bruno2000 escreveu:Adriano,
Me de uma luz como desmontar essa alavanca..precisa de alguma ferramenta especial?tira la do carro é tranquilo.
O que bo consigo é desmontá la pra trocar a bucha.
Bruno,
cara, para desmontar no meu Vectra B foi de certa forma tranquilo, só muito cuidado na hora de soltar algumas peças, pois tem muito plástico, quase tudo na verdade, e ressecado ainda por cima, devido ao tempo de vida do carro.
Já o seu Vectra, você disse que é o modelo C não? Por fora o console é diferente, mas creio que internamente na lavanca seja a mesma coisa, alguém do clube me corrija se eu estiver errado.
No meu eu tive que soltar uma trava/anel de plástico que prende a alavanca na base, juntamente com a bendita bucha orginal feita com material muito fraco(ponto negativo para a GM, rs), estava toda estourada. Soltei as duas travas que prendem a lavanca nos cabos de aço(um cabo é responsável pelo movimento lateral e o outro é para o movimento de frente para atrás, engate das marchas), e mais um pino de plástico preto que prende o mecanismo do movimento lateral da alavanca. No mais limpei e lubrifiquei bem todo o mecanismo com graxa de boa qualidade, troquei a bucha e efetuei o procedimento inverso da desmontagem.
Ferramentas não precisei de nada especial não, utilizei chave de fenda pequena para soltar as três travinhas do anel/trava de plástico, com essa mesma chavinha de fenda fina eu soltei as travas dos dois cabos de aço, e por fim o pino de plástico preto que mencionei acima, acabou quebrando as travinhas que prendem ele, daí eu tive que fazer um "ajuste técnico" que ficou melhor do que o original, eu aprveitei a carcaça desse mesmo pino, ele é oco no centro, e furei ele com uma furadeira com uma broca da mesma medida do diâmetro interno dele, e passei um parafuso por dentro dele, onde ficavam as travinhas que quebraram, eu prendi com uma porca e arruela de pressão, ficou bom.
Ao montar a bucha no local, movimente a alavanca e veja se ficou muito firme ou até mesmo presa, se afirmativo arranque a bucha e leve numa tornearia para desgastarem um pouco ela por dentro e também por fora, mas com muito cuidado para não desgastar demais. Eu tentei lixar em casa na mão mesmo, mas o tal de Tecnil é um material muito resistente e complicado de se trabalhar sem ferramentas apropriadas que só torneiro mecânico tem.
Se ainda tiver dúvidas, me avise.
Abraço.