O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BBOMBA DE GASOLINA - Vectra B

27 mensagens
  • 1
  • 2
gsilva
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 29 Nov 2014, 14:10
Nome Completo: George Silva
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

BOMBA DE GASOLINA - Vectra B

por gsilva » 22 Abr 2015, 18:18

Pessoal, boa noite.Meu VCD ano 2000 2.2 16v quando esta com menos de 25 litros no tanque começa a engasgar.A bomba de combustível (marca vdo),o regulador de pressão, o filtro de combustível e algumas mangueiras da bomba de combustível que não sei especificar foram trocados recentemente.Meu mecânico me falou que esta falha se deve ao fato de o tanque do Vectra ter grande capacidade e que não posso andar com menos de 30 litros no tanque e de fato quando o tanque esta com mais combustível tal falha não ocorre. No Vectra de vocês é assim também?Segundo este mesmo mecânico o tanque de combustível do meu carro já teria sido soldado.Isto influencia em alguma coisa?
Ps:Nunca ando com menos de 20 litros no tanque.

Castanha
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 23 Fev 2015, 22:54
Nome Completo: Isaac Augusto Castanha
Cidade: Ponta Grossa
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra falhando

por Castanha » 22 Abr 2015, 20:53

gsilva escreveu:Pessoal, boa noite.Meu VCD ano 2000 2.2 16v quando esta com menos de 25 litros no tanque começa a engasgar.A bomba de combustível (marca vdo),o regulador de pressão, o filtro de combustível e algumas mangueiras da bomba de combustível que não sei especificar foram trocados recentemente.Meu mecânico me falou que esta falha se deve ao fato de o tanque do Vectra ter grande capacidade e que não posso andar com menos de 30 litros no tanque e de fato quando o tanque esta com mais combustível tal falha não ocorre. No Vectra de vocês é assim também?Segundo este mesmo mecânico o tanque de combustível do meu carro já teria sido soldado.Isto influencia em alguma coisa?
Ps:Nunca ando com menos de 20 litros no tanque.


Não sei se o Mecânico esta certo, pois eu sempre espero a gasolina quase acabar pra colocar mais e nunca falha e nem engasga por isso. as vezes fica somente um litro antes de acabar pra mim abastecer. Será que não é a bomba? Muitas bobas dão problema por usar pouca gasolina e acaba forçando demais, depois disso fica desse jeito. Me corrijam se eu estiver errado.

Isaac

gsilva
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 29 Nov 2014, 14:10
Nome Completo: George Silva
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Vectra falhando

por gsilva » 22 Abr 2015, 21:06

Sei que andar com pouca gasolina com o tempo danifica a bomba.Porém nunca ando com menos de 20 litros e a bomba de combustível foi trocada há aproximadamente uns 2 meses e foi colocada da marca vdo, que pelo que andei pesquisando é uma marca boa.

Castanha
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 23 Fev 2015, 22:54
Nome Completo: Isaac Augusto Castanha
Cidade: Ponta Grossa
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra falhando

por Castanha » 23 Abr 2015, 10:22

Entendi, vamos aguardar alguém que tenha passado o mesmo problema. Eu ainda não entendo qual é a relação da gasolina estar abaixo de 20 L e ficar falahndo por esse motivo.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vectra falhando

por Almeidão » 23 Abr 2015, 13:14

O mecanico está errado, a bomba ao ser colocada no recipiente dela, tem uma regulagem para afundar ela no máximo ou quem trocou, tirou tudo fora e não encaixou a peça no fundo do tanque. A bomba pode está acima do local correto e pior ainda pode estar flutuando se ela tiver mal encaixada, tanto ela como a peça que fica no tanque.
Bem, isto se o problema for relmente isto e como foi informado quando tem muita gasolina ele funciona perfeito, então suponho que seja este o problema.

O meu em linha reta funciona até com um litro e por favor troque de mecanico, só um idiota poderia dizer isto de um carro que cabe 51 litros e ter autonomia para gastar somente 21.
Imagem

Avatar do usuário
HAMILTON SILVA
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 25 Mai 2014, 15:34
Nome Completo: HAMILTON SILVA
Cidade: BELFORD ROXO
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Vectra falhando

por HAMILTON SILVA » 01 Mai 2015, 22:37

Já tive este problema! É simplesmente a cestinha da bomba de combustível que estava se juntado conforme a bomba trabalhava, isso por ser paralela e de baixa qualidade, troquei por uma original nova e o problema foi resolvido e zero a reserva sem problemas de força ou engasgue do motor.

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra falhando

por JoãodoValle » 02 Mai 2015, 12:14

Também já, e era a magueirinha da bomba dentro do tanque que estava rasgada e perdendo pressão, quando parava em ladeiras ele demorava a pegar com pouco combustível, foi só trocar a mangueira e ficou 10!

Avatar do usuário
rcostacaldeira
Member
Member
Mensagens: 41
Registrado em: 25 Mar 2014, 16:21
Nome Completo: Rafael Costa
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Vectra falhando

por rcostacaldeira » 02 Mai 2015, 12:46

Eu tô com um problema que julgo ser bomba. O carro nunca, digo nunca mesmo, vira de primeira.sempre preciso tentar 1 vez e na segunda tentativa que ele pega, motor frio ou quente. O que acham? Acredito que se fosse vela ou cabo, o carro quente pegaria de primeira. Se passar 10min que desliguei o carro, só assim

gsilva
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 29 Nov 2014, 14:10
Nome Completo: George Silva
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Vectra falhando

por gsilva » 16 Mai 2015, 12:14

Pessoal encontrei um mecânico competente que em pouco tempo descobriu o defeito, que é o suporte do caneco da bomba que esta quebrado e com isto a bomba não ficava presa corretamente no tanque causando a falha. Acredito que o outro mecânico me fez trocar a bomba de combustível desnecessariamente, vou mandar testar a bomba antiga e conforme for deixa-la guardada.

Breno Porto
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 10 Out 2015, 16:34
Nome Completo: BRENO PORTO DOS SANTOS
Cidade: PLANALTINA
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

BOMBA DE GASOLINA

por Breno Porto » 10 Out 2015, 17:14

TENHO UM VECTRA B 97, E ELE NÃO FAZ BARULHO DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL AO RODAR A CHAVE. E AS VEZES SÓ LIGA NA SEGUNDA OU TERCEIRA TENTATIVA. ALGUÉM JÁ PASSOU POR ISSO? TENHO QUE TROCAR TODA BOMBA OU TEM REPARO? O QUE PODE ESTA OCORRENDO?

dnis0123
GL Member
GL Member
Mensagens: 143
Registrado em: 04 Ago 2015, 12:11
Nome Completo: Dênis Pimentel
Cidade: Ouro Preto
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: BOMBA DE GASOLINA

por dnis0123 » 10 Out 2015, 18:01

Nesse carro é normal não se ouvir a bomba trabalhar,é bom você esperar a luz de combustível apagar pra você funcionar o carro,as vezes o problema pode ser o regulador de pressão que quando em mau funcionamento pode causar esse tipo de defeito.Mas se você anda frequentemente na reserva do combustível, e sente o carro mais fraco ultimamente, principalmente em morros,é bom que você peça pra darem uma verificada no funcionamento da sua bomba,caso ela esteja ruim, a solução é a troca.Fiz essa troca aqui a pouco tempo,a peça ficou em 190 reais.

Bem vindo ao clube, e boa sorte!
:88:

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: BOMBA DE GASOLINA

por Mantenedor » 10 Out 2015, 21:20

Desculpe , mas não ouvir o ruído da bomba de combustível entrando em funcionamento sempre que liga a ignição não acho normal!
A bomba do meu vectra sempre faz o ruído de funcionamento após ligar a ignição , e ainda tenho a opção de fazer a leitura da pressão.
Imagem
No seu caso a bomba pode estar já querendo travar ! Comigo foi a mesma coisa , após rodar com o carro por alguns Km , ao desliga lo e voltar a religa lo ele não ligava mais.
Você alega que após a 3° tentativa na ignição ela faz o ruído entra em funcionamento possibilitando que o motor funcione?
Acho que já está dando indícios de travamento ,
Você sabe como chegar até ela?
Link:



Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: BOMBA DE GASOLINA

por Almeidão » 11 Out 2015, 20:13

Mantenedor, nada disso amigo, alguns Vectras só entra em funcionamento ao girar o motor, não ao ligar a chave e o meu é assim e realmente é impossível ouvir a não ser que um ligue e outro encoste o ouvido no banco traseiro.

Bem, pode ser problema na bomba também, mas não que ela não funcione, afinal se a valvula de retorno estiver ruim ele irá girar mais vezes pára dar pressão no sistema enquanto estando ela perfeita, a linha fica pressurizada.

Outra coisa, sobre a peça que cometei contigo, não tenho, na verdade meu carro não veio com este botão e eu ao adaptar já coloquei modelo novo.
Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: BOMBA DE GASOLINA

por Mantenedor » 12 Out 2015, 16:18

Então acredito que o meu sistema está alterado por decorrência do sistema turbo! E tem sido assim por muitos anos . Pois eu sempre escuto o ruído da bomba entrando em funcionamento após virar a chave de ignição! Eu também sei que o sistema está programado para desligar a bomba caso não haja giro do motor no período de 15 segundos .
Tanto é que foi sugerido a mim a instalação de um manômetro na linha de pressão de combustível para me auxiliar sempre que tiver dúvidas em relação a pressão gerada pela bomba.
Bom eu fiz uma gravação de aúdio de dentro do carro , com o celular no assoalho do carro , apenas para mostrar que é possível ouvir o som da bomba perfeitamente sentado no banco do motorista!
https://youtu.be/9XZKDIyd4jk
Sinceramente eu achava que deveria haver pressão de combustível mesmo que não liga se o motor . É vivendo e apreendendo , ainda bem que o almeidão está on line , mais uma que vou guardar aqui para não confundir os colegas.
Com relação ao botão Almeidão fica em Paz , caminhando na procura!!!

Abraço!!
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Davidsouzmr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 167
Registrado em: 01 Nov 2014, 19:29
Nome Completo: David Souza de Moura
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: BOMBA DE GASOLINA

por Davidsouzmr » 12 Out 2015, 16:20

O meu vectra a bomba faz barulho assim que giro a chave!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: BOMBA DE GASOLINA

por Almeidão » 12 Out 2015, 19:43

Aqui em casa não consegui ouvir porque deu pau no som. Mas alguns Vectras é só bater a chave e ligar o meu é um destes, alguns já pressuriza primeiro, não sei lhe dizer se eles injetam ao pressurizar. Não há diferença um do outro porque os dois tem que manter a linha pressurizada e isto é mantido por uma válvula que existe na bomba e caso estragar esta válvula ou ela parar de vedar, o carro demorará para pegar tipo uns 6 giro no motor sempre que for ligar lo. Já fiz este teste sem esta válvula e ele fica bem ruim. Muitos Vectras B sairom assim sem ligar a boma ao ligar a chave e isto eu acho bom porque sempre ligo para fazer algo e logo desligo, assim menos uma coisa a ser acionada atoa.

No caso do seu, não é porque é turbo, pode ser um dos modelos que já saiu assim com este sistema.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: BOMBA DE GASOLINA

por JoãodoValle » 13 Out 2015, 09:23

O meu 96/97 tbm não injeta na virada de chave, e nunca ouço o barulho dela funcionando, meu carro pega na primeira virada do motor pela manhã, mas já teve ocasião de demorar a pegar e era regulador de pressão com defeito!

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: BOMBA DE GASOLINA

por Mantenedor » 13 Out 2015, 12:21

Eu tirei algumas dúvidas com um camarada sobre este assunto , ele me disse que o sistema que alimenta o meu carro e composto por bomba de combustível original dentro do tanque + regulador de pressão que mantém o sistema pressurizado mesmo com motor desligado.
E que a bomba entra em funcionamento após girar a chave de ignição , e permanece energizada por 15s. e logo desliga para sua proteção caso não queira ligar o motor ou precise apenas utilizar apenas a ignição ligada.
Imagem
Com relação ao som da bomba só queria esclarecer e ter a certeza de que o meu sistema não está diferente do original.
Agora está válvula que controla a estanqueidade do sistema eu nunca tive a oportunidade de vela ou troca la, mas confesso que estou curioso e vou verificar , geralmente ela deve ficar onde exatamente?

ABS!

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: BOMBA DE GASOLINA

por Almeidão » 13 Out 2015, 13:54

Ela fica na saida da bomba, se voce olhar uma boma já verás ali por cima dentro da saida um plastico e o metal no meio, mas eu nunca vi ela com esfera de metal, as que desmontei e as que tenho de reserva são com ponta de borracha. Não passa de 10 mm de comprimento e a ponta tipo uma esfera cortada igual o desenho da esquerda, aliás neste desenho parece ser a medida natura, porem o comprimento da haste é pela metadade. Só lembrando que o desenho da esquerda a saida da gasolina é para baixo e só faltou a molinha da haste. Consegue se trocar esta pecinha também, embora trocar a bomba seria o correto e este é o pior pesadelo de uma bomba ruim, por isto prefiro a Bosch porque dificilmente falha.
Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: BOMBA DE GASOLINA

por Mantenedor » 13 Out 2015, 14:14

Eu tenho alguns vídeos que fiz , quando troquei a bomba de combustível , vou dar uma verificada com atenção e assim que tiver algo retorno tudo bem?

Obrigado

ABS .

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

27 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 361 visitantes

Bem-vindo: 19 Abr 2024, 08:41