O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BDúvida reles perto da bateria - Vectra B

71 mensagens
lmm1973
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 17 Ago 2014, 01:01
Nome Completo: Leonardo Meira Mouro
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por lmm1973 » 04 Mar 2022, 18:22

murilolorentz escreveu:Fuente del Mensaje
lmm1973 escreveu:Pessoal:

Fiz uma compilação da informação contida neste tópico para facilitar a vida de todos.

Imagem

R1 - primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador (recebe sinal negativo: do cebolão do radiador nos vectras mais antigos e do sensor que manda informação para a central nos vectras mais novos);
R2 - habilita a segunda velocidade da ventoinha do radiador e a ventoinha do condensador. Ao ligar a ignição, ele arma para habilitar R3, ou seja, se a segunda velocidade da ventoinha do radiador estiver acionada e a ignição for desligada, este relé se desligará e ficará funcionando apenas a primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador até baixar a pressão dentro do sistema de AC, momento em que se desligará também a primeira velocidade das duas ventoinhas;
R3 - segunda velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador. Aciona a ventoinha do condensador e a ventoinha do radiador na segunda velocidade. Também manda sinal para compensar a marcha-lenta quando o AC é ligado;
R6 - relé do compressor do condicionador de ar;
F2 - 20A - fusível do compressor do condicionador de ar;
F4 - 30A - fusível da primeira velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador);
F5 - 30A - fusível da segunda velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador).
Obs. 1: Se R1 estraga ou o sensor não manda o sinal, funcionará apenas a ventoinha do radiador e apenas na segunda velocidade (só funciona R2 e R3).
Obs. 2: como consequência direta de tudo o que foi descrito acima, R1 também pode funcionar com a ignição desligada.
Obs. 3: (nota do postador) as referências "R1", "R2", "R3", "F2", "F4", e "F5" foram tiradas da segunda versão do manual do proprietário do vectra 2005, onde foi adicionada a imagem da caixa de fusíveis da foto acima com estas nomenclaturas.

Almeidão: se cometi algum engano na descrição peço que comente.
Abraço a todos.

Amigo será que você teria o esquema de ligação desses relés? O meu está faltando um, tá com um espaço vazio, acredito que seja o R1, pois tem o relé marrom (R2), a ventoinha liga no 2° estágio (o mais forte) quando deveria ligar o primeiro. Precisava do esquema de ligação entre esses relés e o cebolão pra acionar o estágio certo e tal


Perdão, mas não tenho.

marcelomgprint
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Abr 2022, 10:01
Nome Completo: MARCELO AP BOSCARDIN
Cidade: SARANDI
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000
Idade: 46

Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por marcelomgprint » 15 Mai 2022, 13:05

boa tarde estou com um problema, codigo de erro 77 baixa tensão no rele da ventoinha alguém pode me ajudar

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8340
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Feliz Aniversário

Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por Almeidão » 16 Mai 2022, 07:56

Infelizmente não sei como lhe ajudar corretamente, não sei lhe dizer muito sobre problemas quando com muita técnica. Mas um relê destes são bem baratos e estragam com tempo e eu quando acontece isto, abro eles e checo se tem defeito e troco, acaba sendo simples e ali voce pode usar para as ventoinhas os relês DNI sendo 2 deles o DNI 0101 e um deles este em especial com 5 terminais que é o DNI 0140. Abaixo dois videos que fiz sobre Ventoinhas e o primeiro mostro um relê armando e não funcionando. Não se se isto lhe ajudará, mas é assim que resolvo meus problemas.

https://www.youtube.com/watch?v=sCLltGMkjjQ

https://www.youtube.com/watch?v=_gY3L5s5qXM
Imagem

Avatar do usuário
Alex Volcolm
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Dez 2015, 14:47
Nome Completo: Alexsandro Felisbino
Cidade: Jaraguá Do Sul
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por Alex Volcolm » 30 Nov 2022, 11:23

DouglasRaphael escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia, sou novo no fórum, me desculpem se estou postando no lugar errado, mas já procurei e não encontrei algo parecido com o meu.
estou com meu vectra há mais ou menos 5 meses e estou dando uma geral na nave.
me deparei com os seguintes problemas:
Meu radiador tem 2 ceboloes 1 é 2 pinos e outro 3 pinos, mas apenas o 2 pinos esta ligado em uma espécie de gambiarra, vou postar as fotos a seguir.
Outra dúvida que tenho é em relação aos relés na parte da frente da bateria, todos os esquemas que encontrei possuem apenas 3 relés e 2 fusíveis, o meu possui 6 reles na parte da frente da bateria 3 laranjas e 3 verdes e na lateral da bateria possui mais um rele cinza e 2 fusíveis , se alguém puder me ajudar a identificar o que cada relé faz. meu ar condicionado não está funcionando pois o fio do compressor está partido, vou fazer essa manutenção mais pra frente, mas no momento gostaria de resolver a questão do Eletro ventilador pois ele aciona somente na velocidade máxima, não arma primeiro nem segundo estágio.ImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk


Meu Vectra é ano 96 modelo 97, ele tbm tem 6 relés na frente da bateria e trabalha com dois interruptores térmicos, um é o 763 (3 pinos-1° estágio 88°/83°C _2° estágio 95°/90°C) outro é um 705 (2 pinos 92°/87°C). O 763 aciona o primeiro estágio com as duas ventoinhas em velocidade lenta, mas poucos segundos depois o 705 atua e desliga a ventoinha do condensador e a outra ventoinha gira em velocidade máxima, forcei o aquecimento do motor pra acionar o segundo estágio do 763 e então as duas ventoinhas ligaram em velocidade máxima. minha dúvida é se esse funcionamento está correto pois o primeiro estágio fica acionado por poucos segundos e com tudo que pesquisei aqui e em outros sites não encontrei nada sobre dois interruptores térmicos controlando o acionamento das ventoinhas

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3380
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por chirola » 30 Nov 2022, 13:02

Alex Volcolm escreveu:Fuente del Mensaje . minha dúvida é se esse funcionamento está correto

acho que tem coisa errada ou alguma gambiarra .
as ventoinhas elas ligam sempre juntas sejsa no primeiro estagio ou no segundo estagio , to achando que deveria ter so um interruptor termico com 3 pines e não dois .
e que o segundo interruptor (o de dois pines ) e o que esta facendo funcionar errado , o cebolão de 3 pinos ja tem os dois estagios não faz sentido ter um segundo instalado la .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8340
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Feliz Aniversário

Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por Almeidão » 30 Nov 2022, 14:33

Eu imagino que este 763 deva ter estragado e colocaram um outro já acionando o segundo estágio. O seu carro 96/7 é possivel que um destes cebolçoes era para desligar o ar condicionado em condiçoes criticas, por isto tem 6 relês na fente da bateria.
Você tem uma opção correta que seria usar o cebolão MTE 760, ele tem 3 pinos e entraria onde está o 763, no 767 que arma o segundo estagio voce pega o fio dele, descubra ai qual é encostando ele na lata do carro com a chave ligada ele irá acionar, assim que voce descobrir liga ele no outro fio da tomada do 763 que será um MTE novo 760.
Informações que podem te ajudar sobre as ventoinhas,
1 - As ventoinha sempre funcionam juntas, sendo na alta ou baixa e a da frente aumenta muito pouco, eu diria uns 5 a 10%, mas sempre juntas.
2 - O segundo estagio nunca funciona com o ar desligado, isto só acontece se tiver problemas na instalação.
3 - Para as duas ventoinhas funcionarem no segundo estagio, o primeiro tem que esta acionado, caso contrário só funcionará a de dentro. Muitos tiram o relê do primeiro estagio para forçar a entrada do segundo, neste caso só funcionará a de dentro porque o primeiro estará desligado.
4 - o Segundo estágio nunca pode funcionar mais que um minutos. Tem que parar para um breve descanso e isto é sempre que for acionado

Comentário sobre os cebolões la no radiador, não estou considerando adaptação ou mudança de lugar.

Eu mudei meu sistema 100%, mas eu mudaria hoje para outro sistema, eu usaria um cebolão somente para fazer as duas velocidades em tempos diferente, ou seja talvez eu tenha pensado melhor que os engenheiros, e assim meu carro liga o primeiro estagio com 90 graus e o segundo com 90 graus. Parece estranho isto, não? Eu com um cebolão faço isto com facilidade e talvez surja um video ai para isto e logico usaria o segundo como segurança e sem contar que os ceboloes duplos são muito frágeis, usando um simples ficaria muito melhor.

Quer outra ideia que eu testei e ficou ótima? Achei a mehor delas depois da minha que fiz, use dois cebolões simples, porem tem que ter duas tomadas diferente. Porque simples, na verdade os duplos estragam com muita facilidade e os simples duram bem mais.
Use o MTE 726 no primeiro estagio vai armar o primeiro estagio entre 90 a 91
Use o 740 no segundo estágio, vai armar o segundo estagio entre 92 a 93

Detalhe, nunca leve em consideração a temperatura escrita nos sensores, ali é a real temperatura, la no painel é outra.
Imagem

Avatar do usuário
Alex Volcolm
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Dez 2015, 14:47
Nome Completo: Alexsandro Felisbino
Cidade: Jaraguá Do Sul
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por Alex Volcolm » 03 Dez 2022, 11:39

Consegui fazer funcionar corretamente os dois estágios usando apenas o MTE 763, como o negativo era comum para os dois sensores eu liguei o fio marrom e branco do cebolão de dois pinos junto com o fio marrom e branco (aciona o segundo estágio) do cebolão de três pinos, dessa forma o de dois pinos foi inutilizado e agora está ali só para manter fechado a furação do radiador, futuramente vou fazer a alteração pra trabalhar com dois sensores de dois pinos.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8340
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Feliz Aniversário

Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por Almeidão » 03 Dez 2022, 12:53

Alex Volcolm escreveu:Fuente del Mensaje Consegui fazer funcionar corretamente os dois estágios usando apenas o MTE 763, como o negativo era comum para os dois sensores eu liguei o fio marrom e branco do cebolão de dois pinos junto com o fio marrom e branco (aciona o segundo estágio) do cebolão de três pinos, dessa forma o de dois pinos foi inutilizado e agora está ali só para manter fechado a furação do radiador, futuramente vou fazer a alteração pra trabalhar com dois sensores de dois pinos.


É isto mesmo, ali é um marrom negativo para os dois estagio, não estou certo mas voce pode confirmar, tem um amarelo que é primeiro estagio e um marrom e branco que é o segundo estagio. Confirma por favor se são estas cores mesmo, o meu carro eu peguei ali mexido e tive que refazer tudo.
Anota ai para quando der problemas, o cebolão duplo MTE 760 fica melhor que usar o 763 que é original do Vectra. E usar dois cebolões como eu comentei acima sendo um primeiro estagio e outro segundo estagio fica melhor ainda. E usar um relê para fazer os dois estagios em um só cebolão já é obra máxima kakakkakak.
Com certeza muito fácil de fazer seria usar dois cebolões.
Imagem

Avatar do usuário
Alex Volcolm
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Dez 2015, 14:47
Nome Completo: Alexsandro Felisbino
Cidade: Jaraguá Do Sul
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por Alex Volcolm » 17 Dez 2022, 15:03

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Alex Volcolm escreveu:Fuente del Mensaje Consegui fazer funcionar corretamente os dois estágios usando apenas o MTE 763, como o negativo era comum para os dois sensores eu liguei o fio marrom e branco do cebolão de dois pinos junto com o fio marrom e branco (aciona o segundo estágio) do cebolão de três pinos, dessa forma o de dois pinos foi inutilizado e agora está ali só para manter fechado a furação do radiador, futuramente vou fazer a alteração pra trabalhar com dois sensores de dois pinos.


É isto mesmo, ali é um marrom negativo para os dois estagio, não estou certo mas voce pode confirmar, tem um amarelo que é primeiro estagio e um marrom e branco que é o segundo estagio. Confirma por favor se são estas cores mesmo, o meu carro eu peguei ali mexido e tive que refazer tudo.
Anota ai para quando der problemas, o cebolão duplo MTE 760 fica melhor que usar o 763 que é original do Vectra. E usar dois cebolões como eu comentei acima sendo um primeiro estagio e outro segundo estagio fica melhor ainda. E usar um relê para fazer os dois estagios em um só cebolão já é obra máxima kakakkakak.
Com certeza muito fácil de fazer seria usar dois cebolões.

No meu carro tem um fio marrom com amarelo pro primeiro estágio e marrom com branco pro segundo estágio.

hpg2794
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Fev 2022, 07:14
Nome Completo: LEANDRO RODRIGUES DE OLIVEIRA
Cidade: Dores do Indaiá
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2000
Idade: 37

Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por hpg2794 » 22 Jun 2023, 10:01

sabem onde achar para vender a tampa completa desses reles obrigado

DouglasRaphael
GL Member
GL Member
Mensagens: 60
Registrado em: 16 Fev 2021, 01:19
Nome Completo: Douglas Raphael oliveira costa
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 32

Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por DouglasRaphael » 22 Jun 2023, 10:05

hpg2794 escreveu:sabem onde achar para vender a tampa completa desses reles obrigado
Depende muito, se vc quiser a tampa dos relés de injeção, bomba e velocímetro, aquela maior preta do lado da bobina, essa vc acha nova no mercado livre, agora se for aquela tampa comprida que tampa os relés da ventoinha na frente da bateria,, essa não vai achar nova, e muito raramente vai achar a tampa sozinha, a melhor opção é ir em algum desmanche que trabalhe com Vectra, e comprar usada.

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk

71 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 81 visitantes

Bem-vindo: 18 Mar 2024, 22:28