SirChico escreveu:Puts pessoal... agora a termostática da minha cabeça travou fechada e ferveu hehehe
Antes de mais nada, me desculpem se estou sendo muito chato e lerdo demais pra entender.
Pergunto com o intuito de aprender e não pra duvidar do conhecimento de ninguém.
Eu sou o que mais tá aprendendo com esse "papo" todo, e espero que de alguma forma esse tópico ajude outras pessoas
Vou ser mais pontual e escrever menos:
- O valor 82 da termostática indica que a válvula estará completamente aberta naquela temperatura? (abertura máxima)
- Qual é a temperatura em que a válvula começa a abrir? 50 graus? (isso explicaria a medição de 70 graus logo após a válvula no meu carro).
Entendo que a termostática não irá mais fechar depois de aberta. Ou de fato não DEVERIA fechar, correto?
Supondo, num cenário hipotético, que se consiga resfriar o motor (mesmo com ele funcionando) a uma temperatura de 30 graus... a válvula vai fechar, não vai?
Sei que ela não é digital/binária (ou aberta ou fechada). Vai ser algo gradativo com a redução/aumento da temperatura.
"(...) que o painel "mente" a temperatura propositalmente.. ele mostra 82 porem na real ta bem mais quente. (Rafael Mogli)" / "(...) o painel mente propositalmente. (Almeidão)"
- Qual a razão do painel "mentir" (pra baixo) a temperatura do motor pro painel?
Me parece mais interessante o usuário/motorista ter uma leitura mais precisa sobre a temperatura do motor no momento atual.
Continuo não entendendo...
"(...) A leitura da temperatura é feita pelo sensor no corpo da termostática. (Ju_Bueno)"
- Acho que esse não é meu caso. Mas posso estar enganado :/
Como mostra na foto, não há qualquer tipo de cabo saindo da termostática. Nenhum cabo visível pelo menos.
O cabo que passa ali é do sensor de rotação. Tem um tubo mais fino que sai da válvula mas aquilo parece mais um "suspiro", então acho que não é ali.
Num outro tópico que achei aqui no Clube do Vectra...
viewtopic.php?f=45&t=3168
...tem uma foto onde o "rgapski" mostra mais ou menos a localização do sensor de temperatura.
Mecânico falou que tava por ali também.
Pelo jeito tenho que testar esse sensor também.
Agora to com receio que vou ferver o motor com essa história de painel-mentiroso hehehe
...e eu não consegui ser breve. Foi mal
SirChico escreveu:Ju_Bueno, muito obrigado pela ajuda até o momento mas o bloco do meu motor, pelo que notei, é bem diferente desse que você mostrou na foto.
O meu (foto abaixo) é mais parecido com o da foto que mostrei antes com o quadrado amarelo, onde as velas entram por cima. Daí acho que não dá pra comparar. Ou será que o Chico aqui tá falando besteira? (é bem possível hehehe)
Será que eu to postando no sub-fórum errado?
SirChico escreveu:Fuente del Mensaje É... uma lâmpada de teste é uma boa idéia pra quando for fazer os experimentos.
Valeu!
Almeidão escreveu:Fuente del MensajeSirChico escreveu:Fuente del Mensaje É... uma lâmpada de teste é uma boa idéia pra quando for fazer os experimentos.
Valeu!
Ligar ela com um diodo cortando a passagem de retorno, caso contrário quando a ventoinha armar, ela pode não desarmar mais enquanto a lampada tiver acesa. Ou poderá acender em alta velocidade onde a ventoinha gira pelo vento e ai gera energia.
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