O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

93 mensagens
Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

por JoãodoValle » 14 Fev 2016, 10:10

cleiton pará escreveu:Joao qual ano do seu carro e modelo e motor ?

Gls 96/97 2.0 8v

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

por JoãodoValle » 14 Fev 2016, 10:11

luizhbh escreveu:...


Pois é né, se tivesse visto teria resolvido mais rápido, mas foi proveitoso e vai ficar um bom conteúdo pro pessoal aqui.

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Avatar do usuário
flavio.filipini
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 216
Registrado em: 26 Jun 2014, 16:44
Nome Completo: Flavio Filipini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

por flavio.filipini » 14 Fev 2016, 11:12

As sondas pararam de travarem na rica João?

Abs

Sent from my SM-G850M using Tapatalk
VCD 2.0 16v 97/98 - Topfull Garagem do GreenHell
VGLS 2.2 8v 99/99 - Único dono Garagem do Pé de Pano
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

por JoãodoValle » 14 Fev 2016, 14:48

flavio.filipini escreveu:As sondas pararam de travarem na rica João?

Abs

Sent from my SM-G850M using Tapatalk

Flavio, essa ntk parou sim e ta chaveando melhor que as delphi, mas oscila a marcha lenta, ainda nao coloquei o catalisador.

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Avatar do usuário
flavio.filipini
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 216
Registrado em: 26 Jun 2014, 16:44
Nome Completo: Flavio Filipini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

por flavio.filipini » 14 Fev 2016, 14:58

JoãodoValle escreveu:
flavio.filipini escreveu:As sondas pararam de travarem na rica João?

Abs

Sent from my SM-G850M using Tapatalk

Flavio, essa ntk parou sim e ta chaveando melhor que as delphi, mas oscila a marcha lenta, ainda nao coloquei o catalisador.

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Que boa notícia João!!!

Agora com a inclusão do catalisador a marcha lenta deve ficar regulada com ctz.

Abs,

Sent from my SM-G850M using Tapatalk
VCD 2.0 16v 97/98 - Topfull Garagem do GreenHell
VGLS 2.2 8v 99/99 - Único dono Garagem do Pé de Pano
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

por JoãodoValle » 16 Fev 2016, 07:55

Isso ai, vamos ver como prossegue isso. Acredito que ate o fim do mes resolvo.

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

cleiton pará
Member
Member
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Nov 2014, 13:38
Nome Completo: cleiton da silva barros
Cidade: poranga
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: [DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

por cleiton pará » 16 Fev 2016, 14:05

JoãodoValle escreveu:Isso ai, vamos ver como prossegue isso. Acredito que ate o fim do mes resolvo.

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

João tava olhando as fotos que vc posto aqui no clube as ultimas do opcom tem coisa que ta fora de padrão sua mistura ta com muito ar vc deve ter alguma entrada de ar falsa ou etc.
na primeira foto pode obs que.
Disered idle air = que e ar ocioso desejado esta=13 kg/h
Actual Value idle air=que e Valor Real ar de marcha lenta=21kg/h
Então joao esse valor tem que ser igual o pelo menos quase entende tinha que esta 13jg/h a 13kg/h ou pelo menos 12kg/h ou 14 a 15kg/h acima mas pouco o seu esta entrando ar de mas.
na mesma foto,injection pulse= que o tempo de injeção esta meio baixo 1.7 Mile segundos a media na lenta motor quente e de 2.0 a 2.3,pode ser joao por que vc esta sem catalizador como vc disse,de uma olhada nesse link são parametros como testa etc.http://www.xpeedclub.com.br/xtechlib/te ... e/Ca64.htm
engine load signal =que e sinal de carga do motor o meu na lenta e de 1.5 ms o seu esta auto 2.6 MS
Na foto 5,mass air flow sensor que e sensor de fluxo de massa de ar=75kg/h o meu na lenta esta 42kg/h
o sensor de temperatura ta file o seu,da uma olhada na quele tubo que fica na caixa do filtro de ar onde suga o ar ve se ele ta bem encaixado se não torce ele puxando para encaixar na outra peça porque se não vai fica puxando ar quente do motor sua temperatura do ar ta meio alta.
Na ultima foto uma dica boa,tps signal (throttle position sensor) que e TPS sinal do (sensor de posição do acelerador) joao esta muito aberto sua borboleta do TBI esta 0.64 V,o meu esta 0.57 V o meu e um 2.2 8v como o seu e 2.0 baixa ele pra 55,56 ou 57 V,como vc vai fazer isso como vc tem o opcom liga a ingnição com opcom ligado no carro na primeira pagina vc vai ver la que o seu esta 0.64V,ai vc fecha mas a borboleta do seu carro vc baixa naquele parafuzinho que tem como batente do acelerador isso ta alto porque mexeram la entende,com isso vc ja vai ta matando essa grande entrada de ar no sistema espero ter ajudado ate .
Olha as minhas fotos ai.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

por JoãodoValle » 26 Fev 2016, 11:37

Cleiton, obrigado pela força cara! Encaminhei sua resposta a um amigo e pedi que me ajudasse a esclarecer e averiguar esses itens, e vamos lá:

- Sensor TPS, fiz testes nele seguindo o manual de testes motronic de injeção e notei um valor de leitura fora do padrão, realizei um intervenção nele, desmontei e limpei os contatos, logo depois conferido com o multimetro voltou a medição original do manual, porém não vou conseguir capturar a leitura dele via opcom, pois a minha interface foi pro limbo esses dias, tem até tópico aqui tentando reparar. A regulagem da borboleta foi refeita logo a seguir, tbm não notei melhorias.
Imagem

- Sobre entrada de AR, esse fim de semana recebei meus pares novos de faróis e fiz a instalação, na ocasião desmontei toda frente do carro e averiguei todo sistema de captação de ar e tubo ressoador, aparentemente tudo ok e nos conformes, filtro de ar acabei de colocar um novo, aproveitei e coloquei um calço na caixa ressoadora que estava sem, mas sem obstruções:
Imagem
Imagem

- Entrada falsa de ar, verifiquei toda tbi e corpo, meu motor de passo tem uma leve trinca próximo ao parafuso, dei uma reforçada com silicone apenas onde tem a trinca para garantir, apesar que a trinca é pro lado de fora, fora isso tudo em ordem, filtro antichamas novo, tubo do regulador de pressão ok, mangueira do servo freio, junta do coletor, junta do corpo, tudo conferido e trocado junta recentemente preventivamente.

- Sensor MAP, ainda não ví motivo pra trocar ele, não costumo trocar peças apenas pra efeito de testes um dos motivos por que optei aprender a mexer com mecânica foi por isso, quero aprender a técnica da coisa e ter certeza antes de sair trocando, maaaasss, mesmo assim já coloquei um outro pra teste por desencargo mas sem alterações.

- Catalisador, ainda não resolvi, preciso ir até SP para colocar um novo, aqui sem condições de pagar 1200,00 numa peça dessa enquanto tenho a 350,00 em SP. Mas acho que mês que vem coloco.

Obrigado mesmos suas dicas meu caro Cleiton, foi fundamental para tirar várias dúvidas que tinha.

Para finalizar, não sei se já comentei aqui, mas outro dia coloquei os injetores na maquina e constei que um dele estava com vazão superior aos demais e falhando outrora, comprei um bico pela internet e logo que instalado o mesmo estava vazando, logo pedi a garantia e recebi ontem o novo bico e instalei no carro, já senti uma excelente melhora na marcha lenta e no consumo instantâneo que nas ultimas semanas estavam entre 1,4 e 1,7 mantendo agora com novo bico coisa de 1,3 l/h. Logo fiz mais uma vez o teste de pressão do regulador, e foi constatado com a ajuda do Almeidão que ele estava com baixa pressão, assim já estou providenciando o novo regulador e devo instalar no decorrer da semana que entra.
Imagem

Logo mais novidades, abraços!

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

por JoãodoValle » 31 Mar 2016, 13:02

Pessoal, andei meio ausente pois outras coisas ocorreram no período que exigiram mais atenção, freios, iluminação entre outros, porém não deixei de ver isso, como já foi dito acima não é bom deixar assim por muito tempo, e já tem bastante tempo que ta assim.

Mas nesse período entre coisa e outra ainda fui tentando matar o problema e o ultimo citado regulador de pressão foi trocado e sem alterações por enquanto.

Na verdade estraguei meu opcom e estou sem referências em números, mas pelo conhecimento do carro sei que ainda tem problemas com mistura rica, além do funcionamento quadrado do motor em marcha lenta.

Nisso resolvi correr atrás de possível problemas com alimentação de centralina, aterramentos e etc eis que me deparei com surpresinhas como cito abaixo, mas ainda tenho um carro intermitente, hora muito bom, hora frouxo e irregular.

Na minha caça descobri um item que me balançou e apostei ser a causa dos problemas, é um sistema de bloqueio de injeção:
Imagem
Imagem

Tratei logo de desativar isso achando que ia solucionar tudo, pois poderia estar interferindo na injeção, mas negativo, tudo na mesma, vou deixar guardado pra por num "poizé" qualquer que eu compre kkkkk:
Imagem

Comecei a rodar os aterramentos conforme o tópico viewtopic.php?f=45&t=2942 , porém não tive muito sucesso, apesar de encontrar uma resistencia muito alta no aterramento do painel:
Imagem

Mas a surpresa maior mesmo foi a centralina, fui já desmontando o porta luvas e ao avistá-la me deparo com um susto, ela estava as porcas de fixação e toda solta, o que ao meu ver poderia estar matando o aterramento dela, providenciei logo porcas novas e um reforço no aterramento:

Sem porcas:
Imagem
Imagem

Com porcas:
Imagem
Imagem

Bom, não cheguei a testar a alimentação da centralina conforme a dica do arquiteto, pois estava acabando o dia e precisava do carro, mas ainda chegarei até lá para testá-la.

abraços

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

por JoãodoValle » 04 Abr 2016, 11:57

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje joão achei o seguinte roteiro para o caso de mistura rica ...

Consumo elevado de combustivel

1- Ver bateria
2- Alimentação da centralina
3- Sistema de temperatura de ar
4- Escapamento entupido
5- Ver sensor combinado (temperatura de ar e MAP
6- Filtro de ar e sua tubulação entupida
7- Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro
8- Sonda lambda

destes acho que vc so não testou foi ... a alimentação da centralina ...


TESTANDO a alimentação da Centralina.
1 - Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 18 da Centralina. Positivo (+) (12V)
2 - Ignição desligada, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos terminais 2, 14, 19 e 24 da Centralina Negativo (-).
3 - Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos terminais 27 e 37 da Centralina Positivo (+) (12V).

Imagem

:88:

Leo, esse fim de semana fui atras de testar essa dica que tinha dado, marquei em verde os outros pois já verifiquei e acertei tudo, o que está em azul foi o que fiz nesse fim de semana, alimentação da centralina.

Pois bem, fiz exatamente como diz e tive alimentação tanto no item 1 quanto nos negativos do item 2, com o terminal 27 tbm foi ok com a ignição ligada, já o terminal 37 não tem alimentação, fiz conforme o teste e não deu em nada, que significa isso será?

Aproveitei e encontrei o ultimo terra que precisava reforçar e o fiz!

Acesso centralina:
Imagem

Teste centralina:
Imagem

Terra motor:
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

[DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

por Arquiteto » 04 Abr 2016, 15:05

joão ...

segue .. informação da apostila ...

Imagem

Imagem

no caso do teste do pino 37 ... "verificar se ha mau contato ... entre o pino 37 e o terminal 87 rele principal"

cleiton pará
Member
Member
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Nov 2014, 13:38
Nome Completo: cleiton da silva barros
Cidade: poranga
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

[DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

por cleiton pará » 06 Jul 2016, 13:21

Joao como anda seu carro com o problema da sonda?
O vectra 97/98 8v do meu primo tava com os mesmos sintomas de sonda mistura 44 mistura pobre e 13 circuito aberto da sonda encontro um aterramento esquentando verei pra vc onde foi esse aterramento ate ..

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

[DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

por Alcir Andreoni » 06 Jul 2016, 14:37

cleiton pará escreveu:Fuente del Mensaje Joao como anda seu carro com o problema da sonda?
O vectra 97/98 8v do meu primo tava com os mesmos sintomas de sonda mistura 44 mistura pobre e 13 circuito aberto da sonda encontro um aterramento esquentando verei pra vc onde foi esse aterramento ate ..

O João já vendeu o Vectra dele...

Agora o nível é outro!!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

por JoãodoValle » 06 Jul 2016, 15:36

cleiton pará escreveu:Fuente del Mensaje Joao como anda seu carro com o problema da sonda?
O vectra 97/98 8v do meu primo tava com os mesmos sintomas de sonda mistura 44 mistura pobre e 13 circuito aberto da sonda encontro um aterramento esquentando verei pra vc onde foi esse aterramento ate ..

Blz irmão, como disse o alcir esse já foi kkkkk, e foi aparentemente resolvido apenas trocando a sonda por uma de boa qualidade, só não resolveu 100% porque nao coloquei o catalisador que removeram dele, mas a sonda nunca mais abriu o bico, coloquei da NTK.

Se tá com circuito aberto a sonda já era, só colocando outra, quando apenas ela da erro de mistura pobre ou rica aí tem que descobrir o que está original isso.

Comprei um CD 97 2.0 16v e advinha o que está faltando nele???? Sim, catalisador kkkkkk. Mano como eu odeio isso kkkkkk. Mas esse vale a pena investir uma grana nisso pois tá muito bom, estou sentido um leve cheiro de ovo podre no escape e já imaginava que era isso.

Abraço

cleiton pará
Member
Member
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Nov 2014, 13:38
Nome Completo: cleiton da silva barros
Cidade: poranga
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

[DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

por cleiton pará » 29 Jul 2016, 00:00

Blz joao do valle fico feliz por vc, então sobre o defeito do meu primo no vectra de rapaz parece que as sondas da Delphi parece que não guenta o tranco não eu tinha a minha bosch que era a original colocamos e o broblema foi resolvido ,a minha delphi axo que dei sorte mas vo troca ela depois pela Bosch ou essa NTK ,e boa ?

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

por JoãodoValle » 29 Jul 2016, 08:38

cleiton pará escreveu:Fuente del Mensaje Blz joao do valle fico feliz por vc, então sobre o defeito do meu primo no vectra de rapaz parece que as sondas da Delphi parece que não guenta o tranco não eu tinha a minha bosch que era a original colocamos e o broblema foi resolvido ,a minha delphi axo que dei sorte mas vo troca ela depois pela Bosch ou essa NTK ,e boa ?

Vlw irmao!!! Cara, pior que o GLS sempre rodou com delphi, foram quase 3 anos rodando com ela e tudo na boa, depois que deu pau na primeira as outras 2 tbm não foram longe, acredito que algo na fabricação das últimas agora não deve ter dado certo.

A NTK é perfeita, da mesma fabrica da NGk, e fornece para montadoras, só recebi elogios dela quando instalei.

wevertonantonio
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Ago 2017, 18:48
Nome Completo: weverton antonio dos santos
Cidade: ouro preto
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1996/1996

[DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

por wevertonantonio » 24 Ago 2017, 15:59

Como se faz o ajuste da borboleta?
Mexeram no batente e não sei como regular.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

por Almeidão » 25 Ago 2017, 12:53

wevertonantonio escreveu:Fuente del Mensaje Como se faz o ajuste da borboleta?
Mexeram no batente e não sei como regular.


A borboleta de um carro de injeção funciona 100% fechada, o batente que tem nela é para não deixar que ela próprio de desgasta ao voltar ao ponto de descanso e ser acelerada várias vezes no funcionamento normal. Mexer nela sem saber o que esteja fazendo, é pedir para ter problemas na lenta.

Regulagem.
Solte ela para fechar o máximo e com a mão comece a acelerar. Você vai sentir que ela começa agarrando, então aperte o parafuso um pouquinho e teste de novo, até você possa sentir que ela está toda fechada e ao começar a acelerar não esteja agarrando.
Imagem

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

[DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

por leoborgesl » 26 Ago 2017, 17:36

A borboleta de um carro de injeção funciona 100% fechada


Detalhe:

Isso para os carros que possuem acelerador por cabo e atuador de marcha lenta. Para carros com acelerador eletrônico e sem atuador, a borboleta trabalha um pouco aberta para permitir a passagem de ar e controlar a lenta.



Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Concatto23
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Ago 2017, 14:48
Nome Completo: Leandro Concatto
Cidade: Santa Cruz do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995
Idade: 37

[DÚVIDA] Mistura Rica o que fazer? Vectra B

por Concatto23 » 25 Abr 2018, 20:34

JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje Flávio, vlw pela resposta.

Sim, esse fim de semana fiz uma viagem curta com ele (400km ida e volta), ida muito bem, media de 11,8 km/l sem surpresas (exceto por gastar um pouco alem do de costume), mas na volta, primeiros km acende a luz da injeção, apagando conforme pisava, vai e volta, dei uma paradinha pra conferir sensor da temperatura, que possuía um pequeno mau contato que já vinha monitorando, porém removi o plug com o carro ligado e teve queda, até então funcionando já descartei circuito aberto dele, dei umas aceleradas e apagou, mas no proximo km acende denovo, e notei uma leve queda de rendimento, e mid marcando 7 a 8km/l a 100km/h, bom, toquei embora sabendo do alto consumo e a luz alternando em acender e apagar.

Imagem

Logo que cheguei coloquei o opcom pra rodar e de cara já falou esse monte de palavrão aí:

Imagem

Bom, o sensor de temperatura falhou por eu ter desligado ele com o carro em funcionamento, foi resetar que não xingou mais, mas mesmo assim devido a o mau contato mencionado troquei por um novo:

Imagem

Logo apagando novamente os erros, eis que persistem erros de sonda:

Imagem

E monitorando funcionando note que ela só trabalha em alta, e a relação ar/combustível só aponta rica:

Imagem

Bom, ali já vi que mais uma sonda foi pro caixa prego, muito bem, ja me falaram a repeito da delphi, de fato estou convencido e vou colocar uma bosch, porém essa agora tinha menos de um mês de uso, fui na loja trocar em garantia e já vi se tinha como trocar por uma bosch e voltar a diferença pro logista, porém o mesmo só tinha delphi e mte, e como não posso ficar sem carro peguei outra delphi, e pretendo encomendar um bosch.

Imagem

Bom, depois de trocada a sonda, resetado e andando uns 2 km a luz não se acendeu mais, e a leitura do opcom ficou zerada sem erros, comportamento do carro voltou ao "padrão" (ainda continua estranho).

Pensando bem no seu raciocínio fui investigar os sinais da sonda e notei que ela chaveia sempre alta acima de 400mv com no maximo 800mv, em nenhuma condição ela abaixou menos que 400mv testando diretamente nela, assim resolvi testar a resistência dos aterramentos do motor, já que a minha sonda de 1 fio aterra diretamente no coletor de escap, e pra nossa surpresa quase não havia resistência no coletor, assim por hora em testes puxei um cabo massa da bateria e aterrei no prisioneiro do coletor de escape em testes e de cara melhorou a resistência do terra da sonda, aproveitando o multimetro fui testar as resistencia dos cabos de vela e velas, e pra nossa surpresa o cabo do terceiro cilindro apresentava baixa resistencia, abaixo de 3k (cerca de 2400) quando no minimo deveria ter 4k, e as velas não são as indicadas para esse carro que são as 93230927, nessa ocasião meu carro estava com as 93206675 que são do corsa, omega e silverado (malditos vendedores de peças).

Bom, o que fiz até o momento foi isso, o reforço do aterramento do coletor, troca dos cabos de velas, mas as velas ainda não pedi pois não tem aqui, vou pedir bosch junto com a sonda, mas o comportamento do carro melhorou um pouco, hj a noite vou colocar o opcom e monitorar a chaveação da sonda e ver como tá, depois posto.

Abraços

Bom sou novo aqui no fórum e estava a ler esse tópico que e ia aproveitar para citar isso.
Meu Vectra também tinha esse problema, no entanto, um amigo comentou sobre aterramento da sonda, já que a mesma possui apenas um fio e como citado, apresenta defeito de aterramento. No meu caso resolveu, em partes.
O meu carro sempre estava falhando e com pouca força em altas rotações, até que um dia resolvi verificar as mangueiras para ver se não tinha entrada de ar falso.
Desconectando a mangueira da válvula EGR, o carro mudou da água para o vinho, respondendo melhor, consumo melhorou enfim.

93 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 62 visitantes

Bem-vindo: 19 Abr 2024, 21:03