O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BLuz da Injeção Acesa - Vectra B

454 mensagens
Alexdh8
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Fev 2016, 15:41
Nome Completo: Alexandre
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Alexdh8 » 17 Ago 2022, 20:13

chirola escreveu:Fuente del Mensaje olha o 16V e bem facil de colocar comando no ponto e mesmo asim tem mecanicuzinho que erra , pode ser que tenham colocado errado ja aconteceu no meu carro e tambem foi dois dentes no escape acho que erro de montagem se não travar os comandos com alguma coisa o de descarga pula um dente pela preção das molas de valvulas o de admição ate que fica paradinho .
carrinho no capricho , meu carro esta meio abandonado de manutenção por falta de espaço e tempo tenho os repostos ja comprados mais não tem tempo mesmo , são coisas simples de facer mais os dias que teve foga deu chuva kakakkakak ja vai dar para colocar ele em dia .
por encuanto roda todo dia sem reclamar


No mes passado eu tive que desmontar tudo para remover o balanceador de massa que tinha dado problema, entao para remontar eu tive que comprar a ferramenta para travamento das polias e fiz tudo certinho, inclusive vi que ele estava fora do ponto pois havia sido trocado pelo dono anterior mas montaram errado. A parte da correia de acessorios que estourou ficou toda presa ali entre as polias do comando, pra tirar um pedaço tive que sacar a polia fora e no dia que isso aconteceu fez um barulho mto estranho e uma tremida no motor e na sequencia começou esse negocio de piscar a luz da injeçao qdo passava de 1000 rpm, mas só agora qdo desmontei tudo novamente que vi a situação é que me liguei o quao grave foi e isso andei mais uns 300 km ainda desse jeito kkkk, tinha apenas reposto a correia de acessorios.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Almeidão » 18 Ago 2022, 07:24

E como correste risco amigo, por isto que eu comentei no outro poste, verificar o ponto. O 8V nem fica tão grave fora do ponto por ser somente um comando a fazer as duas funções, admissão e escape e assim avançar ou voltar o ponto no comando nunca dá os dois erros mais que se pode errar em um 16 V que tem duas opções a mais de erro, que seria mudar a sincronização dele que explicando a grosso modo um comando avançado e outro atrasado, ou um atrasado e outro avançado. Sei que nem semore o dinheiro é problema, mas mexer em um cabeçote deste não é nada barato.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por chirola » 18 Ago 2022, 12:12

sim almeidão o carro fica ruim de andar e gastão com o comando de escape fora , no 16V a injeção funciona diferente do que no 8V.
no 8V o sensor de rotação marca o inicio e fim do ciclo de ignição e injeção , ja no 16V funcionam separados o sistema de ignição sim e marcado o siclo pelo sensor de rotação mais o sistema de injeção de combustivel o ciclo dele e comandado pelo sinal do sensor de fase ele que da o tempo de injeção se o comando esta fora de ponto o carro injeta gasolina , a gasolina e injetada antes da valvula abrir para ajudar a esfriar ela mais se injetar muito antes a gasolina condensa nela e ja não é um spray e sim gotas o que não ajuda na queima e acaba gastando mais e contaminando o oleo .
e chato de explicar mais acho que fico entendivel kakakakka.
noso amigo aqui vai ver uma vela ecomia de gaslina no seu carro depois da manutenção que fez no carro

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Almeidão » 18 Ago 2022, 12:37

chirola escreveu:Fuente del Mensaje sim almeidão o carro fica ruim de andar e gastão com o comando de escape fora , no 16V a injeção funciona diferente do que no 8V.
no 8V o sensor de rotação marca o inicio e fim do ciclo de ignição e injeção , ja no 16V funcionam separados o sistema de ignição sim e marcado o siclo pelo sensor de rotação mais o sistema de injeção de combustivel o ciclo dele e comandado pelo sinal do sensor de fase ele que da o tempo de injeção se o comando esta fora de ponto o carro injeta gasolina , a gasolina e injetada antes da valvula abrir para ajudar a esfriar ela mais se injetar muito antes a gasolina condensa nela e ja não é um spray e sim gotas o que não ajuda na queima e acaba gastando mais e contaminando o oleo .
e chato de explicar mais acho que fico entendivel kakakakka.
noso amigo aqui vai ver uma vela ecomia de gaslina no seu carro depois da manutenção que fez no carro


Com certeza os dois comandos tem que está super alinhados, senão é disperdicio na certa. O que eu não entendo é o erro na colocação do ponto, eu nunca coloquei uma correia desta no 16V, mas mesmo sem ferramentas para travar as polias eu me recuso a pensar que eu não iria conseguir, dá até para inventar uma ferramenta simples para travar elas no ponto mesmo fora dos dentes, pode ser no vão que ela tem kakakakak
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por chirola » 19 Ago 2022, 01:04

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje á até para inventar uma ferramenta simples para travar elas no ponto mesmo fora dos dentes

O comando de admiçao VC coloca no ponto e ele fica parado já o comando de descarga VC coloca no ponto e ele fica com preçao das molas das válvulas e pula sentido horário só de olhar para ele , para travar os comandos eu coloco uma chave de fenda curta e grosa na punta no meio deles ,entra com pressão pode ser uma chave além 5 ou 6 não lembro dereito e fficam paradinhos , ao colocar a correia tem uma ordem para facilitar a montagem.
Coloca embaixo no virabrequim para a derrota passa no rolete fixo comando de escape passa no comando de admissão passa no roletefixo esquerdo bomba da agua e esticador tem que colocar e ir deixando picadinha asim não mexe na hora de esticar , chato mais pega jeito depois da primeira vez

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Almeidão » 19 Ago 2022, 07:35

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje á até para inventar uma ferramenta simples para travar elas no ponto mesmo fora dos dentes

O comando de admiçao VC coloca no ponto e ele fica parado já o comando de descarga VC coloca no ponto e ele fica com preçao das molas das válvulas e pula sentido horário só de olhar para ele , para travar os comandos eu coloco uma chave de fenda curta e grosa na punta no meio deles ,entra com pressão pode ser uma chave além 5 ou 6 não lembro dereito e fficam paradinhos , ao colocar a correia tem uma ordem para facilitar a montagem.
Coloca embaixo no virabrequim para a derrota passa no rolete fixo comando de escape passa no comando de admissão passa no roletefixo esquerdo bomba da agua e esticador tem que colocar e ir deixando picadinha asim não mexe na hora de esticar , chato mais pega jeito depois da primeira vez


Agora entendi, o 8 valvula tem o PMS fixo por ser um comando só que leva pressão nas valvulas e assim uma balanceia a outra mantendo com facilidade em um mesmo lugar, o 16 V por ser dois não tem este balanceamento preciso nas polias. Eu faria algo bem simples, uma chapa de ferro tipo uma régua, igual a ferramenta que uso para soltar a correia e com um furo em um lado e um rasgo do outro, metia dois parafusos longos com duas rontana fixa o que tem o rasgo uso duas porcas para extender ou recolher, rondana pode ser tecnil um pouco menor que o vão que cada uma polia tem, colocava nas polias e extendia o que tinha rasgo e assim pressionaria as polias freando as em um ponto fixo.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por chirola » 19 Ago 2022, 12:13

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Agora entendi, o 8 valvula tem o PMS fixo por ser um comando só que leva pressão nas valvulas e assim uma balanceia a outra mantendo com facilidade em um mesmo lugar,

e iso mesmo .
as polias tem duas marcas para alinhar elas mai tem que colocar a correia no lugar o mais esticada posivel asim ao esticar não mexoe a sincronização o esticador esta do lado esquerdo ao esticarele puxa no meio da correia e puxa os comandos sentido antihorario e o virabrequimsentido horario é muito doido por iso comente que tem que ir colocando a correia deixando a folga dela entre o esticador e a bomba da aagua .
se o comando de escape ficar fora do ponto a luz da injeção vai acender em algumas situaoes e o dono do carro vai pirar procurando defeitos que não tem no carro e geralmente cuando mexe ao colocar a correia ele fica dois dentes fora (adiantado ) que é cuando as molas das valvulas não tem preção no comando .
Imagem
as marcas ficam duas pra cima e duas no meio alinhadas olhando uma para a outra.
aconteceu no meu carro depois de uma visita ao mecanicus , nas reduzidas ele ligaba a luz da injeção cuando fui ver o comando estaba dois dentes fora e a correia frouxa não deu merds por sorte mesmo . e eu testando sensores e atuadores uma tarde inteira kakakaka o error era totalmente humano .

Alexdh8
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Fev 2016, 15:41
Nome Completo: Alexandre
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Alexdh8 » 19 Ago 2022, 14:48

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Agora entendi, o 8 valvula tem o PMS fixo por ser um comando só que leva pressão nas valvulas e assim uma balanceia a outra mantendo com facilidade em um mesmo lugar,

e iso mesmo .
as polias tem duas marcas para alinhar elas mai tem que colocar a correia no lugar o mais esticada posivel asim ao esticar não mexoe a sincronização o esticador esta do lado esquerdo ao esticarele puxa no meio da correia e puxa os comandos sentido antihorario e o virabrequimsentido horario é muito doido por iso comente que tem que ir colocando a correia deixando a folga dela entre o esticador e a bomba da aagua .
se o comando de escape ficar fora do ponto a luz da injeção vai acender em algumas situaoes e o dono do carro vai pirar procurando defeitos que não tem no carro e geralmente cuando mexe ao colocar a correia ele fica dois dentes fora (adiantado ) que é cuando as molas das valvulas não tem preção no comando .
Imagem
as marcas ficam duas pra cima e duas no meio alinhadas olhando uma para a outra.
aconteceu no meu carro depois de uma visita ao mecanicus , nas reduzidas ele ligaba a luz da injeção cuando fui ver o comando estaba dois dentes fora e a correia frouxa não deu merds por sorte mesmo . e eu testando sensores e atuadores uma tarde inteira kakakaka o error era totalmente humano .


No começo qdo peguei esse carro ele fazia isso, acendia a injeção qdo estava em cut-off as vezes, depois que fiz a primeira revisao ele parou e depois voltou o mesmo problema devido a quebra da correia e consequente atraso na polia do escape. E realmente, a polia do escape se mexe só de olhar pra ela kkk , pra travar com a ferramenta tive que fazer malabarismo para com uma mao colocar a polia na posiçao correta e com a outra colocar a ferramenta de travamento, sem a ferramenta ate daria pra fazer mas nao aconselho devido a essa caracteristica de se mover muito facilmente e ela custa barato vale a pena ter.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Almeidão » 19 Ago 2022, 15:05

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Agora entendi, o 8 valvula tem o PMS fixo por ser um comando só que leva pressão nas valvulas e assim uma balanceia a outra mantendo com facilidade em um mesmo lugar,

e iso mesmo .
as polias tem duas marcas para alinhar elas mai tem que colocar a correia no lugar o mais esticada posivel asim ao esticar não mexoe a sincronização o esticador esta do lado esquerdo ao esticarele puxa no meio da correia e puxa os comandos sentido antihorario e o virabrequimsentido horario é muito doido por iso comente que tem que ir colocando a correia deixando a folga dela entre o esticador e a bomba da aagua .
se o comando de escape ficar fora do ponto a luz da injeção vai acender em algumas situaoes e o dono do carro vai pirar procurando defeitos que não tem no carro e geralmente cuando mexe ao colocar a correia ele fica dois dentes fora (adiantado ) que é cuando as molas das valvulas não tem preção no comando .
Imagem
as marcas ficam duas pra cima e duas no meio alinhadas olhando uma para a outra.
aconteceu no meu carro depois de uma visita ao mecanicus , nas reduzidas ele ligaba a luz da injeção cuando fui ver o comando estaba dois dentes fora e a correia frouxa não deu merds por sorte mesmo . e eu testando sensores e atuadores uma tarde inteira kakakaka o error era totalmente humano .


No começo qdo peguei esse carro ele fazia isso, acendia a injeção qdo estava em cut-off as vezes, depois que fiz a primeira revisao ele parou e depois voltou o mesmo problema devido a quebra da correia e consequente atraso na polia do escape. E realmente, a polia do escape se mexe só de olhar pra ela kkk , pra travar com a ferramenta tive que fazer malabarismo para com uma mao colocar a polia na posiçao correta e com a outra colocar a ferramenta de travamento, sem a ferramenta ate daria pra fazer mas nao aconselho devido a essa caracteristica de se mover muito facilmente e ela custa barato vale a pena ter.


Sou totalmente a favor de ter as ferramentas, e se não a tive que invente e faça em casa, você não queira saber a dificuldade que é recolher o esticador do Vectra com chave 15 e pedindo um ajudante para colocar o pino pra travar ele sem saber onde realmente vai colocar. As vezes vejo no youtube uns só soltando a correia o sofrimento que é e com uma ferramenta simples consigo fazer o serviço contando com muita demora 10 segundos. Aliás amanhã será o dia da troca do cabeçote e começou a chover aqui e isto quer dizer que vem frio esta noite para atrapalhar.
Imagem

Alexdh8
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Fev 2016, 15:41
Nome Completo: Alexandre
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Alexdh8 » 23 Ago 2022, 12:04

Estranho nao salvou minha resposta anterior, mas finalizando essa etapa, fds peguei estrada rodei uns 200 km e agora o carro é outro. O giro sobe de forma linear, antes ele ia bem ate 3000 rpm e depois ficava meio manco e nao desenvolvia bem. A temperatura está bem sensivel e oscilando corretamente conforme a carga do motor, entao em cut-off a temperatura cai rapidamente e andando livre em temperatura amena fica ali perto do meio. Troquei o oleo e filtro pelo AC Delco 15w40 e junto um militec. Pra quem é meio cetico qto ao militec rs , eu ja uso a varios anos nos diferentes carros que tive e vc percebe que ele está ali agindo qdo tu aplica ele, deixa esquentar por uns 20 minutos e depois no dia seguinte na primeira partida do carro vc ja sente ele muito mais liso. Nesse trajeto ele fez media de 15,3 km/l e meu carro ja está sem o balanceador de massa.

Muto obrigado a todos que ajudaram. Ainda tem algumas coisas a resolver mas o principal parece que ficou bom.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por chirola » 23 Ago 2022, 12:26

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje Nesse trajeto ele fez media de 15,3 km/l e meu carro ja está sem o balanceador de massa.

otimo resultado , e o que sempre falo o que gasta em manutenção recupera em consumo , 15KM\L e uma otima media para o 2.2 meu 2.0 rodando dentro do limite de velocidade tambem roda 15,5 (sempre a velocidade constante entre 100 e 120))
em cuanto ao oleo eu não opino cada um tem suas manhas hije eu troquei o oleo do meu carro coloco 15w40 semi e o oleo velho tinha 4mil km rodados mais eu gosto asim troco a cada 6 meses ou 4000\4500 o que de primeiro .
a retirada do compensador de masa ajuda no consumo e na subida de giro do motor o 2.0 16v não tem acho que por iso o consumo fico cuase igual realmente o carro deve parecer outro agora com tudo em dia ,
hora de curtir a nave meu amigo ... parabens

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Almeidão » 23 Ago 2022, 21:00

Eu não acedito neste militec por um motivo, o americano é um super AS no marketing e eu conheço alguns e juntando com os brasileiros que sabe divulgar o marketing deles e piora a situação, aliás nos Walmarts Americanos onde gosto muito de ir se encontram varios aditivos de gasolina que aqui custa entre 20 e trinta reais e lá custa 1 a 2 dollares que mesmo sendo alto, ainda é bem mais barato e vira ouro ao chegar aqui. E nunca tive a curiosidade de procurar este militec lá que deve ser bem barato igual é o WD40 que aqui também vale ouro, aliás nada contra o WD que eu gosto de usar, mas somente nas tomadas, mas muitos usam como lubrificante e é exatamente um dos piores lubrificantes que existe.
Ainda sobre o Marketing, vejo alguns comentando sobre o radiex e bons comentarios por sinal e pra mim nunca vi nada pior, e acho o paraflu muito parecido e já vi motor desmontado que usava este paraflu, o cabeçote parecia que passava lama nele e precisou ser ressoldado por várias corrosões, só que muitos comentam que é bom, porem usam um carro dois anos ou menos e passa ele pra frente, quero ver um comentar quando usa um carro como o meu que já tenho 20 anos com ele.
Outro Marketing era muito forte no oleo aditivo bardhal, tinha uma maquininha que colocava este óleo e girava seco, depois colocando outro óleo o motorzinho trava. Neste caso vi um vendendo um tubinho que tirava um copo de suco de laranja em uma laranja, comprei o tubinho e na minha casa consegui mau tapar o fundo do copo e com a mesma laranja.

Por estas e algumas outras neste tempo de vida é que passei a desconfiar até da minha sombra e por isto não acredito no militec, mas nada contra quem quer usar, só é minha opinião e a a dica sbre o óleo também podem contestar, mas o que eu faço e acho ser a coisa mais certa a fazer é usar o tipo de óleo que pede o manual, fazer a troca com tempo correto de 5 mil ou 6 meses e sempre tirar a sobra no fundo do carte, ali fica feio e tenho comprovado isto e assim pode se dizer que nunca haverá borras no motor.
Imagem

Isa Benini
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Ago 2022, 22:45
Nome Completo: Isadora Benini
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 26

Sinal de Injeção Eletrônica

por Isa Benini » 25 Set 2022, 18:46

Fala galera! Boa noite,

Sou nova aqui, não sei se estou falando no lugar certo, mas estou precisando de uma ajuda…

Tenho um Vectra CD 2002 2.2 16v Automatico, ontem rodei cerca de 50km com ele e em certo ponto, a luz de injeção eletrônica acendeu no painel, o carro desligou sozinho e a direção ficou dura. Esperei 30min porque acreditei ser superaquecimento, ele deu a partida mas andou mais 2km e morreu novamente.
Observei que a mangueira do respiro do motor está rachada e vazou óleo, mas não sei se pode ter relação com o desligamento constante do carro.

Alguém já passou por isso ou tem alguma ideia do que pode ser/do que posso fazer?

Valeu!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sinal de Injeção Eletrônica

por Almeidão » 26 Set 2022, 12:32

Isa Benini escreveu:Fuente del Mensaje Fala galera! Boa noite,

Sou nova aqui, não sei se estou falando no lugar certo, mas estou precisando de uma ajuda…

Tenho um Vectra CD 2002 2.2 16v Automatico, ontem rodei cerca de 50km com ele e em certo ponto, a luz de injeção eletrônica acendeu no painel, o carro desligou sozinho e a direção ficou dura. Esperei 30min porque acreditei ser superaquecimento, ele deu a partida mas andou mais 2km e morreu novamente.
Observei que a mangueira do respiro do motor está rachada e vazou óleo, mas não sei se pode ter relação com o desligamento constante do carro.

Alguém já passou por isso ou tem alguma ideia do que pode ser/do que posso fazer?

Valeu!!!


É complicado lhe dar um parecer muito claro, isto porque não conhecemos o carro e qual o proedimento de manutenção, lógico vamos opnar, mas nem sempre iremos acdertar. Igualmente voce dia que a mangueira de óleo do suspiro está rachada, nçao acredito que seja isto, mas nçao era para está assim.
A luz da injeção quando acende é porque o carro tem problema e um lado automático entrou para tentar não lhe deixar a pé, mas parece que tem algo mais sério no seu carro que nem o blano B da injeção deu certo. Por ele ser autompatico, pode ser algo relacionado a caixa de marcha, tipo óleo velho demais e pode ocorrer isto.
Bem, na pior das hipóteses eu começaria trocando o sensor de rotação dele e depois daria uma geral na TBI tirando fora e lavando 100% incluindo a limpexza geral o atuador de marcha lenta, alipas tem video meu ensinando desmontar esta parte e ensinando desmontar atuador de marcha lenta também.

Mas de imediato só consigo pensar no sensor de rotação, sonda lambda e sensor Map e não descarto velas, cabos e bobinas. Mas apesasr das epxlicações acima eu coimeçaria primeiro limpando TBI e em seguida trocando sensor de rotação.
Imagem

Eliaskiki
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Dez 2022, 17:24
Nome Completo: Elias ramalhete dos santos
Cidade: Viana
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

Vectra acedendo luz da injeção !!

por Eliaskiki » 04 Dez 2022, 17:52

Galera meu carro é um vectra 98 2.0 8v
está apresentando as seguintes falhas
Ao pisar no freio a luz da injeção acende, se eu engatar a ré também acende e se eu virar a chave seletora do ar quente pro frio ela também acende ou se ligar o ventiladores internos no 4 também acendem :62:
O ar dele não está funcionando esta sem gás, e tem um sensor nós tubos lá na frente que se engatar liga a ventoinha direto aí deixei desligado :6:
Será que isso é um curto ? Como prossigo pra resolver ? Tem alguma central responsável por esses defeitos ? :47:
Desde já agradeço

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Almeidão » 05 Dez 2022, 09:02

Eliaskiki escreveu:Fuente del Mensaje Galera meu carro é um vectra 98 2.0 8v
está apresentando as seguintes falhas
Ao pisar no freio a luz da injeção acende, se eu engatar a ré também acende e se eu virar a chave seletora do ar quente pro frio ela também acende ou se ligar o ventiladores internos no 4 também acendem :62:
O ar dele não está funcionando esta sem gás, e tem um sensor nós tubos lá na frente que se engatar liga a ventoinha direto aí deixei desligado :6:
Será que isso é um curto ? Como prossigo pra resolver ? Tem alguma central responsável por esses defeitos ? :47:
Desde já agradeço


Está parecendo ser um curto. A central que comanda parte elétrica é a placa mult timer que fica na caixa de fusivel, Voce tirar ela fora nçao vai te ajudar em nada, a nçao ser que voce tenha uma para testar ali, mas você pode faser algo. Desconecta o cabo negativo bateria e depois o positivo e deixa os dois desconetados, vai na caixa de fusivedl embaixo do volange na tomada a direita retangular preta, aliás está ela na placa mult timer, solta esta domada, olha bem que ela tem duas travinhas que voce aperta com os dedos ou use uma chave de fendas para liberar, da seus pulos e puxa para baixo, joga nela spray com limpa contato nos pinos da blaca e na tomada. Coloca ela no lugar agora voce inverte a situação, liga primeiro o positivo da bateria e depois o degativo. Não quer dizer que resolverá o problema, mas muitos ser resolvem assim.

Se for um curto, parece ser a placa ou alguns fusíveis nela, será que você não colocou nenhum relê errado ali nesta caixa de fusível, alguns entram direto na placa, principalente porque a quarta velocidade do ventilador usa um relê para isto. Possivelmente ou é uma adaptação mal feita ou problema na placa mult timer
Imagem

Eliaskiki
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Dez 2022, 17:24
Nome Completo: Elias ramalhete dos santos
Cidade: Viana
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Eliaskiki » 08 Dez 2022, 21:30

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Eliaskiki escreveu:Fuente del Mensaje Galera meu carro é um vectra 98 2.0 8v
está apresentando as seguintes falhas
Ao pisar no freio a luz da injeção acende, se eu engatar a ré também acende e se eu virar a chave seletora do ar quente pro frio ela também acende ou se ligar o ventiladores internos no 4 também acendem :62:
O ar dele não está funcionando esta sem gás, e tem um sensor nós tubos lá na frente que se engatar liga a ventoinha direto aí deixei desligado :6:
Será que isso é um curto ? Como prossigo pra resolver ? Tem alguma central responsável por esses defeitos ? :47:
Desde já agradeço


Está parecendo ser um curto. A central que comanda parte elétrica é a placa mult timer que fica na caixa de fusivel, Voce tirar ela fora nçao vai te ajudar em nada, a nçao ser que voce tenha uma para testar ali, mas você pode faser algo. Desconecta o cabo negativo bateria e depois o positivo e deixa os dois desconetados, vai na caixa de fusivedl embaixo do volange na tomada a direita retangular preta, aliás está ela na placa mult timer, solta esta domada, olha bem que ela tem duas travinhas que voce aperta com os dedos ou use uma chave de fendas para liberar, da seus pulos e puxa para baixo, joga nela spray com limpa contato nos pinos da blaca e na tomada. Coloca ela no lugar agora voce inverte a situação, liga primeiro o positivo da bateria e depois o degativo. Não quer dizer que resolverá o problema, mas muitos ser resolvem assim.

Se for um curto, parece ser a placa ou alguns fusíveis nela, será que você não colocou nenhum relê errado ali nesta caixa de fusível, alguns entram direto na placa, principalente porque a quarta velocidade do ventilador usa um relê para isto. Possivelmente ou é uma adaptação mal feita ou problema na placa mult timer


Obrigado pela resposta
Eu já tinha tirado essa placa e fiz a limpeza com limpa contato e recoloquei ela.
Fiz testes nos reles eles estão atuando corretamente, não achei algum fusível rompido.

Uma coisa estranho que achei foi que tem o relê do ar-condicionado lá na frente junto ao fusível do compressor retirei esse relê e o fusível aí a luz da injeção parou de acender
Mas a luz de freio e a de ré ainda não voltaram a aceder , fiz os testes com o multímetro em escada de condução reversa e acusou corto no polo da lâmpada de freio lá atrás , fiz o teste com a bateria desconectada , retirei o plug de 80 pinos que liga o chicote da carroceria a frente do carro um grande e verde, voltei lá atrás pra medir e não tinha curto ou seja o curto e do chicote pra frente
Será que tem algum relê responsável pelas luz de freios e da ré que tão em curto ou queimados

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Almeidão » 09 Dez 2022, 20:26

Estes conectores quando você tira deve colocar um lubrificante, as vezes são eles o problema, eu gosto de usar ali DW 40 ou graxa de mecanisco aquele que eu achar primeiro no meu porta malas que costuma esconder as coisas que preciso.
Só lembrando, relês atuando não quer dizer que estejam bons, o que fáz um relê atuar é a bobina, mas o que transporta a energia é o contato e estes contatos estragam bem mais que as bobinas.
Imagem

Eliaskiki
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Dez 2022, 17:24
Nome Completo: Elias ramalhete dos santos
Cidade: Viana
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por Eliaskiki » 10 Dez 2022, 18:23

Galera resolvi o problema dele hoje !!
O fio da ré tava descascado de baixo da tampa de plástico encontrando no GND do carro fechando curto, isolei certinha e voltou a funcionar e alua parou de acender mesmo colocando o relê do ar-condicionado, o carro ficou 100%
Obrigado pela ajuda

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz da Injeção Acesa - Vectra B

por chirola » 10 Dez 2022, 23:01

Almedao VC deveria colocar teu CPF para que mandem um pix de tanta coisa que vc arruma a distancia kakkakakakak

454 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 194 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 17:20