Paulo Tenório escreveu:Amigos,
Estou restaurando um Vectra B GLS 2.0 8vs 1996/1997. A sonda lambda estava com o fio todo remendado e ressecado por alta temperatura. Comprei o reparo do chicote e uma sonda nova. Ao desencapar a fita que estava isolando uma emenda do fio me surpreendi com dois fios!!! um fio azul/marrom e uma malha (normalmente usada em fios coaxiais para aterramento). A sonda é de apenas um fio roxo. Em qual dos dois eu ligo o reparo do chicote? E a malha de aterramento? Cheguei a pensar que a sonda estava ligada na fiação errada. O carro está bebendo horrores e decidi começar a busca do motivo pela sonda.
Paulo Tenório escreveu:Raphael,
A sonda fica no coletor de escapamento sim e é de um fio mesmo pois no OP-COM pude fazer a leitura de retorno dela e está tudo ok.. A malha que envolve o fio principal é somente para protege-lo de interferências elétricas. O pior de tudo é que, mesmo trocando a sonda e ele estar fazendo a leitura correta, o consumo parece ter piorado, pelos cálculos parciais, o carro deverá fazer uns 5 Km/L.
Já troquei as velas, sensor de temperatura, válvula termostática, conferi no scanner o pulso de injeção (está em 2ms), a leitura da sonda lambda, pressão de combustível, sensor de borboleta, tudo funcionando dentro das especificações e nada de melhorar o consumo. Alguma dica?
Paulo Tenório escreveu:Raphael,
Meu trajeto é com trânsito razoável pela manhã e trânsito pesado à noite, tudo plano. Não troquei os cabos de vela nem medi compressão do motor. O silencioso é novo e reparei que não tem catalisador, somente o bojo oco.
Artcev escreveu:Nem fale em consumo de óleo. O meu tá consumindo um pouco também. Estou usando 15W40, talvez um pouco fino para os 120k km. Qual você estava usando?
Rogerio98 escreveu:A sonda lambda do meu carro gasta ou quebra dentro do coletor,isso acontece com + ou - com dois anos de uso
Paulo Tenório escreveu:Raphael,
A sonda fica no coletor de escapamento sim e é de um fio mesmo pois no OP-COM pude fazer a leitura de retorno dela e está tudo ok.. A malha que envolve o fio principal é somente para protege-lo de interferências elétricas. O pior de tudo é que, mesmo trocando a sonda e ele estar fazendo a leitura correta, o consumo parece ter piorado, pelos cálculos parciais, o carro deverá fazer uns 5 Km/L.
Já troquei as velas, sensor de temperatura, válvula termostática, conferi no scanner o pulso de injeção (está em 2ms), a leitura da sonda lambda, pressão de combustível, sensor de borboleta, tudo funcionando dentro das especificações e nada de melhorar o consumo. Alguma dica?
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