O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema Com Ar condicionado - Vectra B

402 mensagens
Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Andersonss » 02 Fev 2016, 11:22

Ju_Bueno escreveu:Anderson, não me lembro exatamente se chega aos 95°, mas lembro do relato do Almeidão que o segundo estágio atua + ou - em 92°. Conforme ele msm disse (e eu notei que acontece no meu carro), usando ar condicionado a temperatura pode sim chegar ao nível do 2 estágio - nesses 92°.

Ao que me parece está tudo normal no seu sistema.

Fala Ju_Bueno, Rapaiz obrigado pela dica, eu vou deixar o ar ligado hoje pra ver no que dá... é que fico com medo.. é que quando comprei o carro a junta do cabeçote queimou por causa de temperatura, mas isso pq o cebolão tinha queimado, então sabe aquela história gato escaldado tem medo de agua fria.. kkkkk
Vou ver hoje e posto aqui depois Valeu :88: :88: :88:

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Andersonss » 02 Fev 2016, 23:37

Não consegui tempo pra sair com o Vectra hoje pra fazer o teste, assim que testar posto :88:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Almeidão » 03 Fev 2016, 07:29

Você pode deixar ele ligado até os 95 sem problema, caso chegar e não armar o segundo estágio, você deve desligar o ar e ficar observando se ele vai descer. Neste caso ao chegar em 95 caso o segundo estágio não tenha ligado e você desligar o ar, ela vai descer bem lenta por ter alcançado uma temperatura acima das possibilidades do primeiro estágio que é bem lento a rotação delas. Bem, se não chegar é porque o segundo estágio armou e assim ela descerá mais rápido até uns 89 principalmente se o carro tiver em aceleração, já em lenta demora mais.

Uma coisa que deve ser sempre observado quando mexer, as ventoinhas sempre rodam juntas, e há casos de ao entar o segundo estágio funcionando, funcionar somente uma.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Andersonss » 03 Fev 2016, 22:45

Almeidão escreveu:Você pode deixar ele ligado até os 95 sem problema, caso chegar e não armar o segundo estágio, você deve desligar o ar e ficar observando se ele vai descer. Neste caso ao chegar em 95 caso o segundo estágio não tenha ligado e você desligar o ar, ela vai descer bem lenta por ter alcançado uma temperatura acima das possibilidades do primeiro estágio que é bem lento a rotação delas. Bem, se não chegar é porque o segundo estágio armou e assim ela descerá mais rápido até uns 89 principalmente se o carro tiver em aceleração, já em lenta demora mais.

Uma coisa que deve ser sempre observado quando mexer, as ventoinhas sempre rodam juntas, e há casos de ao entar o segundo estágio funcionando, funcionar somente uma.

Sds


Obrigado Almeidão, ainda não tive tempo pra andar com o carro, e acho que agora só no final de semana...
Caso o segundo estágio não armar saberia me informar o que poderia estar ocasionando isto? já estou sofrendo por antecedencia kkk, mas já é bom saber como resolver caso não arme o segundo estágio já que meu carro nunca passou de 90 graus com ar desligado e com o ar ligado eu estava desligando quando chegava nos 90
esses 95 graus que vc fala que posso deixar ele chegar é no marcador? pois sei que no motor a temperatura é mais alta que o mostrado no painel e tenho medo de danificar a junta do cabeçote... lhe agradeço pelas explicaçoes

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Andersonss » 03 Fev 2016, 22:54

Obs: o meu só esta prestes a passar dos 90 ele estando bem na lenta anda e para... :47:
Na Br ele com ar ligado fica nos 82graus... nunca ficou nos 90 graus na BR deve ser pq aqui não é tãooo calor assim :2:

Avatar do usuário
Rodrigo Leite
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Out 2015, 09:11
Nome Completo: Rodrigo da Silva Leite
Cidade: volta redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Rodrigo Leite » 04 Fev 2016, 10:05

bom dia turma, como postei lá atrás o meu ar digital fica armando e desarmando direto, ninguem consegue resolver o meu problema, o mecanico que fui agora disse que isso é provavelmente é o módulo da injeção eletrônica, alguém sabe dizer se esse módulo realmente pode causar esse tipo de problema? Eles dizem que gás tem, porém não conseguem medir a pressão porque o compressor não está firmando. alguém com alguma dica?

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Andersonss » 04 Fev 2016, 11:08

Rodrigo Leite escreveu:bom dia turma, como postei lá atrás o meu ar digital fica armando e desarmando direto, ninguem consegue resolver o meu problema, o mecanico que fui agora disse que isso é provavelmente é o módulo da injeção eletrônica, alguém sabe dizer se esse módulo realmente pode causar esse tipo de problema? Eles dizem que gás tem, porém não conseguem medir a pressão porque o compressor não está firmando. alguém com alguma dica?


Amigo já mandou revisar os relés do ar condicionado? quando comprei meu carro o meu funcionava quando queria até que uma hora parou de vez,mandei em uma auto elétrica e foi resolvido com a troca do relé do ar condicionado, que fica ali na frente da bateria do carro.. o meu tbm é digital...
Depois disso pode ser algum sensor que esteja com contato e faça ele se desligar.. mas acredito eu que o módulo de injeção eletrônica não tenha nada haver com isso, posso estar errado mass :76: Boa sorte

Avatar do usuário
Rodrigo Leite
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Out 2015, 09:11
Nome Completo: Rodrigo da Silva Leite
Cidade: volta redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Rodrigo Leite » 04 Fev 2016, 14:29

Boa tarde Anderson. Vários mecânicos já olharam meu carro, acredito que já observaram esses sensores e relés, e mais, alguns deles que afirmaram que o ar também é controlado pelo módulo da injeção, mas mesmo assim vou trocar o relé para tirar a dúvida. Valeu ae Anderson.

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Andersonss » 04 Fev 2016, 23:08

Rodrigo Leite escreveu:Boa tarde Anderson. Vários mecânicos já olharam meu carro, acredito que já observaram esses sensores e relés, e mais, alguns deles que afirmaram que o ar também é controlado pelo módulo da injeção, mas mesmo assim vou trocar o relé para tirar a dúvida. Valeu ae Anderson.


Boa sorte :88:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Almeidão » 05 Fev 2016, 14:29

Já tive este problema no meu carro e já passei aqui o que pode ser caso não seja o relê da frente da bateria que aliás eu tenho uns 3 na tentativa de acertar.

O módulo manda sinal e sai dele que fica do lado direito do carro com acesso por cima atras do motor. O sinal passa por vários fios que vem para o lado esquerdo ainda atrás do motor e bem ali atrás do reservatório de água tem uma tomada, retangular com encaixe vermelho meio rosado, desconecta ela, vai de baixo para cima empurrando as garras para cima, porque ao puxar em cima ela fica difícil de sair. Ao desconectar e reconectar é possível que já acabe este defeito o qual o meu tinha e ninguém soube dizer até que eu descobri. Óbvio que eu desconectei e não vi nada e reconectei sem esperança, ao ver que tinha sanado o problemas, desmontei outra vez e coloquei WD e já fez 1 ano e 2 meses que não sei o que é problema.

Até o módulo eu desconectei para colocar limpa contato e não era ele.

Mãos a obra amigo, tenta ai e depois você comenta o que deu.
Imagem

Avatar do usuário
vcezar
GL Member
GL Member
Mensagens: 64
Registrado em: 25 Out 2014, 06:50
Nome Completo: Vinícius Cezar Oliveira dos Santos
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por vcezar » 05 Fev 2016, 20:29

Esse comportamento de armar e desarmar o compressor também aconteceu comigo quando estava tentando descobrir um problema de aquecimento do carro com o ar ligado.

Veja se a resistência está no lugar certo!

O que causava esse problema no meu caso era porque essa peça estava fora da caixa de ar, pois a mesma precisa ser "refrigerada". Caso contrário ela vai esquentar absurdamente...ferver mesmo! Com isso desarmava o compressor protegendo o mesmo.

Dê uma olhada nesse tópico, pois me ajudou bastante. Aproveite e tente testar essa peça, pois pode estar com algum defeito.

http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=49&t=1246#p15724
Vectra Expression 2.2 8V 2002
Ex-Astra GSi16V 2.0 2003 (Branco)
Ex-Kadett GL 2.0 MPFI 1998 (Grafite)
Ex-Kadett SL 1.8 1991 (Prata)
Ex-Kadett SLE 1.8 1989 (Prata)

Avatar do usuário
Rodrigo Leite
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Out 2015, 09:11
Nome Completo: Rodrigo da Silva Leite
Cidade: volta redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Rodrigo Leite » 06 Fev 2016, 19:43

Olá almeidao, desconectei e conectei de novo aquela tomada que você disse mas infelizmente não deu resultado, alguns técnicos aqui da minha cidade condenaram o comando digital e comprei um no mercado livre e estou aguardando chegar, falta eu aconferir o relé e a resistência que o vcezar falou. Você acredita que algum mau contato no comando digital pode ocasionar esse arma e desarma constante?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Almeidão » 07 Fev 2016, 15:57

Rodrigo Leite escreveu:Olá almeidao, desconectei e conectei de novo aquela tomada que você disse mas infelizmente não deu resultado, alguns técnicos aqui da minha cidade condenaram o comando digital e comprei um no mercado livre e estou aguardando chegar, falta eu aconferir o relé e a resistência que o vcezar falou. Você acredita que algum mau contato no comando digital pode ocasionar esse arma e desarma constante?


Sim, é possível. Se o problema não é este que comentei, é bem possível que seja o comando.
Imagem

danieldoido
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Jan 2016, 19:35
Nome Completo: daniel bitencourt
Cidade: Taió
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por danieldoido » 08 Fev 2016, 07:15

Amigos presiso de ajuda.meu vectra 99. Desarma o compressor sozinho.e depois nao liga mais.ele tem ar digital.o compressor ê novo.eo mecanico nao acha o erro

Avatar do usuário
Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Mensagens: 464
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:56
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Rafael Mogli » 08 Fev 2016, 09:26

Tive prpblema uma vez no ar digital . No meu caso o ar so funcionava no mais forte , nivel 9.
Condenaram o painel digital, eu em casa quando fui tirar ele pra da uma olhada , do nada voltou a funcionar . Resultado , mal contato no encaixe .
Fiquei quase 1 ano sem ar por esse motivo . A unica vantagem foi qie comprei um relê do ar digital zero por 50 reais.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Andersonss » 09 Fev 2016, 23:20

Caros amigos, deixei o carro chegar a 95 graus e o carro não baixou a temperatura com o ar ligado o carro estando na lenta e temperatura externa de 30 graus, desliguei o ar demorou um pouquinho a temperatura foi lá pra os 80- 82 acho que esse segundo estágio não esta funcionando com o ar estando ligado.. ??? :15: :15: :15:
O resto segue normal temperatura sem ar ligado.. temperatura com o ar ligado ou desligado na BR... ENFIM :62:

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Andersonss » 09 Fev 2016, 23:26

Por onde é comandado esse segundo estagio? meu vectra é um cebolão só, será algum conector com zinabre ou algo do tipo?? :2: :2: :7:

Avatar do usuário
mecatronico
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:29
Nome Completo: Plínio Vieira
Cidade: Astorga
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por mecatronico » 10 Fev 2016, 19:25

vou deixar uma duvida nova aqui que tem acontecido no meu challenge...

o ar funciona bem, mas comparado ao palio (que entrou para a familia recentemente no lugar da ninja...) não gela tanto assim.

mas o que esta me preocupando é que tem dia que o ar simplesmente não liga, ele fica lá com o painel aceso mas não ventila, pelo que percebi isso tem acontecido quando o carro fica muito no sol ou quando está muito quente, mas já aconteceu em condições normais.

aí quando pego o carro de novo, está funcionando normalmente.

outra coisa que tenho percebido é que nessa condição de liga e não funciona, dá a impressão que sai um vaporzinho meio gelado (tipo quando abre a porta da geladeira) mas não ventila, como fico com receio de danificar alguma coisa, eu vejo que não está funcionando e desligo o comando....

se souberem de algo que pode ser fico aqui no aguardo,,,

forte abraço!
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Almeidão » 11 Fev 2016, 09:33

Andersonss escreveu:Por onde é comandado esse segundo estagio? meu vectra é um cebolão só, será algum conector com zinabre ou algo do tipo?? :2: :2: :7:


Quem comanda o segundo estágio é o cebolão duplo, ele tem um negativo e duas saidas negativa, uma vai para o relê que comanda a ventoinhas em baixa velocidade, e outro vai para o relê que comanda a segunda velocidade. Voce precisa fazer este teste, saem 3 fios deste cebolão, um é marrom negativo, os outros dois estão suspenso e fica negativo com a participação do cebolão ao alcançar a temperatura para qual será comandado. Este fios passam por cima da ventoinha dentro de um chicote sendo um amarelo e outro marrom claro. Qualquer um dos dois se voce encostar na lata tem que ligar a ventoinha, sendo que um liga mesmo com a chave desligada e o outro somente com a chave ligada. Voce precisa testar isto, se voce encostar este fio e ela ligar, o problema estará no cebolão, caso isto não acontecer o problema será nos relês ou fusíveis que estão ali na frente da bateria. Ou até mesmo algo na caixa de fusível dentro do carro. Voce pode testar direto sotando a tomada do cebolão, ali terão 3 contatos, faça um jump em 2, pode ser qualquer um, ali é tudo negativo e ao fazer jump nos 3 com a chave ligada o segundo estágio tem que funcionar.
Imagem

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Andersonss » 11 Fev 2016, 09:45

Almeidão escreveu:
Andersonss escreveu:Por onde é comandado esse segundo estagio? meu vectra é um cebolão só, será algum conector com zinabre ou algo do tipo?? :2: :2: :7:


Quem comanda o segundo estágio é o cebolão duplo, ele tem um negativo e duas saidas negativa, uma vai para o relê que comanda a ventoinhas em baixa velocidade, e outro vai para o relê que comanda a segunda velocidade. Voce precisa fazer este teste, saem 3 fios deste cebolão, um é marrom negativo, os outros dois estão suspenso e fica negativo com a participação do cebolão ao alcançar a temperatura para qual será comandado. Este fios passam por cima da ventoinha dentro de um chicote sendo um amarelo e outro marrom claro. Qualquer um dos dois se voce encostar na lata tem que ligar a ventoinha, sendo que um liga mesmo com a chave desligada e o outro somente com a chave ligada. Voce precisa testar isto, se voce encostar este fio e ela ligar, o problema estará no cebolão, caso isto não acontecer o problema será nos relês ou fusíveis que estão ali na frente da bateria. Ou até mesmo algo na caixa de fusível dentro do carro. Voce pode testar direto sotando a tomada do cebolão, ali terão 3 contatos, faça um jump em 2, pode ser qualquer um, ali é tudo negativo e ao fazer jump nos 3 com a chave ligada o segundo estágio tem que funcionar.


Sem palavras Almeidão, muito obrigado, vou fazer esse teste amanhã quando estiver em casa, :88:

402 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 495 visitantes

Bem-vindo: 25 Abr 2024, 13:23