O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

118 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra B

por Almeidão » 13 Jun 2013, 14:16

Pessoal, só relatar que hoje fiquei a pé em um momento terrível porque era horário de saída de escola, e eu parado no trânsito, pé no freio, ponto morto e o motor apagou. Luz do painel todas apagadas, um calor de 30 graus, vidros fechados e nenhum desce ou sobe. Bem, tive até sorte, era uma quase descida, fui devagar com ele para um local totalmente proibido, mas era a solução. Antes de chegar no local, saiu um carro estacionado e o local caiu do céu. Bem, para quem não sabe tenho várias coisas de reserva e o comutador não ficaria em falta. Com muito calor e todo suado, troquei a peça e fui. Aviso que era descida, mas sei como usar o freio sem estar com o motor ligado, muito cuidado com isto.

Relato isto, para um possível problemas destes e vários tentarem funcionar e não conseguir. Assim, já comento não percam tempo se isto acontecer.

Bem, caso o carro apague, painel todo apagado e ao virar a chave o motor gira normal, mas não pega. Desistam, não insistam, vai direto no comutador e troque ele que será resolvido o problema.

Sds
Imagem

Guilherme Rabelo
GL Member
GL Member
Mensagens: 130
Registrado em: 19 Abr 2013, 16:27
Nome Completo: Guilherme Rabelo Ristuccia
Cidade: Pocos de Caldas
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: COMUTADOR DE IGNIÇÃO

por Guilherme Rabelo » 13 Jun 2013, 14:29

bela dica Almeidão...............mas duvido quem tem um comutador de reserva no carro............vc é o cara mesmo
refaça sua assinatura - by Rohde

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: COMUTADOR DE IGNIÇÃO

por rgapski » 13 Jun 2013, 14:31

Esse Almeidão é fogo!
Já tem até a peça na reserva! Sensacional!
Almeidão 1 x 0 Chevrolet

Cara, eu também já passei por isso, mas foi com o kadett.
Passei a tarde toda aguardando o guincho e toda a manhã seguinte correndo atras da peça, que eu mesmo acabei instalando.

Meu pai já teve esse problema no Classic.
Minha mulher já teve esse problema com o Celta.
Um amigo já teve em um Corsa Hatch (ultima serie).

Acho que toda a linha GM tem problema nessa m*rda de comutador!
Ô pecinha vagabunda!!!

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

williansapz
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 239
Registrado em: 07 Mai 2013, 18:02
Nome Completo: willians zanirato
Cidade: SANTO ANDRE
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: COMUTADOR DE IGNIÇÃO

por williansapz » 13 Jun 2013, 15:28

é ja tive problema no monza também 2 vezes...
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: COMUTADOR DE IGNIÇÃO

por Luiz Antunes » 13 Jun 2013, 16:17

Dá para trocar no meio da rua ???
É só tirar as coberturas de plastico dos comandos de seta e limpador ???

Presica de alguma ferramnta especial ???? Manda o bizú , para a galera ter ciência da coisa !

Abs

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: COMUTADOR DE IGNIÇÃO

por Almeidão » 13 Jun 2013, 19:19

Dá pra trocar sim. Como eu tenho experiência e ferramentas eu troco em 10 minutos, óbvio que troco saio e depois monto o resto que são os acabamentos. Como minha ignição já é com parafuso alen, já fica mais fácil de fazer o serviço correto sem tirar ela, é possível que quebre alguma coisa. Precisa de uma chave Philips para soltar o acabamento, soltar limpador e seta, soltar a ignição meu caso com uma alen, soltar a tomada do comutador é só puxar, com uma chave fendas fina ou até um estilete, soltar um parafusinho que segura o comutador de um lado, do outro é um pino encaixado que não sai de imediato então o comutador sai de lado. Para recolocar, com uma chave de fendas, afaste o pino que antes não sai, coloca o comutador, empurra o pino e depois coloca do outro lado o parafusinho e é só montar o resto.
O meu, já desmontei e foi algo que aqueceu ele, pra quem conhece o modelo original tem duas rodinhas e tem um mancalzinho de plástico com uma mola que empurra ele contra o metal. Este plástico derreteu e agarrou, vou checar o que houve nele, aliás a trilha está perfeita porque coloquei um relê para auxiliar a partida e nisto está defendido. Bem, já coloquei um cooler no relê do ar, não custará colocar um ali kakkakkak.

Peças de reserva? Humm melhor nem detralhar aqui kakkakak

Vai umas ai, todas levaria muito tempo escrevendo.
2 bombas de gasolina e em toda minha vida só estradou 1
2 mangueiras para bomba
2 MAP
2 atuadores de marcha lenta
1 correia dentada
1 Polia do esticador
4 bicos injetores

Sobre chaves, tenho todas menos um torkímetro. Minha esposa sempre diz: - Meu sonho e ver este porta malas vazio e eu respondo: Acorda muié kakkakaka

Na verdade tenho pavor de ficar a pé sabendo fazer todo o serviço tanto mecânico como elétrico. E olha que meu carro não é um carrinho qualquer não, é um super Vectra e com manutenção constante.

Sds
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: COMUTADOR DE IGNIÇÃO

por Luiz Antunes » 13 Jun 2013, 20:32

Valeu TKS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :88:

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: COMUTADOR DE IGNIÇÃO

por Ricardo Crispim » 14 Jun 2013, 21:24

Já passei por um perrengue parecido uma vez, foi no ano passado.
Eu também carrego todas as ferramentas no carro(menos torquimetro,hehehe).
peças sobressalentes carrego poucas, só mesmo uma bomba extra, magueiras, lampada de darol, freio e fusíveis)
Eu desmontei tudo para acessar o comutador e no meu caso não chegou a torrar nada, apenas não estava ligando, foi só desgaste e eu consegui resolver ligando com uma chave de fenda. Vou comprar um e deixar de stand by junto com as outras peças..
muito boa essa dica..

Forte abraço!!!!!!!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: COMUTADOR DE IGNIÇÃO

por Almeidão » 15 Jun 2013, 16:16

No meu caso o motor girava mas não tinha outra energia. Isto porque o contato que faz o motor gira se afastou porque derreteu mas para girar o motor ele ficou da altura certa, bem quem entende desta peça os contatos são móveis tipo quando você dá a partida ele passa por um relevo para se afastar e não torrar ou dar mal contato em outra peça. Eu como sou precavido fiz um relê de partida e o comutador estava perfeito mesmo com 3 ou 4 anos de uso, mas tem um porém. Todas as luzes ligadas pós ignição passa por este contato e eu falhei em uma parte e já estou acertando para isto não acontecer outra vez. A falha foi até simples, os Vectras B tem a opção de colocar duas lâmpadas de freio em cada lente, Fiz isto. Tem ainda o Brack light que não é tão potente e as luzes leds do aerofólio que também não são tão potentes, mas com 4 lâmpadas acesas mas os dois outros componentes aumenta bem a energia deste contato e ele vai enfraquecendo. Tanto que quando o carro morreu, eu estava no trânsito pé no freio por uns 4 minutos. Matei a charada e coloquei um relê auxiliar para estas lâmpadas.

Bem, agora quando piso no freio a energia dele vai para um relê que em um consumo insignificante e a energia para acender a luz eu tirei de um cabo que eu tenho no porta malas de um antigo amplificador de som.

Sds
Imagem

vanddo
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Abr 2014, 10:48
Nome Completo: Evandro Gaikoski
Cidade: Pinhal Grande
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: COMUTADOR DE IGNIÇÃO

por vanddo » 09 Mai 2014, 10:36

Ola pessoal, poderiam me ajudar.

Preciso trocar o comutador do meu vectra( ja foi trocado, paralelo) , qd o carro fica no sol a chave não da a partida, ai ando sem a proteção plastica da coluna e forço o comutador que vira.

Sabem se é esse modelo aqui do mercado livre? meu carro é 98.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -97-to-_JM

Grato.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: COMUTADOR DE IGNIÇÃO

por Almeidão » 09 Mai 2014, 12:13

Compre este do link abaixo, eu comprei um e é original. abri quando chegou e confirmei isto, é mais caro mas é totalmente diferente deste universal e se voce resolver colocar um relê de 40Amp para auxiliar esta peça, ele não estragará tão cêdo.


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nal-gm-_JM
Imagem

vanddo
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Abr 2014, 10:48
Nome Completo: Evandro Gaikoski
Cidade: Pinhal Grande
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: COMUTADOR DE IGNIÇÃO

por vanddo » 11 Mai 2014, 18:04

Almeidão escreveu:Compre este do link abaixo, eu comprei um e é original. abri quando chegou e confirmei isto, é mais caro mas é totalmente diferente deste universal e se voce resolver colocar um relê de 40Amp para auxiliar esta peça, ele não estragará tão cêdo.


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nal-gm-_JM



Beleza, vou comprar este.
Agora quanto ao relé ja foge das minhas capacidades, preciso levar no eletrecista pra fazer..

Obrigado pela dica.

HeyronCn
GL Member
GL Member
Mensagens: 102
Registrado em: 21 Ago 2013, 08:01
Nome Completo: Heyron Carneiro
Cidade: Ipiranga
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: COMUTADOR DE IGNIÇÃO

por HeyronCn » 20 Ago 2014, 21:55

Almeidão escreveu:Pessoal, só relatar que hoje fiquei a pé em um momento terrível porque era horário de saída de escola, e eu parado no trânsito, pé no freio, ponto morto e o motor apagou. Luz do painel todas apagadas, um calor de 30 graus, vidros fechados e nenhum desce ou sobe. Bem, tive até sorte, era uma quase descida, fui devagar com ele para um local totalmente proibido, mas era a solução. Antes de chegar no local, saiu um carro estacionado e o local caiu do céu. Bem, para quem não sabe tenho várias coisas de reserva e o comutador não ficaria em falta. Com muito calor e todo suado, troquei a peça e fui. Aviso que era descida, mas sei como usar o freio sem estar com o motor ligado, muito cuidado com isto.

Relato isto, para um possível problemas destes e vários tentarem funcionar e não conseguir. Assim, já comento não percam tempo se isto acontecer.

Bem, caso o carro apague, painel todo apagado e ao virar a chave o motor gira normal, mas não pega. Desistam, não insistam, vai direto no comutador e troque ele que será resolvido o problema.

Sds


Almeidão, mas isso aconteceu do nada? com o motor ligado? como pode isso????

ahhh, eu to com um problema no meu, quando troquei a coluna da direção também foi trocado o comutador, e depois daquele dia nao trava a chave na posição de partida, será que é o comutador?

Abraço
Imagem
Vectra GLS 2.2 8V M.P.F.I. 99/99

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: COMUTADOR DE IGNIÇÃO

por Almeidão » 21 Ago 2014, 12:40

HeyronCn escreveu:
Almeidão escreveu:Pessoal, só relatar que hoje fiquei a pé em um momento terrível porque era horário de saída de escola, e eu parado no trânsito, pé no freio, ponto morto e o motor apagou. Luz do painel todas apagadas, um calor de 30 graus, vidros fechados e nenhum desce ou sobe. Bem, tive até sorte, era uma quase descida, fui devagar com ele para um local totalmente proibido, mas era a solução. Antes de chegar no local, saiu um carro estacionado e o local caiu do céu. Bem, para quem não sabe tenho várias coisas de reserva e o comutador não ficaria em falta. Com muito calor e todo suado, troquei a peça e fui. Aviso que era descida, mas sei como usar o freio sem estar com o motor ligado, muito cuidado com isto.

Relato isto, para um possível problemas destes e vários tentarem funcionar e não conseguir. Assim, já comento não percam tempo se isto acontecer.

Bem, caso o carro apague, painel todo apagado e ao virar a chave o motor gira normal, mas não pega. Desistam, não insistam, vai direto no comutador e troque ele que será resolvido o problema.

Sds


Almeidão, mas isso aconteceu do nada? com o motor ligado? como pode isso????

ahhh, eu to com um problema no meu, quando troquei a coluna da direção também foi trocado o comutador, e depois daquele dia nao trava a chave na posição de partida, será que é o comutador?

Abraço


Não é o comutador. Mas pode ser algo dentro o cilindro de ignição, se foi mexido ali dentro com certeza montarom uma mola errada e é comum errarem esta montagem que é super fácil.
Imagem

HeyronCn
GL Member
GL Member
Mensagens: 102
Registrado em: 21 Ago 2013, 08:01
Nome Completo: Heyron Carneiro
Cidade: Ipiranga
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: COMUTADOR DE IGNIÇÃO

por HeyronCn » 21 Ago 2014, 13:21

Almeidão escreveu:
HeyronCn escreveu:
Almeidão escreveu:Pessoal, só relatar que hoje fiquei a pé em um momento terrível porque era horário de saída de escola, e eu parado no trânsito, pé no freio, ponto morto e o motor apagou. Luz do painel todas apagadas, um calor de 30 graus, vidros fechados e nenhum desce ou sobe. Bem, tive até sorte, era uma quase descida, fui devagar com ele para um local totalmente proibido, mas era a solução. Antes de chegar no local, saiu um carro estacionado e o local caiu do céu. Bem, para quem não sabe tenho várias coisas de reserva e o comutador não ficaria em falta. Com muito calor e todo suado, troquei a peça e fui. Aviso que era descida, mas sei como usar o freio sem estar com o motor ligado, muito cuidado com isto.

Relato isto, para um possível problemas destes e vários tentarem funcionar e não conseguir. Assim, já comento não percam tempo se isto acontecer.

Bem, caso o carro apague, painel todo apagado e ao virar a chave o motor gira normal, mas não pega. Desistam, não insistam, vai direto no comutador e troque ele que será resolvido o problema.

Sds


Almeidão, mas isso aconteceu do nada? com o motor ligado? como pode isso????

ahhh, eu to com um problema no meu, quando troquei a coluna da direção também foi trocado o comutador, e depois daquele dia nao trava a chave na posição de partida, será que é o comutador?

Abraço


Não é o comutador. Mas pode ser algo dentro o cilindro de ignição, se foi mexido ali dentro com certeza montarom uma mola errada e é comum errarem esta montagem que é super fácil.


Mas o cilindro não foi aberto, hj eu comprei outro comutador, e to pensando em eu mesmo trocar, é muito dificil?
Imagem
Vectra GLS 2.2 8V M.P.F.I. 99/99

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: COMUTADOR DE IGNIÇÃO

por Almeidão » 21 Ago 2014, 15:53

Não é dificil, porem para tirar o seu, ele sai de um lado arrastando ele, para colocar, voce deve afastar um pino que voce não consegue tirar quando ele está no local e recolocar e logo colocar o pino outra vez e este pino entra e sai sobre pressão. É muito fácil, e tem uma ponta que entra dentro dele, nesta ponta tem uma molina e é exatamente esta mola que empurra a chave para fora na hora que voce tira ela, já se a chave não está sendo empurrada, será preciso desmontar tudo e acertar o miolo, para isto se voce não tiver experiencia, melhor levar em um bom chaveiro.
Imagem

Avatar do usuário
osmar
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 06 Ago 2014, 08:14
Nome Completo: osmar schmidt
Cidade: sao joao
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: COMUTADOR DE IGNIÇÃO

por osmar » 21 Ago 2014, 18:01

eu nem sei oq é esse comutador! :2:

HeyronCn
GL Member
GL Member
Mensagens: 102
Registrado em: 21 Ago 2013, 08:01
Nome Completo: Heyron Carneiro
Cidade: Ipiranga
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: COMUTADOR DE IGNIÇÃO

por HeyronCn » 22 Ago 2014, 11:31

osmar escreveu:eu nem sei oq é esse comutador! :2:


Sabe o lugar onde vc coloca a chave para dar a partida no carro?

Então, o comutador de partida fica do outro lado.

Imagem
Imagem
Vectra GLS 2.2 8V M.P.F.I. 99/99

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: COMUTADOR DE IGNIÇÃO

por Almeidão » 22 Ago 2014, 13:01

HeyronCn escreveu:
osmar escreveu:eu nem sei oq é esse comutador! :2:


Sabe o lugar onde vc coloca a chave para dar a partida no carro?

Então, o comutador de partida fica do outro lado.

Imagem


Onde voce comprou estes? Que marca é? Quanto Custou?

Eu sempre uso original ARTEB, mas não custa saber onde há outros.
Imagem

HeyronCn
GL Member
GL Member
Mensagens: 102
Registrado em: 21 Ago 2013, 08:01
Nome Completo: Heyron Carneiro
Cidade: Ipiranga
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: COMUTADOR DE IGNIÇÃO

por HeyronCn » 22 Ago 2014, 14:36

Almeidão escreveu:
HeyronCn escreveu:
osmar escreveu:eu nem sei oq é esse comutador! :2:


Sabe o lugar onde vc coloca a chave para dar a partida no carro?

Então, o comutador de partida fica do outro lado.

Imagem


Onde voce comprou estes? Que marca é? Quanto Custou?

Eu sempre uso original ARTEB, mas não custa saber onde há outros.


Comprei aqui na minha cidade, Marcar FACOBRAS ref. 1145

preço: R$ 31,90

ja testei e ta perfeito!

Porém que o parafuso que prende ele em cima espanou e o de baixo nao tem como apertar, ja tava frouxo, vou ter que pagar R$ 40,00 para uma metalurgica fazer outro pra mim :/
Imagem
Vectra GLS 2.2 8V M.P.F.I. 99/99

118 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 182 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 19:43