Almeidão escreveu:As ventoinhas são comandadas pelo relê do ar condicionado em frente a bateria, o da direita do carro é o do ar, original cor cinza, o primeiro da esquerda dele é o relê de alta 4 terminais, o da esquerda do relê de alta é um de 5 terminais e este habilita o segundo estágio a funcionar somente com a chave ligada e por fim o ultimo da esquerda é o relê das ventoinhas primeira velocidade. O sensor de temperatura quando é acionado ele libera um sinal negativo para este relê que por sua vez aciona a ventoinha e quando a temperatura avançar mais um pouco ele manda sinal negativo para o relê de alta para armar a segunda velocidade. Esta segunda velocidade não arma em hipótese alguma sem o ar ligado se o sistema tiver perfeito. Já o relê cinza do ar, ao ligar o ar ele já arma a primeira velocidade das ventoinhas. Ainda tem o sensor da alta velocidade para baixar a pressão do gás, fica no cano atrás do radiador e entra a qualquer momento que for necessário, não importando a temperatura do carro.
Bem, vove deve tirar todos estes relês, examinar los, testar los e se necessário for trocar los. Tirar os fusíveis que tem ai na frente da bateria e junto com os relês montar outra vez com WD nos contatos deles. Embaixo do painel, tirar o relê do ar, tire todos porque um será do ar, tire o do ventilador e veja se estão agarrado teste eles, coloque WD e monte outra vez e localize o fusível do ar e do ventilador e faça o mesmo.
Sds
Almeidão escreveu:Neste caso é o ventilador, e ele tem um relê somente que é a ultima velocidade, mas em um relê no seu carro embaixo do painel que controla este ventilador, ar condicionado, ventoinhas, farol e um monte de coisas mais. Este Relê se não estou errado é o primeiro da esquerda é um verde que pode ter 5 terminais ou 4, se for 4 ele tem que ter 86 e 87 em linha. Se for 5 já é em linha. Tirar ele fora e testar, é possível que ele seja o problema e se tiver agarrado é porque sofreu muita temperatura e derreteu o local.
O controle dele é simples, se você tiver ligado ar, farol, ventilador interno etc. Ao ligar a chave tudo roda, ao dar a partida tudo para e ao voltar a chave na posição ligado e o carro ligado tudo roda outra vez. Esta é a função dele e por isto precisa de cuidados especiais e e corar a corrente ali, nem a ventoinha funciona.
Se tiver ruim, use um Auxiliar comum com 40 amp. Marca DNI é ótima e mesmo quem tem este relê com 5 terminais, ali pode usar com 4 que é melhor porque o 5 não tem função ali no carro.
Davidsouzmr escreveu:Almeidão escreveu:Neste caso é o ventilador, e ele tem um relê somente que é a ultima velocidade, mas em um relê no seu carro embaixo do painel que controla este ventilador, ar condicionado, ventoinhas, farol e um monte de coisas mais. Este Relê se não estou errado é o primeiro da esquerda é um verde que pode ter 5 terminais ou 4, se for 4 ele tem que ter 86 e 87 em linha. Se for 5 já é em linha. Tirar ele fora e testar, é possível que ele seja o problema e se tiver agarrado é porque sofreu muita temperatura e derreteu o local.
O controle dele é simples, se você tiver ligado ar, farol, ventilador interno etc. Ao ligar a chave tudo roda, ao dar a partida tudo para e ao voltar a chave na posição ligado e o carro ligado tudo roda outra vez. Esta é a função dele e por isto precisa de cuidados especiais e e corar a corrente ali, nem a ventoinha funciona.
Se tiver ruim, use um Auxiliar comum com 40 amp. Marca DNI é ótima e mesmo quem tem este relê com 5 terminais, ali pode usar com 4 que é melhor porque o 5 não tem função ali no carro.
Outra duvida Alemida!! Esse Relé fica dentro da caixa de fusíveis ou no cofre do motor?! Poruqe na caixa de fusiveis tem um relé Marromzinho(original GM) que fica bem na esquerda que ta bem QUENTE, e na tampa da caixa a marcação dele tem um ventiladorzinho! Em contra partida... na caixa grande de relés la no cofre! Ja tem um relé da marca DNI ligado com um plug refeito! Ai tô na duvida entre qual dos dois ser o dito cujo!!!
Abraço!
santiliano escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde!
Tenho exatamente o mesmo problema, fiz o teste esses dias de inverter esses relês verdes (colocar o de baixo em cima e o de cima em baixo), mas a velocidade 4 continua sem funcionar. Ainda não tive tempo de comprar um novo pra testar.
Mas tenho uma dúvida, mesmo tirando esses 2 reles verdes, o ventilador e ar funcionam corretamente até a velocidade 3.
Alguém sabe me dizer mais informações sobre estes relês? Achei que o verde de baixo era pra velocidade 4 e o verde de cima era pras outras, mas estava errado pelo visto. Sei que se tirar o marrom que fica do lado do verde o sistema de ventilação para por completo, mas os verdes não parecem interferir em nada.
Fora isso, pesquisando no YouTube achei um vídeo que mostra uma outra possível causa para o problema:
https://www.youtube.com/watch?v=SafRDvVJpHM&list=LL&index=3
Me parece bem válido isso, mas o cara não mostra onde fica esse conector no vídeo.
Ele fala em um comentário que fica do lado do porta luvas, em direção ao centro do painel.
Dei uma desmontada na parte de baixo do console central, perto de onde tem a caixa da evaporadora, mas não achei ainda.
Deve estar mais para cima, mas não descobri como chegar lá.
Alguém sabe o que tenho que desmontar pra chegar nessa conexão?
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