O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1050 mensagens
Max Manso
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Max Rogério Ribeiro Manso
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Mudança de temperatura

por Max Manso » 28 Nov 2014, 11:10

Alcir Andreoni escreveu:Quanto ao sensor, ele não tem temperatura específica, pois é só um indicador.

Isso está mais com jeitão de válvula. :47:

Então o sensor é só pra mostrar a temperatura no painel? A Vólvula Termostática é quem decide a temperatura que liga e desliga a ventoinha? Eu entendi direito?

:47:
Imagem
Só existem 2 Dias no ano em que você não pode fazer nada pela sua vida: Ontem e Amanhã!

Minha Nave -> http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=5449

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 28 Nov 2014, 11:56

Max Manso escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Quanto ao sensor, ele não tem temperatura específica, pois é só um indicador.

Isso está mais com jeitão de válvula. :47:

Então o sensor é só pra mostrar a temperatura no painel? A Vólvula Termostática é quem decide a temperatura que liga e desliga a ventoinha? Eu entendi direito?

:47:

Não! Sensor é só para mostrar no painel mesmo, válvula é para abrir e fechar de acordo com a temperatura. Quem decide a hora de ligar ou desligar é o cebolão... :52:

Em alguns carros, onde não tem cebolão, eu acredito que seja pelo sensor de temperatura que manda a informação para a ECU, mas só quem manja pode afirmar isso! :76:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 28 Nov 2014, 12:31

Se o seu carro não usa o sistema antigo com sensores no radidor (cebolão) o sensor de temperatura não é somnete para temperatura do painel, ele faz 3 funções, painel, temperatura da agua para a central e arma os cebolões, Se o seu carro usa estre sistema voce então deve trocar sendo original ou da marca MTE que é o azul 4051.

Se o seu carro usa cebolão, voce deve usar o MTE 760. Neste caso se for cebolão, o problema será resolvido porque ele deve ter estragado.

Sobre o vaso de expanção: Carro frio ele fica +/- 15mm menos que ele quente e ao esquentar este 15mm vai mais vai permanecer e não vai baixar até esfriar o carro por completo, isto indica que voce tem problemas o qual ainda não posso afirmar, mas parece ser a tampa dele.

O sensor 4051 não é caro e deve ser trocado por tempo de uso, eu diria que uns 4 anos já seria o suficiente para esta peça ou antes se der problemas.

Se voce usa aditivo bom, possa ser que não tenhas problemas com a má circulação da água pelo radiador, mas voce não informou qual está o carro usando. Independende disto, eu colocaria uma tampa nova, um refil da termostática MTE 211-82 e trocaria o sensor de temperatura se for só sensor, o 4051 ou se for cebolão, o MTE 760. Se o seu carro for cebolão, não precisa trocar sensor de temperatura.

se trocar isto e não resolver, voce não estará perdendo nada porque são peças que devem ser subistituidas por tempo de uso e não são caras, com excessão do cebolão se é que seu carro usa cebolão.

Só depois disto poderemos tentar ajudar e diagnosticar de longe se o problema persitir. Bem, eu acho que tem problemas sim.

Sds
Imagem

Max Manso
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Max Manso » 28 Nov 2014, 13:07

Blz.
Almeidão é fácil pra mim (LEIGO) saber qual esquema é o meu VCD?
Se tem cebolão ou só sensor?
Imagem
Só existem 2 Dias no ano em que você não pode fazer nada pela sua vida: Ontem e Amanhã!

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 28 Nov 2014, 13:20

Max Manso escreveu:Blz.
Almeidão é fácil pra mim (LEIGO) saber qual esquema é o meu VCD?
Se tem cebolão ou só sensor?

Olhando de cima para baixo no seu radiador, você verá na parte do seu lado esquerdo uns fios entrando na caixa plástica do radiador. Se tiver os fios, ele tem cebolão!
Imagem

Max Manso
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Max Manso » 28 Nov 2014, 13:54

OK! Vou tentar encontrar estes cabos la.

Tirei fotos do sensor de temperatura não sei se por ele da pra identificar qual é o esquema...

Imagem

TKS Man !!!!

:81:
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 28 Nov 2014, 14:51

Max Manso escreveu:OK! Vou tentar encontrar estes cabos la.

Tirei fotos do sensor de temperatura não sei se por ele da pra identificar qual é o esquema...

Imagem

TKS Man !!!!

:81:

Por ai não dá para identificar não, o meu por exemplo usa o mesmo sensor e usa também cebolão por ser ele mais antigo, este sensor só faz a função de temperatura da agua para central.

Chega ali do lado do farol direito, olha atrás dele e localiza onde a agua que sai do motor entra no radiador, voce olha para baixo, embaixo da mangueira que entra no radiador um pouco mais para a esquerda seguindo a parede dele que é a caixa plástica preta, se tiver cebolão ele estará ali. Se tirar uma foto ali logo todos aqui saberão.

Só corrigindo, este sensor 4051, em alguns carros faz dupla função uma como temperatura da agua para central e outra como sensor da ventoinha, outros faz 3 funções e no caso do meu faz uma só função que é para central.

Sds
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 28 Nov 2014, 15:41

Isso pode ajudar: Radiador com cebolão
Imagem
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 28 Nov 2014, 15:45

Perfeito Ju! :88:
Imagem

Max Manso
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Max Manso » 28 Nov 2014, 16:29

Ju_Bueno escreveu:Isso pode ajudar: Radiador com cebolão
Imagem

Opa perfeito, daqui a pouco consigo tirar umas fotos e posto aqui mas pelo jeito não tem não.

Obrigado pela força!!!
:88:
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 28 Nov 2014, 16:32

Almeidão escreveu:Se o seu carro não usa o sistema antigo com sensores no radidor (cebolão) o sensor de temperatura não é somnete para temperatura do painel, ele faz 3 funções, painel, temperatura da agua para a central e arma os cebolões, Se o seu carro usa estre sistema voce então deve trocar sendo original ou da marca MTE que é o azul 4051.

Se o seu carro usa cebolão, voce deve usar o MTE 760. Neste caso se for cebolão, o problema será resolvido porque ele deve ter estragado.

Sobre o vaso de expanção: Carro frio ele fica +/- 15mm menos que ele quente e ao esquentar este 15mm vai mais vai permanecer e não vai baixar até esfriar o carro por completo, isto indica que voce tem problemas o qual ainda não posso afirmar, mas parece ser a tampa dele.

O sensor 4051 não é caro e deve ser trocado por tempo de uso, eu diria que uns 4 anos já seria o suficiente para esta peça ou antes se der problemas.

Se voce usa aditivo bom, possa ser que não tenhas problemas com a má circulação da água pelo radiador, mas voce não informou qual está o carro usando. Independende disto, eu colocaria uma tampa nova, um refil da termostática MTE 211-82 e trocaria o sensor de temperatura se for só sensor, o 4051 ou se for cebolão, o MTE 760. Se o seu carro for cebolão, não precisa trocar sensor de temperatura.

se trocar isto e não resolver, voce não estará perdendo nada porque são peças que devem ser subistituidas por tempo de uso e não são caras, com excessão do cebolão se é que seu carro usa cebolão.

Só depois disto poderemos tentar ajudar e diagnosticar de longe se o problema persitir. Bem, eu acho que tem problemas sim.

Sds

Não entendi nada, juro que escrevi algo para você Almeidão e não apareceu, doidera :55:

Mas vamos lá, tirando a parte do liquido de arrefecimento está oscilando dentro do reservatório que também acho estranho, porque estaria com problema na questão da temperatura? Se ele disse que fica entre 80 a 85º e a ventoinha arma normalmente, qual seria o problema? :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 28 Nov 2014, 16:42

Thiago Menezes escreveu:
Almeidão escreveu:Se o seu carro não usa o sistema antigo com sensores no radidor (cebolão) o sensor de temperatura não é somnete para temperatura do painel, ele faz 3 funções, painel, temperatura da agua para a central e arma os cebolões, Se o seu carro usa estre sistema voce então deve trocar sendo original ou da marca MTE que é o azul 4051.

Sds

Não entendi nada, juro que escrevi algo para você Almeidão e não apareceu, doidera :55:

Mas vamos lá, tirando a parte do liquido de arrefecimento está oscilando dentro do reservatório que também acho estranho, porque estaria com problema na questão da temperatura? Se ele disse que fica entre 80 a 85º e a ventoinha arma normalmente, qual seria o problema? :47:

A temperatura está normal, mas ele confirma que agora ele começou armar o segundo estágio mesmo sem ar condicionado.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 28 Nov 2014, 17:01

Almeidão escreveu:
A temperatura está normal, mas ele confirma que agora ele começou armar o segundo estágio mesmo sem ar condicionado.

Ah sim, desculpe não me atentei a esse detalhe, reli a postagem e realmente ele comentou isso.
Imagem

Imagem

Max Manso
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Max Manso » 28 Nov 2014, 19:49

Fala pessoal.
Não consegui girar fotos da lateral do radiador. E muito difícil e só consegui queimar o dedo. Mas usando o flash do celular já deu pra identificar que não tem cebolão.
Quanto ao segundo estágio não estou certo se ele esta ligando ou não. Estou me baseando no fato que a primeira liga aos 85° porém a temperatura continua a subir e ao chegar próximo dos 90° ela abaixa pra 80° assim presumi que era por causa da segunda velocidade, mas não consigo identificar aumento do barulho da ventoinha, na verdade de dentro do carro não escuto nada, só sei que ela ligou porque a temperatura cai. Hoje fiz uma tentativa de filmagem com o capo levantado e também não percebi mudança na velocidade da ventoinha. E pra ajudar o líquido do reservatório não variou tanto quanto presenciei da outra vez. Vou postar mais tarde pra ver se identificam algo, eu já vi que sou mais leigo do que pensava.
Dúvida, é fácil diferenciar a mudança do primeiro para o segundo estágio da ventoinha?
Se for eu realmente nunca vi ele funcionar.

Abraço turma..
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 28 Nov 2014, 20:11

muita diferença, quando entra o segundo eatágio parece aqueles barcos de pântano, tamanha a velocidade que imprime as duas ventoinhas.

Detalhe, se tiver tudo normal, o segundo estágio só entra com o ar ligado.

Já que voce é leigo, te informo que as ventoinhas só tem 3 situações.
1 - as duas desligadas
2 - as duas juntas no primeiro estágio
3 - as duas juntas no segundo estágio.
Imagem

Max Manso
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Max Manso » 28 Nov 2014, 21:48

Maravilha, sobre as duas ligarem juntas eu sabia, porque já tinha lido uma resposta sua em outro tópico sobre este assunto.

Segue link do vídeo que fiz pra tentar mostrar como esta .... o que acontece é bem o que o vídeo mostra porém ontem quando fiz o mesmo teste verifiquei que o liquido subiu bem mais no tanquinho de expansão do que hoje, mas notem que ele varia da ponta até a base da seta neste vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=Fq4WS5rFkws&feature=youtu.be

Abraço e obrigado a todos !!!
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 29 Nov 2014, 18:46

Nada de anormal amigo, os carros que usam duas mangueiras para o vaso de expansão altera mesmo a quantidade de líquido no reservatório, ao contrário dos 8V que usa um só.

Cuida dela porque está perfeita a temperatura.
Imagem

Max Manso
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Max Manso » 29 Nov 2014, 19:10

Almeidão escreveu:Nada de anormal amigo, os carros que usam duas mangueiras para o vaso de expansão altera mesmo a quantidade de líquido no reservatório, ao contrário dos 8V que usa um só.

Cuida dela porque está perfeita a temperatura.

Blz Almeidão, vou desencanar então, obrigado a todos pela boa vontade em ajudar....

Abraço!!!
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 01 Dez 2014, 10:15

Pois é, por isso to aqui matutando porque estaria com problema o seu sistema Max, pra mim desde o inicio estava normal só a parte do liquido de arrefecimento subir muito que não sabia mesmo se era normal ou não.

Pare de procurar chifre na cabeça de cavalo, o vecão ta normal :38:
Imagem

Imagem

Max Manso
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Max Manso » 01 Dez 2014, 10:52

Thiago Menezes escreveu:Pois é, por isso to aqui matutando porque estaria com problema o seu sistema Max, pra mim desde o inicio estava normal só a parte do liquido de arrefecimento subir muito que não sabia mesmo se era normal ou não.

Pare de procurar chifre na cabeça de cavalo, o vecão ta normal :38:

Obrigado Thiago, vou parar de procurar cabelo em ovo !
Ainda bem que esta tudo ok...

Abraço!!!
Imagem

1050 mensagens