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Vectra BRetentor comando vazando --8v -- recorrente

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por chirola » 30 Out 2025, 14:34

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje e isso com ctza ajuda a vida util e manter o motor limpo de borra, tenho um colega com um corolla dos antigos q tb so roda na pista ja bateu os 500.000kms e nunca abriu o motor, so manutencoes basicas e boa

tem motor que é bom e dono que é bom tambem , ja motor ap com mais de 350K de km sem abrir o motor , ja vi materia de astra com motor 2.0 que chego tranquilo trabalhando de taxi nos seus 400k de kilometros , o dono e o fator que faz a diferença .

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje largar na rua e algum ze ruela roubou 3 calotas das rodas e as tampinhas onde vai o macaco nas saias laterais dele...

olha os ratos de duas pernas , tem em todo lado kaakakakka, tambem ja roubaram ate tampinhas das valvulas de encher os pneus de aço inox do meu carro kakakakka
roubaram aquele frizo da janelinha fixa a de atrais que tem forma de triangulo kakakakakka deu trabalho para achar un de novo , eu teve que comprar uma janelinha usada so para tirar o frizo de auminio kakakakakak

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É verdade, trabalhar pra ficar melhor e como o Chirola disse, melhor não estressar com isto.

não adianta se estressar meu amigo , o estrago esta feito , se seestressar vai ter que arrumar da mesma forma so que vai passar raiva ainda então melhor levar como se fosse so un concerto , quebro arrumo e deu .
se for ficar com raiva ou bravo pode ficar bravo com o seguro akakkaka a gente paga todo mes mais quando faz falta ou não cobre ou fica mais caro do que fazer por conta propria kakakaka.
eu ate troque o meu seguro para terceiros completo e roubo pacial ou total e deu , se bater o seguro paga o carro da pessoa , se roubar paga e deu , pq de verdade as coisas que quebrava do carro o seguro nunca cubria ou eles faz as contas com os seus distribuidores e os preços são mito acima do normal
seguro é igual casino ... a casa nunca perde akkakakakakakkak
bola pra frente meu amigo é coisa material e vc sabe como arruma e ate como deixar melhor do que original

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por jm_vectrab » 31 Out 2025, 00:21

bah vi o teu tb chirola, a bruxa deve estar solta essa semana pois comigo ocorreu um evento estranho tb... bem menos grave q o de vcs depois posto aqui como resolvi. mas essas coisas acontecem e nao tem como prevermos, bola pra frente recuperar.

voltando nas atualizacoes do vectra, estou querendo colocar um 2 manometros, um de pressao e outra de temperatura de oleo. vendo os forums europeus os motores c20xe e c20let sao bem famosos, tem conteudo bem interessante de preparacao la, o problema e filtrar e trazer aqui para terras tupiniquins...

vi que aqui vendem um tal de sandwichplate que vai entre a bomba e filtro de oleo, e dele usam adaptadores pra esses sensores... e tbm a maioria deles é mecanico, quer dizer q a linha de oleo vai ate la no manometro no painel,... nao queria isso e sim um digital sem risco de vazar, ja o de temperatura parece q da pra usar um igual o do proprio carro de um fio, alguem ja fez essa instalacao?

tb nao quero usar sandwichplate e adaptadores, olhando no bloco, podemos aproveitar essas saidas adicionais (q no c20let usam na linha de turbo)
Imagem

so e ai precisa de uns sensores maiores nessas medidas m14x1.5, algum relato alguem q ja fez?

vi q o kadett gsi veio com radiador de oleo original tb, seria interessante usar no vectra mas isso um projeto mais pra frente, quero instalar os manometros primeiro pra ter essa monitoracao, tentando achar a solucao em conta heheh

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por Almeidão » 31 Out 2025, 11:21

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje bah vi o teu tb chirola, a bruxa deve estar solta essa semana pois comigo ocorreu um evento estranho tb... bem menos grave q o de vcs depois posto aqui como resolvi. mas essas coisas acontecem e nao tem como prevermos, bola pra frente recuperar.

voltando nas atualizacoes do vectra, estou querendo colocar um 2 manometros, um de pressao e outra de temperatura de oleo. vendo os forums europeus os motores c20xe e c20let sao bem famosos, tem conteudo bem interessante de preparacao la, o problema e filtrar e trazer aqui para terras tupiniquins...

vi que aqui vendem um tal de sandwichplate que vai entre a bomba e filtro de oleo, e dele usam adaptadores pra esses sensores... e tbm a maioria deles é mecanico, quer dizer q a linha de oleo vai ate la no manometro no painel,... nao queria isso e sim um digital sem risco de vazar, ja o de temperatura parece q da pra usar um igual o do proprio carro de um fio, alguem ja fez essa instalacao?

tb nao quero usar sandwichplate e adaptadores, olhando no bloco, podemos aproveitar essas saidas adicionais (q no c20let usam na linha de turbo)
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so e ai precisa de uns sensores maiores nessas medidas m14x1.5, algum relato alguem q ja fez?

vi q o kadett gsi veio com radiador de oleo original tb, seria interessante usar no vectra mas isso um projeto mais pra frente, quero instalar os manometros primeiro pra ter essa monitoracao, tentando achar a solucao em conta heheh


O de temperatura do motor não é difícil tem vários vendendo pela internet e tem opção de aviso, eu pensei em comprar um e usar o aviso e esconder ele apesar que tenho avisos inventado no meu carro, mas existe uma possibilidade de travar a termostatica e eu ficar sem um aviso importante porque o sensor do carro antigo é depois da termostatica, se ela travar ficarei sem um aviso importante. Sobre o radiador do óleo vou ser sincero não gostei, eu coloquei um no Monza, é um adaptador porem usei resfirgeração forçada usando um radiador de variante na na frente antes da grade, ficou excelente, mas não me senti seguro levando aquela mangueira lá e trazendo de volta para do filtro com ele refrigerando e tem um radiador que é refrigerado a água também que eu poderia usar, achei simples demais e nem sei se realmente seja eficiente. Resumindo ficou sim muito bom, só não me senti seguro afinal não dá para brincar muito com o óleo a não ser que eu turbinasse ele. Já um relógio de pressão eu não sei se existe opção sem usar o próprio óleo que muitos usam na saida do sensor, mas deve ter ou deveria ter um que o sensor seria lá e com um fio para o relógio, também não interessei por isto, explico porque:
Comprei uma camera para olhar dentro dos cilíndros, foi um vício difícil de parar, durante alguns meses eu tirava as velas pelo menos uma vez por samana para olhar la dentro, custei me livrar disto e não quero ficar com uma mudança de pressão sendo visível ali na minha frente, vou ficar somente com a luz do painel mesmo kakakakak

Mas está ai algumas informações que sei sobre estes itens
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por jm_vectrab » 31 Out 2025, 12:08

contatei um representante aqui que vendem manometros (famosos) vao me socar o olho da cara em orcamento mas e bom pra tirar as duvidas

pelo q entendi e isso mesmo, o sensor de temperatura usa um normal igual ali na agua, de um fio (so precisa ver quantos C suporta pq oleo esquenta mais), ja o de pressao de oleo quero achar um gordinho com 2 ou 3 fios que vi original de alguns carros (usa sinal eletrico!) esse sim monitora sem precisar passar uma linha de oleo ate o manometro... pq desses nao quero por, sei q o risco e baixo mas a linha trabalha pressurizada ali, imagina vazar no relogio ou dentro do carro e ainda correr risco de ferrar... deixa isso pra -la hahah

mas a pressao e temperatura do oleo praticamente os itens mais importantes p ver a saude do motor, depois disso acho q a mistura ar/comb com uma sonda wideband seria interessante... mas custa caro e nao vejo motivo usar na injecao original..

se mudar a viscosidade/marca do oleo daria pra ver na integra se altera algo na pressao, é bom pra ter como base e nao ficar grilado monitorando... é oq os mecanicos usam pra ver saude do motor e folgas internas, no manual de reparo tem a tebela de pressao em varias rotacoes deve estar

a temperatura é ideal ver se nao sobe muito em subidas com carro carregado ou acelerando forte, se passar de 110-120c pode afinar demais o oleo e ainda perder as propriedades aditivos, e ai se estiver subindo muito daria pra adicionar um radiador de oleo mas ai tem outro ponto, o radiador nao pode ficar na frente igual o do agua, se nao vai refrigerar muito em dias frios e engrossar o oleo nao vai trabalhar na temperatura ideal... tem q deixar ele escondido se for usar...

mas isso tb em carro original dificil precisar, o vectra bate ar ali embaixo no carter e refrigera o oleo bem, o meu ainda quando troquei tirei a tinta interna q estava descascando,,, isso deve ajudar baixando 1 ou 2C kkkk

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por chirola » 31 Out 2025, 15:44

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje vendo os forums europeus os motores c20xe e c20let sao bem famosos

os motres x20xe foram usados no jadette gsi e no vectra A gsi ,no brasil , é bem dificil achar esses motores para comprar usa distrinuidor ainda mais o cabeçote era um pouco melhor falando em fluxo , os comandos um pouco mais agresivos (pouca coisa) , a parte de baixo tinha vielas um pouco mais fortes e os pistão aguentan suave seus 200\ hp roda mais como falei tem muito pouco e é dificil de achar .

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje vi que aqui vendem um tal de sandwichplate que vai entre a bomba e filtro de oleo, e dele usam adaptadores pra esses sensores...

os adaptadores para colocar sensores na linea de oleo são os mesmos que se usa para colocar uma linea de oleo para por exemplo uma turbina
acha facil no mercado libre , não são caros

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... sid=search

ja fiz teste com manometro externo em um carro meu nas antigas ,
os resultados foram que a pressão so mudava na lenta , tinha diferença com o carro frio e quente ,
tetei radiador de oleo externo .
o que eu notei foi : na lenta motor frio a pressão ficava igual do que a pressão com carga maxima , com motor quente a pressão ficaba baixa (dentro do normal)
o radiador de oleo não ajudo muito naverdade o oleo tem temperatura de funcionamento para atingir o que propone o fabricante e geralmente fica entre 90 e 150 graus sem alterar as sus carateristicas .
testei em um fusca tambem o fusca trabalha a temperaturas mais altas mais o resultado foi o mesmo .
na lenta varia a pressão dependendo da temperatura do motor , na alta não faz diferença porque o que regula a pressão no vectra é a valvula de alivio de pressão do cabeçote , chego na pressão maxima que a vlvula aguenta , abre e alivia a pressão extra , não importa o tipo de oleo ou radiador ou qualquer coisa , chego na pressão ela abre é mecanica .

depois dos testes some preocupe com a pressão em baixa rotação porque na ata sempre era igual , testei oleo sintetico 15w40, 20w40 semi 20w50 mineral , tetei prologa ( o melado maldito ) e o resultado foi o mesmo , tetsei militek , molicote , nada mudo o resultado , na baixa dependia da temperatura na alta a pressão era igual ou com minima variação

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje a temperatura é ideal ver se nao sobe muito em subidas com carro carregado ou acelerando forte, se passar de 110-120c pode afinar demais o oleo e ainda perder as propriedades aditivos, e ai se estiver subindo muito daria pra adicionar um radiador de oleo mas ai tem outro ponto, o radiador nao pode ficar na frente igual o do agua, se nao vai refrigerar muito em dias frios e engrossar o oleo nao vai trabalhar na temperatura ideal... tem q deixar ele escondido se for usar.

lembro nas antigas aqui tinha um fiat 128 em uma verção esportiva e tinha manometros mecanicos no painel , a temperatura de oleo normar era 110 graus e a listra vermelha do manometro so iniciava depois dos 130graus isso na epoca so tinha oleos mineral .
eu acredito que entre 110 e 130 graus o oleo tem que aguentar sem perder as suas propiedades .

nos testes que fiz mudando tipos de oleo a pressão em alta mudava muito pouco era coisa de no maximo 4\5 psi so que não faz diferença real para um carro de uso diario , se for um carro mexido para correr ok unspsi a mais pode ate dar algum resultado mais para o dia a dia em um carro que original ja anda a uns 200 km\h sem modificar nada e o motor foi desenhado para isso acho que esta bom de mais , quem anda a 200km\h diariamente kakakakak so doido mesmo

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por jm_vectrab » 31 Out 2025, 22:23

bom relato Chirola, o C20LET mais raro ainda, esse vinha com turbo de fabrica e usava essas saidas ai no bloco pra linha do turbo

sobre os testes tem um cara no youtube fazendo, interessante vou deixar alguns dados mas tem varios videos, pedi pra ele testar o 15w50 motul quero ver como se comporta mas ainda nao fez...

realmente mede na lenta depois de dar um couro no carro (q esquenta bem o oleo) o castrol gtx e br lubrax se sairam melhores ja outros afinam e cai mais a pressao, é pouca coisa mas da pra notar a diferenca
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sobre os manometros sempre quis colocar e ver como o carro se comporta normalmente, ter uma base, pq quando estrapolar sei q algo nao esta bem... é uma segurança a mais junto com falta doq fazer heheh mas parece bem facil instalar isso

o eletrico é um cebolao mais gordo, basicamente aterrado na rosca e tem 2 saidas, uma de sinal e uma pra entrada 12v, ele nao é tao preciso igual ao mecanico, mas prefiro assim doq linha de oleo dentro do carro.... vou ver se acho algum usado em ferro velho ou internet, outros carros marcas vinham com isso de fabrica... ai so arumar um manometro usadinho tb e da pra fazer um projeto barato.. um novo me cobraram 380pilas e ai ja perdi o interesse rsrs
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sobre o radiador vi q tem 2 tipos, o do kadett gsi e um radiadorzinho de oleo mesmo pequeno com as linhas longas ate ele (chato nas trocas de oleo esvaziar isso) e o outro tipo e so um sandwichplate entre o filtro e obmba de oleo, com 2 saidas pra linha de agua radiador... esse ja nao deve ser tao eficiente pois afinal de contas a agua esquenta tb, menos q o oleo mais nao vai fazer nenhum milagre.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Comprei uma camera para olhar dentro dos cilíndros, foi um vício difícil de parar,


vc dizendo isso me lembrou um colega mecanico borrrifava agua no intake e dando umas aceleradas pra limpar carbonizacao cilindros... se pensar bem e igual quando vemos junta queimada se entra agua em um cilindro ele sai limpinho igual zero kkkk

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por Almeidão » 01 Nov 2025, 11:19

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje bom relato Chirola, o C20LET mais raro ainda, esse vinha com turbo de fabrica e usava essas saidas ai no bloco pra linha do turbo

sobre os testes tem um cara no youtube fazendo, interessante vou deixar alguns dados mas tem varios videos, pedi pra ele testar o 15w50 motul quero ver como se comporta mas ainda nao fez...

realmente mede na lenta depois de dar um couro no carro (q esquenta bem o oleo) o castrol gtx e br lubrax se sairam melhores ja outros afinam e cai mais a pressao, é pouca coisa mas da pra notar a diferenca
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sobre os manometros sempre quis colocar e ver como o carro se comporta normalmente, ter uma base, pq quando estrapolar sei q algo nao esta bem... é uma segurança a mais junto com falta doq fazer heheh mas parece bem facil instalar isso

o eletrico é um cebolao mais gordo, basicamente aterrado na rosca e tem 2 saidas, uma de sinal e uma pra entrada 12v, ele nao é tao preciso igual ao mecanico, mas prefiro assim doq linha de oleo dentro do carro.... vou ver se acho algum usado em ferro velho ou internet, outros carros marcas vinham com isso de fabrica... ai so arumar um manometro usadinho tb e da pra fazer um projeto barato.. um novo me cobraram 380pilas e ai ja perdi o interesse rsrs
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sobre o radiador vi q tem 2 tipos, o do kadett gsi e um radiadorzinho de oleo mesmo pequeno com as linhas longas ate ele (chato nas trocas de oleo esvaziar isso) e o outro tipo e so um sandwichplate entre o filtro e obmba de oleo, com 2 saidas pra linha de agua radiador... esse ja nao deve ser tao eficiente pois afinal de contas a agua esquenta tb, menos q o oleo mais nao vai fazer nenhum milagre.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Comprei uma camera para olhar dentro dos cilíndros, foi um vício difícil de parar,


vc dizendo isso me lembrou um colega mecanico borrrifava agua no intake e dando umas aceleradas pra limpar carbonizacao cilindros... se pensar bem e igual quando vemos junta queimada se entra agua em um cilindro ele sai limpinho igual zero kkkk



Limpar os pistões com água não é uma má ideia, mas não é uma borifada que vai limpar, aquele que fica limpo ao queimar a junta está recebendo água constante, teria que ter um bico injetor para injetar água que ajuda até esfriar as cámaras e é usado em alguns carros de competição. No nosso caso para limpar de verdade é eliminar as mangueiras de circulação dos vapores do carter inclusive a PCV e mesmo assim andando na rua vai ainda carbonizar um pouco, porém ao andar uns 100 km em rodovias dá uma geral incrível neles. Digo por experiência própria usando aquela bendida câmera a qual hoje estou livre deste vício, mas deu pra ver isto perfeitamente. Depois de gastar muito dinheiro, me livrei da ideia do catch can também kakakkaak

A sua ideia do radiador de água no óleo está errada. A água do motor depois que passa pelo radiador em um carro normal vai está próximo a 90º e o óleo bem acima disto, com certeza funciona e o engenheiro teve a mesma preocupação sua, tirar um pouco do calor do óleo e não refriar ele mais que deveria.
Este radiador é usado em vários carros inclusive no Santana e considerando que muitos não cuidam do carro depois do primeiro dono e por não usar um aditivo adequado muitos deles corroeu por dentro e misturou água com o óleo. Adivinha o que muitos mecanicos fizeram depois deste problema??? Aliás fica fácil demais tirar esta peça e colocar o filtro sem ela, mas alguma coisa os engenheiros viram que era necessário naqaueles carros.

Eu tive uma twister 250, o radiador de óleo dela seria uma boa ideia, mas é pra ficar na frente recebendo ar.
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por jm_vectrab » 01 Nov 2025, 15:23

pesquisando mais um pouco achei pontos interessantes, os ceboloes eletricos seriam esses modelos de marcas conhecidas:
3RHO 7700 ou VDO/Continental D3602001, ambos de 10kg/bar

o mais legal é que não usam 12v igual pensei, aterra na rosca e as 2 saisas são sinais, um G (gauge para o manômetro) e outro WK (warning key) que é justamente um sinal menor apenas 0.5bar da luz besta no painel

resumindo, daria pra remover o sensor original e usar apenas esse cebolao no lugar, a saída WK liga no fio original do painel, e a outra usa pro manômetro... bom que não altera a originalidade do carro mantem simples com apenas 1 sensor ali.

So precisaria um adaptador da saída M14x1.5 > M10x1 do sensor. a claro um manômetro de afericao ate 10bar.

botando na ponta do lapis vai ficar meio salgado o projeto, vou deixar de lado por hora tem prioridades na frente ainda quero trocar o kit de embreagem e verificar o volante dele. mas fica ai se alguém interessar em fazer, acho q não tem mistério, capaz q eu mesmo vou fazer mais pra frente hhehe


chirola escreveu:Fuente del Mensaje eu acredito que entre 110 e 130 graus o oleo tem que aguentar sem perder as suas propiedades .


esta certo chirola, mas acho q o fusca devia esquentar mais por ser refrigerado a ar, no vectras refrigerados a agua não deixa o oleo subir muito pois fica em delta entre temp de agua e oleo ali... nao acredito q passe muito de 120c mas so monitorando pra tirar a duvida

sei q: oleo acima de 140C começa a ferrar os selos de borracha e criar vazamentos e acima de 150C perder as propriedades/afina demais e ai ja viu... risco nas bronzinas e danos maiores no motor..

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje mas não é uma borifada que vai limpar,


não faco ideia mas realmente deve ficar o dia todo la borrifando kkkk eu uso bastante em estrada q comentei ai e se mantem bem limpos, acho q esse oleo castrol ajuda tb

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje me livrei da ideia do catch can também kakakkaak

eu ainda acho q da certo... faria como te indiquei e fiz no meu, aqui vem funcionando bem

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A sua ideia do radiador de água no óleo está errada.


leia de novo foi justamente oq disse, penso q esse modelo seria para "equilibrar" a temp de oleo, ajuda esquentar mais rápido quando frio pois a agua esquenta mais rápido q o oleo, e tbm ajuda a manter prox da temp da agua q e mais baixa quando quente, mas não vai ser eficiente como um radiador proprio apenas de oleo igual do kadett gsi, esses ai são tao bons q tem q tomar cuidado onde istala pois se deixar na frente refrigera demais em dias frios
Editado pela última vez por jm_vectrab em 01 Nov 2025, 15:28, em um total de 2 vezes.

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por chirola » 01 Nov 2025, 15:24

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje realmente mede na lenta depois de dar um couro no carro (q esquenta bem o oleo) o castrol gtx e br lubrax se sairam melhores ja outros afinam e cai mais a pressao, é pouca coisa mas da pra notar a diferenca

os resultados são similares com qualquer oleo, o carro esta preparado para isso 0,15 bar ou 0,3 bar não faz diferença real , 2psi nçao vai afetar nada , tem caro que ate diz que piscar a luz de oleo é normal akakakakakkaka
o oleo pode perder pressão um mais do que o outro mais o que protege as peças e a pelicula de oleo que se forma e quanto ooleo pode manter essa pelicula ,um oleo pode ter menos pressão mais manter a pelicula de proteção estabel por mais temopo , o teste fpi feito com oleos da mesma viscosidade e o oleo velho manteve a mesma pressão do que oleos novos ,
ostestes que eu fiz np pasado foram feitos com oleos de diferentes viscosidades e no pior dos casos com oleo queimado no fusca depois de um casete na estrada a pressão fico na casa de 0,15 bar com a lenta em 900rpm por causa do comando usando oleo mineral 20w50 txaco e ainda queimado .
a pressão depende mais da bomba do que do oleo ;

agua no intake nas antigas se usava mais a intenção era conseguir uma mistura mais densa , se usava para baixar a temperatura na admição e um ar humedo mais denso consegue conter mais oxigeno , a BMW uso injeção de vapor de agua no intake em alguns modelos de linea de produção com esse fim .

rdiador de oleo como vc fala é uma boa mais tem que acertar o tamanho certo para manter a temperatura dentro do ideal , se esfriar de mais e ruim se esfriar de menos tambem é ruim , ta,bem como vcs fala as mangueiras e um ponto fraco que pode falhar .

o meu carro acordo de mal humor hkakakakak
ao estercer ele faz um barulho chato de rangido do lado da torre de amortecedor esquerda , so de pensar en tirar a roda ja deu desanimo
mais vou ter que fazer , não tenho ideia do que estrago , não e homocinetica , pode ser pivo , aquele rolamentinho do batente trancando ou o amortecedor , amortecedor e homocinetica troquei a um ano , poderia ser a mola esfregando no prato do amortecedor?
vou ter que investigar ,
tomara seja pivo que é o mais facil e rapido de trocar kakakakakakakk

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por Almeidão » 01 Nov 2025, 18:48

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje realmente mede na lenta depois de dar um couro no carro (q esquenta bem o oleo) o castrol gtx e br lubrax se sairam melhores ja outros afinam e cai mais a pressao, é pouca coisa mas da pra notar a diferenca

os resultados são similares com qualquer oleo, o carro esta preparado para isso 0,15 bar ou 0,3 bar não faz diferença real , 2psi nçao vai afetar nada , tem caro que ate diz que piscar a luz de oleo é normal akakakakakkaka
o oleo pode perder pressão um mais do que o outro mais o que protege as peças e a pelicula de oleo que se forma e quanto ooleo pode manter essa pelicula ,um oleo pode ter menos pressão mais manter a pelicula de proteção estabel por mais temopo , o teste fpi feito com oleos da mesma viscosidade e o oleo velho manteve a mesma pressão do que oleos novos ,
ostestes que eu fiz np pasado foram feitos com oleos de diferentes viscosidades e no pior dos casos com oleo queimado no fusca depois de um casete na estrada a pressão fico na casa de 0,15 bar com a lenta em 900rpm por causa do comando usando oleo mineral 20w50 txaco e ainda queimado .
a pressão depende mais da bomba do que do oleo ;

agua no intake nas antigas se usava mais a intenção era conseguir uma mistura mais densa , se usava para baixar a temperatura na admição e um ar humedo mais denso consegue conter mais oxigeno , a BMW uso injeção de vapor de agua no intake em alguns modelos de linea de produção com esse fim .

rdiador de oleo como vc fala é uma boa mais tem que acertar o tamanho certo para manter a temperatura dentro do ideal , se esfriar de mais e ruim se esfriar de menos tambem é ruim , ta,bem como vcs fala as mangueiras e um ponto fraco que pode falhar .

o meu carro acordo de mal humor hkakakakak
ao estercer ele faz um barulho chato de rangido do lado da torre de amortecedor esquerda , so de pensar en tirar a roda ja deu desanimo
mais vou ter que fazer , não tenho ideia do que estrago , não e homocinetica , pode ser pivo , aquele rolamentinho do batente trancando ou o amortecedor , amortecedor e homocinetica troquei a um ano , poderia ser a mola esfregando no prato do amortecedor?
vou ter que investigar ,
tomara seja pivo que é o mais facil e rapido de trocar kakakakakakakk


Eu acho que é o pivô, a mola dificilmente dá estalos, sim pode ser o rolamento da Torre também e por falar em mau humor, estou aqui hoje e ainda tenho mais 06 dias com um Camry hibrido, cross control inteligente, meto 70 milhas nele e se um parar na frente ele para sozinho e segue sem eu fazer nada e lógico faz as curvas sem eu usar o volante, já estou com raiva do meu Vectra jejejjejeje

Mas a conversa é outra vamos informando. Meu amigo jm_vectrab, não tem nenhum carro pelo menos que eu conheço que tenha uma refrigeração no óleo tão perfeita como o fusca, ele tem um radiador recebendo vento direto do ventilador que é o sistema de refrigeração. Eu usei um radiador de variante para o meu Monza, porem bem menor e o do fusca é grande com melhor refrigeração ainda.

O do fusca e Brasilia é como este do link abaixo e o da variante é igual porem menor por ter um espaço menor para o motor, aliás talvez seja por isto que o motor da variante não durava tanto como o fusca. (isto é suposição, não tenho certeza, mas quem sabe seria isto)
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 0-1600-_JM
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Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por jm_vectrab » 02 Nov 2025, 23:49

acho q estamos todos azarados.... ao chegar de uma viagem longa hoje notei uma poca de oleo embaixo do carro, ali prox onde deixei o catchcan e ja logo pensei, pronto explodiu alguma coisa nessa m,, mas nao, e oleo de DH uma mangueira em tubo e faz um U na parte de borracha ali atras do motor prox a caixa de direcao... deve ser da lado pressurizado... estava cacando coisa pra fazer agora arumei...

e tinha revisado a bomba de DH trocado selos e oleo uns meses atras... duro e a meleca mexer com isso de novo.

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