O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Atenção! Necessário efetuar a troca da senha de acesso para continuar usando o fórum!

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem

~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BLuz de Cortesia - Vectra Millenium 2001

4 mensagens   •   Página 1 de 1
miguelaugusto
Member
Member
Nome Completo: Miguel Augusto Pinheiro Torres
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Luz de Cortesia - Vectra Millenium 2001

por miguelaugusto » 30 Mar 2026, 19:58

Boa noite pessoal! Espero que estejam todos bem.

Sou novo no Clube do Vectra, comprei o meu a 3 dias. To curtindo demais a máquina.
Tenho um Vectra Millenium 2001 2.2 8V, arroz com feijão. Coisa linda.

Estava resolvendo uns problemas elétricos no carro para fazer a vistoria veicular e me deraparei com um problema na luz de cortesia. A minha luz de cortesia é daquela que tem os sensores e botões nas laterais. Simplesmente não funciona.

Ela fica acesa 100% do tempo, direto, mesmo com o carro desligado. Testei fechar a porta, apertar os botões, puxar a chave de luzes no painel e mesmo assim continuou do mesmo jeito. Também tentei tirar os polos da bateria por 10 minutos para resetar o sistema eletrônico do carro, mas sem sucesso. A luminária tem 4 lampadas, ficam duas acesas direto. As luzes de trás (também chamadas de luzes de leitura) não deram sinal de vida.

Resumindo: a luz de cortesia fica acesa para sempre e não aceita nenhum comando.

Alguém já passou por esse problema e pode me ajudar?

Já vi pessoas falando que pode ser o interruptor da abertura da porta. Também dizem que pode ser o Módulo Multi-Timer do vectra.

:9:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » Ontem, 09:05

miguelaugusto escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal! Espero que estejam todos bem.

Sou novo no Clube do Vectra, comprei o meu a 3 dias. To curtindo demais a máquina.
Tenho um Vectra Millenium 2001 2.2 8V, arroz com feijão. Coisa linda.

Estava resolvendo uns problemas elétricos no carro para fazer a vistoria veicular e me deraparei com um problema na luz de cortesia. A minha luz de cortesia é daquela que tem os sensores e botões nas laterais. Simplesmente não funciona.

Ela fica acesa 100% do tempo, direto, mesmo com o carro desligado. Testei fechar a porta, apertar os botões, puxar a chave de luzes no painel e mesmo assim continuou do mesmo jeito. Também tentei tirar os polos da bateria por 10 minutos para resetar o sistema eletrônico do carro, mas sem sucesso. A luminária tem 4 lampadas, ficam duas acesas direto. As luzes de trás (também chamadas de luzes de leitura) não deram sinal de vida.

Resumindo: a luz de cortesia fica acesa para sempre e não aceita nenhum comando.

Alguém já passou por esse problema e pode me ajudar?

Já vi pessoas falando que pode ser o interruptor da abertura da porta. Também dizem que pode ser o Módulo Multi-Timer do vectra.

:9:

Pode ser sim o multitimer, mas neste caso ficaria acesa no porta malas tambem. Lá fica aceso? É lampada o Led? Se for led e sem um resistor ela não apaga. Checa ai se é lampada ou leds
Imagem

miguelaugusto
Member
Member
Nome Completo: Miguel Augusto Pinheiro Torres
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001

por miguelaugusto » Ontem, 23:50

A luz do porta malas, no meu caso, é comandada diretamente pelo interruptor. O sinal de abertura do porta malas é replicado para o módulo sim, mas o acionamento da lâmpada é feito diretamente pelo interruptor. Por isso ela não fica acesa direto igual na luz de cortesia.

As lâmpadas da minha luz de cortesia são lampadas mesmo, halogenas.

Será que dá pra reparar o defeito eletrônico do modulo timer? Ou é só comprando outro…

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » Hoje, 10:23

miguelaugusto escreveu:Fuente del Mensaje A luz do porta malas, no meu caso, é comandada diretamente pelo interruptor. O sinal de abertura do porta malas é replicado para o módulo sim, mas o acionamento da lâmpada é feito diretamente pelo interruptor. Por isso ela não fica acesa direto igual na luz de cortesia.

As lâmpadas da minha luz de cortesia são lampadas mesmo, halogenas.

Será que dá pra reparar o defeito eletrônico do modulo timer? Ou é só comprando outro…

primeiro é preciso confirmar se é ele ou o sensor da porta. Entenda, o interruptor do porta malas é conjugado com todas as outras portar, Se voce abrir o porta malas acende a do porta malas e a do teto, se voce abrir qualquer porta sem abrir o porta malas, mesmo voce não vendo ela acende também, por isto que se voce usar um alarme digamos um positron, basta ligar no fio certo ali no pé esquerdo que ao abrir qualquer porta inclusive o capô ele irá disparar.
A placa multitimer você conseque tirar ela fora assim como no video abaixo, e voce pode primeiro tentar usar u limpa contato nos terminais onde entra a tomada e em seguida colocar um pouquinho de graxa de silicone para ver se vai funcionar e podes ainda desmontar ela e ressoldar de um lado, mas é preciso experiencia com soldas e soltar somente os pinos que apontam, nada de soldar SMD ou qualquer outro componente eletrônico.
https://youtu.be/zevL3hgesnA
Imagem

4 mensagens   •   Página 1 de 1