O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BTemperatura baixa no motor

39 mensagens
  • 1
  • 2
lorenzzomm
Member
Member
Mensagens: 41
Registrado em: 13 Set 2017, 17:27
Nome Completo: Lorenzzo Mittag mariano
Cidade: blumenau
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra Comfort 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Temperatura baixa no motor

por lorenzzomm » 03 Jul 2022, 12:44

Boa tarde senhores, estou tendo um problema que começou sem motivo algum, agora nos dias mais frios ao ligar o carro com o motor mais frio ele não está chegando nem aos 85 graus andando... As vezes o ponteiro chega a encostar quase no início da marcação do painel na marca azul. Já troquei sensor de temperatura da injeção, do painel, passei o scanner e o painel está marcando corretamente também.

Alguém já teve esse problema ? Ele sempre subiu rápido a temperatura mas de um dia pro outro, se eu não parar no trânsito o carro não sai da caixa azul nenhuma vez mas se eu parar, esquentar um pouco ele mantém a temperatura um pouco mais alta

DouglasRaphael
GL Member
GL Member
Mensagens: 60
Registrado em: 16 Fev 2021, 01:19
Nome Completo: Douglas Raphael oliveira costa
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 32

Temperatura baixa no motor

por DouglasRaphael » 03 Jul 2022, 12:49

Está com cara de ser válvula termostática aberta, vc ja conferiu?
Logo o almeidao deve aparecer aí com outras coisas que possa causar isso, mas dá uma olhada na válvula aí

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Temperatura baixa no motor

por Almeidão » 03 Jul 2022, 13:08

Primeiro de tudo saber onde é o local. É santa catarina mesmo? Quantos graus de frio? Você está com o aquecedor ligado?
Talvez o pessoal nem saiba que o aquecedor é um radiador que passa agua quente e retorna para a termostática e fica um ventilador passando por ele para chegar na cabine e com isto estão esfriando a agua do carro. Um exemplo, lugar bem quente e a termostatica agarra fechada a temperatura sobe e para eliminar o desespero uma solução rápida é ligar o ar quente no máximo para dar uma monzinha ali na refrigeração, seria uma ventoinha em um mini radiador.

Bem, ai tem as perguntas e preciso de respostas, e com certeza é viável sim checar a termostática e dependendo do tempo de uso eu já compraria uma e para carro gasolina 8V MTE 211-82, Carro flex MTE 211-87 apesar que eu prefiro a MTE 211-82 em ambos os casos e estou xomentando somente o refil. Ou comprar a original do carro.
Imagem

lorenzzomm
Member
Member
Mensagens: 41
Registrado em: 13 Set 2017, 17:27
Nome Completo: Lorenzzo Mittag mariano
Cidade: blumenau
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra Comfort 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Temperatura baixa no motor

por lorenzzomm » 03 Jul 2022, 15:11

O problema da temperatura começou a 1 mês atrás, estava com uma válvula Marelli, troquei por uma mte e a temperatura não alterou em nada. De manhã com o motor gelado a água não circula, já olhei mas mangueiras a diferença de temperatura... Moro em Blumenau, aqui nos dias mais frios desse ano (por enquanto) teve mínimas de 5 graus quando saio pro serviço, rodo em média 8 km pra ir pro serviço e a temperatura só começa a subir quando estou chegando lá. O estranho que antes ele sempre subia um pouco logo ao sair de casa...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Temperatura baixa no motor

por Almeidão » 03 Jul 2022, 16:28

lorenzzomm escreveu:Fuente del Mensaje O problema da temperatura começou a 1 mês atrás, estava com uma válvula Marelli, troquei por uma mte e a temperatura não alterou em nada. De manhã com o motor gelado a água não circula, já olhei mas mangueiras a diferença de temperatura... Moro em Blumenau, aqui nos dias mais frios desse ano (por enquanto) teve mínimas de 5 graus quando saio pro serviço, rodo em média 8 km pra ir pro serviço e a temperatura só começa a subir quando estou chegando lá. O estranho que antes ele sempre subia um pouco logo ao sair de casa...


Pode esquecer, 5 graus 8 km e se tiver com aquecedor ligado ai que não sobe mesmo. Acho está perfeitamente normal e a Magnetti Marelli é muito boa, mas só vende completa, a vantage da MTE ou Wahler é que voce consegue comprar o refil.
Só lembrando o motor está quente, mostra frio é que a linha entre um motor quente e super aquecido é muito curta por isto te espanta por está frio como espantaria outros aqui quando está quente. Ao sair do azul já está la no motor por fora bem mais de 90 graus
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Temperatura baixa no motor

por chirola » 03 Jul 2022, 18:13

lorenzzomm escreveu:Fuente del Mensaje teve mínimas de 5 graus quando saio pro serviço, rodo em média 8 km pra ir pro serviço e a temperatura só começa a subir quando estou chegando lá.

Oi aqui também é frio minimas 7 e normal e máximas de 14 e normal no inverno e o carro não esquenta mesmo eu tenho um costume no inverno para esquentar um pouco mais rápido que vi em alguma época no manual da puma , LIGO o carro deixo ele subir óleo e mantendo acelerado em 1500 giros pelo menos um minuto asim o carro esquenta em coisa de menos de un km se ligar e sair ele só chega na ultima marca azul depois de rodar uma par de km e menos agreçao para o motor manter acelerado parado sem carga do que roda frio com carga por uma par de km

lorenzzomm
Member
Member
Mensagens: 41
Registrado em: 13 Set 2017, 17:27
Nome Completo: Lorenzzo Mittag mariano
Cidade: blumenau
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra Comfort 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Temperatura baixa no motor

por lorenzzomm » 04 Jul 2022, 05:09

Eu não uso o ar quente dele, não está isolado porém não gosto de usar mesmo kkkk só achei estranho o ponteiro não subir mais nada, mês atrás ele sempre ia até o primeiro risco branco e baixava de novo... Meu medo é ter problemas de borra ou carbonização pela temperatura baixa mas nunca troquei o óleo com mais de 5 mil km e só uso aditivada.

lorenzzomm
Member
Member
Mensagens: 41
Registrado em: 13 Set 2017, 17:27
Nome Completo: Lorenzzo Mittag mariano
Cidade: blumenau
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra Comfort 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Temperatura baixa no motor

por lorenzzomm » 04 Jul 2022, 05:52

Andando ele fica assim de manhã, só sobe se eu parar o carro em alguma fila Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Temperatura baixa no motor

por Ju_Bueno » 04 Jul 2022, 07:44

A temperatura fica conforme a foto mesmo que vc ande bem mais que os 8 km mencionados?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

lorenzzomm
Member
Member
Mensagens: 41
Registrado em: 13 Set 2017, 17:27
Nome Completo: Lorenzzo Mittag mariano
Cidade: blumenau
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra Comfort 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Temperatura baixa no motor

por lorenzzomm » 04 Jul 2022, 08:10

Se eu não pegar trânsito ou andar devagar dificilmente vai subir mais que isso, lembrando que a termoestatica é nova

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Temperatura baixa no motor

por Almeidão » 04 Jul 2022, 08:42

lorenzzomm escreveu:Fuente del Mensaje Andando ele fica assim de manhã, só sobe se eu parar o carro em alguma fila Imagem


Pra mim com este frio é tudo normal e não é problema no motor, se fosse problema iria chover de gente na minha região para colocar este problema nos deles kakakkakak. A solução ai para dar uma melhorada seria colocar um papelão tapando a metade ou mais da metade do radiador, eu faria assim, tirava a grade e recortava um papelão e deixava ai para teste, mas com certeza não vai subir muito.
Aqui é muito quente, inverno é 20 a 23 graus, porem 80 km daqui já é frio indo para regiões de montanha, um destes dias fui a um casamento lá e estava no termometro 5 graus e eu quase morrendo consegui me livrar pela madrugada e até o volane estava congelado, andei mais ou menos uns 40 Km e a temperatura era assim como o seu.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Temperatura baixa no motor

por chirola » 04 Jul 2022, 15:41

normal meu carro anda asim tudo dia no inverno , recordando que a temperatura no painel e relativa e não e a temperatura real do motor ou do oleo.
se vc so roda em estrada deija o carro esquentar um pouco antes de sair ,

lorenzzomm
Member
Member
Mensagens: 41
Registrado em: 13 Set 2017, 17:27
Nome Completo: Lorenzzo Mittag mariano
Cidade: blumenau
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra Comfort 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Temperatura baixa no motor

por lorenzzomm » 04 Jul 2022, 16:40

Fiz um pequeno teste agora pouco, eu tinha um sensor de temperatura da injeção guardado aqui que veio com o carro e troquei de forma preventiva, a temperatura já subiu melhor agora voltando pra casa.

Vou ber amanhã quando sair de manhã cedo pra trabalhar como se comporta, informo os senhores amanhã!!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Temperatura baixa no motor

por chirola » 04 Jul 2022, 17:11

lorenzzomm escreveu:Fuente del Mensaje Fiz um pequeno teste agora pouco, eu tinha um sensor de temperatura da injeção guardado aqui

almeidão sempre fala que a temperatura do painel e um parametro e não é a real mudar o sensor pode sim alterar o que mostra o painel , vamos ver o resultado do teste .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Temperatura baixa no motor

por Almeidão » 05 Jul 2022, 10:06

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
lorenzzomm escreveu:Fuente del Mensaje Fiz um pequeno teste agora pouco, eu tinha um sensor de temperatura da injeção guardado aqui

almeidão sempre fala que a temperatura do painel e um parametro e não é a real mudar o sensor pode sim alterar o que mostra o painel , vamos ver o resultado do teste .


Realmente a temperatura de painel é bem mais baixa, se fosse a correta talvez desde o inicio de tudo daria certo, mas hoje espantaria porque ali na saida do azul já seria mais de 90 graus, no meio com certeza seria mais de 100. Por isto o pessoal se perde ao comprar cebolões, um exemplo o MTE 760 se não me engano é 105/95, mas no painel ele não passa de 90 e o segundo estagio menos que 95 e tem uns que são com 120 e sabemos que se chegar isto no painel o carro já quase pegou fogo. Poucos sabem que os pistões trabalham com 320 graus e a temeratura ali é sempre 200 ou mais, por outro lado assusta também quando ela fica baixa que é o caso do nosso amigo, mas pelo que conheço de temperatura externa acho perfeitamente normal e o motor não está tão baixo como mostra o painel,
Imagem

lorenzzomm
Member
Member
Mensagens: 41
Registrado em: 13 Set 2017, 17:27
Nome Completo: Lorenzzo Mittag mariano
Cidade: blumenau
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra Comfort 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Temperatura baixa no motor

por lorenzzomm » 06 Jul 2022, 07:49

É meus amigos, com o outro sensor também não mudou em nada a temperatura no frio. Só resta andar assim mesmo, só não fiz o teste aí da de pegar um Br agora no inverno pra ver kkkk vou voltar o sensor da Bosch de volta e segue o baile

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Temperatura baixa no motor

por Almeidão » 06 Jul 2022, 09:07

lorenzzomm escreveu:Fuente del Mensaje É meus amigos, com o outro sensor também não mudou em nada a temperatura no frio. Só resta andar assim mesmo, só não fiz o teste aí da de pegar um Br agora no inverno pra ver kkkk vou voltar o sensor da Bosch de volta e segue o baile


Na BR será mais frio ainda, mas podes ter certeza que é assim mesmo. Aqui o meu com calor de 35 graus externa anda em 80, ai para andar mais quente só tapando o radiador com papelão mesmo e principalmente em rodovias.

Dá uma olhadinha neste video abaixo no meu aqui com 35 externa.

https://www.youtube.com/watch?v=lQa_HwY4at8
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Temperatura baixa no motor

por chirola » 06 Jul 2022, 12:07

lorenzzomm escreveu:Fuente del Mensaje Só resta andar assim mesmo

para falar a real o painel mostra a temperatura da agua e não do motor e meio contraditorio mais e iso mesmo , toma como temperatura real a que marca cuando vc para o carro em fila que deveria estar pelos 82\85 graus no painel igual do meu carro aqui a temperatura do clima e parecida sabe e o comportamento do carro é igual ao seu na estrada a temperatura não altera muita coisa ela fica la entre os dois ultimos risquinhos azul .
faz um teste cuando chegar no trabalho desliga o carro espera um minutinho e coloca a chave no contato esa sera a temperatura do motor mais proxima do real .

lorenzzomm
Member
Member
Mensagens: 41
Registrado em: 13 Set 2017, 17:27
Nome Completo: Lorenzzo Mittag mariano
Cidade: blumenau
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra Comfort 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Temperatura baixa no motor

por lorenzzomm » 13 Set 2022, 05:39

Bom dia povo, voltando aqui pra tirar uma dúvida, o módulo multi timer controla alguma coisa de marcação de temperatura do motor no painel ? Hoje meu carro praticamente não marca mais temperatura, a ventoinha arma com o motor quente e o painel ainda nem saiu da marcação azul

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Temperatura baixa no motor

por Almeidão » 13 Set 2022, 07:49

Toda a energia do painel passa pelo multitimer, mas isto não quer dizer que ele influencia no funcionamento dos marcadores que como ele marca um pouco conforme voce diz, acredito então que ele não estaria interferindo. Se voce acha que o carro está realmente quente e as ventoinhas são acionadas, então é problema no marcador, mas se voce acha que o carro nem esquentou ainda e entra as ventoinhas então o problema é o sensor de temperatura e olhando as informações sua o seu carro é um 2004, assim eu vejo e se for este ano o sensor que comento seria se fosse MTE o 4051. E se o problema for no painel seria o motorzinho de temperatura que lógico fica atrás do ponteiro ou até mesmo uma pane gerada por mal contato, para isto precisa tirar o painel, jogar um pouco de limpa contato nas tomadas e remontar ele outra vez.

Dica de imediato, tirar cabo positivo bateria, depois o negativo, coloca um fio entre um e outro e deixe por uns 10 minutos, depois coloque o negativo e em seguida o positivo. Atenção, os dois serão conetados sem conectar nos polos da bateria.
Se não mudar nada, ai eu tiraria o painel e faria uma limpeza com limpa contato nas tomadas.
Imagem

39 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 165 visitantes

Bem-vindo: 16 Abr 2024, 09:12