O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BAlavanca de cambio (F23) com folga - Vectra B

57 mensagens
AdrianoS
GL Member
GL Member
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Alavanca de cambio (F23) com folga

por AdrianoS » 08 Out 2014, 01:03

bruno2000 escreveu:Adriano,

Me de uma luz como desmontar essa alavanca..precisa de alguma ferramenta especial?tira la do carro é tranquilo.

O que bo consigo é desmontá la pra trocar a bucha.

Bruno,

cara, para desmontar no meu Vectra B foi de certa forma tranquilo, só muito cuidado na hora de soltar algumas peças, pois tem muito plástico, quase tudo na verdade, e ressecado ainda por cima, devido ao tempo de vida do carro.
Já o seu Vectra, você disse que é o modelo C não? Por fora o console é diferente, mas creio que internamente na lavanca seja a mesma coisa, alguém do clube me corrija se eu estiver errado.
No meu eu tive que soltar uma trava/anel de plástico que prende a alavanca na base, juntamente com a bendita bucha orginal feita com material muito fraco(ponto negativo para a GM, rs), estava toda estourada. Soltei as duas travas que prendem a lavanca nos cabos de aço(um cabo é responsável pelo movimento lateral e o outro é para o movimento de frente para atrás, engate das marchas), e mais um pino de plástico preto que prende o mecanismo do movimento lateral da alavanca. No mais limpei e lubrifiquei bem todo o mecanismo com graxa de boa qualidade, troquei a bucha e efetuei o procedimento inverso da desmontagem.
Ferramentas não precisei de nada especial não, utilizei chave de fenda pequena para soltar as três travinhas do anel/trava de plástico, com essa mesma chavinha de fenda fina eu soltei as travas dos dois cabos de aço, e por fim o pino de plástico preto que mencionei acima, acabou quebrando as travinhas que prendem ele, daí eu tive que fazer um "ajuste técnico" que ficou melhor do que o original, eu aprveitei a carcaça desse mesmo pino, ele é oco no centro, e furei ele com uma furadeira com uma broca da mesma medida do diâmetro interno dele, e passei um parafuso por dentro dele, onde ficavam as travinhas que quebraram, eu prendi com uma porca e arruela de pressão, ficou bom.

Ao montar a bucha no local, movimente a alavanca e veja se ficou muito firme ou até mesmo presa, se afirmativo arranque a bucha e leve numa tornearia para desgastarem um pouco ela por dentro e também por fora, mas com muito cuidado para não desgastar demais. Eu tentei lixar em casa na mão mesmo, mas o tal de Tecnil é um material muito resistente e complicado de se trabalhar sem ferramentas apropriadas que só torneiro mecânico tem.

Se ainda tiver dúvidas, me avise.

Abraço.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 08 Out 2014, 09:47

Eu não estou totamente certo, mas acho que o Vectra C é diferente embora todos são muito fácil de acertar e totlamente difícil para chegar no lugar e requer muita paciencia e boas feramentas. Acho ainda que o Vectra C se for com trambulador em cima da caixa que o problema seja diferente e ainda possa ser que tenha que trocar algo neste trambulador também. Confirma por favor se o trambulador do C é este em cima da caixa e que seja igual aos modelos mais novos dos GMs.

Sds
Imagem

isaacalves7
Moderador
Moderador
Nome Completo: Isaac de O. Alves
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001

por isaacalves7 » 08 Out 2014, 16:25

AdrianoS escreveu:
isaacalves7 escreveu:Boa tarde, nesse novo clube e minha primeira postagem espero que a primeira de muitas.

Tenho um Vectra Millennium com o cambio F23 onde a alavanca esta com folga prejudicando o engate da primeira e segunda marcha, achei alguns kits e buchas no mercado livre porem gostaria de saber se alguém já fez esse tipo de manutenção e que peças usou?

Pesquisei nas concessionarias onde as mesmas não vendem os kits de reparo para esse sistema de cambio vendendo assim somente a alavanca completa no valor de R$1800,00 reais o que fica meio complicado já que o problema esta só em uma bucha.

Gostaria da ajuda de vocês

Não postei nenhuma foto do meu Vectra ainda pois esta em processo de pintura assim que estiver perfeito posto aqui com muito prazer.

Grato

Bom dia Isaac,

tive o mesmo problema, resolvi trocando apenas a bucha original, que estava toda detonada igual a da primeira foto desse link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-re-t-_JM, por uma nova fabricada em nylon Tecnil (material muito resistente que na minha opinião não acaba nunca mais, rsrs), comprada pelo Mercado Livre mesmo, como a desse link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... p-tras-_JM, que custa a bagatela de R$29,98. A minha eu paguei um pouco mais caro, por volta de R$ 40,00, a mão de obra ficou por minha conta, pois eu mesmo montei a peça. Valeu muito a pena, pois o câmbio ficou novo de novo, dá muito gosto trocar de marcha no Vectra agora, pois antes já era bom, mas agora ficou show de bola, pois ficou mais firme e preciso as trocas, não raspa e nem força para entrar as marchas, pois a alavanca segue o rumo certo e engata com precisão.

Abraço.

Adriano, obrigado pela ajuda irei verificar no mercado livre para pedir uma valeu.

Abraços

isaacalves7
Moderador
Moderador
Nome Completo: Isaac de O. Alves
Estado: Sergipe

por isaacalves7 » 08 Out 2014, 16:32

AdrianoS escreveu:
bruno2000 escreveu:Adriano,

Me de uma luz como desmontar essa alavanca..precisa de alguma ferramenta especial?tira la do carro é tranquilo.

O que bo consigo é desmontá la pra trocar a bucha.

Bruno,

cara, para desmontar no meu Vectra B foi de certa forma tranquilo, só muito cuidado na hora de soltar algumas peças, pois tem muito plástico, quase tudo na verdade, e ressecado ainda por cima, devido ao tempo de vida do carro.
Já o seu Vectra, você disse que é o modelo C não? Por fora o console é diferente, mas creio que internamente na lavanca seja a mesma coisa, alguém do clube me corrija se eu estiver errado.
No meu eu tive que soltar uma trava/anel de plástico que prende a alavanca na base, juntamente com a bendita bucha orginal feita com material muito fraco(ponto negativo para a GM, rs), estava toda estourada. Soltei as duas travas que prendem a lavanca nos cabos de aço(um cabo é responsável pelo movimento lateral e o outro é para o movimento de frente para atrás, engate das marchas), e mais um pino de plástico preto que prende o mecanismo do movimento lateral da alavanca. No mais limpei e lubrifiquei bem todo o mecanismo com graxa de boa qualidade, troquei a bucha e efetuei o procedimento inverso da desmontagem.
Ferramentas não precisei de nada especial não, utilizei chave de fenda pequena para soltar as três travinhas do anel/trava de plástico, com essa mesma chavinha de fenda fina eu soltei as travas dos dois cabos de aço, e por fim o pino de plástico preto que mencionei acima, acabou quebrando as travinhas que prendem ele, daí eu tive que fazer um "ajuste técnico" que ficou melhor do que o original, eu aprveitei a carcaça desse mesmo pino, ele é oco no centro, e furei ele com uma furadeira com uma broca da mesma medida do diâmetro interno dele, e passei um parafuso por dentro dele, onde ficavam as travinhas que quebraram, eu prendi com uma porca e arruela de pressão, ficou bom.

Ao montar a bucha no local, movimente a alavanca e veja se ficou muito firme ou até mesmo presa, se afirmativo arranque a bucha e leve numa tornearia para desgastarem um pouco ela por dentro e também por fora, mas com muito cuidado para não desgastar demais. Eu tentei lixar em casa na mão mesmo, mas o tal de Tecnil é um material muito resistente e complicado de se trabalhar sem ferramentas apropriadas que só torneiro mecânico tem.

Se ainda tiver dúvidas, me avise.

Abraço.

Bruno, boa tarde

creio que o mecanismo da alavanca do Vectra C seja um pouco diferente podendo utilizar a mesma bucha que o Vectra B porém só olhando, poste uma foto do mecanismo do seu sem a coifa pra gente ver.

Abraço

bruno2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Bruno
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por bruno2000 » 08 Out 2014, 17:30

O mecanismo da alavanca é idêntico!

Podem googlear que verão.

Almeidao, já no câmbio, na parte do engate eu não sei se é a mesma coisa.

Mas a minha dificuldade está sendo desmontar a alavanca por completo para trocar a bucha.

Até comprei uma alavanca usada, mas acabei quebrando na hora de desmontar :62:
Powered by: [b]X Vectra GL 1998 ; X Vectra GLS 1998 ; X Vectra GLS 2000 ; X Vectra Elegance 2008 ; X Vectra GT 2011 ; X Honda Civic LXS 2010 [R.I.P.] ; X Honda Civic LXL 2011; X Honda Fit AT 2014; Now Pwd by Ecotec

bruno2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por bruno2000 » 14 Nov 2014, 18:52

Depois de 'rodar' o brasil..consegui comprar uma em excelente estado!

Agora tenho 3 ! ! ! ! :15: :15: :15: :15: :15:

Vou monta-la no carro. Se ficar perfeita, vou mandar as outras 2 para um rapaz que faz o embuchamento no RJ. Provavelmente ficarei com uma extra e venderei a outra

Pensa numa pessoa que ta feliz!
Powered by: [b]X Vectra GL 1998 ; X Vectra GLS 1998 ; X Vectra GLS 2000 ; X Vectra Elegance 2008 ; X Vectra GT 2011 ; X Honda Civic LXS 2010 [R.I.P.] ; X Honda Civic LXL 2011; X Honda Fit AT 2014; Now Pwd by Ecotec

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ramon Neves » 14 Nov 2014, 22:30

Bruno preciso fazer esse serviço no meu, que cara é esse aqui do Rio que faz esse serviço??

Enviado de meu C2104 usando Tapatalk
Imagem

marcio galvão
Member
Member
Nome Completo: márcio paulo galvão moreira
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V

por marcio galvão » 15 Nov 2014, 02:28

caro amigos do vectra clube, tenho um vectra expression 2004/2005 e se falando de vectra eu entendo, não me gabando. existem três tipos de cambio, F17, F18 e F23 esse ultimo tem a ré voltada para trás e vem equipando quase todos os ultimos vectras B. utiliza uma bucha central e dois anéis Orings na rotula da alavanca do cambio. em algumas concessionarias vcs não encontraram essa bucha para venda. somente através do mercado livre que poderão encontra-la e fabricada de um material bem mais resistente que a original. a sua substituição é fácil, porem bem detalhada tendo em vista a fragilidade do conjunto, isso é, se algum aventureiro danificar alguma parte da alavanca, travas de varões, trambulador da alavanca, estará bastante encrencado pelo preço que se paga nessas peças e a dificuldade de acha-las. caso vcs queiram dicas passo-a-passo de como troca-las, entre em contato que eu enviarei vídeo ou fotos ensinando. mpgm06@yahoo.com.br

bruno2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por bruno2000 » 15 Nov 2014, 19:49

Acabei de trocar a minha!!!!

Pensa num homem satisfeito!
Meu carro ta uma delicia de dirigir agora

Amanha posto mais infos e fotos.

Abraço

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ramon Neves » 16 Nov 2014, 01:02

Bruno por favor preciso saber da pessoa que faz esse serviço aqui no RJ, assim que possivel me informe, obrigado!
Imagem

jonas caruso
GL Member
GL Member
Nome Completo: jonas caruso

por jonas caruso » 16 Nov 2014, 17:58

Ramon Neves escreveu:Bruno por favor preciso saber da pessoa que faz esse serviço aqui no RJ, assim que possivel me informe, obrigado!

x2
Vá de Vectra!
Imagem

bruno2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por bruno2000 » 16 Nov 2014, 23:52

Desculpe a demora pessoal..

Deixe explicar melhor: apesar de ter achado este contato no RJ, eu não precisei mandar a alavanca pra ele, pois comprei uma terceira alavanca MUITO nova...minha intenção era usa-la enquanto a minha estivesse no RJ.

Mas depois de monta-la, não sei nem se vou mandar arrumar a outra.

Com as outras duas, aproveitei peças boas de uma e de outra e fiz uma BEM nova mas com um pouco de folga.

Vou postar algumas fotos amanha da desmontagem, inclusive com algumas dicas que podem ajudar o pessoal.

De toda maneira, o rapaz me pareceu ser bem serio e competente...entende MESMO do tal trambulador do f23:

Segue o contato:

021 7829 5835 - Lacerda.

Abraço a todos.

martins.ricardo
Member
Member
Nome Completo: Ricardo Martins
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

por martins.ricardo » 29 Nov 2014, 17:52

Olá pessoal, tudo bom? Acabei de adquirir um Vectra GT 2011 equipado com o câmbio F23 (famosa ré para trás). Estou adorando o carro, mas estou com dificuldades para trocar as marchas (muito dura e pesada).
Tirei a coifa e percebi que quando mexo na alavanca a bucha tende abrir o que imagino que esteja gerando uma folga no sistema e a consequente dificuldade nos engates.
Alguém poderia me dar umas dicas para eu mesmo trocar esta bucha (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... p-tras-_JM) para ver se melhora? Desde já agradeço.

bruno2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por bruno2000 » 29 Nov 2014, 18:13

martins.ricardo escreveu:Olá pessoal, tudo bom? Acabei de adquirir um Vectra GT 2011 equipado com o câmbio F23 (famosa ré para trás). Estou adorando o carro, mas estou com dificuldades para trocar as marchas (muito dura e pesada).
Tirei a coifa e percebi que quando mexo na alavanca a bucha tende abrir o que imagino que esteja gerando uma folga no sistema e a consequente dificuldade nos engates.
Alguém poderia me dar umas dicas para eu mesmo trocar esta bucha (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... p-tras-_JM) para ver se melhora? Desde já agradeço.

Martins...parabens pelo carro..o meu também possui este cambio.

Na minha opinião, apesar do baixo custo dessa bucha, o ideal é o recondicionamento completo do trambulador.

Possuo um trambulador parado que tirei do meu carro e outro que comprei..vou mandar os 2 pro RJ daqui uns dias para este serviço.

Sem falar que a troca da bucha não é tão fácil para quem não é acostumado.

martins.ricardo
Member
Member

por martins.ricardo » 30 Nov 2014, 10:14

Obrigado bruno2000. Então... Eu cheguei a ver o anúncio deste cara do RJ. Realmente parece ser um serviço mais completo, mas: estou em Sampa; que penso que não conseguiria remover a alavanca completa; o carro teria que ficar parado até mandar a minha e receber a outra. Será que tem alguém que faça algo parecido aqui em São Paulo?

bruno2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por bruno2000 » 30 Nov 2014, 11:52

martins.ricardo escreveu:Obrigado bruno2000. Então... Eu cheguei a ver o anúncio deste cara do RJ. Realmente parece ser um serviço mais completo, mas: estou em Sampa; que penso que não conseguiria remover a alavanca completa; o carro teria que ficar parado até mandar a minha e receber a outra. Será que tem alguém que faça algo parecido aqui em São Paulo?

Realmente, o problema é ficar com o carro parado...foi até pensando nisso que comprei outra alavanca (raro de achar).

Mas quanto a desmontar, é bem tranquilo. Se resolver desmontar, me avisa que te passo umas dicas.

Vc vai precisar de 2 chaves torx, nos tamanhos 15 e 30 se não me engano.

marcio galvão
Member
Member

por marcio galvão » 01 Dez 2014, 01:00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-traz-_JM

este é o link para a compra da bucha e estarei montando o vídeo explicando a troca.

marcio galvão
Member
Member

por marcio galvão » 01 Dez 2014, 01:09

marcio galvão
Member
Member

por marcio galvão » 01 Dez 2014, 01:10

aqui vem duas buchas a central da alavanca e a menor do trambulador da alavanca.

martins.ricardo
Member
Member

por martins.ricardo » 06 Jan 2015, 16:15

Conseguiu fazer a troca? Ficou bom?

57 mensagens