O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BQual Oleo utiliza? Vectra B

290 mensagens
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por chirola » 03 Abr 2024, 13:06

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje tem fabricante ai q ate coloca no manual q é normal o consumo de 1l a cada 1500 ou 3000km dependendo do uso, pra cliente nao encher o saco

o manual do vectra fala que é normal consumir 1L de oleo a cada 5mil km

oleo não tem muito lugar para sumir ele pasa pelos aneis ou pasa pelos retentores de valvulas , so se tiver vazamento de oleo ele vai sumir por outro lugar , pode passar um pano na poteira da descarga e ver se tem oleo la .
se a parte de baixo esta ruim ou gasta o primeiro sintoma é uma queda na preção de oleo carros que rodam mais tempo com o motor frio consomen mais oleo tanto pelos retentores ou pelos aneis , no meu carro coloco oleo 15w40 acho que é mineral mais não ligo muito se é sitetico ou mineral porque geralmente troco ele a cada 6 meses sem importar a kilometragem .
imagina se comprar um peugeot turbo daquele que utiliza oleo 0w15 e mesmo com menos de 50mil km e ver que baixa mais de 1L de oleo a cada 200mil km kakakka

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8386
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 03 Abr 2024, 16:21

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje tem fabricante ai q ate coloca no manual q é normal o consumo de 1l a cada 1500 ou 3000km dependendo do uso, pra cliente nao encher o saco

o manual do vectra fala que é normal consumir 1L de oleo a cada 5mil km

oleo não tem muito lugar para sumir ele pasa pelos aneis ou pasa pelos retentores de valvulas , so se tiver vazamento de oleo ele vai sumir por outro lugar , pode passar um pano na poteira da descarga e ver se tem oleo la .
se a parte de baixo esta ruim ou gasta o primeiro sintoma é uma queda na preção de oleo carros que rodam mais tempo com o motor frio consomen mais oleo tanto pelos retentores ou pelos aneis , no meu carro coloco oleo 15w40 acho que é mineral mais não ligo muito se é sitetico ou mineral porque geralmente troco ele a cada 6 meses sem importar a kilometragem .
imagina se comprar um peugeot turbo daquele que utiliza oleo 0w15 e mesmo com menos de 50mil km e ver que baixa mais de 1L de oleo a cada 200mil km kakakka


Bem lembrado Chirola, se passar pelos anéis o primeiro sintoma aparece lá na descarga, mas esta de baixar 1 litro a cada 5000 Km é uma safadesa dos fabricantes, porque uns podem baixar e outros não e assim o que baixar não tem como reclamar porque está no manual e azar daquele que tem um que baixa esta quantidade. Eu gostei bem do semi sintético e sempre disse que para 5000 KM carro bem cuidado usando um bom mineral seria o suficiente e não tenho vergonha nenhuma de dizer que eu estava errado e pra mim foi muito claro com a pressão do óleo mudar de 1,1 bar para 2,4 bar na lenta durante um ano e a explicação mais lógica é que algo limpou lá dentro. Outro detalhe percebido, o mineral na troca desce grosso depois de velho, o sintético vejo claro que desce ainda fino. Quem tem um motor mais barulhento como o meu, o mineral com um bardhal B12 fica 100% perfeito nos primeiros 300 KM depois começa a batedeira, o semi sintético mais o bardhal B12 não,

Um outro teste feito anos atrás, foi usar um óleo sintético mais fino, ai deu ruim, não recomendo porque o carro ficou normal pra mim até que eu parei ele por 15 dias e ao ligar ele de volta todos os tuchos batiam e levou um bom tempo para carregar, isto me disse que não estava tão bem assim o funcionamento apesar que eu achava que sim.
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por jm_vectrab » 03 Abr 2024, 17:24

show almeidao obrigado, esse pretonas é top acho q é oem da fiat se nao me engano e preco ok, vou usar ele na prox troca

hahah verdade, o meu nao bate nada entao as bronzinas devem estar perfeitas, mas pode ser aneis ou parede de cilindro cansados deixando passar esses vapores de oleo, pelo desempenho nao é nao mas tem essa possibilidade

sim no oleo mineral duvido ter esses aditivos, ja nos sinteticos de marca;certificacoes vem sim, é uma quantidade pequena nao da pra comparar usando 500ml do aditivo puro ali (caso do bardhal) mas colocar muito disso poderia alterar a formulacao do oleo... é oq penso a respeito se na pratica tem beneficios é oq vale

Esse site aqui explica legal:
https://bobistheoilguy.com/whats-in-your-motor-oil/

isso da pressao acho estranho, mudaria se alterar viscosidade do oleo ou algo simples como filtro de oleo entupido, mais grave seria folga nas medidas internas (bronzinas) ou galerias de oleo entupidas, valvulas de pressao ali do sistema etc

penso como uma mangueira d'agua, vai ter pressao baixa e quando bloqueia com o dedo aumenta a pressao, ou viscosidade grossa do fluido mais pressao, baixa igual agua, mais facil correr, menos pressao... de novo é oq penso, na pratica pode ser outras coisas

aproveitando q comentou disso, quando montei meu cabecote nao usei silicone nessas galerias q vao para o comando pela gaiola, circulei em vermelho onde passa silicone padrao e deveria ter passado em verde ali pra vedar essas galerias de oleo... aparentemente tudo ok mas se desse pra refazer iria reaplicar ali... nao sei q o teu fez isso tbm ou nao?

Imagem

sobre as velas quando pesquisei dessas premiums ai de iridium/ e platinum só duram mais e sao bem mais caras mas na verdade tem menos desempenho q as comuns e baratas de cobre, mantenho as simples mesmo, as tuas bosch devem ser melhor por ter 4 eletrodos

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8386
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 04 Abr 2024, 09:25

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje show almeidao obrigado, esse pretonas é top acho q é oem da fiat se nao me engano e preco ok, vou usar ele na prox troca

hahah verdade, o meu nao bate nada entao as bronzinas devem estar perfeitas, mas pode ser aneis ou parede de cilindro cansados deixando passar esses vapores de oleo, pelo desempenho nao é nao mas tem essa possibilidade

sim no oleo mineral duvido ter esses aditivos, ja nos sinteticos de marca;certificacoes vem sim, é uma quantidade pequena nao da pra comparar usando 500ml do aditivo puro ali (caso do bardhal) mas colocar muito disso poderia alterar a formulacao do oleo... é oq penso a respeito se na pratica tem beneficios é oq vale

Esse site aqui explica legal:
https://bobistheoilguy.com/whats-in-your-motor-oil/

isso da pressao acho estranho, mudaria se alterar viscosidade do oleo ou algo simples como filtro de oleo entupido, mais grave seria folga nas medidas internas (bronzinas) ou galerias de oleo entupidas, valvulas de pressao ali do sistema etc

penso como uma mangueira d'agua, vai ter pressao baixa e quando bloqueia com o dedo aumenta a pressao, ou viscosidade grossa do fluido mais pressao, baixa igual agua, mais facil correr, menos pressao... de novo é oq penso, na pratica pode ser outras coisas

aproveitando q comentou disso, quando montei meu cabecote nao usei silicone nessas galerias q vao para o comando pela gaiola, circulei em vermelho onde passa silicone padrao e deveria ter passado em verde ali pra vedar essas galerias de oleo... aparentemente tudo ok mas se desse pra refazer iria reaplicar ali... nao sei q o teu fez isso tbm ou nao?

Imagem

sobre as velas quando pesquisei dessas premiums ai de iridium/ e platinum só duram mais e sao bem mais caras mas na verdade tem menos desempenho q as comuns e baratas de cobre, mantenho as simples mesmo, as tuas bosch devem ser melhor por ter 4 eletrodos


Caramba você está destrinchando o sistema kakakka.
A pressão do óleo ou que seja qualquer lÍquido, vamos comparar o mel e a água, se você usar uma mangueira com mel e um medidor de pressão com uma bomba poderosa, irá dar uma alta pressão por ele ser grosso, porem menos vazão e ao contrário usar a agua terás mais vazão e menos pressão, nestes caso o resultado para o motor os dois estariam ruins porque precisa da pressão e vazão correta, qualquer mudança entre um e outro seria prejudicial. No meu caso um óleo semi sintético que mantem a viscosidade aumentou a pressão da bomba e por ser mais fino com certeza a vazão tambem, (mais fino depois do uso, porque o 20W50 sendo mineral engrossa com o tempo)
TEM QUE TER PRESSÃO E VAZÃO.

Sim, usei silicone ali mas não é necessario e é perigoso porque tem que ser muito pouco do meio para fora para não interferir no furo, e só um lado onde o óleo sobe, o outro é o excesso que retorna. Não fizeste errado, melhor não usar mesmo.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por chirola » 04 Abr 2024, 13:40

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje isso da pressao acho estranho, mudaria se alterar viscosidade do oleo ou algo simples como filtro de oleo entupido, mais grave seria folga nas medidas internas (bronzinas) ou galerias de oleo entupidas, valvulas de pressao ali do sistema etc

se o carro tem baixa pressão de oleo ou pouca vazão teria mais de um problema e ja teria dado ruim , o primeiro em em ser lubrificado é o birabrequim e o primeiro a bater são as bronzinas de viela e isso não toma muito tempo para bater , o segundo problema é nos tuchos que eles descarreagam e faz barulho de tucho e acaba desgastando balancim e comando .
eu tambem teria montado a gaiola sem cola mais sempre é bom conferir a plaina do cabeçote e a gaiolapara que vede bem , é um problema comum nos 8V a gaiola empenada e e um dos motivos pelos que bate tuchos e desgasta o comando em muitos casos eu não conheço muitos mecanicos que confiram isso na montagem mais cada um faz o que acha melhor .
tudo carro baixa oleo e explico o porque as camisas tem um burnimento justamente para manter as paredes com oleo nelas e o burnimento nada mais é o que as paredes com textura sempre vai pasar oleo para o bloco pelos aneis , o burnimento nunca gasta parelho e sempre vai gastar mais de umlado da camisa primeiro por causa da força que faz o pistão cuando sobe , a maioria dos mecanicos coloca o pistão em cima e tenta olhar a folga mexendo nele com a mão mais o maior desgaste e na metade da camisa na verdade é um test meio sem noção mais cada louco com a sua loucura .
o oleo não tem muito misterio no manual do carro esta especificado a viscocidade y a clasificação dele indicado para o motor osoleos mais novos eles pederam alguns aditivos e ganharam mais detergentes , pode ver que os oleos mais novos cuando trocados corretamente nos tempo indicado ja cuase não juntam borra de oleo .
as velas é um tema polemico , por exemplo as velas de iridium não tem vantagem em carros originais isso é historinha , as velas com 2,3 e ate 4 eletrodos elas não vai facer milagre ate porque a vela pode ter 4 eletrodos mais so um deles vai gerar faisca em cada descarga da bobina a vantagem de ter mais eletrodos é que tem mais chance de que falhe a faisca por ter mais eletrodos tem mais chance de criar o arco no eletroco que esteja mais perto do nucleo dela .
sei la tem gente que acha que ao ter 4 eletrodos faz 4 faiscas por isso explico .
eu tentaria outro oleo diferente do que esta utilizando como o almeidão indico no meu carro a troca de oleo20w50 por oleo 15w40 melhoro muito meu carro

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8386
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 04 Abr 2024, 18:46

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje isso da pressao acho estranho, mudaria se alterar viscosidade do oleo ou algo simples como filtro de oleo entupido, mais grave seria folga nas medidas internas (bronzinas) ou galerias de oleo entupidas, valvulas de pressao ali do sistema etc

se o carro tem baixa pressão de oleo ou pouca vazão teria mais de um problema e ja teria dado ruim , o primeiro em em ser lubrificado é o birabrequim e o primeiro a bater são as bronzinas de viela e isso não toma muito tempo para bater , o segundo problema é nos tuchos que eles descarreagam e faz barulho de tucho e acaba desgastando balancim e comando .
eu tambem teria montado a gaiola sem cola mais sempre é bom conferir a plaina do cabeçote e a gaiolapara que vede bem , é um problema comum nos 8V a gaiola empenada e e um dos motivos pelos que bate tuchos e desgasta o comando em muitos casos eu não conheço muitos mecanicos que confiram isso na montagem mais cada um faz o que acha melhor .
tudo carro baixa oleo e explico o porque as camisas tem um burnimento justamente para manter as paredes com oleo nelas e o burnimento nada mais é o que as paredes com textura sempre vai pasar oleo para o bloco pelos aneis , o burnimento nunca gasta parelho e sempre vai gastar mais de umlado da camisa primeiro por causa da força que faz o pistão cuando sobe , a maioria dos mecanicos coloca o pistão em cima e tenta olhar a folga mexendo nele com a mão mais o maior desgaste e na metade da camisa na verdade é um test meio sem noção mais cada louco com a sua loucura .
o oleo não tem muito misterio no manual do carro esta especificado a viscocidade y a clasificação dele indicado para o motor osoleos mais novos eles pederam alguns aditivos e ganharam mais detergentes , pode ver que os oleos mais novos cuando trocados corretamente nos tempo indicado ja cuase não juntam borra de oleo .
as velas é um tema polemico , por exemplo as velas de iridium não tem vantagem em carros originais isso é historinha , as velas com 2,3 e ate 4 eletrodos elas não vai facer milagre ate porque a vela pode ter 4 eletrodos mais so um deles vai gerar faisca em cada descarga da bobina a vantagem de ter mais eletrodos é que tem mais chance de que falhe a faisca por ter mais eletrodos tem mais chance de criar o arco no eletroco que esteja mais perto do nucleo dela .
sei la tem gente que acha que ao ter 4 eletrodos faz 4 faiscas por isso explico .
eu tentaria outro oleo diferente do que esta utilizando como o almeidão indico no meu carro a troca de oleo20w50 por oleo 15w40 melhoro muito meu carro


Chirola o problema das velas é que uma vela comum muito boa nova é igual esta super 4, porém o povão vai acostumando com a deterioração delas porque não é que elas ficam ruins do dia para noite, elas vão perdendo a potência porque uma boa vela dura ém media uns 20 a 30 mil km, mas ela com 20 mil já não é como quando tinha 10 mil e enquanto o carro não parar de vez ninguem troca kakakak. No caso da Super 4 eu nem sei se elas são boas porque tem os 4 eletrodos ou porque são Alemãs, e aqui uma com 35 mil km é igual uma nova e eu nunca troquei uma WR78 estragada e sim só funciona um eletrodo de vez e por isto parece que suporta máis tempo. Aquela ideia que faz o carro ficar mais econômico, isto é furada, todas as boas velas comuns quando nova melhora o consumo e a vantage que eu achei na WR78 é somente a durabilidade mesmo. Custa uns 200 reais aqui e tem louco pedindo 500, vou ver se acho no México.

Não podemos esquecer os cabos de velas que devem ser trocados sem prévio aviso, deu 30 mil km, joga fora e coloca outro.
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por jm_vectrab » 04 Abr 2024, 21:54

vlw turma, fiquei preocupado de ter esquecido o silicone ali e vazar pressao de oleo naquele ponto

almeidao isso mesmo, a bomba cria vazao a pressao é controlada pela valvula nela, a pressao mudaria se alterar a viscosidade do oleo ou se o motor tem algum problema nas medidas internas (bronzinas gastas etc)

o manometro de teste mede a pressao, ai o normal cair conforme o motor esquenta ja q o oleo vai afinando, no caso tem q ver os valores da GM pra pressao em marcha lenta e depois subindo rotacao, o meu nunca medi pois nao tenho a ferramenta... mas fiquei curioso em saber

chirola isso ai concordo em tudo, a parede do cilindro ou camisa pode gastar ovalada por isso o certo é medir em todas as alturas dele

sobre o oleo ja testei o 15w40 semi-sintetico, 10w40 100% sintetico, e agora o 20w50 mineral, todos funcionam bem mas com o 10w40 abusei fiquei 1 ano e quase 15000km com ele so completando, e na verdade foi 500ml q sobrou dos 5L iniciais e depois 2l adicionais q comprei, ai uma media de 850ml a cada 4600km... pro tanto q abusei e das esticadas q dou no carro esta bom demais essa media nao vou reclamar kkkk

mas agora acredito q o 15w50 semi-sintetico vai ficar entre o 15w40 e 20w50 e casar perfeito, vou usar ele na prox troca
talvez coloque esse bardhal antes so pra testar, no fim se ele aderir no motor pra proteger é uma boa, ai esvazio tudo pra troca e coloco so o 15w50 novo sem aditivo

aproveitando, quais velas vc usa? estou usando as ngk padrao de grau termico 5 (BPR5EY-D) mas queria testar as mais frias grau 6, ja testou elas?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por chirola » 05 Abr 2024, 16:32

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje aproveitando, quais velas vc usa?

no meu carro eu coloco as original do modelo , o 16V vinha com umas ACdelco de dois eletrodos, senão me engano sãograu 6 ou 7 teria que ver em casa alguma vela velha pra conferir .
segundo a GM baixar um litro a cada 5mil km estaria dentro do normal

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8386
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 06 Abr 2024, 23:36

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje aproveitando, quais velas vc usa?

no meu carro eu coloco as original do modelo , o 16V vinha com umas ACdelco de dois eletrodos, senão me engano sãograu 6 ou 7 teria que ver em casa alguma vela velha pra conferir .
segundo a GM baixar um litro a cada 5mil km estaria dentro do normal


Aqui em Guadalajara em um AutoZone comprei dois jogos da Super 4 hoje, mudou a embalagem porque a Bosch hoje é embalagem azul e estas são fabricadas na Russia, paguei aqui 608,00 peso Mexicano que en real 188,48 nos dois jogos. Olha ela no video abaixo, mas nem tudo aqui está barato com relação ao Brasil, mas permanece mais ou menos R$ 25,00 cada uma já por muitos anos.

https://www.youtube.com/shorts/v8O5ZgVgD70
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por jm_vectrab » 09 Abr 2024, 18:01

Ah sim, o seu é 16v usam grau 6 mesmo, pensei que tinha um 8v tambem

Pelo padrao das Bosch essas ai seriam grau 6, entao deve dar pra utilizar sem problemas no 8v nao deva ter muita diferença..

E olhem que legal, achei o manual tecnico completo! 510 pags hehehe, nas pags 15 e 16 informações bem interessantes sobre pressão e consumo de oleo, tudo ingles mas da pra jogar e traduzir no google, compartilhando abaixo o PDF
Imagem
Imagem

https://automotrizenvideo.com/wp-conten ... -C22NE.pdf

Sobre o oleo vou manter o 20w50 mineral mesmo, esse petronas 15w50 nao esta listado no site deles devem ter descontinuado... já o 20w50 é igual mato tem em qualquer llugar. Prox coloco o Castrol de embalagem branca.

Segredo é esse mesmo, trocar com 6 meses ou 5000km e sempre filtro junto, esses carros novos com oleo 0w20 bah... motores descartaveis acho q nao existe nem peças pra retifica disso ai... as montadoras fazem a festa

290 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: douglasaleixo e 647 visitantes

Bem-vindo: 29 Abr 2024, 12:55