O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou.

79 mensagens
Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou. C/ víd

por Luiz Antunes » 10 Jan 2015, 01:45

Obrigado Almeidão , Alcir e Thiago ,

então vou mesmo ter que apurar meu ouvido , eu nunca ouvi um som mais alto ou mais baixo desde 2008 quando comprei meu carro .
Então vou ficar com a explicação de vcs, que a velocidade que eu ouço na verdade é a baixa , e por algum motivo a alta nunca entrou que eu tenha percebido .

Funcionar correto isso funciona pois nunca passou a temperatura do meio do instrumento .

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por renatovisk » 10 Jan 2015, 07:32

Luiz Antunes escreveu:Obrigado Almeidão , Alcir e Thiago ,

então vou mesmo ter que apurar meu ouvido , eu nunca ouvi um som mais alto ou mais baixo desde 2008 quando comprei meu carro .
Então vou ficar com a explicação de vcs, que a velocidade que eu ouço na verdade é a baixa , e por algum motivo a alta nunca entrou que eu tenha percebido .

Funcionar correto isso funciona pois nunca passou a temperatura do meio do instrumento .

Eh q dentro do carro nao se ouve bem o funcionamento do segundo estagio.

Pode ter certeza que o seu ja funcionou... Sabe aquele dia de 40 grauzinhos q vc fica meia hora em transito lento até uns 30 km/h no maximo com ar condicionado full time? Nao tem carro que não ligue o segundo estagio nestas condições.

Enviado de meu LG-D295 usando Tapatalk

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda

por Luiz Antunes » 10 Jan 2015, 11:55

renatovisk escreveu:
Luiz Antunes escreveu:Obrigado Almeidão , Alcir e Thiago ,

Eh q dentro do carro nao se ouve bem o funcionamento do segundo estagio.

Pode ter certeza que o seu ja funcionou... Sabe aquele dia de 40 grauzinhos q vc fica meia hora em transito lento até uns 30 km/h no maximo com ar condicionado full time? Nao tem carro que não ligue o segundo estagio nestas condições.

Valeu Renato deve ser isso , mesmo , e ainda tem um agravante , meu carro é blindado , os vidros e a blindagem deixam todo barulho que vem de fora muito mais baixo . Eu ate adora esse silencio , mas as vzs pode esconder algum sinal que vc precisa ouvir , kkkk

Outra coisa Renato e galera , o ventilador ( ventoinha ) da frente do condensador do ar , liga em conjunto quando a polia do compressor atraca , ou é independente tb e tem circuito que controla ele independente ???

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por renatovisk » 10 Jan 2015, 14:33

No circuito nao sei dizer... Mas o correto é acionou conpressor liga a ventoinha.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 10 Jan 2015, 15:41

Em qualquer circunstácia as duas tracas juntas, sobre os circuitos são complicados de lhe explicar porque nem eu sei o que fazem elas aumentar a velocidade, sei que é o módulo que manda, mas como não sei. Para aqueles que possa vir com a resposta de uma resistencia externa ou interna das ventoinhas, já adianto o meu não tem estas resistencias e já testei várias ventoinhas tipo Ford etc e todas fazem o mesmo.

Um exemplo, para o segundo estágio entrar em funcionamento, precisa do primeiro estágio está ligado e a chave do carro ligada, por outro lado se voce ligar a chave e fazer um Jump no relê do segundo estágio somente a ventoinha interna vai girar em alta, a outra nem vai ligar. Ao jumpear a primeira velocidade e logo jumpear a segunda ligam as duas em alta. Prefiro nem tentar descobrir como fazem isto, mas é parecido ao que o Chicó diz no filme Auto da Compadecida. Só sei que é assim. Gente este auto é com u mesmo kakkak.
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ives » 10 Jan 2015, 16:59

ela faz uma mudança de ligação, entre serie (velocidade reduzida) ou paralelo (velocidade plena)......essa mudança de ligação é controlada pelos relés, faz com que os dois ventiladores sejam ligados em serie, dividindo a tensão da bateria.....primeiramente soh usa 1 dos 3 reles, e assim ao invés de receber 12V, elas recebem apenas 6V cada ventilador, e isso faz com que girem mais devagar......ao ter a solicitação de segundo estagio, ligam-se os dois reles restantes e mantendo o inicial ligado, e assim agora muda-se de forma q ambas as ventoinhas recebam 12V, funcionando a sua velocidade maxima.....

os vectras B 96/97 possuiam resistencias q ligavam em serie....agora um ventilador se torna resistencia do outro, falando de uma forma simplificada....modelos 98 em diante houve mudança no esquema eletrico, onde faz-se essa ligação serie/paralelo....

o unico "mal" dessa ligação, é q na eventualidade de queima de um dos dois ventiladores, perde-se a velocidade baixa em ambos os ventiladores....no esquema anterior dos 96/97 ao queimar um ventilador, o outro ainda teria o primeiro estagio....assim se queimar um ventilador, apenas ira operar o segundo em velocidade plena, ao atingir 97 graus ou pressão do AC acima de 280psi....
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Jan 2015, 17:52

Agora sim está explicado, You are the man Ives, elas funcionam primeiro tipo 6 volts, e logo 12 direto. Aliás nos testes que fiz ventoinha direto na bateria elas entram sempre na alta porque alí está 12 volt. Sobre o Ano, o meu é 97 e não tem resistência, deve ser porque é do segundo semestre então.

RONCO NO COMPRESSOR

gilmarkaio perguntou sobre o ronco no compressor, acho ser impossível sanar este problemas, o meu compressor tem 15 dias de uso e desde o primeiro dia já roncava. O anterior é original e roncava igual e funcionava perfeito também e nunca me deixou na mão, Então amigo, se voce for trocar o compressor, troca de modelo porque este original do Vectra pelo menos nos nossos modelos, todos roncam.
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda

por Luiz Antunes » 10 Jan 2015, 20:00

Valeu Almeidão , Ives e demais !!!!

Agora saquei pq não vi nenhuma resistência , estava cabreiro por não acha-las , o lance é feito por reles . :88:

Recapitulando galera para eu acabar de entender td ( espero ) ........na condição que ligo o ar condicionado com o carro ainda totalmente frio .

1 - Nessa condição toda FRIA , a ventoinha da frente do condensador SEMPRE LIGA ??? Resposta :

2 - Já sei que ela pode mudar de velocidade em função de algo , mas será que essa ventoinha sempre ficará ligada , pelo menos na baixa , quando o ar estiver ligado ( compressor ON ) ??? Resposta :

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 10 Jan 2015, 20:04

isso Almeidao....no documento o seu deve estar 97/98....eh fabricado em 97, mas ja é do modelo/projeto 98....

qto a roncar, realmente algum ruido todo compressor faz, afinal é uma compressao mecanica.....mas nao deveria ser nada mto alarmante, tipo dentro do carro nem se escuta...... o meu carro antes começava a gritar alto soh quando acelerado acima de 3000rpm aproximadamente.....ai ele se sobresaia o ronco......mas depois q troquei o oleo para base POE (poliolester) ao inves do padrao PAG (polialquino glicol) nao escutei mais nenhum tipo de ruido anormal, pois essa é uma classe inferior de oleo para refrigeração.....
Imagem

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 10 Jan 2015, 20:09

Luiz Antunes escreveu:Valeu Almeidão , Ives e demais !!!!

Agora saquei pq não vi nenhuma resistência , estava cabreiro por não acha-las , o lance é feito por reles . :88:

Recapitulando galera para eu acabar de entender td ( espero ) ........na condição que ligo o ar condicionado com o carro ainda totalmente frio .

1 - Nessa condição toda FRIA , a ventoinha da frente do condensador SEMPRE LIGA ??? Resposta :

2 - Já sei que ela pode mudar de velocidade em função de algo , mas será que essa ventoinha sempre ficará ligada , pelo menos na baixa , quando o ar estiver ligado ( compressor ON ) ??? Resposta :

sim, a baixa fica ligada sempre junto com o compressor (valido pro vectra B, vectra C tem momentos q desliga completamente)....o meu com ar analogico é dessa forma.....nao posso afirmar com certeza q o mesmo seja valido para o ar digital, pois no digital o transdutor permitiria maior flexibilidade de operação sem a necessidade de adicionar componentes, como pressostato de condensação...... pois pressao de condensador muito baixa gera problemas para carregar o oleo lubrificante, entao tvez no ar digital tenha feito alguma proteção.....mas se desligar, seria em climas abaixo de 20 graus, com calor ligou compressor ligou ventilador na baixa.....

o sistema acelera o ventilador quando atinge cerca de 280psi, e conforme vai retirando calor e baixando a pressão, ao atingir ~220psi ele cai a velocidade......ou seja, na pratica, ele opera na faixa entre 150 e 280psi.....mto abaixo de 150 psi q seria condições onde poderia ter problemas de lubrificação....
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda

por Luiz Antunes » 10 Jan 2015, 20:18

Ives escreveu:
Luiz Antunes escreveu:Valeu Almeidão , Ives e demais !!!!

sim, a baixa fica ligada sempre junto com o compressor (valido pro vectra B, vectra C tem momentos q desliga completamente)....o meu com ar analogico é dessa forma.....nao posso afirmar com certeza q o mesmo seja valido para o ar digital, pois no digital o transdutor permitiria maior flexibilidade de operação sem a necessidade de adicionar componentes, como pressostato de condensação...... pois pressao de condensador muito baixa gera problemas para carregar o oleo lubrificante, entao tvez no ar digital tenha feito alguma proteção.....mas se desligar, seria em climas abaixo de 20 graus, com calor ligou compressor ligou ventilador na baixa.....

o sistema acelera o ventilador quando atinge cerca de 280psi, e conforme vai retirando calor e baixando a pressão, ao atingir ~220psi ele cai a velocidade......ou seja, na pratica, ele opera na faixa entre 150 e 280psi.....mto abaixo de 150 psi q seria condições onde poderia ter problemas de lubrificação....

Putz !!!!
Valeu IVES , era a informação que eu estava precisando , pois acho que nem na lenta eu tenho ventoinha do ar ligado .
E aki no Rio é impossível estar com menos de 20 graus . Então por incrível que pareça eu estou torcendo para estar com defeito ( vou verificar amanha ) , pois se estiver com ventoinha parada , vou ter um bom aumento de eficiência quando colocar ela de volta a funcionar .

Obrigadão !!! :88:

gilmarkaio
GL Member
GL Member
Nome Completo: gilmar querino alexandre
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por gilmarkaio » 11 Jan 2015, 11:38

Almeidão escreveu:Agora sim está explicado, You are the man Ives, elas funcionam primeiro tipo 6 volts, e logo 12 direto. Aliás nos testes que fiz ventoinha direto na bateria elas entram sempre na alta porque alí está 12 volt. Sobre o Ano, o meu é 97 e não tem resistência, deve ser porque é do segundo semestre então.

RONCO NO COMPRESSOR

gilmarkaio perguntou sobre o ronco no compressor, acho ser impossível sanar este problemas, o meu compressor tem 15 dias de uso e desde o primeiro dia já roncava. O anterior é original e roncava igual e funcionava perfeito também e nunca me deixou na mão, Então amigo, se voce for trocar o compressor, troca de modelo porque este original do Vectra pelo menos nos nossos modelos, todos roncam.

ok,grato pelos esclarecimentos ,vou mandar colocar oleo e vejo que acontece. :88:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 11 Jan 2015, 13:46

Uma pergunta para o Ives ou para quem entende de pressão do ar condicionado.
A segunda velocidade da ventoinha entra também pela pressão do ar quando aumenta: Mas ela não teria que desligar logo depois? Ou seja a pressão não deveria baixar logo?

Minha dúvida é que ela entra e parece que não desliga nunca, pelo menos na cidade. Bem aqui hoje está 40º.

Está correto ou meu sensor está ruim?

Na verdade este é o terceiro sensor que eu compro, não encontro original em lugar nenhum e o teste feito é que é ela mesmo o causador de entrar esta segunda velocidade com o ar ligado, porque ao desconectar lo, de imediato elas desligam.

Se não usar ele o que acontece? Pode explodir uma mangueira?
Imagem

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 11 Jan 2015, 20:31

nao me parece errado....realmente ela liga ao atingir 280psi, e ao ir resfriando e baixando a pressao, a cerca de 220psi ela retorna pra baixa....

a 40 graus a pressão media deve ser na faixa 230 ou até 270, especialmente no inicio de operação........entao pode ser q realmente esteja pouco acima e nao consiga vencer tirar mais calor, e estabiliza logo acima do ponto para baixar pra primeiro estagio......com manometro instalado vc terá a certeza se esta correto ou nao.....tente a noite quando resfria, acelerar ate bater segundo estagio, e entao deixar na lenta, ai vc tira a duvida se esta operando.....

nao é o mais correto desligar ventilador sem manometro.....mas se vc tiver manometro, desligue ate atingir proximo de 300 psi, q dai ligarao na alta.....ou desligue apenas 1 dos ventiladores, pois dai perde o primeiro estagio, e soh vai ligar ao atingir 280 psi......
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Jan 2015, 08:27

Ives escreveu:nao me parece errado....realmente ela liga ao atingir 280psi, e ao ir resfriando e baixando a pressao, a cerca de 220psi ela retorna pra baixa....

a 40 graus a pressão media deve ser na faixa 230 ou até 270, especialmente no inicio de operação........entao pode ser q realmente esteja pouco acima e nao consiga vencer tirar mais calor, e estabiliza logo acima do ponto para baixar pra primeiro estagio......com manometro instalado vc terá a certeza se esta correto ou nao.....tente a noite quando resfria, acelerar ate bater segundo estagio, e entao deixar na lenta, ai vc tira a duvida se esta operando.....

nao é o mais correto desligar ventilador sem manometro.....mas se vc tiver manometro, desligue ate atingir proximo de 300 psi, q dai ligarao na alta.....ou desligue apenas 1 dos ventiladores, pois dai perde o primeiro estagio, e soh vai ligar ao atingir 280 psi......

É, eu imagino que esteja certo sim, pela noite ela não arma por pressão alta e nem pela manhã. Pensei em eliminar este sensor porque alterei meu sistema para entrar o segundo estágio da ventoinha pelo motor quando o ar liga para uns 88º e baixar para uns 83, mas aí seria risco demais porque ele podeia ficar muito tempo com a pressão alta, ou seja sempre que tiver muito calor e isto aqui é constante. Hoje as 7:30 AM já estava marcando dentro da minha garage 30º.

Sobre o Manômetro eu coloquei e ele armou certo, mas não desarmou porque não alcança baixar a pressão o suficiente estando parado a não ser borifando agua no radiador. Bem, já estou até preparando para trocar os rolamentos das minhas ventoinhas, afinal faz uns 8 anos que fiz isto e vale apenas refazer, assim me deixará mais tranquilo.
Imagem

JA Fernandes
Member
Member
Nome Completo: José Antonio Fernandes Filho
Estado: Paraná
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por JA Fernandes » 12 Jan 2015, 13:35

Almeidão escreveu:Sim, na primeira velocidade mesmo, aliás a segunda velocidade somente entra com pós ignição e sem o ar ligado não entra nunca. Ela tem dois sensores para ligar.
01 - É sensor no próprio ar que se ele tiver com a pressão alta ela liga e muitas vezes com a temperatura bem baixa porque neste caso não é para refrigerar o motor e sim baixar a pressão do sistema, normalmente quando ela entra logo que liga o carro é aquela situação que o carro está no sol e por isto altera a pressão interna do ar.

02 - Sensor comandado pelo sensor de temperatura para os mais novos e o famoso cebolão para os mais antigos, ele entra quando a temperatura atinge um grau elevado e sempre com o ar ligado, neste caso a pressão do ar está normal, mas o carro por está com o ar ligado e mesmo tendo as ventoinhas funcionando em baixa, estando em centros de cidades ela com certeza subirá. Entra o segundo estágio e baixa ela um pouco e volta a desligar.

Muitos perguntam o porque de não ter o segundo estágio direto, bem se ele ficar ligado direto sem contar que a temperatura vai ficar sempre baixa e isto não é bom para o carro, tem ainda o problema elétrico onde aquecerão os relês enm excesso e em pouco tempo derrete o local onde eles estão.

Dentro do carro, dificilmente voce ouvirá ela entrando apesar que parece um furacão quando ela entra e para que não afeta o sistema elétrico como comentei, elas trabalham rápido e com ótima eficiência para desligar rápido também. Salvo aquele carro que tenha problemas ou nos sensores ou no radiador o qual ela fica uma eternidade ligada.

Como eu sou bem precavido em temperatura afinalaqui é 42º direto no verão, quando ligo o ar e a pressão dele está boa o segundo estágio não vai entrar pelo ar, e muitas vezes estou no transito tipo vai um pouquinho e pára ao ponto da temperatura chegar em 90 e ficar agarrada, ou seja nem esfria e nem esquenta para entrar o segundo estágio que no meu carro entra com 91. Fiz uma adaptação esta semana e estou bem satisfeito com o resultado, coloquei um relê o qual quando ligo o ar o meu primeiro estágio vira segundo, neste caso quando estou no transito pesado a temperatura chega em 89 no painel e logo entra o segundo estágio e desce para 85, ficando o segundo estágio verdadeiro como reserva. Ao desligar o ar, tudo volta ao normal.

Almeidão como vc fez esse esquema com o relê?
meu carro com o ar ligado esquenta muito!!
Estava lendo o post pressão em excesso no sistema esquenta além do normal o radiador?
o meu Vectra é 2.2 e usa o sensor de temperatura do lado da válvula termostática.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Jan 2015, 14:42

O carro quando liga o ar ele esquenta mais mesmo, um motivo é que o motro fica mais pesado pelo compressor e o outro é que no radiador do ar passa a circular gás quente e por este motivo a temperatura vai subir mesmo.

No seu caso que usa o sensor diferente do Vectra que usa cebolão, voce teria que adaptar um cebolão nele para o sistema funcionar. Também não é nada difícil, mas acredito que não deva ficar tão barato, aliás no meu eu fiz uma peça para mudar um de lugar e ficaria perfeito no seu carro também. A peça que fiz foi de aluminio, já preparada para enroscar dois cebolões e com local para colocar anel de borracha para vedar, cortei a mangueira da entrada do motor no meio e coloquei esta peça ali. Neste caso uso um cebolão 761, 88-83º.

Como foi feio no meu que já é com cebolão.

1 - um relê auxiliar com 5 terminais - 86 - positivo
85 - negativo
30 - sai do cebolão
87A - sai do cebolão
87 - entra no fio do segundo estágio

2 - conectado nesta forma.

86 - positivo, tirado do fio azul atrás da caixa de relê, este fio ao ligar o alarme, ele fica positivo.
85 - Negativo direto da carroceria.
30 - o fio amarelo com lista marrão sai do cebolão corta ele e o que vem do cebolão entra no 30
87A - a outra parte do fio amarelo com listra marron que vai para o relê é ligado no 87A
87 - Daqui sai um fio direto para o fio da alta que é o branco com listra marron.

3 - para não haver retorno, coloquei um diôdo IN4007 no fio positivo, desta forma a energia vai somente para um lado, acredito que nem é necessário isto, mas eu sempre uso.

Neste caso o processo é fácil. Quando desligo o ar, fica ligado o 87A com o 30, e ai o cebolão fica normal como baixa, e assim que ele é acionado vai passar negativo enre o 30 e 87A que é como se o fio amarelo e listra marron não tivesse sido cortado.

Ao ligar o ar, este relê arma e a emenda muda de lugar, vai do 30 para o 87, neste caso quando o cebolão armar o negativo irá para a velocidade maior que por sua vez o ar estando ligado a menor velocidade já estará acionada ao receber negativo no relê de alta que é o fio branco e marron, arma a alta.

Para mim ficou muito bom, no seu caso voce precisará descobrir qual o fio é a de alta e fazer uma peça de aluminio e nem precisará usar os 5 terminais do relê, basta usar o 30 e o 87. Com certeza este fio no seu não muda de cor, é igual aos outros.

Eu tenho foto da peça, posso passar por e.mail se quiser.

O relê eu coloquei la na caixa de relê do lado da bomba de freio
Imagem

JA Fernandes
Member
Member
Nome Completo: José Antonio Fernandes Filho
Estado: Paraná
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por JA Fernandes » 12 Jan 2015, 15:21

Muito interessante esse seu sistema, eu já fiz algo parecido com uma empilhadeira que não achava sensor de temperatura, fizemos um "T" de ferro com rosca no centro e colocamos um sensor de temperatura do motor mwm juntamente com o relógio no painel, e funcionou muito bem, até precisar mexer no cabeçote, ai aproveitamos e mudamos a rosca no local original.

Uma outra pergunta, o relê que liga o segundo estágio do ventilador é o mesmo do primeiro?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Jan 2015, 15:47

JA Fernandes escreveu:Muito interessante esse seu sistema, eu já fiz algo parecido com uma empilhadeira que não achava sensor de temperatura, fizemos um "T" de ferro com rosca no centro e colocamos um sensor de temperatura do motor mwm juntamente com o relógio no painel, e funcionou muito bem, até precisar mexer no cabeçote, ai aproveitamos e mudamos a rosca no local original.

Uma outra pergunta, o relê que liga o segundo estágio do ventilador é o mesmo do primeiro?

Não, voce estando em frente a bateria o relê do primeiro estágio é o primeiro da direita, depois tem outro relê e o terceiro é o segundo estágio. Se voce levantar todos eles da caixa que não é difícil, voce encontrará o fio que arma ele, ou até mesmo olhando o relê, o fio que arma ele é o 85 por ser o negativo.

Meu carro fiz alguns sensores, e esta peça de aluminio eu coloquei 2 cebolões um para armar o primeiro estágio e outro como aviso caso a ventoinha falhar por uma enventual queima. E o Cebolão original, fica no lugar de origem dele só para armar o segundo estágio.

Eu não estou certo porque aqui não consigo ver este vídeo de troca da agua, mas acho que ele mostra esta peça que eu fiz. Chca ai, está na saida do radiador para o motor.

viewtopic.php?f=49&p=31527#p31527
Imagem

zackspeed
GL Member
GL Member
Nome Completo: Elyerton Marques
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por zackspeed » 13 Jan 2015, 11:51

Muito show esse esquema do militec no AR! Farei na próxima manutenção!!!

79 mensagens