecanico e de confianza mais tem as ideias limitadas

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por danrmp » 25 Fev 2021, 21:12

andre.golfetto escreveu:Fuente del Mensaje . Troquei de mecânico, passou o escâner disse que como o carro ficou muito tempo parada pode ter desconfigurado e mandou eu rodar por uns 30 km para reprogramar

Sugiro trocar novamente de mecânico. O único parâmetro adaptativo (i.e., que "se aprende sozinho") e que impede o motor de dar partida, é o ajuste de ar/combustível do Flex. E isso pode ser alterado via scanner.

Nesse caso, eu investigaria todas as alimentações do módulo e a integridade do sinal de rotação.

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 26 Fev 2021, 02:03

O mecânico LIGO o scvaner e só ,procura alguem serio , que tenha ideia do que faz .
Como o dan falo sensor de rotação defeituoso tem sintomas similares aos que VC descreve o carro liga roda e do nada morre desliga o sensor de rotação liga de novo e o carro pega de novo , não acusa mo SC caber já deu ISO no meu carro, bobina ruim também sintoma similar não acusa no scanner , cuando esquenta a bobina deixa de s centelha,se dose mistura ar gasolina em teoria acusaria sonda lambda no scanner , o carro ter ficado parado e o defeito aparecer pode não estar relacionado e ser uma infeliz coincidência , se a bateria não descarrego não tem sentido ter des programado nada , sonda lambda sinal errado pode diminuir o combustível injetado e o carro morre por falta de gastrol, cuando for no mecânico não fala que fico parado , fala que foi trabalhar e na volta o caro deu defeito .
No minimo o mecânico deveria tirar as velas ver se estão queimando mistura legal e testar o sistema de ignição sensor de rotação cabos bobina etc , e chcar a linha de gasolina para ver se circula bem e se os bicos estão injetando, o carro presida de ar gasolina e faiusca para andar , ar não é, deveria checar gasolina e ignição se tem as três coisas tem que rodar .mais comi fale acredito que o defeito e ter ficado parado e uma infeliz coincidecia

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 26 Fev 2021, 08:07

danrmp escreveu:Fuente del MensajeO único parâmetro adaptativo (i.e., que "se aprende sozinho") e que impede o motor de dar partida, é o ajuste de ar/combustível do Flex. E isso pode ser alterado via scanner.

Quer dizer que se fazer essa alteração não acontecerá de o motor negar partida quando muda o combustível no abastecimento? Conte mais sobre isso hehe...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por danrmp » 26 Fev 2021, 15:42

Existe uma opção que permite forçar a configuração de outro combustível caso a ECU não tenha reconhecido a mudança ou se por algum motivo, está reconhecendo o combustível incorretamente.

496 mensagens