O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1050 mensagens
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problema com Temperatura do Motor .

por JoãodoValle » 20 Jul 2015, 09:57

Almeidão eu acho que o segundo cebolão que ele se refere é o do Ar Condicionado, o carro dele é igual o nosso.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 21 Jul 2015, 09:11

JoãodoValle escreveu:Almeidão eu acho que o segundo cebolão que ele se refere é o do Ar Condicionado, o carro dele é igual o nosso.

Sim, pode ser isto ou pode ser uma adaptação de um dono anterior para economizar, tendo em vista que o cebolão comum é bem mais barato ou até mesmo pela dificuldade de achar o duplo que nem é tão difícil pela internet mas muitos mecanicos saem da oficina e vai tomar umas, nós é quem vamos para o computador. Independente disto o que usa um para o ar condicionado tem ainda o duplo diferente destes com conector redondo e este especial para o ar condicionado é porque o duplo tem um grau tão alto que se chegar a ligar o sistema do ar já estaria comprometido pelo ganho de pressão, neste caso tem um reserva para acionar a ventoinha porque ao ligar o ar habilita este cebolão a funcionar, porem na maioria do tempo trabalha alto e vai minando o motor aos poucos. No entando se usar um duplo como nós usamos ele será 80% melhor servido que o sistema antigo que foi mudado para melhor, ou seja algum engenheiro viu que poderia melhorar e voce pode até comentar sobre o MTE 763, porque voce colocou recente.

Na minha opinião estando o sistema limpo, usando o cebolão duplo 763 deixa muitos carros da época com inveja da temperatura que ele fica. Eu quase não acredito que eu consegui isto no meu carro kakakkakkak.
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 21 Jul 2015, 10:24

Um post vale mais que mil palavras:

viewtopic.php?f=70&t=169&start=400#p125714

viewtopic.php?f=70&t=169&start=400#p125986

muitos mecanicos saem da oficina e vai tomar umas, nós é quem vamos para o computador

Essa frase foi um XeckMate!!!! Falou tudo agora, pela própria falta de compromisso e querer evoluir é que nós consumidores pagamos o pato com gambiarras e serviços mau feitos.

edvaldo.junior
Member
Member
Nome Completo: Edvaldo Vieira de Farias Junior
Estado: Alagoas
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

por edvaldo.junior » 23 Jul 2015, 08:50

Alguém consegue me dizer qual a referencia do cebolão do ar? Meu carro possui 2 cebolões e queria usar os 2.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Jul 2015, 14:39

eu não faria isto por nada, mas voce quer vamos lá.

Vectra sem ar condicionado, 741.88/83°C

Com ar condicionado 797.100-105°C

No caso do seu com dois interruptores 741.88/83 + 767.95-120°
Ou 797.100-105°C com 838.110-120°C

Estes são da MTE, agora entenda o que é 797. 100-105. O primeiro estágio arma em 100 e desarma em 95 já o segundo estagio arma em 105 e desarma em 10. Este 105 desarma o ar caso a parte do primeiro que é 100 não armar o segundo estágio das ventoinhas. Pra mim é uma segurança por desconfiança de que o sistema poderia falhar. Fico pensando o João do Valle que estava preocupado com a temperatura ao ver o painel dele em 100º, já que se usar este de 767 isto pode ocorrer já que ele é 120 no máximo

Bem, Vou deixar uma perguntinha no ar, se alguem souber responder ela e convencer a mim que o carro deve ser quente para funcionar perfeito, prometo que colocarei este 767.

Vamos a pergunta:

Vectra sem ar condicionado, usa um cebolão 88/83º, siguinifica que arma em 88º e no painel será bem menos, eu diria que 85 já arma a ventoinha e desarma lá pelos 82 isto se for colocado o painel igual o nosso com contagiros. Não podemos esquecer nunca que o Vectra sem ar não tem o condensador que fica na frente do radiador, logo a refrigeração dele é bem melhor que um com ar condicionado. Lembrando que quem usa os dois cebolões o carro não pode andar quente já que usa um cebolão bem baixo para o primeiro estágio sendo ele o mesmo 741 - 88/83, porem um erro eleva a temperatura para armar o segundo estágio por usar outro cebolão e não um conjugado tipo um MTE-763

Pergunto: Porque o Vectra sem ar pode trabalhar mais frio e o com ar não?

Esta pergunta é para aqueles que sempre dizem que o VECTRA TEM QUE TRABALHAR QUENTE.

Outra pergunta: Um Vectra sem ar condicionado por a caso deixa de ser Vectra?
Voce que tem um Vectra sem ar condiconado, talvez mora no sul do pais. Ficaria satisfeito se eu
disser que voce tem é um Chevete?

Para mim nunca passou de erros que forom corrigidos EM MODELOS MAIS NOVOS, e ficarom os mais antigos com os erros como certo, afinal RECALL NÃO É NADA BARATO.

Fico no aguardo de alguem tentar me convencer. Mas não esqueçam o sem ar trabalha com o cebolão bem baixo, seria mais ou menos igual ao MTE 763 para os que tem ar.
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 23 Jul 2015, 19:17

Seeeeeloko... chegou em 95° almeidao, se tivesse chegado em 100° eu teria infartado hahahahah, pois sei que lá teria ido embora mais uma junta.

E pra quem duvida da eficiencia do 763 procura minha garagem aqui no fórum e veja o comparativo.

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Jul 2015, 23:32

João, tem mais, ele é original do Vectra, mesmo assim o pessoal ainda fica escutando mecanico falando sobre algo que e não entende e pior ainda aquele que entende e diz para o cara trocar o um cebolão deste, ele perde o cliente porque o cara vai buscar outro que tenha qualquer um que tenha sido arrancado de outro carro e não importa qual seja.
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 24 Jul 2015, 08:08

Hehehe... foda, sei como é aqui mesmo tem muitos relatos disso e alguns não acreditam

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo

por Ju_Bueno » 24 Jul 2015, 10:48

Gostaria de tirar umas dúvidas:

Almeidão escreveu:... o sem ar trabalha com o cebolão bem baixo, seria mais ou menos igual ao MTE 763 para os que tem ar.

Temos no sistema original do Vectra A os cebolões 741 e 767. O 741.88/83°C comanda o primeiro estágio das ventoinhas.
Sendo assim, esse sistema opera em boa temperatura quanto ao primeiro estágio - correto?

No Vectra A, entra o trabalho do 767.95-120°para o segundo estágio. Nesses 95 ele atua , baixando pros 88 + ou -, onde ele se desliga e volta a atuação do 741 - é assim que está trabalhando o meu sistema.
De acordo com o que vc explicou sobre o 797, no 767 esse 120 é a temperatura em que ele desliga o ar? Mas isso só aconteceria se por falha não entrar o segundo estágio, né? Ou se houver problemas no sistema de arrefecimento, é claro...

(Voltei pra reler o tópico e entendi o seguinte: o MTE 767 qdo usado como sensor do ar condicionado no VB, ele acionará o segundo estágio aos 120°e não aos 95. É isso mesmo? Se for, agora eu entendi a diferença entre usar 2 cebolões ou apenas 1 duplo).

Considerando que o MTE 763 (recomendado pro VB) aciona o primeiro aos 88 - igual ao 741, e o segundo aos 95 - igual ao 767 no sistema do VA, posso então ficar tranquilo quanto ao sistema que tenho no meu carro?
Abs!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 24 Jul 2015, 17:24

primeiro de tudo, o cebolão 741 - 88º é quando ele arma, e desarma em 83, isto em leitura de painel. Nunca podemos esquecer isto. Já os duplos tem esta nomenclatura e como exemplo o 760. 100-95 - Quer dizer que o primeiro estágio arma em 100 e desarma em 95, o segundo arma em 105 e desarma em 100. No painel este 100 representa +/- 91 a 92 graus.

Já ao usar dois cebolções, eu caho o segundo estágio muito longe de onde está o primeiro, neste caso a ventoinha do primeiro estágio ao desligar o carro ficará rodando um século. Mas se o seu tiver armando o segundo estágio ali nos 95º está normal, desde que sem o ar ele fique ali perto dos 90. Minha sujestão seria usar um duplo direto 763 ou manter o sistema como está usando um 760 ou até mesmo o 761 com 5 graus a mais no lugar desde duplo que é normal, mas para mim além do ideal que eu gosto. Levando em conta que não está ruim, só um pouco além do que eu prefiro já que sem o ar ele funciona no máximo 90, não vejo motívo nenhum dele funcionar muito além dos 90 só porque o ar esteja ligado.

Sobre o cebolão, ele arma em um grau e desarma 5 graus menos, logo se ele estiver em 100 graus, vai desarmar em 95, ainda acima do cebolão do primeiro estágio que estaria sendo acionado em 88 caso o ar não estivesse ligado. Se for usar um 760, com certeza ele vai armar o segundo estágio ai perto dos 92 e baixaria até uns 85 leitura de painel.

Sds
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 24 Jul 2015, 17:28

Estou pensando seriamente em parar de fazer propaganda destes cebolões, fiz uma pesquisa e cada vez fica mais caro e eu não ganho nada com isto. Não tem muito tempo eu comprei por 50, hoje custa 110. Estou realmente falando sério

sds
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno

por Ju_Bueno » 24 Jul 2015, 17:53

Almeidão escreveu:primeiro de tudo, o cebolão 741 - 88º é quando ele arma, e desarma em 83, isto em leitura de painel. Nunca podemos esquecer isto.

Sim, lembro bem da informação de que a temperatura gravada no cebolão não corresponde à leitura do painel. Mas no 741 está gravado 88-83, e foi bem essa temperatura que o scanner apontou na atuação dele - no painel de fato já é outra coisa!

Almeidão escreveu:Já ao usar dois cebolões, eu aho o segundo estágio muito longe de onde está o primeiro... Mas se o seu tiver armando o segundo estágio ali nos 95º está normal... desde que sem o ar ele fique ali perto dos 90.

No meu carro, o segundo estágio entra cerca de 5 graus acima do primeiro - isto é, aciona aos 92~93° e desliga aos 88° aproximadamente (leitura informada pelo scanner) somente com o uso do ar condicionado. Sem o ar fica mesmo como já comentado.

Parece então que não preciso me preocupar com isso. Os dois cebolões troquei acho que há pouco mais de um ano e estão trabalhando corretamente e em boa temperatura. Qdo precisar trocar algum novamente - espero que isso demore hehe - vou considerar usar apenas o 763. Obrigado pelo esclarecimento.

Só mais uma coisa: Alguém aí já teve a oportunidade de conferir com um scanner as temperaturas de atuação do cebolão no Vectra B? Em tantos tópicos tratando do arrefecimento nunca vi essa informação. Acho que seria interessante se alguém postar isso.
Abs!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

neitonh
Member
Member
Nome Completo: NEITON HUBNER
Estado: Rio Grande do Sul
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Vectra B Aquecimento motor

por neitonh » 30 Jul 2015, 20:42

Amigos, estou com um problema no meu vectra, aquecimento, motor chegando a 100 graus às vezes...é um GLS 2.0 8V ano 98 ok. Já foi feita a troca da água do sistema e usado aditivo GM, trocada válvula termostática original caixa GM (WHALER), 0 cebolão da ventoinha foi trocado tb original GM, melhorou um pouco a situação, motor mantem 80 graus na faixa, maximo 90graus, isto no gnv, neste caso baixou um pouco a temperatura, uns dez graus, pq antes era 90 graus direto na faixa.
Meu problema é que de vez em quando, principalmente na cidade o motor tá chegando em 100 graus, nunca fez isto antes. Fizemos um teste na oficina mecanica com o carro ligado e parado, funcionou perfeito, manteve estabilizado em 90 graus a temperatura, ligando e desligando ventoinha, tudo certo. O problema me acontece quando estou andando, pensei q pode ser um mau contato de repente. A água do sistema está baixando muito lentamente, foi feito um serviço pq tinha um vazamento perto do cabeçote, que foi solucionado. Bomba dágua não foi mexido ainda, seria unico lugar a vazar, pois foi feito teste de pressão no sistema e nao apresentou vazamentos.
Obrigado a todos pela atenção, aguardo retorno!

Neiton :62:

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Vectra B Aquecimento motor

por Thiago Menezes » 30 Jul 2015, 21:39

Utilize a pesquisa, o fórum tem bastante tópico aberto debatendo o assunto arrefecimento! [emoji106]

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Mosson
Member
Member
Nome Completo: André Fabio Mosson
Estado: Paraná

por Mosson » 31 Jul 2015, 08:02

Bom dia! O tópico viewtopic.php?f=39&t=8584 pode lhe ajudar em algumas respostas.

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Mantenedor » 02 Ago 2015, 22:43

Pode ser que esteja vazando entre a bomba e o bloco do motor , se você estiver utilizando aditivo vai poder ver o corante aparecer no bloco do motor.
Vai precisar levantar o carro e verificar por baixo , o meu também está assim ! Baixa bem pouco o nível no reservatório , vou trocar bomba junto com as correias e acessórios, quando chegar aos 50 000 km rodados .Imagem

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

neitonh
Member
Member

por neitonh » 03 Ago 2015, 09:29

Ontem constatei novamente o aquecimento, chegou a 105 graus mais ou menos, parei o carro e dei uma olhada no motor, ventilador estava desligado, só pode ser mau contato, pq troquei o sensor q comanda ventilador, original GM, termostatica tb nova e original, água no nivel correto, óleo ok...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 03 Ago 2015, 09:52

neitonh escreveu:Ontem constatei novamente o aquecimento, chegou a 105 graus mais ou menos, parei o carro e dei uma olhada no motor, ventilador estava desligado, só pode ser mau contato, pq troquei o sensor q comanda ventilador, original GM, termostatica tb nova e original, água no nivel correto, óleo ok...

Tem 3 opções para este seu problema de não armar a ventoinha.
1 - Cebolão estragado ou com grau muito alto, o bom para o seu carro é o MTE 763, ou com grau correspondente, só que os concorrenbtes não colocam grau nos cebolões deles, fico sem saber qual outro seria de outra marca.
2 - Relê ou fusível com contacto muito aquecido e derreteu o alojamento deles ou ainda mal contado nas laminas que devem ser retirado e testado, se tiver bom, colocar DW40 e remontar, incluo os fusíveis dem frente da bateria, relês e fusíveis dentro do carro.
3 - Termostática com grau muito alto, e as originais se for uma para carro a alcool fará isto no seu carro, eu recomento o refil MTE 211-82, ou Wahler, porem Wahler não vende refil, só vende completa, mas o grau tem que ser 82º. Bem, estou considerando que quando voce está nas rodovias ele fica normal tipo 82º, caso contrário pode ser problema no radiador também

Para mim, não importa se é original ou não, se eu não ver o grau destas peças eu não uso e nem sempre o que é original está estampado na peça o que eu preciso e termostática original dificilmente vinha isto.

Torcer muito para não ter queimado a junta, dificilmente a temperatura chega neste ponto sem queimar a junta, eu diria que 90% queima.

Sds
Imagem

neitonh
Member
Member

por neitonh » 03 Ago 2015, 11:19

Bom dia Almeidão!
O cebolão eu troquei ele faz poucos dias, coloquei o original GM, mesma cor do anterior, o antigo até acho q funciona ainda, mas a temperatura era um pouco mais alta com ele. Tem o grau estampado na peça, mas não lembro agora de cabeça. A termostatica tb foi trocada, original GM Wahler, radiador ok, sem vazamentos, agua no nivel e com aditivo GM tb. O carro vinha mantendo 80º na faixa mesmo usando GNV, e 90º na cidade, este sempre foi o normal dele. Estou achando q pode ser o caso 2, relé ou fusivel aquecido ou derretido. Obrigado pela orientação!

neitonh
Member
Member

Problema resolvido

por neitonh » 05 Ago 2015, 17:55

A falha que aconteceu foi devido ao cebolao novo que foi colocado, ele pifou com 15 dias de uso! Detalhe, veio na caixa da GM. A marca é VALCLEI 1797 K1314, temperaturas 95/100 e 100/105. Meu eletricista colocou de volta meu cebolao original, sorte q eu guardei, deu uma limpada geral nos contatos e ta tudo funcionando blz, pra garantir agora eu pedi pra ele me deixar uma chave no painel para eu ligar o ventilador direto qdo quiser. Agora vou pedir a garantia da peça na oficina onde fiz o o conserto anterior, mas pra mim era melhor a devoluçao do dinheiro pois nao confio na peça. Qdo for co9mprar de novo vou seguir o conselho do Almeidao, colocar MTE

1050 mensagens