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Vectra BDúvida Sonda Lambda - Vectra B

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Paulo Tenório
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Dúvida Sonda Lambda - Vectra B

por Paulo Tenório » 05 Jul 2013, 15:11

Amigos,
Estou restaurando um Vectra B GLS 2.0 8vs 1996/1997. A sonda lambda estava com o fio todo remendado e ressecado por alta temperatura. Comprei o reparo do chicote e uma sonda nova. Ao desencapar a fita que estava isolando uma emenda do fio me surpreendi com dois fios!!! um fio azul/marrom e uma malha (normalmente usada em fios coaxiais para aterramento). A sonda é de apenas um fio roxo. Em qual dos dois eu ligo o reparo do chicote? E a malha de aterramento? Cheguei a pensar que a sonda estava ligada na fiação errada. O carro está bebendo horrores e decidi começar a busca do motivo pela sonda.

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Re: SONDA LAMBDA

por rgapski » 05 Jul 2013, 15:55

Paulo Tenório escreveu:Amigos,
Estou restaurando um Vectra B GLS 2.0 8vs 1996/1997. A sonda lambda estava com o fio todo remendado e ressecado por alta temperatura. Comprei o reparo do chicote e uma sonda nova. Ao desencapar a fita que estava isolando uma emenda do fio me surpreendi com dois fios!!! um fio azul/marrom e uma malha (normalmente usada em fios coaxiais para aterramento). A sonda é de apenas um fio roxo. Em qual dos dois eu ligo o reparo do chicote? E a malha de aterramento? Cheguei a pensar que a sonda estava ligada na fiação errada. O carro está bebendo horrores e decidi começar a busca do motivo pela sonda.


Paulo,

Acho que você comprou a sonda errada!

A sonda de 1 fio é utilizada nos motores mais antigos, e só começa a dar leitura depois que o motor esta funcionando há um bom tempo. Ela só dá leitura com motor em alta rotação, pois o material da sonda só dá reação quando aquecido.
Os corsinhas 1.0 (talvez 1.6) utilizam esse tipo de sonda.

Existe uma sonda mais moderna, que é aquecida assim que se dá partida no carro, possibilitando uma leitura mais rápida e precisa.
Ela pega leitura desde a marcha-lenta até o pico de rotação, pois o aquecedor mantem a temperatura de trabalho dela.

Pelo que sei, a sonda do vectra é do tipo aquecida e tem 3 fios, sendo dois utilizados para o aquecimento da peça e um para envio de sinal.

Antes de trocar, deve se verificar se as posições dos fios no conector estão corretas, pois voce corre o risco de estragar a peça e pior: estragar o módulo de injeção.

Não compre sondas paralelas, principalmente da marca mte-thompson, pois elas são de péssima qualidade.
Falo isso porque já testei na prática uma sonda original e uma paralela em um hallmeter (que lê a informação da sonda, que por sua vez lê a relação ar/combustivel).
A mte thompson não marcava nada. Troquei 2 vezes achando que era sonda defeituosa.
Só com a original consegui a leitura.

O código da original é 93232414.
Compre na accioly ou na concessionaria e resolva seu problema de uma vez.

Abs.
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Re: SONDA LAMBDA

por rgapski » 05 Jul 2013, 15:59

Paulo,

Apenas uma ressalva:

Como teu vectra é 97, veja se a sonda fica no coletor de escapamento quase encostada no motor.
Se for assim, a sonda é de um fio só (igual dos kadett 97).
Mesmo assim, compre a original.

Abs!
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Re: SONDA LAMBDA

por Paulo Tenório » 12 Jul 2013, 08:17

Raphael,
A sonda fica no coletor de escapamento sim e é de um fio mesmo pois no OP-COM pude fazer a leitura de retorno dela e está tudo ok.. A malha que envolve o fio principal é somente para protege-lo de interferências elétricas. O pior de tudo é que, mesmo trocando a sonda e ele estar fazendo a leitura correta, o consumo parece ter piorado, pelos cálculos parciais, o carro deverá fazer uns 5 Km/L.

Já troquei as velas, sensor de temperatura, válvula termostática, conferi no scanner o pulso de injeção (está em 2ms), a leitura da sonda lambda, pressão de combustível, sensor de borboleta, tudo funcionando dentro das especificações e nada de melhorar o consumo. Alguma dica?

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Re: SONDA LAMBDA

por rgapski » 12 Jul 2013, 09:15

Paulo Tenório escreveu:Raphael,
A sonda fica no coletor de escapamento sim e é de um fio mesmo pois no OP-COM pude fazer a leitura de retorno dela e está tudo ok.. A malha que envolve o fio principal é somente para protege-lo de interferências elétricas. O pior de tudo é que, mesmo trocando a sonda e ele estar fazendo a leitura correta, o consumo parece ter piorado, pelos cálculos parciais, o carro deverá fazer uns 5 Km/L.

Já troquei as velas, sensor de temperatura, válvula termostática, conferi no scanner o pulso de injeção (está em 2ms), a leitura da sonda lambda, pressão de combustível, sensor de borboleta, tudo funcionando dentro das especificações e nada de melhorar o consumo. Alguma dica?


Paulo,

Como é o seu trajeto? Muito transito? Subidas, etc?

Já trocou os cabos de vela? Cabo de vela ruim faz o carro beber absurdos!

Como esta a compressão do motor?
O normal é entre 170 e 200 psi. Compressão baixa também causa consumo alto.

Escapamento e catalisador estão desobstruídos?

Abs!
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Re: SONDA LAMBDA

por Paulo Tenório » 12 Jul 2013, 10:09

Raphael,

Meu trajeto é com trânsito razoável pela manhã e trânsito pesado à noite, tudo plano. Não troquei os cabos de vela nem medi compressão do motor. O silencioso é novo e reparei que não tem catalisador, somente o bojo oco.

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Re: SONDA LAMBDA

por rgapski » 12 Jul 2013, 15:48

Paulo Tenório escreveu:Raphael,

Meu trajeto é com trânsito razoável pela manhã e trânsito pesado à noite, tudo plano. Não troquei os cabos de vela nem medi compressão do motor. O silencioso é novo e reparei que não tem catalisador, somente o bojo oco.


Paulo,

Pode providenciar então duas coisas: cabos de vela e catalizador novos.
O carro sem catalisador não tem contrapressão dos gases, o que atrapalha a leitura da sonda, além de diminuir o torque em baixa, o que leva o condutor a ter que acelerar mais o carro.

Hoje em dia o catalisador não é tão caro. Cabos de vela também são baratinhos e valem a pena ser trocados junto com as velas.

Abs!
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Re: SONDA LAMBDA

por Paulo Tenório » 12 Jul 2013, 16:09

Dia 01/08 tenho troca de óleo e revisão de suspensão/freios agendada, vou aproveitar o embalo e fazer a troca dos cabos e a instalação do catalisador. Espero que resolva, esse consumo não é normal.

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Re: SONDA LAMBDA

por Artcev » 04 Ago 2013, 07:12

Como ficou o seu carro Paulo? Melhorou o consumo?

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Re: SONDA LAMBDA

por Paulo Tenório » 18 Fev 2014, 07:15

Depois de seis meses muita coisa aconteceu com meu carro. Troquei a sonda por uma delphi, continuo sem catalisador e precisei fazer o motor para tirar vazamentos e queima de óleo absurda (perdia 1/2 litro por semana). Agora o carro está com o motor limpinho, sequinho e andando bem mas o consumo, apesar de ter melhorado, ainda é alto pois, não passa de 7,5 mesmo ficando abaixo de 2mil giros e gasolina aditivada.

Os cabos de velas, aparentemente, estão bons, o filtro de ar limpo e as velas estão com abertura 1,1 mm e o scanner volta e meia acusa falha no sensor de O2.

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Re: SONDA LAMBDA

por Artcev » 21 Fev 2014, 19:20

Nem fale em consumo de óleo. O meu tá consumindo um pouco também. Estou usando 15W40, talvez um pouco fino para os 120k km. Qual você estava usando?

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Re: SONDA LAMBDA

por Almeidão » 22 Fev 2014, 09:05

Artcev escreveu:Nem fale em consumo de óleo. O meu tá consumindo um pouco também. Estou usando 15W40, talvez um pouco fino para os 120k km. Qual você estava usando?


120 mil km? Se for isto o problema não é óleo fino, são os retentores de vávulas mais guias etc. Ou seja problemas no cabeçote.
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Re: SONDA LAMBDA

por Artcev » 22 Fev 2014, 09:32

Também desconfio. Apesar que na primeira ligada ele não solta uma fumaça. Sim, são 120.000 km.

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Re: SONDA LAMBDA

por Bacana » 25 Fev 2014, 07:57

Amigos qual a melhor marca da sonda lambda sendo original??

Delphi ou Bosch qual delas é original do Vectra 2004 expression?
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Dúvida Sonda Lambda - Vectra B

por Rogerio98 » 25 Set 2017, 15:56

A sonda lambda do meu carro gasta ou quebra dentro do coletor,isso acontece com + ou - com dois anos de uso

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Dúvida Sonda Lambda - Vectra B

por Almeidão » 25 Set 2017, 16:48

Rogerio98 escreveu:A sonda lambda do meu carro gasta ou quebra dentro do coletor,isso acontece com + ou - com dois anos de uso


Bem, o correto é trocar ela com no máximo 60 mil km ou antes caso der problema. Pra ela quebrar precisa alguém bater nela ao trocar outra peça qualquer ou tem algo encostando nela.
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Dúvida Sonda Lambda - Vectra B

por Anselmodj01 » 04 Abr 2022, 19:31

Paulo Tenório escreveu:Raphael,
A sonda fica no coletor de escapamento sim e é de um fio mesmo pois no OP-COM pude fazer a leitura de retorno dela e está tudo ok.. A malha que envolve o fio principal é somente para protege-lo de interferências elétricas. O pior de tudo é que, mesmo trocando a sonda e ele estar fazendo a leitura correta, o consumo parece ter piorado, pelos cálculos parciais, o carro deverá fazer uns 5 Km/L.

Já troquei as velas, sensor de temperatura, válvula termostática, conferi no scanner o pulso de injeção (está em 2ms), a leitura da sonda lambda, pressão de combustível, sensor de borboleta, tudo funcionando dentro das especificações e nada de melhorar o consumo. Alguma dica?




Poxa o meu Vectra97 veio assim cabo cortado aí tem esse fio azul e marrom com a malha
Como vc fez a ligação poderia me mostrar?
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Dúvida Sonda Lambda - Vectra B

por Almeidão » 05 Abr 2022, 08:16

O comentário seria do fio vindo da central até a tomadinha, ponta preta que entra na tomada da sonda lambda e neste caso para os carros antigos tipo 97 um fio somente. Eu tive problemas ali na ponta do meu bem na chegada e tive que cortar e emendar porem este cabinho é de aço e tem algumas opções de emenda porém optei por soldar o meu e por ser de aço levei uma hora só para concluir esta solda que levaria 2 minutos se o fio fosse comum e tem que usar um soldador de 70 Watts ou mais ou nem tente fazer. Fia assim:

Lixei bem a ponta deste fio de açõ, usei pasta de solda e fui insistindo até pegar algo de solda ali, demora muito mais em um momento ele pega alguma coisa. Peguei o fio para emendar nele descasquei a ponta tipo 15 mm e com pasta de solda e a solda estanhei esta ponta. Em seguida coloquei ele paraleto ao fio de aço e usando uma perninha de fio de uns 10 cm, enrolei ali bem apertadinho e caprichei para ficar bem feito e parecendo uma molinha. Meti pasta de solda em cima e mandei solda ali e assim tenho esta emenda desde bastante tempo. O fio usado parsa enrolar é descascar o fio e pegar um fio mesmo como se fosse um cabelo.

Enfatize bastante com a pasta de solda, porque tem uns loucos que acha que não precisa usar a pasta e todos que te vendem esta solda já dizem ter pasta nela. Eu queria ver estes caras soldando sem ela, e se você pensar que vai soldar com um soldador de 40 watts, não perca tempo desmontando, vás passar raiva.

Outra opção mais simples é usar uma emenda a qual funciona mas eu prefiro a solda, seria tipo um nipel que entra com o fio em um lado, aperta com um alicate e do outro lado faça igual. Eu chamo isto de quebra galho apesar que muitos discordam comigo. E voce acha pra comprar em casa material eletrico ou na internet

Sobre a sonda, no meu carro só deu certo a Bosch, embora eu tenha usado a MTE por uns 15 dias e não apresentou problema.
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Dúvida Sonda Lambda - Vectra B

por chirola » 05 Abr 2022, 14:33

o vectra 97 e meio um drama com a sonda lambda foi na epoca que mudo de 3 fios para um fio , o meu tem 3 fios e da trabalho achar , sonda original bosch cuase imposivel por aqui ja que so o astra 16v tinha poderia adaptar uma de um fio e eliminar os fios de aquecimento mais optei por comprar uma sonda bosch 3 fios so que ela não tem plug ( vem com uma enmenda na caixa para a adaptação) é para suprir tudos os carros que utilizam 3 fios no catalogo bosch tem especificado por numero de peça a cual carro aplia compre a indicada pela bosch parao meu vcd 2.0 16v funciona bem sem problemas e a leitura esta bem , cheque a leitura com scaner .
para enmendar os fios tem diversas formas , pode soldar como almeidão falo ou pode colocar uma enmenda como as dos anuncios abaixo
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 6170b844ea

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 3d40e88689

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 1c249827ee

agora se a duvida é como ligar os fios no chicote seria mais facil postar uma foto para ver certinho do que se trata , cuantos fios tem a sonda cuantos fios tem o plug do chicote do carro etc.

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Dúvida Sonda Lambda - Vectra B

por Anselmodj01 » 17 Abr 2022, 18:57

Obg por responder
Esse fio eu soldo de boa por que ele é fino eu tenho uma Pasta boa mas, o fio que dá trabalho para soldar é o da bobina por que é grosso mas consequi de boa
Se eu souber qual o cabo é pra que serve e de boa

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