O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema Com Ar condicionado - Vectra B

402 mensagens
Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Andersonss » 11 Fev 2016, 09:52

Tava lembrando aqui que... outra veez a um tempo atrás, meu relé do ar condicionado queimou, lembro que me pediram 160 reais nesse relé aqui na cidade, como nao quis pagar esse absurdo e precisa do ar pq foi no verão passado, o cara da auto elétrica, colocou um relé auxiliar nesse relé do ar condicionado e o ar funciona perfeito se não fosse essa influencia do segundo estagio.. não lembro como o carro era antes de ter esse relé, sera que isso esta influindo no problema?? :2:
bom farei o teste..

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Andersonss » 11 Fev 2016, 10:55

resolvi vir em casa fazer o teste, o fio amarelo liga o 1 estagio com a chave desligada
o fio marrom claro liga o segundo estágio com a chave ligada, acho que o segundo estagio esta entrando sim em funcionamento com o ar ligado, :5: pois o primeiro é bem ''lento'', verifiquei o conector do cebolão dei uma limpada com limpa contatos tirei zinabre com uma chavinha... vou fazer o teste no final de semana andando com o carro, se não resolver.. trocarei o cebolão que não faz nem 1 ano que fiz a troca, e posteriormente esse relé auxiliar que mencionei, que não sei se pode influenciar... vou comprar um original.. depois disso não sei mais pq esta tudo certinho em sistema de arrefecimento.. :5: :5: :5:

victor
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 23 Out 2013, 18:46
Nome Completo: victor henrique
Cidade: santo andre
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ar-condicionado

por victor » 11 Fev 2016, 22:13

Olá pessoal, estou tendo um problema com o ar condicionado do meu Vectra 2000 8v, antigamente quando eu ligava o ar a temperatura dele não passava dos 80 º graus , agora ele esta indo ate os 90 e volta a abaixar para os 80 , eu andei pesquisando e vi que os Vectras nos 80 graus ligam a ventoinha no 2 estagio e percebi que o meu não estava ligando. Gostaria de saber se e o rele ou se existe um sensor que faz ela ligar no 2 estagio com o ar condicionado.

Desde já agradeço.

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ar-condicionado

por diego_ » 12 Fev 2016, 09:00

sim tem um sensor na tubulação do ar condicionado que faz isso. ele é responsável por identificar a pressão extra no sistema e acionar o segundo estágio. você consegue exerga-lo olhando na linha do AC que passa próximo ao radiador, do lado interno do cofre do motor, fica próximo ao coletor de escape.
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

victor
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 23 Out 2013, 18:46
Nome Completo: victor henrique
Cidade: santo andre
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ar-condicionado

por victor » 12 Fev 2016, 21:39

Ola diego_ eu troquei recentemente o pressostato , poderia ser outra coisa como um rele ou fusível? .

Agradeço desde já.

Avatar do usuário
Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Mensagens: 464
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:56
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Ar-condicionado

por Rafael Mogli » 13 Fev 2016, 03:58

Ao ligar o ar as duas ventuinhas sao acionadas no "primeiro" estagio
Eh normal ele chegar a 90 no maximo um pouco a cima , tipo 92. Logo depois baixa

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
Editado pela última vez por Rafael Mogli em 15 Fev 2016, 03:03, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Rodrigo Leite
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Out 2015, 09:11
Nome Completo: Rodrigo da Silva Leite
Cidade: volta redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Rodrigo Leite » 13 Fev 2016, 12:08

Boa tarde rapaziada. Estou aqui pra dizer que o problema com o meu ar condicionado digital foi resolvido, só pra lembrar ele estava armando e desarmando direto até que em alguns segundos o painel apagava, três oficinas diferentes olharam tudo e não conseguiram achar o defeito, comprei um comando novo e não adiantou, revisei os relés e também não adiantou, até que depois de um mês tentando resolver, eis que em uma dessas oficinas o cidadão tirou a caixa de fusível que fica abaixo do volante para fazer novos testes e ( segundo o mesmo) atrás da caixa tinha um " fio ruim" que ao concerta-lo tudo voltou ao normal, um simples problema para resolver, porém muito complexo para encontrá-lo. Só pra conhecimento de todos conderam o comando, a resistencia da ventilacão e ate o modulo da injecao eletronica, para no final ser um fio ruim. Abraço à todos.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ar-condicionado

por Almeidão » 14 Fev 2016, 19:07

só uma correção, ela ligam ao ligar o ar o primeiro estágio, lenta. O segundo estágio é igual a um furacão e não pode ficar ligado muito tempo nele ou seja a temperatura tem que baixar logo e elas desligarem, caso contrário terão problemas nos contatos dos relês por esquentar muito e sem refresco para eles. Se o segundo estágio funcionar um tempo superior a 5 minutos com o carro acelerando ou seja no transito andando já é problema, e se funcionar direto, em pouco tempo ficarão sem ventoinhas tanto do primeiro como do segundo estágio e as vezes até sem ventilador do ar dependendo do relê que sofrerá o maior pau.


Sds
Imagem

Avatar do usuário
Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Mensagens: 464
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:56
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Ar-condicionado

por Rafael Mogli » 15 Fev 2016, 03:03

Correto almeidao. Me atrapalhei na explicação

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Andersonss » 15 Fev 2016, 13:19

Rodrigo Leite escreveu:Boa tarde rapaziada. Estou aqui pra dizer que o problema com o meu ar condicionado digital foi resolvido, só pra lembrar ele estava armando e desarmando direto até que em alguns segundos o painel apagava, três oficinas diferentes olharam tudo e não conseguiram achar o defeito, comprei um comando novo e não adiantou, revisei os relés e também não adiantou, até que depois de um mês tentando resolver, eis que em uma dessas oficinas o cidadão tirou a caixa de fusível que fica abaixo do volante para fazer novos testes e ( segundo o mesmo) atrás da caixa tinha um " fio ruim" que ao concerta-lo tudo voltou ao normal, um simples problema para resolver, porém muito complexo para encontrá-lo. Só pra conhecimento de todos conderam o comando, a resistencia da ventilacão e ate o modulo da injecao eletronica, para no final ser um fio ruim. Abraço à todos.


Que bom que resolveu amigão, Abraço :88:

Avatar do usuário
Rodrigo Leite
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Out 2015, 09:11
Nome Completo: Rodrigo da Silva Leite
Cidade: volta redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Rodrigo Leite » 15 Fev 2016, 17:02

Valeu anderson

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Thiago Menezes » 16 Fev 2016, 10:30

Tópico fundido por tratar do mesmo assunto.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Cleitonk
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Fev 2016, 18:19
Nome Completo: Cleiton albino férras
Cidade: Serrafina Correia
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Cleitonk » 26 Fev 2016, 18:29

Boa tarde tive trocar os dois silindros da embreagem do vectra, disseram de baixar o motor... Enfim depois de ir buscalo notei q o ar não gelada mais aí levei devolta aí o cara mexeu mexeu mexeu passou scanner e mexeu mais um pouco... Agora além de não gelar ele não desliga mais fica ligado direto (ele é digital) alguém sabe me dizer o que aconteceu!?

Davi Maia
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Fev 2014, 14:25
Nome Completo: Davi Saulo de Souza Maia
Cidade: Gama
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Davi Maia » 08 Mar 2016, 20:43

mecatronico escreveu:Fuente del Mensaje vou deixar uma duvida nova aqui que tem acontecido no meu challenge...

o ar funciona bem, mas comparado ao palio (que entrou para a familia recentemente no lugar da ninja...) não gela tanto assim.

mas o que esta me preocupando é que tem dia que o ar simplesmente não liga, ele fica lá com o painel aceso mas não ventila, pelo que percebi isso tem acontecido quando o carro fica muito no sol ou quando está muito quente, mas já aconteceu em condições normais.

aí quando pego o carro de novo, está funcionando normalmente.

outra coisa que tenho percebido é que nessa condição de liga e não funciona, dá a impressão que sai um vaporzinho meio gelado (tipo quando abre a porta da geladeira) mas não ventila, como fico com receio de danificar alguma coisa, eu vejo que não está funcionando e desligo o comando....

se souberem de algo que pode ser fico aqui no aguardo,,,

forte abraço!



Mesmo problema no meu ar digital Vectra 2000 2.2 8v.

Alguma Solução?

Avatar do usuário
mecatronico
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:29
Nome Completo: Plínio Vieira
Cidade: Astorga
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por mecatronico » 08 Mar 2016, 23:20

nada ainda...
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Mensagens: 464
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:56
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Rafael Mogli » 09 Mar 2016, 10:28

Ja tentou verificar os encaixes do painel digital?tenta da uma "empurrada" neles. Podem esta frouxos

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Davi Maia
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Fev 2014, 14:25
Nome Completo: Davi Saulo de Souza Maia
Cidade: Gama
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Davi Maia » 09 Mar 2016, 17:38

Boa noite!

Procurando o problema hj percebi q o ventilador para quando aciono o pedal do freio, percebi tbm que quando mecho no cilindro mestre o ventilador tbm para.
Hj não deu tempo mas amanhã vou desmontar todo o painel a procura de algum fio mastigado.

Queria uma mãozinha de vcs. Se poderem me informar qual o rele da caixa de fusível controla o ventilador do ar condicionado pois vou tentar aterra lo por fora.

Obrigado!

IvanMoroz
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Mar 2016, 08:11
Cidade:

Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por IvanMoroz » 21 Mar 2016, 13:17

Caros, preciso da ajuda de vocês!

Consegui um Vectra B (GLS 2.2 98/99) por um preço bacana e resolvi encarar a ideia de dar uma geral no veículo.

O ar do carro é digital e aparentemente está com a parte elétrica do painel em ordem.

Levei o carro no mecânico para dar uma geral atrás de vazamento de gás. Todos os problemas foram resolvidos e foi dada uma carga de gás nova.

O que tenho percebido é que o ar está alternando entre esfriar e não esfriar.

Quando esfria não é muito, chega a deixar o interior do carro fresco mas nem de longe o frio que deveria ficar.

Quando não esfria, a impressão que tenho é o ECO está acionado.

Ligando o ar, percebo uma oscilação na rotação, o que acredito ser sinal de que o compressor foi ativado, mas vou verificar se ele está mesmo funcionado.

Além disso, o que mais posso fazer? Senso de temperatura externo pode estar influenciando nesse sentido? Os sensores internos costumam dar problema?

O sistema de ar quente está desligado, pelo que o antigo dono comentou a mangueira rachou e, como ele não encontrou uma nova, deixou desligado. Isso pode estar ligado ao problema? Ou só faria com que a regulagem automática de temperatura não funcionasse direito?

Ah! Quando desligo o carro, aparece os (--) no indicador da temperatura no comando digital.

Agradeço a ajuda pessoal!

Abs.

Roger igual 59
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Jun 2016, 20:10
Nome Completo: Roger elide nunes
Cidade: Cachoeirinha
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Roger igual 59 » 11 Jun 2016, 20:29

:62:
Tenho um que o ar e digital como faço para ligar o ar quente

Avatar do usuário
Leonardo Vale
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 467
Registrado em: 25 Jun 2014, 18:11
Nome Completo: Leonardo Vale dos Santos Ferreira
Cidade: Candeias
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema Com Ar condicionado - Vectra B

por Leonardo Vale » 15 Jun 2016, 21:08

O meu vectra cd noto que só funcionando a função do ventilador não estou escutando o relê Armando uma vez ficou assim depois voltou ao normal e gelando o meu é ar digital. O que pode ser deve ser relê?

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
Técnico em Manutenção Automotiva

402 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 141 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 19:01