O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BLuz da Injeção Acesa - Vectra B

454 mensagens
Alexdh8
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Fev 2016, 15:41
Nome Completo: Alexandre
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Alexdh8 » 11 Ago 2022, 08:48

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje um exemplo se a sonda tiver ruim ele pode acusar mistura rica, ai uns mecanicos pior que a sonda já vão fazer limpeza de bicos.

é iso mesmo que comento vc olha no scaner a leitura de sonda e olha a cor das velas e compara se a informação da sonda esta certa pode acusar mistura rica e ser problema no TPS ou ate no MAP , ainda tenho os vacuometros que utilzaba para acertar a duplacarburação dos fuscas e a maioria dos carburados e com o reloginho analogico consegue achar falsa entrada de ar valvula que não veda dereito mais como vc comenta são coisas que vao perdendo no tempo .
eu ainda tiro as velas para achar falhas mecanicas que os scaner não acham .


Aqui acabei mudando um pouco o rumo das coisas hehe , como o scanner que comprei nao funcionou nesse carro e vou devolver acabei indo por outro caminho. Como a intençao é ficar com ele por um bom tempo e deixa-lo perfeito, meti o pé na jaca de vez kkk e estou comprando tudo novo e vou refazer tudo sendo:

4 bicos novos bosch 0280155822
sensor rotação bosch
sensor detonação MTE
junta do coletor admissao

Entao vou tirar o coletor, limpar tudo em torno e dentro dele, refazer/limpar os conectores e fios em torno.

Esse carro ja apresentava sintomas de excesso de combustivel, muita fuligem preta no escape, muita fuligem na EGR tanto que ja limpei ela duas vezes por travar aberta devido a crosta que se despendreu e ficou ali obstruindo o fechamento e tambem cheiro de gasolina qdo ligado em marcha lenta e frio, qdo tirei as velas e examei tinha um cilindro que nao lembro qual agora que apresentava sinais de que a queima ali nao estava legal. Outra coisa, esses dias viajei e meu pai acompanhou atras com outro carro e disse que na descida da serra qdo eu retomava a aceleraçao saia uma fumaça, mas sei que nao é fumaça de oleo pq ele nao queima oleo de manha qdo liga (de retentor de valvula passando oleo) e pq nao vejo fumaça branca em nenhum momento e nao esta baixando oleo, alem disso no escape a fuligem ali nao indica que é oleo e sim combustivel nao queimado.

Hj a noite vou começar a desmontar tudo, ja tirei os bicos e a flauta, hoje começo a tirar o coletor. ALguma dica recomendaçao/cuidado que possam indicar nesse processo?

vlw amigos


ah alguem tem o torque de aperto do sensor de detonaçao?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Almeidão » 11 Ago 2022, 09:00

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje um exemplo se a sonda tiver ruim ele pode acusar mistura rica, ai uns mecanicos pior que a sonda já vão fazer limpeza de bicos.

é iso mesmo que comento vc olha no scaner a leitura de sonda e olha a cor das velas e compara se a informação da sonda esta certa pode acusar mistura rica e ser problema no TPS ou ate no MAP , ainda tenho os vacuometros que utilzaba para acertar a duplacarburação dos fuscas e a maioria dos carburados e com o reloginho analogico consegue achar falsa entrada de ar valvula que não veda dereito mais como vc comenta são coisas que vao perdendo no tempo .
eu ainda tiro as velas para achar falhas mecanicas que os scaner não acham .


Aqui acabei mudando um pouco o rumo das coisas hehe , como o scanner que comprei nao funcionou nesse carro e vou devolver acabei indo por outro caminho. Como a intençao é ficar com ele por um bom tempo e deixa-lo perfeito, meti o pé na jaca de vez kkk e estou comprando tudo novo e vou refazer tudo sendo:

4 bicos novos bosch 0280155822
sensor rotação bosch
sensor detonação MTE
junta do coletor admissao

Entao vou tirar o coletor, limpar tudo em torno e dentro dele, refazer/limpar os conectores e fios em torno.

Esse carro ja apresentava sintomas de excesso de combustivel, muita fuligem preta no escape, muita fuligem na EGR tanto que ja limpei ela duas vezes por travar aberta devido a crosta que se despendreu e ficou ali obstruindo o fechamento e tambem cheiro de gasolina qdo ligado em marcha lenta e frio, qdo tirei as velas e examei tinha um cilindro que nao lembro qual agora que apresentava sinais de que a queima ali nao estava legal. Outra coisa, esses dias viajei e meu pai acompanhou atras com outro carro e disse que na descida da serra qdo eu retomava a aceleraçao saia uma fumaça, mas sei que nao é fumaça de oleo pq ele nao queima oleo de manha qdo liga (de retentor de valvula passando oleo) e pq nao vejo fumaça branca em nenhum momento e nao esta baixando oleo, alem disso no escape a fuligem ali nao indica que é oleo e sim combustivel nao queimado.

Hj a noite vou começar a desmontar tudo, ja tirei os bicos e a flauta, hoje começo a tirar o coletor. ALguma dica recomendaçao/cuidado que possam indicar nesse processo?

vlw amigos


É complicado afirmar de longe, mas dependendo da kilometragem eu tiraria este cabeçote e mandaria mexer nas valvulas, tipo retificar sedes retentores novos e verificações nas válvulas se não tem nenhuma ruim e se nçao tiver oxidação nele, nada de plainar. Esta sujeira na EJR pode ser retorno de gases e também se consegue ver bem nas pontas dos bicos uma crosta preta bem acentuada wm volta dele se isto tiver acontecendo.

Bom, a dica para te ajudar é chegar a entrada de combustivel na flauta, ali quando dá ruim começa a minar gasolina e cheirar forte, mesmo sendo o conector de engate rápido e do lado ao contrário da flauta é testar o regulador de pressão com a seringa, se tiver furado é ele que deixa gasolina em excesso entrar nas câmaras.
Sobre tirar o coletor de admisão e limpar não acredito que esteja sujo, ali pra sujar tem que ter vestigio de muito óleo passando nas válvulas, mas voce quer tirar, que tenhas muito cuidado com os parafusos, eu não gosto de mexer ali, estes estojos (prisioneiros) sofrem muitos com o calor, po0r isto muito cuidado e
se sair alguns na retirada, desmonte ele tirando a porca, recoloque ele no lugar sem usar trava rosca e ao remontar que seja apertanto a porca nele e não a porca com ele. Lembrando que o aperto ali com a mão é quase zero, bem fraco com torquimetro é 1.5 a 2 NM, eu costumo me concetrar e senti o anel da junta ser esmagado de leve e entender que já está bom e como são 8 nunca consegui um demoninador comum, cada um informa um tipo, mas eu aperto assim e é outra dica. NUMERANDO OS PRISIONEIROS, parte de cima 1 2 3 4 e abaixo 5 6 7 8, eu aperto na sequencia 7 e 4 - 6 e 1 8 e 3 e 5 e 2

Ainda sobre os torques usados, eu não concordei muito com alguns torques, exemplo a tampa das válvulas com a mão eu aperto menos que o torque que pedem para apertar, achei muito aperto ali com 1 NM, igualmente a bomba dágua, esticador etc.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por chirola » 11 Ago 2022, 11:54

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje qdo tirei as velas e examei tinha um cilindro que nao lembro qual agora que apresentava sinais de que a queima ali nao estava legal.

vela com eletrodo preto meio cavonizado é exesso de gasolina a cor da vela correta é um cinza abermelhado .
so um cilindro que tinha exesso , pode ser bico trancado ou pingando se o bico tranca aberto ee ate perigosoja vi onix dando calço hidraukico por bico trancado aberto,
se o exesso e muito chega a molhar a vela e o cilindro falha , e o cimputador faz uma correção meio doida por ser injeção secuencial se tem um cilindro dando exesso tem um dando um pouco de falta ,
testa os cabos de vela e a bobina pode testar com um multimetro china que da certo no youtube tem video de como testar a resistencia da bobina.

tirar o coletor não e dificil no 16V por ele ter a base inclinada , na parte de baixo dele se ainda esta original tem um soporte que prende ele no bloco com parafuso de chave 10mm, e tem outro no alternador , bate foto das mangueiras de vacuo ligadas nele para lembrar são regulador de preção de gasolina , o vacuo de ventilação do carro que abre e fecha o recirculador e hidrovacuo (lado motorista ), valvula do canister lado carona tem na tbi mangueiras de agua , e no meio entre coletor e bloco tem a valvula PCV (antillamas) não acha para vender tem que checar se ela não esta entupida ou trancada ela tem duas mangueiras de agua , minha valvula PCV estaba entupida fure o miolo dela deixando como se fose um bico e adaptei a do 8V não acha do 16v nova para vender .
cuando montar a junta nova não vai cola mais pasa nela graxa de ambos lados asim fica impermeavel e não mexe ao montar , limpa a TBI atuador de lenta tudo .
tem topico de impeza de TBI e tem video no canal do almeidão de ambas coisas se asistir o video deixa like para noso amigo .
o sensor de rotação é meio chato de trocar no 16V lembro ter tirado o coletor de descarga o que tambem seria interesante porque a valvula EGR pega gases direto do cuarto cilindro e ao tirar o coletor poderia limpar bem ali a pasagem .

o scaner ELM 327 bluetoothn nçao funciona no vectra ja o ELM 327 com cabo consegue ler os sensores do carro por utilizar outro programa e vc consegue configurar o protocolo e o pin de leitura maio chato de facer mais funciona .
cualquer duvida pode perguntar e tentaremos ajudar .
vc vai tirar de letra o trabalho a facer

Alexdh8
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Fev 2016, 15:41
Nome Completo: Alexandre
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Alexdh8 » 11 Ago 2022, 13:57

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje um exemplo se a sonda tiver ruim ele pode acusar mistura rica, ai uns mecanicos pior que a sonda já vão fazer limpeza de bicos.

é iso mesmo que comento vc olha no scaner a leitura de sonda e olha a cor das velas e compara se a informação da sonda esta certa pode acusar mistura rica e ser problema no TPS ou ate no MAP , ainda tenho os vacuometros que utilzaba para acertar a duplacarburação dos fuscas e a maioria dos carburados e com o reloginho analogico consegue achar falsa entrada de ar valvula que não veda dereito mais como vc comenta são coisas que vao perdendo no tempo .
eu ainda tiro as velas para achar falhas mecanicas que os scaner não acham .


Aqui acabei mudando um pouco o rumo das coisas hehe , como o scanner que comprei nao funcionou nesse carro e vou devolver acabei indo por outro caminho. Como a intençao é ficar com ele por um bom tempo e deixa-lo perfeito, meti o pé na jaca de vez kkk e estou comprando tudo novo e vou refazer tudo sendo:

4 bicos novos bosch 0280155822
sensor rotação bosch
sensor detonação MTE
junta do coletor admissao

Entao vou tirar o coletor, limpar tudo em torno e dentro dele, refazer/limpar os conectores e fios em torno.

Esse carro ja apresentava sintomas de excesso de combustivel, muita fuligem preta no escape, muita fuligem na EGR tanto que ja limpei ela duas vezes por travar aberta devido a crosta que se despendreu e ficou ali obstruindo o fechamento e tambem cheiro de gasolina qdo ligado em marcha lenta e frio, qdo tirei as velas e examei tinha um cilindro que nao lembro qual agora que apresentava sinais de que a queima ali nao estava legal. Outra coisa, esses dias viajei e meu pai acompanhou atras com outro carro e disse que na descida da serra qdo eu retomava a aceleraçao saia uma fumaça, mas sei que nao é fumaça de oleo pq ele nao queima oleo de manha qdo liga (de retentor de valvula passando oleo) e pq nao vejo fumaça branca em nenhum momento e nao esta baixando oleo, alem disso no escape a fuligem ali nao indica que é oleo e sim combustivel nao queimado.

Hj a noite vou começar a desmontar tudo, ja tirei os bicos e a flauta, hoje começo a tirar o coletor. ALguma dica recomendaçao/cuidado que possam indicar nesse processo?

vlw amigos


É complicado afirmar de longe, mas dependendo da kilometragem eu tiraria este cabeçote e mandaria mexer nas valvulas, tipo retificar sedes retentores novos e verificações nas válvulas se não tem nenhuma ruim e se nçao tiver oxidação nele, nada de plainar. Esta sujeira na EJR pode ser retorno de gases e também se consegue ver bem nas pontas dos bicos uma crosta preta bem acentuada wm volta dele se isto tiver acontecendo.

Bom, a dica para te ajudar é chegar a entrada de combustivel na flauta, ali quando dá ruim começa a minar gasolina e cheirar forte, mesmo sendo o conector de engate rápido e do lado ao contrário da flauta é testar o regulador de pressão com a seringa, se tiver furado é ele que deixa gasolina em excesso entrar nas câmaras.
Sobre tirar o coletor de admisão e limpar não acredito que esteja sujo, ali pra sujar tem que ter vestigio de muito óleo passando nas válvulas, mas voce quer tirar, que tenhas muito cuidado com os parafusos, eu não gosto de mexer ali, estes estojos (prisioneiros) sofrem muitos com o calor, po0r isto muito cuidado e
se sair alguns na retirada, desmonte ele tirando a porca, recoloque ele no lugar sem usar trava rosca e ao remontar que seja apertanto a porca nele e não a porca com ele. Lembrando que o aperto ali com a mão é quase zero, bem fraco com torquimetro é 1.5 a 2 NM, eu costumo me concetrar e senti o anel da junta ser esmagado de leve e entender que já está bom e como são 8 nunca consegui um demoninador comum, cada um informa um tipo, mas eu aperto assim e é outra dica. NUMERANDO OS PRISIONEIROS, parte de cima 1 2 3 4 e abaixo 5 6 7 8, eu aperto na sequencia 7 e 4 - 6 e 1 8 e 3 e 5 e 2

Ainda sobre os torques usados, eu não concordei muito com alguns torques, exemplo a tampa das válvulas com a mão eu aperto menos que o torque que pedem para apertar, achei muito aperto ali com 1 NM, igualmente a bomba dágua, esticador etc.


Antes de começar eu estava olhando o coletor e encontrei uma gambiarra que pode estar interferindo e muito no funcionamento correto do motor ja que deve estar entrando mais ar do que deveria, eu vi que no lugar dessa valvula https://www.youtube.com/watch?v=cH7bo_aSnEI https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 16v-gm-_JM que vai no coletor para receber o fluxo de gases do cabeçote eles fecharam com um parafuso e a mangueira ao inves de entrar nessa valvula está entrando em alguma conexao abaixo do corpo de borboleta. Quero ver como vou fazer pra achar uma dessa kkkkk , alguem ja fez alguma adaptaçao no lugar?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Almeidão » 11 Ago 2022, 14:44

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
é iso mesmo que comento vc olha no scaner a leitura de sonda e olha a cor das velas e compara se a informação da sonda esta certa pode acusar mistura rica e ser problema no TPS ou ate no MAP , ainda tenho os vacuometros que utilzaba para acertar a duplacarburação dos fuscas e a maioria dos carburados e com o reloginho analogico consegue achar falsa entrada de ar valvula que não veda dereito mais como vc comenta são coisas que vao perdendo no tempo .
eu ainda tiro as velas para achar falhas mecanicas que os scaner não acham .


Aqui acabei mudando um pouco o rumo das coisas hehe , como o scanner que comprei nao funcionou nesse carro e vou devolver acabei indo por outro caminho. Como a intençao é ficar com ele por um bom tempo e deixa-lo perfeito, meti o pé na jaca de vez kkk e estou comprando tudo novo e vou refazer tudo sendo:

4 bicos novos bosch 0280155822
sensor rotação bosch
sensor detonação MTE
junta do coletor admissao

Entao vou tirar o coletor, limpar tudo em torno e dentro dele, refazer/limpar os conectores e fios em torno.

Esse carro ja apresentava sintomas de excesso de combustivel, muita fuligem preta no escape, muita fuligem na EGR tanto que ja limpei ela duas vezes por travar aberta devido a crosta que se despendreu e ficou ali obstruindo o fechamento e tambem cheiro de gasolina qdo ligado em marcha lenta e frio, qdo tirei as velas e examei tinha um cilindro que nao lembro qual agora que apresentava sinais de que a queima ali nao estava legal. Outra coisa, esses dias viajei e meu pai acompanhou atras com outro carro e disse que na descida da serra qdo eu retomava a aceleraçao saia uma fumaça, mas sei que nao é fumaça de oleo pq ele nao queima oleo de manha qdo liga (de retentor de valvula passando oleo) e pq nao vejo fumaça branca em nenhum momento e nao esta baixando oleo, alem disso no escape a fuligem ali nao indica que é oleo e sim combustivel nao queimado.

Hj a noite vou começar a desmontar tudo, ja tirei os bicos e a flauta, hoje começo a tirar o coletor. ALguma dica recomendaçao/cuidado que possam indicar nesse processo?

vlw amigos


É complicado afirmar de longe, mas dependendo da kilometragem eu tiraria este cabeçote e mandaria mexer nas valvulas, tipo retificar sedes retentores novos e verificações nas válvulas se não tem nenhuma ruim e se nçao tiver oxidação nele, nada de plainar. Esta sujeira na EJR pode ser retorno de gases e também se consegue ver bem nas pontas dos bicos uma crosta preta bem acentuada wm volta dele se isto tiver acontecendo.

Bom, a dica para te ajudar é chegar a entrada de combustivel na flauta, ali quando dá ruim começa a minar gasolina e cheirar forte, mesmo sendo o conector de engate rápido e do lado ao contrário da flauta é testar o regulador de pressão com a seringa, se tiver furado é ele que deixa gasolina em excesso entrar nas câmaras.
Sobre tirar o coletor de admisão e limpar não acredito que esteja sujo, ali pra sujar tem que ter vestigio de muito óleo passando nas válvulas, mas voce quer tirar, que tenhas muito cuidado com os parafusos, eu não gosto de mexer ali, estes estojos (prisioneiros) sofrem muitos com o calor, po0r isto muito cuidado e
se sair alguns na retirada, desmonte ele tirando a porca, recoloque ele no lugar sem usar trava rosca e ao remontar que seja apertanto a porca nele e não a porca com ele. Lembrando que o aperto ali com a mão é quase zero, bem fraco com torquimetro é 1.5 a 2 NM, eu costumo me concetrar e senti o anel da junta ser esmagado de leve e entender que já está bom e como são 8 nunca consegui um demoninador comum, cada um informa um tipo, mas eu aperto assim e é outra dica. NUMERANDO OS PRISIONEIROS, parte de cima 1 2 3 4 e abaixo 5 6 7 8, eu aperto na sequencia 7 e 4 - 6 e 1 8 e 3 e 5 e 2

Ainda sobre os torques usados, eu não concordei muito com alguns torques, exemplo a tampa das válvulas com a mão eu aperto menos que o torque que pedem para apertar, achei muito aperto ali com 1 NM, igualmente a bomba dágua, esticador etc.


Antes de começar eu estava olhando o coletor e encontrei uma gambiarra que pode estar interferindo e muito no funcionamento correto do motor ja que deve estar entrando mais ar do que deveria, eu vi que no lugar dessa valvula https://www.youtube.com/watch?v=cH7bo_aSnEI https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 16v-gm-_JM que vai no coletor para receber o fluxo de gases do cabeçote eles fecharam com um parafuso e a mangueira ao inves de entrar nessa valvula está entrando em alguma conexao abaixo do corpo de borboleta. Quero ver como vou fazer pra achar uma dessa kkkkk , alguem ja fez alguma adaptaçao no lugar?


O 16V tem esta passagem de ar do suspiro do motor e tudo que o cara fala ali é certo, se abrir a passagem altera a marcha lenta do carro e lembrando que ali suga de verdade somente quando está na lenta. Se o seu carro tem esta mudança onde uma mangueira suga embaixo da TBI e que esta entrada ali é da valvula purgadora do canister, então seu carro esta´faltando peças ali para acertar e como o sistema é aquecido para não entupir e o seu não deve ter este aquecimento ele pode entupir usando por esta outra entrada.
Sugestão para teste, desconecte esta mangueira, tapa entrada que ela está e a saida dela, solta a mangueira grande que entra na mangueira da TBI, tapa a entrada e deixa ela com saida livre e faça um teste de lenta.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por chirola » 11 Ago 2022, 17:33

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje . Quero ver como vou fazer pra achar uma dessa kkkkk

não acha procure muito tempo nova não tem mais e usada esta toda corroida , a solução que fica funcional e esta meu amigo
colocar no buraco do coletor um bico como o da foto .
Imagem
acha em casa de gas, reposto de caminhão, casa de compressores tambem tem muitos modelos e medidas .
e como fiz no meu carro a mais de 4 anos ,adapta uma valvula do 8V como a do anuncio
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... bf5de06f6b
e a mangueira da safira acho que da mehor ter a mangueira para ver o tamanho do bico .
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 4aba82020d
a mangueira de agua liga a entrada e a saida juntas para circular agua não tem outra coisa a facer .
a peça original alem de não achar se coloca usada em estado duvidoso pode vazar agua se o bico esta corroido e ir para dentro do motor , seria um belo calço hidraulico.
a solução que funciona bem e não fica tão cara e a que fale funciona 100% ,
se o carro não tem a valvula o motor suga tudo pela mangueira grosa de respiro e acaba melando tuda a TBI de oleo , iso acabou
teria que pegar o parafuso que esta tampando o buraco e levar para comprar o bico com a mesma rosca ou furar e facer rosca na medida que achar .
outra opçao barats e pgar um parafuso na medida e rosca correto furar o parafuso no meio dele cortar a cabeça e utilizar como bico para ligar a mangueira .

Alexdh8
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Fev 2016, 15:41
Nome Completo: Alexandre
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Alexdh8 » 11 Ago 2022, 18:21

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje . Quero ver como vou fazer pra achar uma dessa kkkkk

não acha procure muito tempo nova não tem mais e usada esta toda corroida , a solução que fica funcional e esta meu amigo
colocar no buraco do coletor um bico como o da foto .
Imagem
acha em casa de gas, reposto de caminhão, casa de compressores tambem tem muitos modelos e medidas .
e como fiz no meu carro a mais de 4 anos ,adapta uma valvula do 8V como a do anuncio
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... bf5de06f6b
e a mangueira da safira acho que da mehor ter a mangueira para ver o tamanho do bico .
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 4aba82020d
a mangueira de agua liga a entrada e a saida juntas para circular agua não tem outra coisa a facer .
a peça original alem de não achar se coloca usada em estado duvidoso pode vazar agua se o bico esta corroido e ir para dentro do motor , seria um belo calço hidraulico.
a solução que funciona bem e não fica tão cara e a que fale funciona 100% ,
se o carro não tem a valvula o motor suga tudo pela mangueira grosa de respiro e acaba melando tuda a TBI de oleo , iso acabou
teria que pegar o parafuso que esta tampando o buraco e levar para comprar o bico com a mesma rosca ou furar e facer rosca na medida que achar .
outra opçao barats e pgar um parafuso na medida e rosca correto furar o parafuso no meio dele cortar a cabeça e utilizar como bico para ligar a mangueira .


Sensacional chirola vou fazer esse esquema aí obrigado mesmo. Agora preciso saber o que deveria estar conectado no lugar onde desviaram essa mangueira. Tirei a foto de onde plugaram ela, que no caso está numa entrada acima da mangueira do vácuo que vem do regulador de pressão.

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por chirola » 12 Ago 2022, 00:21

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje numa entrada acima da mangueira do vácuo que vem do regulador de pressão.

Ali vai uma mangueira fininha que sai da parede cortafogo e liga no bico de cima do lado do motorista, e do vacou do recirculador de ventilação interna , na foto que VC posto da para ver entre a TVI e a parede corta fogo aquele caminho de plastico fininho, e ficaria ESA mangueira e o regulador de pressão se não to enganado o regulador vai no bico de baixo , e do lado do carona tem um bico fino no coletor aonde liga a válvula de purga do canister

Alexdh8
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Fev 2016, 15:41
Nome Completo: Alexandre
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Alexdh8 » 12 Ago 2022, 08:48

Hj comecei a desmontar e olha o estado que se encontrava o coletor
Imagem
Imagem
Imagem

ja limpei com car80 e estou limpando o cofre. Tenho que decidir o que vou fazer com as ligaçoes que estao desativadas, por exemplo, a circulação de aquecimento da TBI só tem a entrada mas nao tem a saida pq desativaram o ar quente e ali no lugar ta uma mangueira fechada com parafuso e abraçadeira como na foto do post anterior.
Na hora do almoço vou numa casa de ferragens comprar o niple com saida para ligar a mangueira do cabeço junto ao coletor conforme indicaçao que vcs me deram. Ai vai ficar "sobrando" livre a entrada que fizeram o desvio ali embaixo da TBI.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por chirola » 12 Ago 2022, 12:39

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje indicaçao que vcs me deram. Ai vai ficar "sobrando" livre a entrada que fizeram o desvio ali embaixo da TBI.

esa acumulação de oleo no coletor consegui eliminar do meu ligando a valvula PCV com a adaptação da da pcv do 8v como comente acima e a carbonização vai disminuir muito.
não se preocupa que não sobra nada , tudo tem seu lugar meu amigo .
a valvula PCV original te aquela peça com dois bicos que é aquecimento , so elimina esa peça e não sobra mangueira so moda o caminho .
é meio dificil de explicar com palabras porque tem 3 modelos de cano de retorno de agua e dois modelos de mangueira de ar quente e acaba criando confução geral por não saber cual modelo e o original e vou falar uma coisa os dois sistemas são original e os dois funcionam .
vou tentar explicar vai ficar meio longo mais vamos la deixar ese carro 100%
a valvula PCV original te aquela peça com dois bicos que é para aquecimento e como não tem para vender vai ser eliminada (caso achar ela em um futuro é so colocar no lugar não vai modificar nada).
a valvula tem uma mangueira de entrada de agua e uma de saida que vai ate a TBI ao eliminar a bifurcação a magueira vai direto na TBI
Imagem

na tbi tem o retorno que em um dos modelos ele fica junto com a mangueira de ar quente (a mangueira original e muito dificil encontrar e se achar e muuutio cara )
Imagem

esa mangueira não esta mais no seu carro por ter isolado o ar quente , então vamos para o plano B que é mais facil achar as peças e para manutenção mais barata.
como fale tem dois modelos de de mangueira de ar quente (retorno) um direto da parede de fogo ate o cano de agua e o outro vai da parede de fogo ate o cano de agua e tem a bifurcação para o retorno da tbi (não acha pode procurar) mangueira direta acho que é do 8V se não to enganado.
Imagem
mangueira com bifurcação (nao sei se muda de 8v a 16v ou muda pelo ano do carro acho que muda por ser 16V
Imagem

o cano de agua que coloque no meu carro ele tem um bico fininho na curva dele
Imagem
é nese bico fininho que vai ligado o retorno de agua da TBI , e cuando ligar o ar quente vai colocar as mangueiras retas que acha mais facil e são mais baratas.
vai ficar funcionando igual original ao fim de contas todas as peas são de vectra e acha original .
espero que de para entender cualque coisa daum salve que tentare ajudar

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Almeidão » 12 Ago 2022, 14:14

Eu ainda não entendi o porque desta segunda mangueira do suspiro, bem eu entendo que neste caso a mais grossa seja a primeira. Esta fina tem seu ápce no funcionamento quando o carro está em marcha lenta porque ao acelerar o carro, o vácuo se perde e assim entra a da ponta da TBI que é mais grossa, mas mesmo em marcha lenta a da ponta também é sugada. Se o intúito é entrar um ar mais limpo pela TBi quando em marcha lenta, com certeza isto vai acontecer porque o Vácuo ali funcionará bem sugando anrtes da entrada, mas entrando pela ponta ou pelo meio, pra mim ainda eles se misturam por igual antes de entrar nas câmaras. Por isto não entendo mesmo e esta fina eu não uso faz uns 10 anos.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por chirola » 12 Ago 2022, 17:18

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu ainda não entendi o porque desta segunda mangueira do suspiro,

cuando a borboleta esta fechada tem muito pouco vacuo antes dela tem vacuo porque a borboleta não veda 100% mais é pouco depois da borboleta sempre tem vacuo então cuando a borboleta esta fechada suga pela mangueira fina a grande velocidade , e são sugados os gases produzidos dentro do oleo e junto vai o oleo vaporado ,pela diferença de vacuo sempre vai puxar pela mangueira fina cuando a borboleta esta fechada .
se esta valvula esta entupida a outra entrada de ar cuando a borboleta esta fechada vai ser o atuador de marcha lenta e ele sim vai puxar ar pela mangueira grosa se não consegue puxar pela fina , so que o oleo vaporado vai achar a borboleta bloqueando o caminho e o oleo vai acabar condensando nela por iso fica melada de oleo .
e asim o funcionamento teorico , na pratica se a borboleta esta desrregulada o sistema não funciona dereito.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Almeidão » 14 Ago 2022, 15:42

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu ainda não entendi o porque desta segunda mangueira do suspiro,

cuando a borboleta esta fechada tem muito pouco vacuo antes dela tem vacuo porque a borboleta não veda 100% mais é pouco depois da borboleta sempre tem vacuo então cuando a borboleta esta fechada suga pela mangueira fina a grande velocidade , e são sugados os gases produzidos dentro do oleo e junto vai o oleo vaporado ,pela diferença de vacuo sempre vai puxar pela mangueira fina cuando a borboleta esta fechada .
se esta valvula esta entupida a outra entrada de ar cuando a borboleta esta fechada vai ser o atuador de marcha lenta e ele sim vai puxar ar pela mangueira grosa se não consegue puxar pela fina , so que o oleo vaporado vai achar a borboleta bloqueando o caminho e o oleo vai acabar condensando nela por iso fica melada de oleo .
e asim o funcionamento teorico , na pratica se a borboleta esta desrregulada o sistema não funciona dereito.


Posso considerar que seria para salvar possiveis falhas no atuador de marcha lenta, porque ali tem muita pressão mesmo com a borboleta fechada, se meter a mão ali para o carro morrer ele chega marcar a mão com o carimbo da volta da TBI kakakkaka. Com certeza, borboleta aberta os vacuo interno ficam inválido, e o atuador de marcha lenta fecha. Sim, é viável sua explicação. Fala verdade. Ohhhh sisteminha mau feito este dos carros heim!
Imagem

Alexdh8
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Fev 2016, 15:41
Nome Completo: Alexandre
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Alexdh8 » 16 Ago 2022, 15:34

Estou quase terminando a revisao aqui, segue algumas fotos e curiosidades sobre o que descobri.

Bom na parte da linha de vacuo que havia sido desviada pelo antigo dono, refiz e ficou dessa forma, utilizei um espigao e fiz a rosca no coletor e para nao ficar aquele buraco grande acabei usando uma outra soluçao ao inves de adaptar o do 8v.
Imagem

como podem ver usei um bico que possui o orificio bem proximo ao que é na peça original, esse bico eu retirei de um bico de encher pneu, esses que tem no calibrador do posto de gasolina
Imagem

Sobre a luz da injeção acendendo acho que descobri o principal motivo, uns dias atras a correia de acessorios estourou uma linha, entao de 6 pk ela estava só 5 pk, com isso uma parte dessa linha que estourou foi para dentro da correia dentada e fez pular uns dentes, como podem ver na imagem a polia do escape pulou dois dentes e acumulou um monte de migalha da correia ali no sensor de fase
Imagem
Imagem

Limpei tudo, reposicionei no ponto troquei o tensor da correia (SKF) e montei novamente
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

troquei e limpei o conector e parafusos dos conectores, bornes
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Quanto ao sensor de rotação consegui trocar numa boa sem ter que cortar o fio, apenas tirei a vareta do oleo e soltei o parafuso que vai junto com o suporte da vareta e que segura o tubo do oleo da direçao ai por baixo soltei o sensor e passei o conector por entre o vao que tem entre o suporte da bomba de direçao e o bloco, instalei o novo e passei o conector de volta por esse vao.

Hoje a noite termino de montar a capa e correia de acessorios e dar a partida. Vamos ver!!

Alexdh8
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Fev 2016, 15:41
Nome Completo: Alexandre
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Alexdh8 » 16 Ago 2022, 20:00

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje Estou quase terminando a revisao aqui, segue algumas fotos e curiosidades sobre o que descobri.


Sobre a luz da injeção acendendo acho que descobri o principal motivo, uns dias atras a correia de acessorios estourou uma linha, entao de 6 pk ela estava só 5 pk, com isso uma parte dessa linha que estourou foi para dentro da correia dentada e fez pular uns dentes, como podem ver na imagem a polia do escape pulou dois dentes e acumulou um monte de migalha da correia ali no sensor de fase
Imagem
Imagem



Hoje a noite termino de montar a capa e correia de acessorios e dar a partida. Vamos ver!!


Finalizei a montagem, dei partida e ufa!! Luz da injeçao nao acendeu mais, aparentemente problema resolvido. Obrigado a todos pelas dicas! Mas ainda deixei pendencias a resolver que sao:

Trocar tubo do filtro de ar que esse ja está ressecado e duro
Trocar o tubo de arrefecimento com a saida menor para ligar o retorno de aquecimento da TBI
COlocar uma bobina nova
Trocar a capa da correia dentada que acabou quebrando onde vai o parafuso central ali onde fica o coxim superior

Agora preciso testar pra ver se o problema de excesso de combustivel e fuligem foram resolvidos.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por chirola » 16 Ago 2022, 23:33

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje Agora preciso testar pra ver se o problema de excesso de combustivel e fuligem foram resolvidos.

Cuando o sensor se fase tem uma leitura errada o consumo aumenta e mais ainda com o comando fora de ponto o carro fica amarrado.
A capa da correia e para proteger ela para não acontecer ISO de pular coisas nela e pular dentes, meu carro esta sem a capa porque teve problema com a bomba da agua e deixe asim para controlar e sabe coe é ... Nunca mais coloque rsrsrsrrsr.
Aquecer a TVI ajuda na mistura , muitos falam que ar frio é melhor mais em carro de uso diário que procura economia o ar um pouco mais quente ajuda a vaporar gasolina na mistura ajudando na economia.
Acho que apos a manutenção o carro vai ficar mais forte e mais econômico, se seu carro esta com a válvula egr funcionando cuando de pode dar uma boa limpeza nela o carro estava rodando com excesso e pode ter carbonizado um pouco ela.
Bora testar a nave e comparte com bois o resultado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Almeidão » 17 Ago 2022, 07:38

Será que pulou dentes mesmo ou alguem colocou ele fora do ponto, ali pular dentes é algo quase impossivel, bem de qualqer forma foi resolvido. Sobre o ar, ele precisa ser aquecido sim, ele frio é pior, é que o pessoal confunde o intercooler em um turbo X o Ar quente de um aspirado. Na verdade a turbina esquenta tanto que precisa do intercooler para refrigerar o ar, porem mesmo ele sendo refrigerado ainda entra mais quente que um aspirado. Diferente para um 8V que tem o coletor com uma câmara maior exatamente para temperar um pouco o ar que entra. Mas que tem gente que quer colocar intercooler em um aspirado, ahh, isso com certeza tem, só vai ajudar a carbonizar mais e atrapalhar a somda lambda e suas leituras.
Imagem

Alexdh8
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Fev 2016, 15:41
Nome Completo: Alexandre
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Alexdh8 » 17 Ago 2022, 08:41

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje Agora preciso testar pra ver se o problema de excesso de combustivel e fuligem foram resolvidos.

Cuando o sensor se fase tem uma leitura errada o consumo aumenta e mais ainda com o comando fora de ponto o carro fica amarrado.
A capa da correia e para proteger ela para não acontecer ISO de pular coisas nela e pular dentes, meu carro esta sem a capa porque teve problema com a bomba da agua e deixe asim para controlar e sabe coe é ... Nunca mais coloque rsrsrsrrsr.
Aquecer a TVI ajuda na mistura , muitos falam que ar frio é melhor mais em carro de uso diário que procura economia o ar um pouco mais quente ajuda a vaporar gasolina na mistura ajudando na economia.
Acho que apos a manutenção o carro vai ficar mais forte e mais econômico, se seu carro esta com a válvula egr funcionando cuando de pode dar uma boa limpeza nela o carro estava rodando com excesso e pode ter carbonizado um pouco ela.
Bora testar a nave e comparte com bois o resultado


Show Almeidao obrigado pelas dicas. A EGR ja limpei tres vezes, a primeira e a segunda faz uns 3 meses pq ela travou aberta devido uma crosta que travou ali e a aceleraçao ficou oscilando e acendeu a luz da injeçao, a terceira vez que limpei foi semana passada qdo comecei a mexer nele para fazer essa mega revisao. No fds vou pegar estrada para ver como ficou mas com certeza terá melhoras pq sao 4 bicos novos alem das correçoes efetuadas.

Agora estou esperando chegar os bancos que mandei revestir a parte da frente pq o couro estava todo detonado entao nao consigo nem dar uma volta no quarteirao para testar ele kkkk Por enquanto ta la prontinho pra ser usado haha

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por chirola » 17 Ago 2022, 12:07

olha o 16V e bem facil de colocar comando no ponto e mesmo asim tem mecanicuzinho que erra , pode ser que tenham colocado errado ja aconteceu no meu carro e tambem foi dois dentes no escape acho que erro de montagem se não travar os comandos com alguma coisa o de descarga pula um dente pela preção das molas de valvulas o de admição ate que fica paradinho .
carrinho no capricho , meu carro esta meio abandonado de manutenção por falta de espaço e tempo tenho os repostos ja comprados mais não tem tempo mesmo , são coisas simples de facer mais os dias que teve foga deu chuva kakakkakak ja vai dar para colocar ele em dia .
por encuanto roda todo dia sem reclamar

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Almeidão » 17 Ago 2022, 14:40

chirola escreveu:Fuente del Mensaje olha o 16V e bem facil de colocar comando no ponto e mesmo asim tem mecanicuzinho que erra , pode ser que tenham colocado errado ja aconteceu no meu carro e tambem foi dois dentes no escape acho que erro de montagem se não travar os comandos com alguma coisa o de descarga pula um dente pela preção das molas de valvulas o de admição ate que fica paradinho .
carrinho no capricho , meu carro esta meio abandonado de manutenção por falta de espaço e tempo tenho os repostos ja comprados mais não tem tempo mesmo , são coisas simples de facer mais os dias que teve foga deu chuva kakakkakak ja vai dar para colocar ele em dia .
por encuanto roda todo dia sem reclamar


Eu nunca olhei muito para um 16V, na verdade uma ou duas vezes sendo uma que troquei o reparo de freio para uma amigo que desmontou e não sabia montar e uma outra o cara desmontando porque estourou o rolamento tensor da correia dentada, imagimam o estrago feito por nao ter trocado nunca o tensor.
O meu já estou começando a bolar outros videos sobre Futebol e algo mais porque só falta trocar o cabeçote, as buchas hidraulicas e fazer ourro video mais completo sobre o comutador que as vezes nem estragam e leva a culpa e o que se pode tirar dele para ter mais tempo de uso, exemplo o meu aquele pino que o cilindro empurra é enfeite, kakakakak

O cabeçote verei se troco esta semana, sabado passado não deu, problema familiar e foi impossivel mexer.
Imagem

454 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Luisrisca e 179 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 08:20