Tenho este problema desde que comprei o carro, e já vi que parece ser algo crônico do modelo. Tem bastante debate sobre isso na internet (inclusive aqui no fórum) mas nem sempre a solução é a mesma.
Quando a gasolina chega perto da reserva, o carro começa a falhar quando faço curvas, passo em desníveis, acelero um pouco mais forte, etc.
Fora isso o carro funciona corretamente, as falhas parecem só ocorrer quando a gasolina "balança" dentro do tanque.
Já rodei bastante com ele na reserva pra testar e a gasolina não acabou, portanto não acho se tratar de problema na marcação.
Pra "resolver" o problema sempre abasteço antes de chegar neste ponto, mas esses dias resolvi dar uma fuçada pra tentar entender o que acontece, e gostaria da ajuda de vocês.
Abrindo o compartimento da bomba, vi que a mangueira de retorno não é original e está num estado bem ruim.
Não consegui desmontar mais que isso, mas olhando lá pra dentro já consegui ver que ela está bem ressecada.

Queria entender melhor este sistema, sei que a mangueira preta é a mangueira de retorno, e que ela vai pra baixo do copo onde fica a bomba, mas não sei ao certo como funciona.
Imagino que o retorno seja responsável por alimentar copo da bomba com combustível, talvez a mangueira ressecada esteja rompida em algum ponto, jogando a gasolina de volta pra dentro do tanque e não no copo, e de alguma forma isso faz com que a bomba não tenha combustível suficiente quando o nível do tanque está mais baixo.
Faz sentido isso?
Se eu tiver falando asneira me perdoem hehe