Luiz Antunes escreveu:Obrigado Almeidão , Alcir e Thiago ,
então vou mesmo ter que apurar meu ouvido , eu nunca ouvi um som mais alto ou mais baixo desde 2008 quando comprei meu carro .
Então vou ficar com a explicação de vcs, que a velocidade que eu ouço na verdade é a baixa , e por algum motivo a alta nunca entrou que eu tenha percebido .
Funcionar correto isso funciona pois nunca passou a temperatura do meio do instrumento .
renatovisk escreveu:Luiz Antunes escreveu:Obrigado Almeidão , Alcir e Thiago ,
então vou mesmo ter que apurar meu ouvido , eu nunca ouvi um som mais alto ou mais baixo desde 2008 quando comprei meu carro .
Então vou ficar com a explicação de vcs, que a velocidade que eu ouço na verdade é a baixa , e por algum motivo a alta nunca entrou que eu tenha percebido .
Funcionar correto isso funciona pois nunca passou a temperatura do meio do instrumento .
Eh q dentro do carro nao se ouve bem o funcionamento do segundo estagio.
Pode ter certeza que o seu ja funcionou... Sabe aquele dia de 40 grauzinhos q vc fica meia hora em transito lento até uns 30 km/h no maximo com ar condicionado full time? Nao tem carro que não ligue o segundo estagio nestas condições.
Enviado de meu LG-D295 usando Tapatalk
Luiz Antunes escreveu:Valeu Almeidão , Ives e demais !!!!
Agora saquei pq não vi nenhuma resistência , estava cabreiro por não acha-las , o lance é feito por reles .![]()
Recapitulando galera para eu acabar de entender td ( espero ) ........na condição que ligo o ar condicionado com o carro ainda totalmente frio .
1 - Nessa condição toda FRIA , a ventoinha da frente do condensador SEMPRE LIGA ??? Resposta :
2 - Já sei que ela pode mudar de velocidade em função de algo , mas será que essa ventoinha sempre ficará ligada , pelo menos na baixa , quando o ar estiver ligado ( compressor ON ) ??? Resposta :
Ives escreveu:Luiz Antunes escreveu:Valeu Almeidão , Ives e demais !!!!
Agora saquei pq não vi nenhuma resistência , estava cabreiro por não acha-las , o lance é feito por reles .![]()
Recapitulando galera para eu acabar de entender td ( espero ) ........na condição que ligo o ar condicionado com o carro ainda totalmente frio .
1 - Nessa condição toda FRIA , a ventoinha da frente do condensador SEMPRE LIGA ??? Resposta :
2 - Já sei que ela pode mudar de velocidade em função de algo , mas será que essa ventoinha sempre ficará ligada , pelo menos na baixa , quando o ar estiver ligado ( compressor ON ) ??? Resposta :
sim, a baixa fica ligada sempre junto com o compressor (valido pro vectra B, vectra C tem momentos q desliga completamente)....o meu com ar analogico é dessa forma.....nao posso afirmar com certeza q o mesmo seja valido para o ar digital, pois no digital o transdutor permitiria maior flexibilidade de operação sem a necessidade de adicionar componentes, como pressostato de condensação...... pois pressao de condensador muito baixa gera problemas para carregar o oleo lubrificante, entao tvez no ar digital tenha feito alguma proteção.....mas se desligar, seria em climas abaixo de 20 graus, com calor ligou compressor ligou ventilador na baixa.....
o sistema acelera o ventilador quando atinge cerca de 280psi, e conforme vai retirando calor e baixando a pressão, ao atingir ~220psi ele cai a velocidade......ou seja, na pratica, ele opera na faixa entre 150 e 280psi.....mto abaixo de 150 psi q seria condições onde poderia ter problemas de lubrificação....
Almeidão escreveu:Agora sim está explicado, You are the man Ives, elas funcionam primeiro tipo 6 volts, e logo 12 direto. Aliás nos testes que fiz ventoinha direto na bateria elas entram sempre na alta porque alí está 12 volt. Sobre o Ano, o meu é 97 e não tem resistência, deve ser porque é do segundo semestre então.
RONCO NO COMPRESSOR
gilmarkaio perguntou sobre o ronco no compressor, acho ser impossível sanar este problemas, o meu compressor tem 15 dias de uso e desde o primeiro dia já roncava. O anterior é original e roncava igual e funcionava perfeito também e nunca me deixou na mão, Então amigo, se voce for trocar o compressor, troca de modelo porque este original do Vectra pelo menos nos nossos modelos, todos roncam.
Ives escreveu:nao me parece errado....realmente ela liga ao atingir 280psi, e ao ir resfriando e baixando a pressao, a cerca de 220psi ela retorna pra baixa....
a 40 graus a pressão media deve ser na faixa 230 ou até 270, especialmente no inicio de operação........entao pode ser q realmente esteja pouco acima e nao consiga vencer tirar mais calor, e estabiliza logo acima do ponto para baixar pra primeiro estagio......com manometro instalado vc terá a certeza se esta correto ou nao.....tente a noite quando resfria, acelerar ate bater segundo estagio, e entao deixar na lenta, ai vc tira a duvida se esta operando.....
nao é o mais correto desligar ventilador sem manometro.....mas se vc tiver manometro, desligue ate atingir proximo de 300 psi, q dai ligarao na alta.....ou desligue apenas 1 dos ventiladores, pois dai perde o primeiro estagio, e soh vai ligar ao atingir 280 psi......
Almeidão escreveu:Sim, na primeira velocidade mesmo, aliás a segunda velocidade somente entra com pós ignição e sem o ar ligado não entra nunca. Ela tem dois sensores para ligar.
01 - É sensor no próprio ar que se ele tiver com a pressão alta ela liga e muitas vezes com a temperatura bem baixa porque neste caso não é para refrigerar o motor e sim baixar a pressão do sistema, normalmente quando ela entra logo que liga o carro é aquela situação que o carro está no sol e por isto altera a pressão interna do ar.
02 - Sensor comandado pelo sensor de temperatura para os mais novos e o famoso cebolão para os mais antigos, ele entra quando a temperatura atinge um grau elevado e sempre com o ar ligado, neste caso a pressão do ar está normal, mas o carro por está com o ar ligado e mesmo tendo as ventoinhas funcionando em baixa, estando em centros de cidades ela com certeza subirá. Entra o segundo estágio e baixa ela um pouco e volta a desligar.
Muitos perguntam o porque de não ter o segundo estágio direto, bem se ele ficar ligado direto sem contar que a temperatura vai ficar sempre baixa e isto não é bom para o carro, tem ainda o problema elétrico onde aquecerão os relês enm excesso e em pouco tempo derrete o local onde eles estão.
Dentro do carro, dificilmente voce ouvirá ela entrando apesar que parece um furacão quando ela entra e para que não afeta o sistema elétrico como comentei, elas trabalham rápido e com ótima eficiência para desligar rápido também. Salvo aquele carro que tenha problemas ou nos sensores ou no radiador o qual ela fica uma eternidade ligada.
Como eu sou bem precavido em temperatura afinalaqui é 42º direto no verão, quando ligo o ar e a pressão dele está boa o segundo estágio não vai entrar pelo ar, e muitas vezes estou no transito tipo vai um pouquinho e pára ao ponto da temperatura chegar em 90 e ficar agarrada, ou seja nem esfria e nem esquenta para entrar o segundo estágio que no meu carro entra com 91. Fiz uma adaptação esta semana e estou bem satisfeito com o resultado, coloquei um relê o qual quando ligo o ar o meu primeiro estágio vira segundo, neste caso quando estou no transito pesado a temperatura chega em 89 no painel e logo entra o segundo estágio e desce para 85, ficando o segundo estágio verdadeiro como reserva. Ao desligar o ar, tudo volta ao normal.
JA Fernandes escreveu:Muito interessante esse seu sistema, eu já fiz algo parecido com uma empilhadeira que não achava sensor de temperatura, fizemos um "T" de ferro com rosca no centro e colocamos um sensor de temperatura do motor mwm juntamente com o relógio no painel, e funcionou muito bem, até precisar mexer no cabeçote, ai aproveitamos e mudamos a rosca no local original.
Uma outra pergunta, o relê que liga o segundo estágio do ventilador é o mesmo do primeiro?
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 125 visitantes