por SirChico »
25 Nov 2020, 11:15
Olá pessoal,
quando pesquisei sobre esse assunto, muito tempo atráz, também fiquei na dúvida em relação a essa válvula no cabeçote.
Em vários vídeos de manutenção, essa válvula pode ser vista nos cabeçotes do 8v, mas não nos 16v.
Me parece que a válvula do cabeçote seria uma válvula de alívio (relief valve) como o próprio nome da peça diz. NÃO uma válvula de retenção (retension valve).
Em contra partida, a válvula que se encontra junto a bomba de óleo é uma válvula de pressão (pressure valve).
Ou seja, pelo meu entendimento, a válvula da bomba regula a pressão do óleo que é impulsionado inicialmente para o sistema. E a válvula do cabeçote (presente apenas nos 8v) regula a pressão do óleo no cabeçote em particular.
O exato porquê de ser necessário uma válvula no cabeçote dos 8v eu não sei, mas imagino que seja por alguma particularidade na construção (design) do sistema.
O que eu quero dizer com isso: possivelmente, no 8v, existe a possibilidade de se ter uma variação de pressão no cabeçote comparado ao resto do sistema. Quem sabe a operação dos tuchos (que são diferentes dos tuchos dos 16v) podem gerar uma variação de pressão, afetando o sistema. Quem sabe pode ter alguma relação com a dimensão dos dutos de óleo na parte superior do motor também. Não sei ao certo...
Além disso, apesar do nome da peça ser "válvula de alívio", não quer dizer que ela não possa atuar como uma válvula de retenção.
Exemplificando: a válvula de alívio irá permitir a passagem/retorno do óleo ao cárter quando a pressão execeder 1 BAR, por exemplo. Caso a pressão diminua, a válvula fecha e, possivelmente, retém o óleo na galeria próximo da válvula até a pressão aumentar novamente ao seu valor ideal (resistência da mola da válvula de alívio).
Uma das coisas que poderíamos imaginar é que outra função da válvula seria reter o óleo na galeria para agilizar a chegada do lubrificante na parte superior no motor, diminuindo assim o desgaste das peças. Pelo que notei, muita gente acredita que é isso que ocorre.
Isso se o óleo não escorrer de volta pelo caminho contrário quando o carro é desligado e a bomba para de girar. Algo pra se verificar. Eu não faço idéia se isso é possível...
Estas são apenas as conclusões parciais que cheguei analisando as informações que tinha.
Certas coisas não tenho como confirmar, já que muitos dos meus questionamentos não serão respondidos lendo manuais de manutenção. Também não sou mecânico de profissão e meus conhecimentos práticos são limitados. Por isso, conclusões PARCIAIS.
Quem sabe tem alguém aqui no grupo que pode afirmar, com absoluta certeza, alguns dos questionamentos que tenho, ajudando assim a chegarmos em uma conclusão.
Confesso que fiquei intrigado com a exata função dessa válvula presente nos 8v e, também, o porquê da inexistência dela nos 16v.