arveck escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia pessoal!
Faz tempo que quero identificar a origem de uma vibração no motor do meu vectra 99 2.2 8V manual.
É uma vibração que acontece na lenta e em rotações baixas.
Só percebo essa vibração com o motor quente.
Com o motor frio, a vibração é bem menos forte. Começa a vibrar uns 30 ou 50 minutos depois de sair com o carro.
Na hora que vibra, é daquelas que incomoda quando parado no semáforo, e faz ranger todo o acabamento do painel.
Vocês têm dicas sobre o que desconfiar, conferir, e testar nesse caso, de motor quente que vibra na lenta?
Informações adicionais:
- já testei os eletroventiladores nas duas velocidades,
aparentemente não vem deles, embora um deles tenha um pequeno desbalanço;
- vibra com AC ligado ou desligado;
- vibra engatado e desengatado;
- vibra pisando ou não na embreagem;
- dois anos atrás, na polia de acessórios, meu novo mecânico verificou que faltava um parafuso e ela trabalhava inclinada, ele colocou polia nova com 4 parafusos, mas me avisou que ficou ainda um pequeno empeno, um pequeno balanço lateral; a princípio acreditamos que não vem dali.
É amigo, é muita coisa que precisa ser testada, sempre dou a dica a todos a não deixar acumular nada poque um probleminha vira uma bola de neve ao juntar a outro e mais outro. Não fique zangado comigo, as vezes isto não cabe a você, mas olhando ai abixo o que precisa ser veirifado servirá de alerta para outros..
1 - Sobre as ventoinhas é fácil saber se sao elas, basta aquecer o carro de preferencia andando, para ele em um local seguro pode ser em casa, desliga o ar e observa com ela acionada e com ela desligada.
2 - A polia do Girabrequim se consegue ver claramente se ela está jogando basta olhar por cima, mas tem um porém esta polia tem no meio uma camada de borracha que separa o centro da extremidade e esta borracha estraga com muita facilidade.
3 - Polida do Girabrequim, ela é dentada e a polia externa é parafusada nela, é preciso conferir se não está frouxa, mas a dica é tirar ela fora e coferir a chaveta se não está gasta por uma mau colocação anterior.
4 - Sobre a ventoinha, muitas vezes agarra um pouco de lama e faz uma tremedeira danada, e precisa conferir se não tem um ruido diferente, porque o motor dela tem uma bucha no fundo, mas na frente tem um rolamento, se tiver fogado a tendencia é trepidar mesmo.
5 - conferir bomba de agua, ali é um rolamento também.
6 - conferir polia do comando.
7 - Não esquecer de verificar o alternador, o meu tem uma haste em cima dele e é parafusada atrás do coletor de admissão.
8 - Ponto Atrasado
9 - Velas, cabos ou bobina
10 - regulador de pressão - veja video teste abaixo.
Estas são as possiveis vibrações do motor na parte mecanica, mas pode ser algo eletronico como TBI muito suja, atuador de marcha lenta, sensor de borboleta, temperatura da agua, sonda lambda, ou uma pequena sujeira nos bicos, alias se for bicos ou um bico ele altera até a saida da descarga.
Tem uns video sobre bicos, um outro como desmontar Atuador de marcha lenta. Não quer dizer que você vá fazer isto, mas tem como expor o video para um mecanico pra fazer por você e o resultado se for bicos você sente la na descarga o antes e o depois.
Descarga um bico ruim e a sequencia no fim com ele limpo.
https://www.youtube.com/watch?v=qPFaqgLwKOsTrabalho feito para salva os bicos e o motivo de ter ficado ruim. Maquinas de limpar bicos não sei se limpa isto não, coloquei na maquina aqui, paguei e na hora deu bom, coloquei no carro e continuou ruim.
https://www.youtube.com/watch?v=0Ic64NWIFLsTestar o regulador de pressão
https://www.youtube.com/watch?v=K1v_fwAnFgU