O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BLuz da Injeção Acesa - Vectra B

454 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Almeidão » 27 Jul 2021, 12:34

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje muito obrigado, eu tinha duvida sobre a MTE e realmente custa a metade do preço, aqui algo de 100,00 e vou comprar uma para mim acho que hoje. Mas comprei as duas na China também. É quase inacreditável que esta peça custe tão caro na Bosch, depois que abri uma e vi que não tem nada além de um potenciômetro que todos os rádios antigos tem e nem por isto eram tão caro.


no meu carro tem um TPS MTE a dois anos sem drama nem falhas , sensor map compre MTE tambem coloque e deu o mesmo valor de leitura no multimetro que o bosch original deixe o bosch no lugar mais a leitura com o carro ligado era a mesma nas duas marcas ,
a minha opinhao sob os produtos chinos e simples vc pode comprar X cuantidade de um produto direto do fabricante e pedir que eles impriman a sua marca nele e ate colocam made in brasil se vc pedir enta acho que os produtos sao todos feitos pelo mesmo chines mudando so a marca para justificar o made in brasil e feito com uma brecha legal eles mandan produto e caixa por separado e seria como ensamblado no brasil so que na verdade so foi colocado dentro da caixa .
aqui na argentina e asim que funciona com tudo motos linha branca repostos etc , a diferença e se vc faz um controle de cualidade antes de vender ou nao ,
entao cuando compro peças de segunda marca ligo ela controlo que a leitura este dentro dos parametros para ficar trancuilo.


É verdade Chirola, por isto resolvi comprar a mais barata e ver como o carro se comportará com ela, eu nunca usei uma desta nova no meu carro e preciso de umas medidas corretas e comparar com as chinesas quando chegar e assim saber se vale a pena ou não, agora tenho estas medidas. E comentando sobre medidas, aqui umas usadas Bosch e umas que mexi por dentro, as leituras no multímetro são bem diferentes, falta eu tirar a do carro e comparar usando a nova e medindo a que está lá. Mas que é um roubo o preço da Bosch nesta peça, com certeza é, comprei MTE hoje aqui e paguei R$ 100,00 e ainda acho caro pelo que ela tem dentro. E como o carro ficou muito bom depois das mexidas que fiz, melhor colocar uma peça desta nova para que eu possa começar a pensar em outras coisas e não mais nele.
Imagem

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Júnior Borges » 27 Jul 2021, 15:24

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu poderia ter apagado esta mensagem acima, mas resolvi complementar la sobre uma resposta que tive do Alie Express, achei um com a marca Bosch e a resposta do vendedor que antes de vir eles tem que raspar o nome para não haver problemas na alfandega. Resumo geral, são todas iguais, melhor comprar a mais barata já sem nome para teste mesmo e sendo assim comprei com o valor de R$ 38,00.

Nesse preço compensa mesmo Almeidão, aqui uma Bosch sai na base de 280. Eu recomendaria as da MTE ,que saem por menos da metade do preço de um Bosch e são muito boas também, já usei em outros carros e nunca deu problema. As da DS não arriscaria, já tive problemas!


Junior, muito obrigado, eu tinha duvida sobre a MTE e realmente custa a metade do preço, aqui algo de 100,00 e vou comprar uma para mim acho que hoje. Mas comprei as duas na China também. É quase inacreditável que esta peça custe tão caro na Bosch, depois que abri uma e vi que não tem nada além de um potenciômetro que todos os rádios antigos tem e nem por isto eram tão caro. Para quem não sabe o que é um potenciômetro, é uma plaquinha com duas pistas de carvão onde um contato passa em cima aumentando e diminuindo a resistência, acredito que assim também seja o sinal para o acelerador eletrônico e deve custar um milhão kakakakakaka.

Bem isso Almeidão, também não consigo entender esse preço absurdo numa peça tão simples de se fazer, sempre prefiro colocar Bosch quando dentro da margem de preço, mas no caso dessa peça a diferença é absurda, e nada que justifique...kkkkkkk...Pode usar MTE sem medo, nunca me deixou na mão...

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Júnior Borges » 27 Jul 2021, 15:27

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje muito obrigado, eu tinha duvida sobre a MTE e realmente custa a metade do preço, aqui algo de 100,00 e vou comprar uma para mim acho que hoje. Mas comprei as duas na China também. É quase inacreditável que esta peça custe tão caro na Bosch, depois que abri uma e vi que não tem nada além de um potenciômetro que todos os rádios antigos tem e nem por isto eram tão caro.


no meu carro tem um TPS MTE a dois anos sem drama nem falhas , sensor map compre MTE tambem coloque e deu o mesmo valor de leitura no multimetro que o bosch original deixe o bosch no lugar mais a leitura com o carro ligado era a mesma nas duas marcas ,
a minha opinhao sob os produtos chinos e simples vc pode comprar X cuantidade de um produto direto do fabricante e pedir que eles impriman a sua marca nele e ate colocam made in brasil se vc pedir enta acho que os produtos sao todos feitos pelo mesmo chines mudando so a marca para justificar o made in brasil e feito com uma brecha legal eles mandan produto e caixa por separado e seria como ensamblado no brasil so que na verdade so foi colocado dentro da caixa .
aqui na argentina e asim que funciona com tudo motos linha branca repostos etc , a diferença e se vc faz um controle de cualidade antes de vender ou nao ,
entao cuando compro peças de segunda marca ligo ela controlo que a leitura este dentro dos parametros para ficar trancuilo.


É verdade Chirola, por isto resolvi comprar a mais barata e ver como o carro se comportará com ela, eu nunca usei uma desta nova no meu carro e preciso de umas medidas corretas e comparar com as chinesas quando chegar e assim saber se vale a pena ou não, agora tenho estas medidas. E comentando sobre medidas, aqui umas usadas Bosch e umas que mexi por dentro, as leituras no multímetro são bem diferentes, falta eu tirar a do carro e comparar usando a nova e medindo a que está lá. Mas que é um roubo o preço da Bosch nesta peça, com certeza é, comprei MTE hoje aqui e paguei R$ 100,00 e ainda acho caro pelo que ela tem dentro. E como o carro ficou muito bom depois das mexidas que fiz, melhor colocar uma peça desta nova para que eu possa começar a pensar em outras coisas e não mais nele.

Bem isso Chirola, só checar os parâmetros antes e só alegria, pela baita diferença de preço compensa a MTE mesmo, até porque nesses casos os resultados são os mesmos, apenas a sonda que não sei o que acontece, se não for Bosch nunca fica bom...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Almeidão » 27 Jul 2021, 16:12

Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje muito obrigado, eu tinha duvida sobre a MTE e realmente custa a metade do preço, aqui algo de 100,00 e vou comprar uma para mim acho que hoje. Mas comprei as duas na China também. É quase inacreditável que esta peça custe tão caro na Bosch, depois que abri uma e vi que não tem nada além de um potenciômetro que todos os rádios antigos tem e nem por isto eram tão caro.


no meu carro tem um TPS MTE a dois anos sem drama nem falhas , sensor map compre MTE tambem coloque e deu o mesmo valor de leitura no multimetro que o bosch original deixe o bosch no lugar mais a leitura com o carro ligado era a mesma nas duas marcas ,
a minha opinhao sob os produtos chinos e simples vc pode comprar X cuantidade de um produto direto do fabricante e pedir que eles impriman a sua marca nele e ate colocam made in brasil se vc pedir enta acho que os produtos sao todos feitos pelo mesmo chines mudando so a marca para justificar o made in brasil e feito com uma brecha legal eles mandan produto e caixa por separado e seria como ensamblado no brasil so que na verdade so foi colocado dentro da caixa .
aqui na argentina e asim que funciona com tudo motos linha branca repostos etc , a diferença e se vc faz um controle de cualidade antes de vender ou nao ,
entao cuando compro peças de segunda marca ligo ela controlo que a leitura este dentro dos parametros para ficar trancuilo.


É verdade Chirola, por isto resolvi comprar a mais barata e ver como o carro se comportará com ela, eu nunca usei uma desta nova no meu carro e preciso de umas medidas corretas e comparar com as chinesas quando chegar e assim saber se vale a pena ou não, agora tenho estas medidas. E comentando sobre medidas, aqui umas usadas Bosch e umas que mexi por dentro, as leituras no multímetro são bem diferentes, falta eu tirar a do carro e comparar usando a nova e medindo a que está lá. Mas que é um roubo o preço da Bosch nesta peça, com certeza é, comprei MTE hoje aqui e paguei R$ 100,00 e ainda acho caro pelo que ela tem dentro. E como o carro ficou muito bom depois das mexidas que fiz, melhor colocar uma peça desta nova para que eu possa começar a pensar em outras coisas e não mais nele.

Bem isso Chirola, só checar os parâmetros antes e só alegria, pela baita diferença de preço compensa a MTE mesmo, até porque nesses casos os resultados são os mesmos, apenas a sonda que não sei o que acontece, se não for Bosch nunca fica bom...


Sim, tem algumas peças que precisam ser Bosch e eu incluo a sonda, sensor de rotação, Bobina, bomba de gasolina e por fim Cabos de Velas, embora muitos prefiram cabos NGK que não são ruins, mas existe muita falsificação e o mesmo acontece com velas da mesma marca. Aliás velas Bosch comum não indico pra ninguém, mas as que uso que é a Alemão WR78 super 4 eu acho ser a melhor que existe.
Sim, podem falsificar peças da Bosch também, mas como eu compro aqui direto da loja Bosch é mais difícil de ser falsificada.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por chirola » 28 Jul 2021, 12:12

Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje só checar os parâmetros antes e só alegria, pela baita diferença de preço compensa a MTE mesmo, até porque nesses casos os resultados são os mesmos, apenas a sonda que não sei o que acontece, se não for Bosch nunca fica bom...

na epoca medi se nao to enganado no TPS os parametros que medi era 0,4v em repouso e 4,5v borboleta 100% com o carro desligado so a chave em contato.
outro test que fiz na troca foi com o multimetro ligado no plug e chave em contato , foi acelerar manualmente bem devagar para ver se a leitura era progresiva sem pulos de voltagem ou coisa do estilo e o Mte deu valores igual ao bosch original .
o sensor MAP tambem da marca MTE mostro resultados de leitura dentro dos parametros originais sem drama .
e sim almeidao tem peças que tem marca asim como vc falo pra mim embreagem tem que ser LUK.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Almeidão » 28 Jul 2021, 13:13

Eu fiz as medidas aqui em 20k oms, resultado são diferentes de volt porque fiz na minha mão e achei um resultado satisfatório, o que estava no carro um Bosch mostrou algo menor que o MTE, mas devemos lembrar que o Bosch está em uso por muitos anos. Vou comprar uma tomada e fazer um adaptador para ler ele no carro, por hora fiz em oms.
Acelerando a peça não houve perca em nenhum dos dois, sendo que o MTE por ser novo tinha um valor mais elevado na aceleração final.
Bosch Usado - pino 1 e 3 - em repouso - 095
Bosch Usado - Pino 1 e 3 - Acelerado - 2,67
MTE novo - pino 1 e 3 - em repouso - 095
MTE novo - pino 1 e 3 - Acelerado - 2,81
Os dois me deram o mesmo valor com os pinos 1 e 2 - 2,04

Bem, estou dando uma geral nele, agora a próxima etapa é tirar a proteção plástica e soltar a tomada da central, dar uma limpeza com limpa contato, não gosto deste limpa contato, não confio nele, mas alí é muito fechado para colocar algo diferente. Vou também trocar a cordoalha, nem sabia que isto se chamava assim, é este cabo negativo entre a carroceria e a caixa. Se alguém tiver uma ideia diferente, aceito sugestão principalmente na tomada da central.

A cada dia ele fica melhor e a única coisa que sinto nele hoje é com ele 100% frio, piso fundo de uma só vez e ele dá uma muito leve falha, quase imperceptível e somente com ele frio. Sinceramente, nem lembro se ele era assim. A detonação praticamente parou, mas se eu forçar ainda aparece de leve, mas ainda vou trocar outra polia do Virabrequim, a externa e conferir se realmente ele está no ponto em cima. Sim, embaixo temos uma marca que podemos conferir com o pistão do primeiro cilindro, em cima somente a marca da capa interna que se por acaso ela se movimentar, pode nos dar um trabalho para descobrir onde realmente é este ponto em cima.
Imagem

ClaudeVanDaime
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Mai 2021, 07:37
Nome Completo: Claudio May
Cidade: Rio Verde
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Ajuda com vecão que não liga.

por ClaudeVanDaime » 16 Nov 2021, 16:36

Boa tarde!

Tenho um Vectra 98 2.0, velhinho de guerra, que tentamos manter funcionando, mas agora está apresentando um problema que tá tirando nosso sono.

Cheguei um dia a noite em casa, carro funcionando normal, tudo beleza.
No outro dia de manhã, fui sair, e o carro virava a partida, mas não conseguia dar a ignição completa, ficava só virando a chave, mas não conseguia manter o carro em funcionamento.

Meu pai que é 'entusiasta de mecânica', deu uma olhada no carro, e viu que o sensor de rotação tava bem capenga, trocou, e agora a luz da injeção apresenta um comportamento diferente:
Quando ligamos a chave, ela pisca uma vez, depois duas vezes, e aparentemente reinicia a 'mensagem'

Antes de trocar o sensor, a luz da injeção não ficava piscando, só ligava e desligava quando virava a chave, normal.

https://youtu.be/BcgooV4NHb0

Alguém tem alguma sugestão do que posso 'fuçar' mais?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ajuda com vecão que não liga.

por chirola » 17 Nov 2021, 02:03

ClaudeVanDaime escreveu:Fuente del Mensaje Alguém tem alguma sugestão do que posso 'fuçar' mais?

As piscadas tem duas sequências no vide uma e q pisca pausa e dois pisca normal o motor esta desligado a segunda sequência e um pisca pausa e treis pisca no autodiagnóstico da GM indica sonda lambda circuito aberto seria código 13 da uma olhada no conector da sondsa para ver se esta bem engatado

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Ajuda com vecão que não liga.

por Arquiteto » 17 Nov 2021, 02:08

Este sensor é recomendável ser bosch,
Se for , vc ainda pode tentar ler o código de erro , procure sistema i.e auto diagnóstico aqui no forum, na minha assinatura tem um link para a seção how to

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ajuda com vecão que não liga.

por Almeidão » 17 Nov 2021, 08:38

Desculpa minha falha que eu não consegui adivinhar ainda. O carro funciona normal depois da troca do sensor? Que marca de sensor de rotação está no carro agora? Será que o sensor não está pegando na roda fonica ou muito próximo? Se o parafuso que prende ele no motor for apertado alem do correto, ele afunda e toda na roda Fonica. Quando pergunto se funciona normal, é porque as vezes acende luz e o motor ainda que bebendo funciona como se nada tivesse acontecido, por isto a pergunta.

De imediato eu tiraria os cabos da bateria, primeiro tirar o negativo e depois o positivo, deixaria encostado um no outro por uns 10 minutos, use um fio ou algo de metal para manter eles encostado e sem encostar nos polos da bateria. Depois conecte o positivo primeiro e em seguida o negativo e faça o teste.
Imagem

MeganArthur
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 22 Nov 2021, 00:29
Nome Completo: MeganArthur
Cidade: roma
Estado: Amazonas
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por MeganArthur » 22 Nov 2021, 05:19

Fala ae Gustavo!!
Cara eu tava com um problema exatamente igual ao seu, porém eu consegui resolver seguindo a dica do doutor carro nesse video...
https://www.youtube.com/watch?v=OEqiuT7UdRY

Alexdh8
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Fev 2016, 15:41
Nome Completo: Alexandre
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Alexdh8 » 08 Ago 2022, 16:45

Fala pessoal blz?! sigo aqui na minha epopeia de levantar um Vectra CD 2001 2.2 16v, agora estou enfrentando um problema de luz de injeçao acesa no seguinte cenario;

Carro liga normalmente - ok
Qdo o giro sobe acima de 1.000 acende a luz da injeçao
Qdo estabiliza na marcha lenta em 800 rpm a luz apaga
Qdo sobe acima de 1000 ele acende e permanece aceso ate 2500 RPM, passou de 2500 ela apaga de novo. Qdo passa dos 2500 nao acende mais tanto em carga no acelerador qto em cut-off.

O que reparei é que no MID o consumo instantaneo em marcha lenta está em 1.94 e antes ficava em 1.1 mais ou menos.

Ha uma pequena falhada como se faltasse folego em baixo giro. A sonda lambda troquei recentemente por prevençao (bosch)

Hj testei um regulador de pressao novo, por isso peguei um magnetti marelli mesmo pq era só teste. Mas esta do mesmo jeito. O que ocorreu que talvez seja uma suspeita minha é, escutei um barulho no motor e qdo cheguei em casa vi que a correia de acessorios havia estourado uma das linha, nao arrebentou totalmente mas sim uma das estrias e pode ser que tenha chicoteado e danificado algum fio de sensor, percebi que ali por perto passa o sensor de detonaçao que vai no bloco do motor, mas o de rotaçao nesse 16v fica ali entre as polias de comando certo ou errado?

Hj depois do trampo vou ver se faço o teste do codigo lampejante para ver o que vai mostrar e reporto aqui.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por chirola » 08 Ago 2022, 21:29

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje percebi que ali por perto passa o sensor de detonaçao que vai no bloco do motor, mas o de rotaçao nesse 16v fica ali entre as polias de comando certo ou errado?

Não o sensor que fica no meio das polias e o sensor de fase e faz leitura na polia de escape , ele tem o plug na tampa de válvulas .
O sensor que fica atraía abaixo da bomba de direção hidráulica é o sensor de rotação e o fio passa por cima da tampa de válvulas e vai encaixado nela .
O sensor de detonação fica embaijo do coletor de admiçao.
Bom seria passar scanner , se faz o teste de luz lampjante lá no pug odb2 pode ajudar se acusar sensor de rotação pode trocar e colocar um bosch .
Se acusar outra coisa teria que ver o que pode ser , no meu carro deu algo asim e era bico sujo se procura no tópico de manutenção e dicas do almeidao ele tem video de como limpar bicos em casa , o consumo na lenta do meu carro fica entre 0,9 e 1,0 .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Almeidão » 09 Ago 2022, 07:44

A dica do DR carro sobre o terra é interessante verificar, o terra deste carro para o motor é uma cordoalha de cobre que fica ali na caixa de marcha, o caixa F18 com alavanca ré do lado da primeira é bem ali embaixo do trambulador e do lado da lataria presa no pé desta armação que segura a caixa de relê do lado do servo freio. Por isto que minhas dicas de testar sensores é sempre fazer teste duplo, um usando o negativo da bateria e refazer o teste usando uma parte do motor como negativo. Eu gosto de dar uma geral quando começa a aparecer problemas é tirar a tomada da central que fica ali embaixo da cobertura plastica no lado direito e com um multimetro usando teste de condutividade dele testar todos os fios da tomada da central até onde ele vai, exemplo fio da sonda até a central, assim terei certeza que não está com mau condução eletrica. Depois jogar bastante limpa contato, e ar comprimido, em seguida WD 40 limpar com ar para elimar uma parte lambuzada e recolocar no lugar.

Esta limpeza na central, nem sempre resolve o problema, mas muda o carro, podem ter certeza, e pela idade do meu por exemplo, seria um absurdo eu confirmar que é desnecesspario fazer isto.

Igual bicos injetores, eu ainda não sei o maximo que eu posso andar com o meu sem trocar o filtrinho que ele tem, mas sei que com o tempo ele se destroi e já senti na pele isto e foi dificil tirar de volta o que tinha la dentro. Com certeza trocarei com 2 anos para teste, recente troquei os meus e ainda nçao deu tempo de tirar os filtros para examinar, mas não deu nem um ano ainda.

Regulador de pressão Magnetti Marelli é bom, mas testar esta peça quando externa como no Vectra é simples demais, basta seguir o video abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=K1v_fwAnFgU
Imagem

Alexdh8
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Fev 2016, 15:41
Nome Completo: Alexandre
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Alexdh8 » 09 Ago 2022, 08:05

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje percebi que ali por perto passa o sensor de detonaçao que vai no bloco do motor, mas o de rotaçao nesse 16v fica ali entre as polias de comando certo ou errado?

Não o sensor que fica no meio das polias e o sensor de fase e faz leitura na polia de escape , ele tem o plug na tampa de válvulas .
O sensor que fica atraía abaixo da bomba de direção hidráulica é o sensor de rotação e o fio passa por cima da tampa de válvulas e vai encaixado nela .
O sensor de detonação fica embaijo do coletor de admiçao.
Bom seria passar scanner , se faz o teste de luz lampjante lá no pug odb2 pode ajudar se acusar sensor de rotação pode trocar e colocar um bosch .
Se acusar outra coisa teria que ver o que pode ser , no meu carro deu algo asim e era bico sujo se procura no tópico de manutenção e dicas do almeidao ele tem video de como limpar bicos em casa , o consumo na lenta do meu carro fica entre 0,9 e 1,0 .


Ah ok entendi! Acabei resolvendo adquirir um scanner da Delphi e deve chegar hoje, pois, eu gosto de mexer por conta propria e é algo pra vida toda e vai me servir em varias situaçoes e futuras lasanhas adquiridas kkkk , entao ja estava querendo um faz tempo, foi cerca de 550 reais. Normalmente eu faço o "investimento" em ferramentas do que pagar mecanico, fora que vc sabe exatamente o estado geral do serviço e sempre da aquele talento a mais ne. Nesse fds mesmo que troquei o radiador, ja aproveitei e fiz uma limpeza geral ali da regiao e refiz o acabamento do chicote que estava todo sujo de oleo, algo que numa mecanica nao fariam apenas iriam trocar a peça e pronto.

Alexdh8
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Fev 2016, 15:41
Nome Completo: Alexandre
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Alexdh8 » 09 Ago 2022, 08:12

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A dica do DR carro sobre o terra é interessante verificar, o terra deste carro para o motor é uma cordoalha de cobre que fica ali na caixa de marcha, o caixa F18 com alavanca ré do lado da primeira é bem ali embaixo do trambulador e do lado da lataria presa no pé desta armação que segura a caixa de relê do lado do servo freio. Por isto que minhas dicas de testar sensores é sempre fazer teste duplo, um usando o negativo da bateria e refazer o teste usando uma parte do motor como negativo. Eu gosto de dar uma geral quando começa a aparecer problemas é tirar a tomada da central que fica ali embaixo da cobertura plastica no lado direito e com um multimetro usando teste de condutividade dele testar todos os fios da tomada da central até onde ele vai, exemplo fio da sonda até a central, assim terei certeza que não está com mau condução eletrica. Depois jogar bastante limpa contato, e ar comprimido, em seguida WD 40 limpar com ar para elimar uma parte lambuzada e recolocar no lugar.

Esta limpeza na central, nem sempre resolve o problema, mas muda o carro, podem ter certeza, e pela idade do meu por exemplo, seria um absurdo eu confirmar que é desnecesspario fazer isto.

Igual bicos injetores, eu ainda não sei o maximo que eu posso andar com o meu sem trocar o filtrinho que ele tem, mas sei que com o tempo ele se destroi e já senti na pele isto e foi dificil tirar de volta o que tinha la dentro. Com certeza trocarei com 2 anos para teste, recente troquei os meus e ainda nçao deu tempo de tirar os filtros para examinar, mas não deu nem um ano ainda.

Regulador de pressão Magnetti Marelli é bom, mas testar esta peça quando externa como no Vectra é simples demais, basta seguir o video abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=K1v_fwAnFgU


Obrigado Almeidao! na vdd ja tinha visto o seu video do teste e fiz no meu e a seringa ficou la paradinha sem voltar hehe ai ja providenciei um novo regulador, mas a mangueirinha do vacuo nao está mto boa e coloquei um enforca gato para ajudar a vedar enquanto compro uma nova. Quanto a dica da limpeza isso vou fazer tbm e ja quero fazer numa tacada só junto com a troca da bobina pq ai ja terei mais espaço livre e faço a limpeza geral e isso pode mesmo estar interferindo pq ali na parte do trambulador ainda nao peguei pra limpar e tem uma camada de crosta entao o aterramento pode mesmo estar interferindo.

Ansioso para brincar com o scanner que comprei kkkk Depois volto aqui para atualizar sobre os testes.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por chirola » 09 Ago 2022, 12:07

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje Normalmente eu faço o "investimento" em ferramentas do que pagar mecanico, fora que vc sabe exatamente o estado geral do serviço e sempre da aquele talento a mais ne.

verdade, tambem costumo comprar as ferramentas e cuando da arrumar eu mesmo a maioria dos mexanicuzinhos não sabem utilizar o scaner eu comprei um op-com e de combo vinha um elm 327 so na verçao com cabo para ligar na PC e a verção com cabo consegui facer ler os sensores do vectra com a bluetooth não .
a maioria coloca o scaner no carro e olha se acusa algum error , e na verdade acusa error cuando o sensor esta queimado ,em curto ou a leitura é muito errada , mais bom e utilizar o scaner para ver a leitura dos sensores .
a falha do carro se não tem scaner vai a modo antigo tira as velas uma por uma olhando a cor da prcelana em volta do eletrodo para ver se algum cilindro tem falta ou queima deficiente , asim pode identificar como esta a igniçao e se tem ,
e concordo , a maioria dos mecanicos não cuidam muito dos detalhes e se tem peça ou parafuso dificil de colocar e o carro funciona sem ela eliminam akakakakkak.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Almeidão » 09 Ago 2022, 14:37

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje Normalmente eu faço o "investimento" em ferramentas do que pagar mecanico, fora que vc sabe exatamente o estado geral do serviço e sempre da aquele talento a mais ne.

verdade, tambem costumo comprar as ferramentas e cuando da arrumar eu mesmo a maioria dos mexanicuzinhos não sabem utilizar o scaner eu comprei um op-com e de combo vinha um elm 327 so na verçao com cabo para ligar na PC e a verção com cabo consegui facer ler os sensores do vectra com a bluetooth não .
a maioria coloca o scaner no carro e olha se acusa algum error , e na verdade acusa error cuando o sensor esta queimado ,em curto ou a leitura é muito errada , mais bom e utilizar o scaner para ver a leitura dos sensores .
a falha do carro se não tem scaner vai a modo antigo tira as velas uma por uma olhando a cor da prcelana em volta do eletrodo para ver se algum cilindro tem falta ou queima deficiente , asim pode identificar como esta a igniçao e se tem ,
e concordo , a maioria dos mecanicos não cuidam muito dos detalhes e se tem peça ou parafuso dificil de colocar e o carro funciona sem ela eliminam akakakakkak.


É verdade Chirola sobre o Scaner, eu nem tenho e nem sei se irei comprar algum dia, mas o que percebi é que falta interpretação dos defeito por falta de conhecimentos mecanicos, um exemplo se a sonda tiver ruim ele pode acusar mistura rica, ai uns mecanicos pior que a sonda já vão fazer limpeza de bicos. Pior que no passado tinhamos mecanicos de fusca, o tempo passou e o Vectra pelo menos o meu já podeira ser considerado para uma nova geração como o fusca, mas parece que o fusca de verdade está acabando e junto acabando um monte de mecânico.
Eu fico imperessionado com falta de conhecimento, uma coisa facil demais de fazer é consertar uma bomba de direção hidráulica, primeiro que ela não estraga nunca, ela suja e pode vazar óleo no retentor, mas aqui em qualquer situação, os mecanicos arranca ela e manda para a Bosch consertar, o mais dificil ele faz que é tirar ela kakakakkaka. Bem, se ela quebrar, o eixo ou amassar, só trocando mesmo, o resto é limpeza e rock roll
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por chirola » 09 Ago 2022, 17:56

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje um exemplo se a sonda tiver ruim ele pode acusar mistura rica, ai uns mecanicos pior que a sonda já vão fazer limpeza de bicos.

é iso mesmo que comento vc olha no scaner a leitura de sonda e olha a cor das velas e compara se a informação da sonda esta certa pode acusar mistura rica e ser problema no TPS ou ate no MAP , ainda tenho os vacuometros que utilzaba para acertar a duplacarburação dos fuscas e a maioria dos carburados e com o reloginho analogico consegue achar falsa entrada de ar valvula que não veda dereito mais como vc comenta são coisas que vao perdendo no tempo .
eu ainda tiro as velas para achar falhas mecanicas que os scaner não acham .

Alexdh8
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Fev 2016, 15:41
Nome Completo: Alexandre
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Alexdh8 » 11 Ago 2022, 08:14

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje um exemplo se a sonda tiver ruim ele pode acusar mistura rica, ai uns mecanicos pior que a sonda já vão fazer limpeza de bicos.

é iso mesmo que comento vc olha no scaner a leitura de sonda e olha a cor das velas e compara se a informação da sonda esta certa pode acusar mistura rica e ser problema no TPS ou ate no MAP , ainda tenho os vacuometros que utilzaba para acertar a duplacarburação dos fuscas e a maioria dos carburados e com o reloginho analogico consegue achar falsa entrada de ar valvula que não veda dereito mais como vc comenta são coisas que vao perdendo no tempo .
eu ainda tiro as velas para achar falhas mecanicas que os scaner não acham .


Aqui acabei mudando um pouco o rumo das coisas hehe , como o scanner que comprei nao funcionou nesse carro e vou devolver acabei indo por outro caminho. Como a intençao é ficar com ele por um bom tempo e deixa-lo perfeito, meti o pé na jaca de vez kkk e estou comprando tudo novo e vou refazer tudo sendo:

4 bicos novos bosch 0280155822
sensor rotação bosch
sensor detonação MTE
junta do coletor admissao

Entao vou tirar o coletor, limpar tudo em torno e dentro dele, refazer/limpar os conectores e fios em torno.

Esse carro ja apresentava sintomas de excesso de combustivel, muita fuligem preta no escape, muita fuligem na EGR tanto que ja limpei ela duas vezes por travar aberta devido a crosta que se despendreu e ficou ali obstruindo o fechamento e tambem cheiro de gasolina qdo ligado em marcha lenta e frio, qdo tirei as velas e examei tinha um cilindro que nao lembro qual agora que apresentava sinais de que a queima ali nao estava legal. Outra coisa, esses dias viajei e meu pai acompanhou atras com outro carro e disse que na descida da serra qdo eu retomava a aceleraçao saia uma fumaça, mas sei que nao é fumaça de oleo pq ele nao queima oleo de manha qdo liga (de retentor de valvula passando oleo) e pq nao vejo fumaça branca em nenhum momento e nao esta baixando oleo, alem disso no escape a fuligem ali nao indica que é oleo e sim combustivel nao queimado.

Hj a noite vou começar a desmontar tudo, ja tirei os bicos e a flauta, hoje começo a tirar o coletor. ALguma dica recomendaçao/cuidado que possam indicar nesse processo?

vlw amigos

454 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 191 visitantes

Bem-vindo: 16 Abr 2024, 09:30