O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BLuz Abs/Air Bag/Sensor de velocidade/Velocímetro - Vectra B

404 mensagens
Rubens
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 02 Nov 2013, 09:58
Nome Completo: rubens miranda
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema No Velocímetro - Vectra B

por Rubens » 22 Abr 2014, 22:07

galera estou com problema no velocimetro do meu challenge, é o seguinte quando giro a chave acende o painel o velocimetro marca quase 5km/h, sera que alguem sabe me explicar porque acontece isso?

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: problema no velocimento

por Ives » 22 Abr 2014, 22:27

Deve estar descalibrado.....ou o mais provavel q ponteiro deslocou da posicao correta....toda vez q vira a chave o painel zera....normalmente nao vemos pq ja ta no zero, mas se movimentar manualmente e vira a chave, ele volta pro zero.....
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 346
Registrado em: 27 Mar 2014, 00:44
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: problema no velocimento

por Ramon Neves » 22 Abr 2014, 23:31

Queria aproveitar o tópico, o velocimetro do meu vecão não esta marcando, procurei o decodificador e não achei na caixa de relés ... o que eu faço??
Imagem

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: problema no velocimento

por Bruno Cesário » 22 Abr 2014, 23:59

Ramon Neves escreveu:Queria aproveitar o tópico, o velocimetro do meu vecão não esta marcando, procurei o decodificador e não achei na caixa de relés ... o que eu faço??

Retire o fusível do painel e coloque devolta...sempre que eu tirava a bateria ele parava de funcionar e tinha que tirar e colocar o fusível dele.
:52:

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 346
Registrado em: 27 Mar 2014, 00:44
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: problema no velocimento

por Ramon Neves » 23 Abr 2014, 00:41

Bruno Cesário escreveu:
Ramon Neves escreveu:Queria aproveitar o tópico, o velocimetro do meu vecão não esta marcando, procurei o decodificador e não achei na caixa de relés ... o que eu faço??

Retire o fusível do painel e coloque devolta...sempre que eu tirava a bateria ele parava de funcionar e tinha que tirar e colocar o fusível dele.

Vou fazer, tomara que funcione...
Obrigado Bruno!!
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: problema no velocimento

por Ives » 23 Abr 2014, 08:40

o seu carro tem ABS Ramon?? se nao tem, o relé convertedor esta na caixa de fusiveis la na frente, voce precisa abrir o capo, e na frente do servo de freio, logo atras da bateria voce vai ver uma caixa de relés....é uma caixinha menor, tem lugar pra uns 8 reles, voce abrindo ela, é o de cor laranja...... se tiver ABS, ai o responsavel por converter o sinal do sensor pro painel é o proprio modulo eletronico de ABS, ai tente retirar fusivel e reinstalar o fusivel do modulo....
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 346
Registrado em: 27 Mar 2014, 00:44
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: problema no velocimento

por Ramon Neves » 23 Abr 2014, 10:50

Bom galera vamos por parte, acabei de ter uma ingrata surpresa acabei de abrir essa caixa de fusiveis na frente do servo freio e para minha surpresa não tem nenhum conversor de sinais ali, apenas 4 fusiveis sendo 2 originais e 2 colocados de qualquer maneira, um é da Siemens e outro da Marflex, e entre a bateria e o farol esquerdo tem outra caixa de fusiveis e ali encontrei 2 fusiveis danificados, 1 de 30 (verde) rompido e 1 de 40 (laranja) rompido e com a parte plástica derretida, não consegui achar esses fusiveis no CEP CHEV, vou trocar esses fusíveis para ver o que muda, agora fica a dúvida qual dos dois fusiveis (Siemens ou Marflex) estaria no lugar do conversor de sinais???
OBS: meu carro não tem ABS.
Imagem
Imagem
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: problema no velocimento

por Ives » 23 Abr 2014, 11:08

ele deveria ter um terceiro soquete pra rele, um soquete marrom....nele entram 2 cabos pretos (1 fino e 1 grosso), 1 marrom, 1 verde e 1 azul....esse azul seria o q vai pro painel.....esse rele converte o sinal analogico lido no sensor da roda fonica, e transforma em sinal digital pra mandar pro painel.....

procure ali proximo se nao tem preso por fora da caixa....outra maneira seria localizar o sensor q le a roda fonica (roda dentada na ponta da homocinetica, atras da roda do motorista), e entao seguir fisicamente o chicote do sensor para onde vai....ele deve passar primeiro pelo rele, entao pode ter desencaixado, ou o rele conversor estar com defeito.....esses dois reles adicionados (siemens e markflex) nao devem ter relação com o painel, pois na verdade o conversor nao é um rele em si, chamam dessa forma por causa do formato fisico, mas é uma placa eletronica pra converter sinal analogico em digital, diferente da função de reles q é acoplar para ligar circuitos....

qto aos fusiveis ali na caixa a frente da bateria, eles sao dos ventiladores e polia do compressor, tratam da parte de ar condicionado apenas....
Imagem

Rubens
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 02 Nov 2013, 09:58
Nome Completo: rubens miranda
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: problema no velocimento

por Rubens » 23 Abr 2014, 18:01

o Ives, acabei de notar que quando liga a chave o ponteiro do rpm sobe tbm e quando desligo os dois abaixam pro zero e volta subir e nao permanece no zero, mesmo estando desligado, o que posso fazer pra solucionar isso?

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: problema no velocimento

por Ives » 23 Abr 2014, 18:08

olha, essa nao sei como resolver...parece q perdeu a referencia.....
Imagem

Rubens
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 02 Nov 2013, 09:58
Nome Completo: rubens miranda
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: problema no velocimento

por Rubens » 23 Abr 2014, 18:17

mesmo assim vlw, obrigado

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 346
Registrado em: 27 Mar 2014, 00:44
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: problema no velocimento

por Ramon Neves » 24 Abr 2014, 16:53

Galera fui numa loja de elétrica hoje no centro e eles nem sabem que peça é um decodificador de sinais do velocimetro, to começando a ficar desanimado :(
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 346
Registrado em: 27 Mar 2014, 00:44
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: problema no velocimento

por Ramon Neves » 27 Abr 2014, 06:17

Galera aquele sensor de ABS que é usado para o velocimetro, esse sensor tem na roda dianteira esquerda, direita ou nas duas???
Imagem

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: problema no velocimento

por Williams » 01 Mai 2014, 04:33

Uma pergunta, o ponteiro vai para o 5 Km/h e fica estacionado ali, ou da uns "pulo" quando você vai dar partida? Porque se são pulos, é provavelmente a carga da bateria que não está tudo isso. Quando você da partida, a tensão cai e o painel se desliga e religa rapidamente causando saltos nos ponteiros do painel. Até aí é tudo normal.

Agora se ele estaciona, tem problema e aí, como o Ives disse, parece que eles perderam a referência e só uma boa auto-elétrica pra ajudar. Mas tem que ser boa, não adianta levar em qualquer uma.

Rubens
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 02 Nov 2013, 09:58
Nome Completo: rubens miranda
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: problema no velocimento

por Rubens » 01 Mai 2014, 16:01

quando eu ligo a chave ele vai pro zero e sobe de novo e fica parado mesmo com o motor funcionando, vou levar no auto eletrico e depois conto o resultado, obrigado Williams

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 346
Registrado em: 27 Mar 2014, 00:44
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema com sistema ABS - Vectra B

por Ramon Neves » 02 Mai 2014, 10:44

Olá galera!! meu vecão esta com problemas no velocimetro, fui dar uma conferida no sistema (sensor de velocidade e decodificador de sinais), comecei pelo mais facil, procurei o decodificador de sinais na caixa de relés, não achei, procurei o sensor de velocidade, estava com o cabo arrebentado, e por curiosidade quando olhei a roda direita ela também ttem um sensor de velocidade foi onde descobri que o carro tem ABS, fiz uma restauração nos fios dos sensores porém o velocimetro não voltou a funcionar e o sistema ABS continua inoperante, e no diagnóstico da central eletrônica não dá erro nenhum de ABS, o que eu faço?? ja aconteceu isso com alguém??
Ah tem mais um detalhe, posso estar errado, mas acho que o controle de tração (TC) é controlado pela central do ABS, e essa função fica acesa no painel e não apaga de forma alguma, o que faço????
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema com sistema ABS

por Ives » 02 Mai 2014, 11:22

entao Ramon...como tem ABS (mesmo q nao funcionando), o carro nao usa o rele analogico/digital....quem faz isso é o modulo ABS mesmo, o sensor de roda dianteiro do lado esquerdo (motorista) é lido pelo modulo ABS, convertido e enviado para o painel..... entao pode ser o modulo ABS que esteja danificado, e por isso nao está tendo a leitura no painel.....o sinal deve estar com um nivel fixo, por isso trava naquele valor e nao mexe.....

curiosidade, a luz de ABS acende no painel ao virar a chave??? ele deveria acender por alguns segundos, e depois apagar.....se nao acende, pode ser q o modulo esta queimado ou sem alimentação.....o diagnostico é feito via rede, ou seja, o modulo ABS tem q estar funcionando para responder a ECU principal....se o modulo nao esta respondendo, nao vai acusar no diagnostico....

comece verificando os fusiveis referente ao sistema ABS......se tiver sobressalente, troque-os....por incrivel q pareça, as vezes o fusivel nao rompe fisicamente, mas nao da passagem de corrente....verifique o fusivel 35
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 346
Registrado em: 27 Mar 2014, 00:44
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema com sistema ABS

por Ramon Neves » 02 Mai 2014, 12:19

Ives escreveu:entao Ramon...como tem ABS (mesmo q nao funcionando), o carro nao usa o rele analogico/digital....quem faz isso é o modulo ABS mesmo, o sensor de roda dianteiro do lado esquerdo (motorista) é lido pelo modulo ABS, convertido e enviado para o painel..... entao pode ser o modulo ABS que esteja danificado, e por isso nao está tendo a leitura no painel.....o sinal deve estar com um nivel fixo, por isso trava naquele valor e nao mexe.....

curiosidade, a luz de ABS acende no painel ao virar a chave??? ele deveria acender por alguns segundos, e depois apagar.....se nao acende, pode ser q o modulo esta queimado ou sem alimentação.....o diagnostico é feito via rede, ou seja, o modulo ABS tem q estar funcionando para responder a ECU principal....se o modulo nao esta respondendo, nao vai acusar no diagnostico....

comece verificando os fusiveis referente ao sistema ABS......se tiver sobressalente, troque-os....por incrivel q pareça, as vezes o fusivel nao rompe fisicamente, mas nao da passagem de corrente....verifique o fusivel 35
Ives obrigado pela sua ajuda!!
Verifiquei o fusivel 35 que é um de 10A correto?? ele esta normal, troquei ele por outro de 10A continua do mesmo jeito...
A luz do ABS não se apaga do painel mesmo depois da ignição, ontem eu tirei a caixa de fusiveis de cima da central do ABS e dei uma verificada estado do conector e não tinha nenhuma oxidação, tava tudo limpo, verifiquei com o multimetro e está chegando corrente 12V nele através dos 4 maiores conectores... to com medo de ter que perder um belo dinheiro nessa central do ABS :62:
Será que não tem algum outro teste que eu possa fazer em casa para ajudar a saber o que esta acontecendo??
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema com sistema ABS

por Ives » 02 Mai 2014, 13:15

Essa parte de ABS nao tenho experiencia....vamos ver quem passou por algo similar se consegue esclarecer ou indicar algum teste..... mas creio q esteja relacionado ao modulo eletronico, pois ele q converte p o painel, e se nao houvesse erro a luz apagaria depois....
Imagem

cardosojr82
GL Member
GL Member
Mensagens: 65
Registrado em: 21 Fev 2014, 02:22
Nome Completo: Marcilio Cardoso
Cidade: camaçari
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Problema com sistema ABS

por cardosojr82 » 02 Mai 2014, 14:19

Boa tarde, meu vcd também veio sem acender as luzes do abs a tc. Estou com ele a dois meses e agora vou partir para resolver o abs. Estou com o esquema elétrico em mão e vou checar as tensões corretas de alimentação da tomada que já retirei para uma inspeção visual e está sem oxidação.
Notei que na caixa de réles acima do módulo do abs existe um relé que parece ser adaptado, depois posto uma foto, e os fios se juntam com o chicote do abs. Conversando com o antigo proprietário, ele ficou 4 anos com o carro e já estava assim. Ao meu ver após o defeito do módulo abs, foi adaptado esse relé para enviar sinal para o velocímetro, segundo a explicação do amigo
Ives. Minha dúvida é se posso retirar o módulo eletrônico do bloco hidráulico e continuar rodando com o carro até mandar reparar. Tem um membro aqui do clube que faz esse serviço:
http://reidoabs.com.br/
Marcilio Cardoso
Agora de VCD 2.2 16V

404 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 591 visitantes

Bem-vindo: 25 Abr 2024, 18:02