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Vectra BQual Oleo utiliza? Vectra B

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enzotulio38
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por enzotulio38 » 14 Set 2022, 20:13

Adquiri um Vectra 2.2MPFI GL 2001, 269000km rodados, não sei qual óleo estava nele antes, qual óleo é o mais recomendado? Motor não está batendo.

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chirola
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por chirola » 15 Set 2022, 00:23

enzotulio38 escreveu:Fuente del Mensaje Adquiri um Vectra 2.2MPFI GL 2001, 269000km rodados, não sei qual óleo estava nele antes, qual óleo é o mais recomendado? Motor não está batendo.

Olha no meu carro eu coloco óleo semi 15w40 esta com uns 170 e poucos mil km , se o motor não esta fumando ele aceita bem ,

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Ju_Bueno
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por Ju_Bueno » 15 Set 2022, 07:34

Creio que para os motores deste ano o recomendado ainda era óleo mineral. Se realmente for, 15w40, 20w40 e 20w50 eram as recomendações costumeiras no manual.
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por Almeidão » 06 Out 2022, 15:28

Pessoal, tenho um dúvida a qual eu não consegui a resposta com clareza suficiente para confiar. Aliás achei todas as respostas possiveis, porem aquela maldita e importante resposta com a clareza necessária eu não encontrei.

VISCOSIDADE DO OLEO:
15W40 e 20w50
1 - sei que 15 seria a viscosidade do oleo quando frio, logo 15 flui menos por ser mais grosso que 40.
2 - 40 seria a viscosidade dele quente, logo percebo que ele fui mais rápido porque a viscosidade dele é maios, ou seja ficou mais fino
3 - Sem muitos comentários o 20 neste caso quando frio é mais grosso que o 15, no caso de um 20w50.

A pergunta é: Quer dizer então que quando quente o 15W40 é mais grosso que o 20W50?
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chirola
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por chirola » 07 Out 2022, 02:20

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A pergunta é: Quer dizer então que quando quente o 15W40 é mais grosso que o 20W50?

Não o 15w ele é mais fino do que o 20w cuando esta frio, o que facilita a partida a frio , 40 quer décor que cuando quente tem a mesma viscosidade .
Viscosidade é o quanto o óleo pode grudar ou agarrar (não sei cual seria a palavra certa) o óleo pode ser bem liquido e aderir nas peças com igual força criando uma película de óleo do que um mais espesso , se o óleo for muito viscoso ele demora mais em encher as galerias (nenguem consegue falar cual seria a diferença em tempo mais não pode ser muita )
O oleonfrio ele e mais groso do que quente mais a película de óleo que cria gruda menos do que a que cria cuando esta quente , é meio doido e ate parece contraditório mais é asim que funciona .
Por ISO recomenda óleo com mais viscosidade para motores muito rodados a película de óleo groda mais nas paredes e peças ,já os de menos viscosidade a película é mais fina e lava com mais facilidade ,óleo muito viscoso corre mais lento e um dos problemas e a carbonização por ficar grudado mais tempo em partes quentes e acabar queimando griudado nas peças

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por Almeidão » 07 Out 2022, 07:27

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A pergunta é: Quer dizer então que quando quente o 15W40 é mais grosso que o 20W50?

Não o 15w ele é mais fino do que o 20w cuando esta frio, o que facilita a partida a frio , 40 quer décor que cuando quente tem a mesma viscosidade .
Viscosidade é o quanto o óleo pode grudar ou agarrar (não sei cual seria a palavra certa) o óleo pode ser bem liquido e aderir nas peças com igual força criando uma película de óleo do que um mais espesso , se o óleo for muito viscoso ele demora mais em encher as galerias (nenguem consegue falar cual seria a diferença em tempo mais não pode ser muita )
O oleonfrio ele e mais groso do que quente mais a película de óleo que cria gruda menos do que a que cria cuando esta quente , é meio doido e ate parece contraditório mais é asim que funciona .
Por ISO recomenda óleo com mais viscosidade para motores muito rodados a película de óleo groda mais nas paredes e peças ,já os de menos viscosidade a película é mais fina e lava com mais facilidade ,óleo muito viscoso corre mais lento e um dos problemas e a carbonização por ficar grudado mais tempo em partes quentes e acabar queimando griudado nas peças


ok, Chirola, esta foi a melhor explicação, na verdade entendo que viscosidade é liquido grosso, exemplo mel. Mesmo sabendo que o 15w40 é mais fino que o 20w50, então pensei que quando ele frio 20 seria grosso e quente 50 seria fino, logo pensei que 40 quente seria mais grosso que 50. Tudo isto só fazia confusão na minha cabeça.

Obrigado
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por chirola » 07 Out 2022, 13:08

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje na verdade entendo que viscosidade é liquido grosso

sim e confuso mesmo , na verdade viscocidade e a resistencia ao fluxo que tem, mais viscoso seria mais resistencia no caso grudaria mais , os oleos modernos eles são maisliquidos mais mantem a viscocidade de um oleo mais grosso , ao contrario do que a logica indica o oleo frio é mais grosso so que gruda menos do que cuando esta quente o oleo é mail liquido so que ele gruda mais nas peças.
os carros modernos e mais doido ainda o oleo ja não é so para lubrificar o mesmo oleo do motor mantem ele lubrificado e ainda tem função hidraulica mantendo preção nos tuchos ou aumentando e liberando preção nas polias dos comandos variavels sem perder suas propiedades .

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por Almeidão » 01 Dez 2022, 11:02

Olhando algumas coisas aqui neste tópico e percebi um alerta a tomar cuidado com Militec Falso, na verdade devemos tomar cuidado com tudo, porque hoje falsificam até ovo. Tem várias informações na internet sobre óleo de motor falsificado e sinseramente não sei como poderemos identificar o certo e em informações a tomar cuidado caso o preço seja muito baixo, mas tem uns que vendem falsificados com peço alto mesmo.
Uma ajuda ai seria para quem troca óleo, cortar a embalagem ao meio, afinal muitos destes óleos falsos usam a embalagem original, por isto os catadores de lixo não deixa um litro vazio pra tras. Sinceramente não sei o que fazem com os litros de Coca Cola, mas não fica um ali no latão de lixo e nem mesmo algo relacionado a óleo.
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por Almeidão » 22 Dez 2022, 17:02

Qual o óleo usar? Boa pergunta esta e eu tive uma surpresa aqui e quero retratar algumas coisas e começarei pelo óleo. Eu sempre disse que o óleo já vem com os aditivos que seria uma perca de tempo aditivar com outro produto e confesso que estava errado, recente mexi no cabeçote e troquei os tuchos novos e original GM, tuchos, escoras e balancins, o comando não é novo mais coloquei um letra H perfeito. Sinceramente não sei se fiz algo errado porem os tuchos demoraram uma eternidade para carregar, olhando os velhos eles tinham uma cinta de verniz, com certeza ali ajudava a vedar, mas como eu limpei esta cinta não quis voltar com os velhos.
VAMOS PARA O RESULTADO DE TUDO ISTO.
1 - Óleo Havoline mineral 20W50, funciona redondinho por mais ou menos 400 Km sem ruido nenhum, dai começa a martelar perde a viscosidade real.
2 - Tirei meio litro e coloquei um prolong, produto bem grosso da Bardahl, não mudou nada, mesmo martelinho já de imediato.
3 - comprei um condicionador de metais Motorkote e para fazer bem feito comprei 4 Havoline novos, joguei fora o Havoline e prolong, abri o carte limpei e coloquei Havoline novo e o Motorkote. 350 a 400 km e veio o bendito martelinho. Li que o condicionador de metais precisa minimo 1000 Km, ok andei 1.300 km e continuava o martelinho cada vez mais forte.
4 - Fui em uma auto peças aqui e vi o Petrona 15W50 semi sintético, tirei todo o Havoline com Motorkote e coloquei o Semi sintético 15W 50, não esperou nem esquentar e já estava batendo o martelinho mesmo frio

Um amigo que estava lá perto disse, use um Bardahl B12 e vai acabar com este ruido, eu disse que já tinha usado o Prolong e não resolveu. Ai ele disse que o prolong serve para a parte debaixo quando muito ruim e o B12 é diferente. Sem muita esperança comprei um B12 andei 10 Km até chegar em casa, tirei meio litro do semi sintético ainda quente, bem ralo por sinal, parecia água e coloquei o B12.

Nunca eu vi um resultado tão rápido, não demorou 3 minutos para silenciar o motor e segue depois de andar uns 1000 km. Ainda quero usar o Castrol 20W50 com um B12 na proxima troca, li que ele mantem a viscosidade maior que os outros e será 20W e não 15W quando frio.

Não conseguirei apagar o que comentei ai pra trás, mas o B12 fará parte não só deste, mas do próximo carro também e o que vi os condicionadores de metais fazendo em video não fez no meu carro e ólha que eu nunca confiei nos videos da Bardahl também.

Fiz video sobre o assunto e logo aparecerá por ai no youtube.
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por Oswaldoo » 05 Jan 2024, 19:09

Preciso de uma ajuda pessoal comprei o Vectra tem um mês e fiz a troca de óleo hj o ex dono usava o Castrol 15w40 e tive que trocar as presas pq iria viajar o único que conseguir foi o 20w50 Ipiranga oque devo fazer manter o 20w50 ou voltar a usar o que o ex dono usava
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por Almeidão » 06 Jan 2024, 12:24

Oswaldoo escreveu:Fuente del Mensaje Preciso de uma ajuda pessoal comprei o Vectra tem um mês e fiz a troca de óleo hj o ex dono usava o Castrol 15w40 e tive que trocar as presas pq iria viajar o único que conseguir foi o 20w50 Ipiranga oque devo fazer manter o 20w50 ou voltar a usar o que o ex dono usava
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O Vectra pode usar o 15W40 ou o 20W50, dai saber qual marca é melhor para ele, só Jesus poderá lhe responder. Eu uso hoje no meu o Petrona semi sintético 15W50 e coloco meio litro de bardhal B12, a composição fica assim, 3,8 litros de Petrona e 500 ML Bardhal B12.
Para você voltar mo 15W40 Castrol, a dica e colocar semi sintético que é muito melhor que o mineral. O B12 eu me arrependo de não ter usado desde quando comprei este motor.
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por gbschenkel » 29 Jan 2024, 11:08

Olá, aparentemente meu carro está com Ipiranga F1 Master Performance 15W40 SL (SemiSintético) e estou pensando em mudar para o Havoline Full Synthetic SAE 5W-40 API SP (Sintético) ou Ipiranga F1 Master Sintético 5W40 SP (Sintético). Talvez usar em conjunto com o um frasco de Bardhal B12 Plus, apesar deu só notar um barulho ao ligar o compressor do ar condicionado, que não consegui identificar se é do compressor ou do motor ao aumentar a lenta. O motivo é a mudança para um óleo de qualidade maior (SP). Minha frase inicial indica "aparentemente" pois tenho meia garrafa do 15W40 na porta do carro e adquiri o carro do meu pai em 08/01/24.

Dito isso, tem algum contra de usar uma temperatura menor do frio, sendo que o manual indica 20W40 ou 20W50 mas o manual é de 2001.

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por Almeidão » 31 Jan 2024, 11:33

gbschenkel escreveu:Fuente del Mensaje Olá, aparentemente meu carro está com Ipiranga F1 Master Performance 15W40 SL (SemiSintético) e estou pensando em mudar para o Havoline Full Synthetic SAE 5W-40 API SP (Sintético) ou Ipiranga F1 Master Sintético 5W40 SP (Sintético). Talvez usar em conjunto com o um frasco de Bardhal B12 Plus, apesar deu só notar um barulho ao ligar o compressor do ar condicionado, que não consegui identificar se é do compressor ou do motor ao aumentar a lenta. O motivo é a mudança para um óleo de qualidade maior (SP). Minha frase inicial indica "aparentemente" pois tenho meia garrafa do 15W40 na porta do carro e adquiri o carro do meu pai em 08/01/24.

Dito isso, tem algum contra de usar uma temperatura menor do frio, sendo que o manual indica 20W40 ou 20W50 mas o manual é de 2001.


É difícil saber, mas tempos atrás eu resolvi usar o 5W30 sintético e achei que estava abafando e estava indo bem até viajar, deixar ele parado e voltar 15 dias depois com os tuchos todos vazios levando uns 40 minutos ou mais para encher. Busquei saber algo na GM e eles informarom naquela época que a GM não indica o sintético para os carros dela e é fácill de entender porque eles querem vender o produdo deles. Eu acho que talvez um 10W40 usando um B12 junto pode dar um reforço, mas eu prefiro usar o que pra mim deu muito certo e comecei tarde demais, mas deu certo é o 15W50 Semi sintético da Petrona mais um Bardalh B12, coloco 3,8 litros do Petrona e meio litros de bardahl e o meu motor é um do Astra 2004, 2.0 gasolina e no manual é um 15W40 ou 20W50.

Eu não acredito que o óleo seria um problema no seu carro, mas colocar sem medir pressão antes da troca e depois da troca eu acho arriscado demais. Então a dica seria: Meça a pressão do óleo hoje com ele frio e quente e meça depois com o que você vai usar, se der ruim tira fora e se conforma com o prejuizo que poderá ser bem menor do que usar ele com a pressão inadequada.

Um detálhe, não sei que diabo de medida eles fazem com as informações, porque uso o 15W50 semi sintético e com ele frio visualmente e mexendo com ele em um recipiente eu sinto ele claramente mais viscoso que quando quente. Estas informações de viscosidade que quando quente seria mais viscoso, ainda não me convence
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por chirola » 31 Jan 2024, 15:36

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Um detálhe, não sei que diabo de medida eles fazem com as informações,

oleo sempre é motivo de debate kakaka , a viscosidade dele na verdade e comoele gruda nas peças , meio dificil de entender mais o oleo cria uma pelicula fina nas peças nçao por ele ser mais espesso ele vai grudar melhor nas peças , pode ser mais fino e manter melhor a pelicula de oleo nas peças , oleo fino ou grosso iso vai depender do que almeidão fala , vai depender do estado do motor e da bomba de oleo e das folgas (seja motor novo ou não ) mais so controlando a preção do oleo pra saber.
eu utilizo no meu carro 15w40e com mais de 190mil km o carro não fuma não baixa oleo e roda redondo

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por Almeidão » 01 Fev 2024, 09:06

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Um detálhe, não sei que diabo de medida eles fazem com as informações,

oleo sempre é motivo de debate kakaka , a viscosidade dele na verdade e comoele gruda nas peças , meio dificil de entender mais o oleo cria uma pelicula fina nas peças nçao por ele ser mais espesso ele vai grudar melhor nas peças , pode ser mais fino e manter melhor a pelicula de oleo nas peças , oleo fino ou grosso iso vai depender do que almeidão fala , vai depender do estado do motor e da bomba de oleo e das folgas (seja motor novo ou não ) mais so controlando a preção do oleo pra saber.
eu utilizo no meu carro 15w40e com mais de 190mil km o carro não fuma não baixa oleo e roda redondo


É Chirola, sobre o óleo esta sua foi a melhor explicação que tive, parece simples, mas não é, tudo que vejo sobre s viscosidade eu vejo o mel como exemplo que é diferente da água por ser mais "viscoso". Então entendo que mais viscoso seria mais grosso e percebo claramente que quandoo óleo ele esquenta ele fica bem mais fino.
Ótima sua definição O PODER DE GRUDAR NAS PEÇAS, seria não perder esta fórmula de se manter escorregadíu como é quando ele é esfregado nas mãos. Eu não tinha pensado nisto.
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por chirola » 01 Fev 2024, 14:10

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Ótima sua definição O PODER DE GRUDAR NAS PEÇAS, seria não perder esta fórmula de se manter escorregadíu como é quando ele é esfregado nas mãos. Eu não tinha pensado nisto.

é iso mesmo eu demore tempos para entender como funcionaba e para que aplica cada oleo , a gente testa na mão mais a mão absorbe um pouco e éso umas gotas no carro o oleo fica circulando a preçao o tempo todo , tem que colocar o que diz no manual , o motro tem folgas especificas que vedam com uma certa viscocidade se for fino de mais não vai prencher as folgas e vai cair a preção de oleo se for grosso de mais ele vai acumular em algumas partes do motor e pode acabar carbonizando e entupindo as galerias de oleo .
é bem complexo tem que ter um equilibrio entre viscocidade e grossor do oleo para funcionar bem , e mais nos carros novos com turbo ou com correia banhada a oleo , se colocar oleo errado pode matar um turbo ou uma correia em menos de 30 mil kilometros .
o test que vc fez controlndo a preção do oleo é o melhor asim vc sabe que o oleo que esta utilzando é correto para o seu motor .

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por jm_vectrab » 31 Mar 2024, 07:59

Pessoal, nao li o topico todo pois bastante mensagens aqui mas resumindo... meu motor 2.2 8v com 177mil kms originais, estava usando 15w40 quando comprei e depois passei para 10w40 100% sintetico da Castrol mas notei um consumo excessivo... algo entre 800-900ml (quase 1l) a cada 1200-1500kms -vale notar q não dou muito descanso sempre com algumas esticadas e rpm la em cima hehe- mas enfim...

Na ultima troca coloquei 20w50 mineral da lubrax e notei q o consumo praticamente cessou, deve estar queimando algo de 300ml a cada 2000km agora oq deve ser normal pois la no mercado americano os Isuzo que usam esse motor c22ne são famosos por queimar oleo em excesso

Vou manter a viscosidade 50 mas queria pelo menos um semi -sintetico, encontrei apenas oleos para moto e o unico para carros foi o Motul 4100 15W50 com certificacao europeia... mas bem salgado o preço por aqui... vcs sabem de algum outro oleo 15w50 semi-sintetico ?

aproveitando, os Isuzo recomendam velas de grau 6 no manual, e a tabela NGK aqui grau 5 p os motores a gasolina, acho q nao teria muita diferença mas alguem ja testou grau 6 mais frias no vectra b?

abraços

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por Almeidão » 31 Mar 2024, 11:45

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, nao li o topico todo pois bastante mensagens aqui mas resumindo... meu motor 2.2 8v com 177mil kms originais, estava usando 15w40 quando comprei e depois passei para 10w40 100% sintetico da Castrol mas notei um consumo excessivo... algo entre 800-900ml (quase 1l) a cada 1200-1500kms -vale notar q não dou muito descanso sempre com algumas esticadas e rpm la em cima hehe- mas enfim...

Na ultima troca coloquei 20w50 mineral da lubrax e notei q o consumo praticamente cessou, deve estar queimando algo de 300ml a cada 2000km agora oq deve ser normal pois la no mercado americano os Isuzo que usam esse motor c22ne são famosos por queimar oleo em excesso

Vou manter a viscosidade 50 mas queria pelo menos um semi -sintetico, encontrei apenas oleos para moto e o unico para carros foi o Motul 4100 15W50 com certificacao europeia... mas bem salgado o preço por aqui... vcs sabem de algum outro oleo 15w50 semi-sintetico ?

aproveitando, os Isuzo recomendam velas de grau 6 no manual, e a tabela NGK aqui grau 5 p os motores a gasolina, acho q nao teria muita diferença mas alguem ja testou grau 6 mais frias no vectra b?

abraços


300 ML a cada 2000 km ainda é muito com o 20W50, porque eu considero e nem sei se é o normal 200 a 400 ML a cada 5.000 km. Com certeza já está passando óleo pelos retentores de válvulas afinal um cabeçote de Vectra 8V roda bem uns 60 a 70 mil km e depois começam estes problemas e sempre comento que deve ser feito a cada 80 mil.
Sobre o òleo, tem vários 15W40 semi sintético e eu estou usando um da Petrona 15W50 semi sintético e nem informações na internet estou achando mais sobre ele e sempre uso 3,8 litros e meio litro de bardahl B12. Se eu não achar ele na próxima troca, vou usar um Castrol GTX 15W40 semi sintético e meio litro de B12.

Meu carro anda 1000 km por mês e quando baixa meio litros de óleo nos 5000 km que eu faço a troca usando um 15W50, já sei que o cabeçote precisa ser aberto e dá uma geral.

Velas eu só uso Bosch supert 4 WR78

MINHA DEDUÇÃO SOBRE UM CARRO QUE QUEIMA UM LITRO DE ÓLEO A CADA 1000 KM OU PRÓXIMO DISTO.
Este carro não vai trocar óleo nunca, tem que dar um jeito de trocar o filtro e nada mais, porque ele vai está sempre com o óleo novo, afinal quando ele rodou 5000 KM ele já colocou 5 litros de óleo e o Vectra usa somente 4 e normalmente se troca com 5 mil mesmo.

Nada de álibi meu amigo, infelizmente seu carro como todos que já rodarom 80 mil km vai baixar óleo se não fizer o cabeçote e isto pra mim é perfeitamente normal e inaceitável em qualquer motor perfeito.
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jm_vectrab
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Qual Oleo utiliza? Vectra B

por jm_vectrab » 01 Abr 2024, 08:26

Vlw vou ver se encontro esse petronas 15w50, os w40 vao ser semi-sintetico ou 100% sintetico, ja o w50 dificil encontrar 90% é mineral

Talvez mais facil manter o mineral mesmo e adicionar esse Bardhal q todo mundo fala bem... particularmente nao gosto desses aditivos pois o oleo ja vem formulado com seu pacote de aditivos, na certificacao alguns ja ate constam esse condicionador de metais na composicao, ai adicionar e alterar as propriedades do fabricante... fico com o pe atras quando vou no site e esta todo quebrado nao mostram nem a composicao do produto...

sobre meu motor dei um passe no cabecote e troquei os retentores de valv quando comprei o carro, tbm me passei aqui, foram 13.800km com o 10w40 100% sintetico, 1 ano certinho e adicionei 3l nesse periodo, entao consumiu 1l a cada 4600km em media, com o 20w50 deu 3.300km e olhei aqui agora esta no mesmo nivel, mas tbm nao ando forçando muito ele ultimamente... vou seguir monitorando

acho q o problema pode ser meu sistema pcv, o meu vaza ali nas mangueiras da valvula (bem em cima do seg injetor) e naquela q volta para o filtro de ar tbm e jorra oleo na tbi, vou colocar umas abracadeiras e trocar a tampa de valv pq estava toda carbonizada aquela parte interna (limpei e colei de volta mas ja esta soltando...)

pode ser a parte de baixo tbm ja q nunca foi mexido esta toda original, aneis cansados, mas acho dificil pois a compressao e performance dele é boa nada a desejar ali muito pelo contrario... penso ser esse sistema pcv e meu uso alem do comum heheh vou tentar isso primeiro

mas enfim discordo sobre o consumo, creio q qualquer motor se usado em alta carga (leia giro la em cima por muito tempo) vai queimar oleo, nao ha aneis que segurem, claro ha variacoes e tolerancias, mas tem fabricante ai q ate coloca no manual q é normal o consumo de 1l a cada 1500 ou 3000km dependendo do uso, pra cliente nao encher o saco

e veja por ex em trackdays, perg se o pessoal nao fica de olho ou sempre com 1litrinho ali pra completar heheh, uso extremo consome mesmo nao tem jeito

PS: sobre as velas é meio confuso pois cada fabricante tem sua propria categoria de temperatura, aqui a tabela, a sua Bosch deve ser grau 7 pelo codigo inicial (nao sei ao certo) entao ficaria a com a grau 6 da NGK, q é a padrao mais fria usada nos Isuzo
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Almeidão
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Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 01 Abr 2024, 14:02

1 - De imediato, lhe digo, Use o semi sintético, o petrona 15W50 é semi sintético, mas pode usar o 15W40 Castrol e o Bardahl b12.
2 - Este é o Petrona: https://www.pneudrive.com.br/oleo-15w50 ... 1l-7133-19
3 Podes acreditar eu também erradamente acreditava que o óleo vinha com estes aditivos todos e até comentei sobre isto no passado, e hoje me arrependo de não ter usado o Bardahl B12 desde que comprei este motor. O Bardhal B12 é um aditivo, o óleo dizem que vem aditivado e nem sempre podemos acreditar neste pessoal e tenho que acreditar no Bardahl já é o objetivo unico deste B12
4 - Fabricante não é burro, eles tem um produto que todos compram e podem dizer que baixar tantos litros de óleo é normal, assim você não pode reclamar e procure saber que nem todos os carros da mesma marca vai baixar a mesma quantidade. Vai eu aqui dizer que o granito que eu vendo se derramar oleo ele irá manchar e isto é normal. Ninguem irá comprar kakakkaka.
5 - Não acredito na parte debaixo estando ruim sem um ruído de marreta kakkaka, o meu tem 200 mil KM e não baixa óleo, tem uma batidinha em um lado que parece tucho ou alojamento de tucho ou até mesmo pino de pistão, mas ao acelerar some tudo e não baixa óleo.
6 - sim o sistema PCV faz consumir bastante óleo porque é sugado pelo motor em forma de suspiro, meu carro não tem isto, preciso até melhorar algo ali, mas hoje é zero entrada do supiro pelo motor e a perca de óleo ali fora é quase zero.
7 - Sobre as velas, já testei de tudo, achei a irídium muito pior que a super 4 WR78, aliás vou viajar dia 5 e quero comprar um jogo deste no México que deve ser mais barato que aqui.
8 - Eu era um super fã do mineral 20W50 porque não existe sintético nesta medida e achava o semi sintético talvez algo sem necessidade, ERRO MEU, no inico do ano de 2023 testei a presão do óleo do meu carro e estava depois de quente máximo 1,2 bar, comecei a usar o semi sintético com o B12 e em dezembro já pensando em trocar a bomba de óleo resolvi medir outra vez, e deu depois de quente 2,4 bar. Se eu não tivesse feito a medida eu não iria acreditar. Algo limpou ali dentro e gostei muito da surpresa. Lembrando que cada caso é um caso, mas eu coloquei um óleo Bardhal PROLONGA, ai sim ouvi o barulho do motor virar uma locomotiva, isto sim é loucura e tive que abrir o carte para tirar aquela graxa no fundo, BARDAHL B 12 não fáz isto.

Resumo geral, use o semi sinténtico sempre e que seja 15W50 ou 15W40 até que apareça um sintético com esta medida se é que isto possa aparecer um dia, aliás na próxima troca talvez eu use o castrol 15W40 semi sintético com o bardahl B12, isto porque não sei se este Petrona continuará, mas com certeza o Castrol sim.
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