O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BRetentor comando vazando --8v -- recorrente

51 mensagens
jm_vectrab
GL Member
GL Member
Nome Completo: JM
Estado: Paraiba
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por jm_vectrab » 14 Out 2025, 13:46

obrigado almeidao, achei um kit aqui perto mas a junta veio uma porcaria de papelao parece, nao vou usar, o retentor taranto unico q achei, a junta ali estava original ainda e ela lembra aquelas de escape, é feita em metal com uma cobertura por cima, limpei e parece estar boa vou reutilizar ela mesmo... mais garantido.

to destrinchando ele aqui, passar uma lixa leve 600 no varao esta meio comido.
Imagem

e olha so, pesquisando a junta achei esse video, ele diz pra remover essa trava da re pra evitar problemas de engate... acho q nunca tive problemas com isso mas oq me dizem? tirei aqui so puchar uma travinha, pensando se coloco de volta...
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 14 Out 2025, 15:02

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje obrigado almeidao, achei um kit aqui perto mas a junta veio uma porcaria de papelao parece, nao vou usar, o retentor taranto unico q achei, a junta ali estava original ainda e ela lembra aquelas de escape, é feita em metal com uma cobertura por cima, limpei e parece estar boa vou reutilizar ela mesmo... mais garantido.

to destrinchando ele aqui, passar uma lixa leve 600 no varao esta meio comido.
Imagem

e olha so, pesquisando a junta achei esse video, ele diz pra remover essa trava da re pra evitar problemas de engate... acho q nunca tive problemas com isso mas oq me dizem? tirei aqui so puchar uma travinha, pensando se coloco de volta...
Imagem

Eu nunca pensei nesta travinha quando meu carro tinha esta alavanca com varão, mas ao colocar o trambulador para usar os cabos de aço, eu tive que tirar ela porque nçao cabe ela com o novo trambulador.
A unica coisa que melhora de verdade a ré é raspar aquele trilho que tem em cima da gaiola lado esquerdo da alavanca, alí sim eu assumo que melhora mesmo, falo detes trilho como no meu cambio do video a seguir, e serve para qualquer tipo de cambio, nunca entendí porque fizeram aquilo, ali sim quem tirar vai entender que erraram em fazer este trilho para ferrar a ré ou quinta deste carro.
Veja no minuto 6:35 deste video que comento sobre ele, o seu fica ali também eu achei o maior absurdo neste carro ter este trilho da ré, não te dá chance de puxar nada mais e as vezes um reclama ou passa primeira e fica sem quinta ou passa quinta e fica sem primeira, ao cortar ele acabou o problema mesmo quando era varão. Mas ve voce quiser ver o resultado final como a alavanca é macia, pula para o minuto 26:52

https://www.youtube.com/watch?v=K6MiCpT3-CA
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 14 Out 2025, 18:30

show de bola isso de usar os cabos do astra/Vectra novos, deve dar um trabalho e uma grana achar essas pecas, tem q acertar o comprimento do cabo tb... mas acho q o varao se estiver tudo nos conformes funciona tao bem quanto

o problema do varao que nao vendem aquela bucha central entre a haste do trambulador, vendem umas porcarias em borracha que torce e nao funciona, segredo e manter original de plastic mesmo pq nao e um plastic qq parece uma fibra mais resistente, da pra passar um parafuso allen se tiver folga nela mas o meu estava tudo bom ainda e mantive os pinos originais, uma gracha de silicone nessas pecas e ficou 100%

tirei essa travinha montei sem tb, se nao presta pra nada so atrapalha e ainda mais com risco de quebrar aquela mola e cair dentro q o cara disse... sai fora.. hahah mas tudo montado e limpinho da gosto assim
Imagem

o catch can pensei melhor e vai dar um trabalho adaptar uma mangueria saindo daquele tubo pro catch can, vai diminuir mto o diametro.. vou fazer la por cima mesmo igual todos fazem deixa sujando a tampa interna fazer oq, sai ali na maior atras da tampa >catchcan>atmosfera, pcv mantem original. vamos ver se consigo montar nesse fds e testar.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » Ontem, 08:55

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje show de bola isso de usar os cabos do astra/Vectra novos, deve dar um trabalho e uma grana achar essas pecas, tem q acertar o comprimento do cabo tb... mas acho q o varao se estiver tudo nos conformes funciona tao bem quanto

o problema do varao que nao vendem aquela bucha central entre a haste do trambulador, vendem umas porcarias em borracha que torce e nao funciona, segredo e manter original de plastic mesmo pq nao e um plastic qq parece uma fibra mais resistente, da pra passar um parafuso allen se tiver folga nela mas o meu estava tudo bom ainda e mantive os pinos originais, uma gracha de silicone nessas pecas e ficou 100%

tirei essa travinha montei sem tb, se nao presta pra nada so atrapalha e ainda mais com risco de quebrar aquela mola e cair dentro q o cara disse... sai fora.. hahah mas tudo montado e limpinho da gosto assim
Imagem

o catch can pensei melhor e vai dar um trabalho adaptar uma mangueria saindo daquele tubo pro catch can, vai diminuir mto o diametro.. vou fazer la por cima mesmo igual todos fazem deixa sujando a tampa interna fazer oq, sai ali na maior atras da tampa >catchcan>atmosfera, pcv mantem original. vamos ver se consigo montar nesse fds e testar.

Nem se compara o cambio com varão x cabos, o varão perde de 258 X 0, nem o var consegue ajudar. Quando comprei este carro comecei a mudar, comprei tudo novo, varão, gaiola, alavanca, trambulador e continuava duro e naquela época vendia e tudo original, troqueio oleo da caixa e continuava duro e pior ainda com o tempo quando a quinta entrava bem, a ré não entrava, depois tinha que escolher ou a quinta ou a ré. Não satisfeito vendo o varão na alavanca ele gira, mas tendo esta curva para subir e girar no trambulador resolvir tirar esta curva colocando uma cruzeta e ali no inicio do varão coloquei aquele tubo e uma parte do Monza que é fixo, só quem conhece sabe o que digo, confesso que melhorou 5% kakakakkakak Mas quando eu vi os que usam cabos, ali foi uma total perca de sono até comprar um e colocar no meu.

Este ai de cabos estava 100% já tem uns 20 anos que coloquei e mesmo estando perfeito depois deste tempo todo eu quis revisar afinal tinha uns 12 a 15 anos que não mexia e queria ver como estavam as mudanças que fiz nele, aliás mudei ele tambem e mesmo sendo bom achei que precisaria melhorar e ser resistente e isto ele é e como ele estava e mostrei no video na minha mão rodava mais uns 20 anos e nas mãos de outros que não se importa muito uns 50 e nunca esqueças que quando passo algo sobre meu carro, eu passo sobre um carro que uso para trabalhar e saio de casa com ele todos os santos dias e os dias santos. Só descansa quando viajo e vou viajar dia 24 e deixarei ele descansando por uns 20 dias e será o ultimo descanso do ano.

Sorte com seu Catch Can.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » Ontem, 12:24

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje o problema do varao que nao vendem aquela bucha central entre a haste do trambulador, vendem umas porcarias em borracha que torce e nao funciona,

os kit que vende são uma bosta aquela peça que vc fala se é a que eu penso que junta a haste do trambulador com a seletora (aqui chama de seletora não lembro como chama no brasil ) eu achei de plastico , na verdade parecia ser nylon mais não vinha no kit que tinha comprado eu comprei 3 kit para montar com as peças que eu queria , e essa peça consegui com um kit de corsa , retentor achei por separado , as buchas do trambulador com aqueles o´ring sem vergonha em outro kit e um kit so para a alavanca kakakakakak a junta so achei aquela de papel fino e foi ina cola mesmo ate que fico bom mais depois de um tempo incomodo de novo e troque as buchas do trambulador de novo não fico aquelo que esperaba mais funciona kakakaka

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A unica coisa que melhora de verdade a ré é raspar aquele trilho que tem em cima da gaiola lado esquerdo da alavanca, alí sim eu assumo que melhora mesmo, falo detes trilho como no meu cambio do video a seguir, e serve para qualquer tipo de cambio, nunca entendí porque fizeram aquilo, ali sim quem tirar vai entender que erraram em fazer este trilho para ferrar a ré ou quinta deste carro.

meu carro estava assim uma bosta era re ou quinta aquele trilho não sei se é pelas folgas do desgaste da alavanca ou sei la o que mais vc esta certo se tirar um milimetro dele ja muda muito , mais no caso das caixas com a re para frente do lado da primeira tem que ter trava para a re e mais em uma alavanca ruim como essa aakakkakak
para falar a real a tempo que não uso a quinta , muito tempo a velocidade maxima no trecho de BR que pego é 80 e tem mais de um radar e para andar a 80 vai de quarta mesmo com o giro la perto dos 2000 e tantos RPM a quinta fica pesada para o 16V que não tem força de baixa , para retomar em quinta andando a 80 o carro não vai ele so amarra .

lembro que coloque graxa siliconada nas buchas de nylon do trambulador quando montei e ajudo um pouco mais o sistema é muito ruim , aquele trambulador sei la não tem uito o que melhorar

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » Ontem, 12:55

hahah devo ter dado sorte com o meu pois nunca tive problemas, quando peguei realmente a primeria e segunda era dificil entrar, entrava terceira ou quarta pq batia nesse trilho q o almeidao comenta, mas depois de trocar as buchas internas e do varao foi so ajustar e ficou bom nao precisei cortar nada, agora depois de uns 3 anos com o carro que fui trocar essas buchas externas do trambulador por falta doq fazer e ficou tudo mais firme! parece carro zero heheh gostei do resultado

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje pior ainda com o tempo quando a quinta entrava bem, a ré não entrava, depois tinha que escolher ou a quinta ou a ré.

olha que curioso, esse problema ai justamente oq o cara comentou no video, tem q tirar aquela travinha la dentro do cambio embaixo do trambulador, ela e a culpada acho q tu fez quando adaptou os cabos?

e sabem se os ultimos vectras b 2004-2005 vieram com esse sistema de cabos? ou so no Vectra c? se tivesse original fiacava mais facil adaptar, mas sei la, se nao me da problemas e é simples deixa assim, praq me incomodar

uma coisa q recomendo vcs fazerem nos vectras de cambio curto e alongar a quinta, fiz e foi so alegria, melhor consumo e baixo giro em velocidades de via, me irritava 100kmh a 3mil rpm motor gritando, postei isso aqui um tempo atras não e dificl fazer mas precisa comprar as ferramentas pra tirar a polia

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » Ontem, 13:53

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje hahah devo ter dado sorte com o meu pois nunca tive problemas, quando peguei realmente a primeria e segunda era dificil entrar, entrava terceira ou quarta pq batia nesse trilho q o almeidao comenta, mas depois de trocar as buchas internas e do varao foi so ajustar e ficou bom nao precisei cortar nada, agora depois de uns 3 anos com o carro que fui trocar essas buchas externas do trambulador por falta doq fazer e ficou tudo mais firme! parece carro zero heheh gostei do resultado

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje pior ainda com o tempo quando a quinta entrava bem, a ré não entrava, depois tinha que escolher ou a quinta ou a ré.

olha que curioso, esse problema ai justamente oq o cara comentou no video, tem q tirar aquela travinha la dentro do cambio embaixo do trambulador, ela e a culpada acho q tu fez quando adaptou os cabos?

e sabem se os ultimos vectras b 2004-2005 vieram com esse sistema de cabos? ou so no Vectra c? se tivesse original fiacava mais facil adaptar, mas sei la, se nao me da problemas e é simples deixa assim, praq me incomodar

uma coisa q recomendo vcs fazerem nos vectras de cambio curto e alongar a quinta, fiz e foi so alegria, melhor consumo e baixo giro em velocidades de via, me irritava 100kmh a 3mil rpm motor gritando, postei isso aqui um tempo atras não e dificl fazer mas precisa comprar as ferramentas pra tirar a polia

Sim, teve vectra com este cambio, muito pouco, e a vantage que naquela época o trambulador era igual ao meu com rolamento de rolete, diferente dos mais novos que usam hoje uma bucha mas tem a vantagem de ser fácil de trocar enquanto o rolamentop de rolete acho que não estraga nunca, curiosamente eu tenho um video trocando esta bucha em um Celta do meu sobrinho. A travinha na verdade eu não tirei pensando em melhorar, é que o trambulador que uso nem entra com ela lá e quando eu vi aquilo me deu um certo desanimo tipo. Será que funciona sem isto? mas funcionou.
Sobre adaptar é preciso experiência e entender o que esteja fazendo, estudar bem para não pular nada e não deixar nada para depois. Tem que aparecer algo profissional, nada de gambiarra, isto em tudo que se faça. Você não me parece fraco para isto kakkaka.
Sobre a engrenagem da quinta é interessante, principalemente para mim que uso pneus menores e agora com chip, já pensei nisto também.

Olha a bucha que usa o rambulador novo, achei bem sem vergonha, mas funciona. Assim é o Agiles, Corsa, Celta e acho que o Vectra C e o Astra Também. O anterior era bem robusto e difícil de achar, até os cabos entram diferente no trambulador.

No inicio eu comentei que era um Astra, mas é um Celta. Esta bucha ai no meu eu coloquei um rolamento.
https://www.youtube.com/watch?v=B4LSJkoxboU
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » Hoje, 11:10

hahaha nao de ideia q acabo inventando moda tbm kkkkk

mas meu carro so precisa 2 coisas no momento,

1.pintura completa.... mas me retorço largar na mao de funileiro, quem ja fez esse tipo de servico sabe como e... dao um prazo e leva o dobro, carro fica largado la, ai fazem na corrida desmontam e nao montam como deveria, quebram pecas, fora o grande risco de sair mal feito nao bater cor detalhes etc, nao vao refazer...

estava pensando em fazer eu mesmo lixar com uma lixa fina os pontos que comeu verniz e so passar nova camada pra dar um brilho e proteger melhor, duro q o carro fica metade do dia no sol mas logo vou arumar uma garagem coberta e ver se faço isso

e a embreagem esta boa nao patina, mas acho que precisa plainar o volante, pq quando quente ao sair em primeira em alguma leve inclinacao ou subida ele se remexe todo, vai chaqualando hehehe ja vou aproveitar e trocar todo kit quando for fazer. mas tbm preciso de espaco e no momento sem condicoes.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » Hoje, 13:08

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje hahaha nao de ideia q acabo inventando moda tbm kkkkk

mas meu carro so precisa 2 coisas no momento,

1.pintura completa.... mas me retorço largar na mao de funileiro, quem ja fez esse tipo de servico sabe como e... dao um prazo e leva o dobro, carro fica largado la, ai fazem na corrida desmontam e nao montam como deveria, quebram pecas, fora o grande risco de sair mal feito nao bater cor detalhes etc, nao vao refazer...

estava pensando em fazer eu mesmo lixar com uma lixa fina os pontos que comeu verniz e so passar nova camada pra dar um brilho e proteger melhor, duro q o carro fica metade do dia no sol mas logo vou arumar uma garagem coberta e ver se faço isso

e a embreagem esta boa nao patina, mas acho que precisa plainar o volante, pq quando quente ao sair em primeira em alguma leve inclinacao ou subida ele se remexe todo, vai chaqualando hehehe ja vou aproveitar e trocar todo kit quando for fazer. mas tbm preciso de espaco e no momento sem condicoes.

Ta difícil de ficar quieto kakakka. Voce tocou em algo que eu fico pau da vida por não ter querido aprender a fazer. Pintar, e preciso pintar o meu pelo menos nas duas laterais completa, por cima da porta já saiu o Verniz e com certeza não deixo na oficina e eu longe, e jamais um desmonta meu carro e pior ainda jamais montam, minha ideia é no fim do ano achar um tempo para desmontar e pedir pra um pintar e será preciso tirar os faróis, lanternas, borrachas das porta, forros, maçanetas e as pestanas.

Sobre o volante do motor eu não daria passe, nunca deu problemas comigo e ja troquei esta embreagem uma vez e a trepidação pode ser algo pelo disco e pode ser pelos calços do motor e caixa. O meu tripida um pouquinho e suponhpo ser disco que mesmo não gastando mas pode dar problemas nas molas ou o proprio plató. O passe se der ruim pode afastar o disco de forma que ele poderá deslizar, não ter o contato inteiro nele. Hoje se eu for trocar nem o atuador eu trocaria por ser original GM made Italy, eu só mexeria platô e disco e estou pensando em fazer embora esteja com o joelho muito ruim, talvez terei que pagar mas ficarei supervisionando kakakka
Principamente na hora de soltar os cabos que até hoje não vi nenhum mecanico soltando da forma correta e a maioria quebra ao soltar.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » Hoje, 13:15

bom como o almeidão falo meu carro esta uma bosta kkakakaka
hoje coloque uma quinta so para ver e depois de rodar em quinta a re não engata mais , se deixar um tempo la parado a re volta a engatar normal mais e muito ruim como falo se regular a re bem a quinta fica ruim se regular a quinta bem a re fica ruim
acho que a alavanca ja ta velha e tem folga , o varão deve ter folga tudo deve ter uma folga por desgaste e fica ruim , a muito tempo que não usava a quinta que não lembrava que estava assim akkakakakka

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » Hoje, 14:45

chirola escreveu:Fuente del Mensaje bom como o almeidão falo meu carro esta uma bosta kkakakaka
hoje coloque uma quinta so para ver e depois de rodar em quinta a re não engata mais , se deixar um tempo la parado a re volta a engatar normal mais e muito ruim como falo se regular a re bem a quinta fica ruim se regular a quinta bem a re fica ruim
acho que a alavanca ja ta velha e tem folga , o varão deve ter folga tudo deve ter uma folga por desgaste e fica ruim , a muito tempo que não usava a quinta que não lembrava que estava assim akkakakakka

kakakaka, corta aquele trilho Chirola, vás eliminar um problema a mais. O unico problema que esta gaiola é dura pra caramba, quando o meu era assim eu fui queimando ele com ferro quente e no fim passei uma lixa. Depois voce ajusta a quinta e a primeira que com certeza o resto passará mesmo com folga.
Tem mais um detalhe que eu nçao quis comentar sobre este cambio, não quis comentar aqui mas já comentei em outros locais, esta danada quando está justinha pra mim ficava pior, dura, sentia o tranco na alavanca ao passar a marcha etc. Não tem como quando mais justa mais dura e engraçado tem um varão de um corsa que vem com um peso atras para amenizar este tranco eu tinha um e não chequei a usar porque antes dele coloquei os cabos de aço.

Com certeza se este trilho não te ajudar tambem não te atrapalhará, voce nem vai lembrar que ele existia dando certo ou não.

Neste video abaixo que não é meu dá pra ver o peso dentro da gaiola antes da bucha
https://www.youtube.com/watch?v=2JVPmeE1Eys
Imagem

51 mensagens