Boa noite meus caros, estou com um dilema nas mãos.
Tenho um Vectra 98 2.2 8v, atualmente beirando os 270 mil km, Baixando óleo (vazamento no retentor do volante do motor) e com folga axial.
Ta na hora de fazer o motor todo, meu primo tem um 2000 tambem 2.2 8v e refez o motor recentemente, gastando em torno de 10k.
Como gosto do carro, não pretendo me desfazer, estou em dúvida quanto a mandar refazer o motor, que sei que nunca fica 100%, e por experiência, geralmente é quando começa a incomodar, e apresentar defeitos que nunca apareceram antes, ou, aproveitar que de 2.2 pra 2.4 da pra documentar por não excede os 10% de aumento nas cilindradas, e colocar o motor do vectra C 16 valvulas, ganhando mais uns 4 kgs de torque e uns 27 pocotó de potencia, o que imagino que deixaria o carro um pouco mais econômico, ja que o vectra C tem uns cento e poucos quilos a mais que o B.
E a troca seria por um motor com menos quilometragem o mais original possível.
O motor eu tenho certeza que cabe no cofre do meu carro, e que os suportes se manteriam os mesmos, até mesmo a caixa eu ja me informei que da automatica pra f17 que uso atualmente é plug and play.
Minhas dúvidas começam na parte elétrica do carro. Sei que vou ter que refazer os chicotes, e trocar o módulo juntamente com o motor, mas, a comunicação com outras partes do carro como por exemplo conta giros, velocímetro, passam pelo módulo?
Outra dúvida, é o acelerador, que é o eletrônico, é o módulo que comanda o acelerador?
Ou é a mesma coisa do com cabo, onde o módulo ajusta a injeção de combustível de acordo com a abertura do TBI e a leitura da sonda lamba?
O funcionamento do motor com o módulo, sei que funciona, porem se conseguir deixar tudo redondinho no caso da troca seria o ideal e o objetivo.
"Levar o carro pra um eletricista profissional" não acredito ser nescessário, comprei esse carro pra me incomodar mesmo, a troca do motor em sí será feita por um mecânico de confiança por falta de infra estrutura em casa, mas a parte elétrica eu mesmo quero meter a cara e fazer, que seria a integração do módulo com o restante do carro.
Existe muita diferença nos 2 sistemas? No que entendo da GM não teve um avanço tão grande de um motor para o outro.
Agradeço desde já pelas respostas e me ajudem a sair desse dilema.