O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BSusto com Sensor de pressão de óleo

17 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Susto com Sensor de pressão de óleo

por Mantenedor » 22 Mar 2016, 15:09

Boa tarde gente! Ontem tomei o maior susto com meu carro !
Estava rodando com o carro nas imediações de casa , quando um motorista de outro carro me chamou a atenção com um vazamento de óleo vindo da frente do motor e a fumaça começou a levantar , parei o carro de imediato.
As pessoas pararam para ajudar e logo descobrimos de onde vinha o oléo : Deste carinha aqui!!!

É mole , o estrago que este vampirinho estava provocando.

Imagem
Imagem
Peça Nova no lugar e resolvido o susto

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Graças a Deus não chegou a sumir o nível do óleo da vareta , foi só completar o óleo e sorrir de novo.

ABS!!

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Davidsouzmr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 167
Registrado em: 01 Nov 2014, 19:29
Nome Completo: David Souza de Moura
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Susto com Sensor de pressão de óleo

por Davidsouzmr » 22 Mar 2016, 15:44

Menos mal ein? Conseguiu encontrar o problema antes de algo mais serio acontecer! ja que o topico ja foi aberto... vou levantar uma questão, existe motivo para uma troca preventiva desse componente?

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Susto com Sensor de pressão de óleo

por Mantenedor » 22 Mar 2016, 23:10

Boa noite , ao meu ver eu ainda não cheguei a uma conclusão exata do ocorrido.
Mas posso te adiantar que a próxima parada para reparos , vou pedir ao mecânico verificar o estado da bomba de óleo verificar a pressão inicial em marcha lenta e pressão final com o motor em alta rotação se é que isto é possível , acredito que a peça tenha chegado ao estado final de sua vida útil.
Tenho também suspeita do tipo de óleo e a sua variação rápida de temperatura , estou experimentando um óleo novo o sae 10w40 .


Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Susto com Sensor de pressão de óleo

por Mantenedor » 22 Mar 2016, 23:10

Boa noite , ao meu ver eu ainda não cheguei a uma conclusão exata do ocorrido.
Mas posso te adiantar que a próxima parada para reparos , vou pedir ao mecânico verificar o estado da bomba de óleo e a pressão inicial e pressão final com o motor em alta rotação se é que isto é possível.


Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Diesel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 447
Registrado em: 07 Jan 2016, 16:13
Nome Completo: Ricardo Gonçalves Dias
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Susto com Sensor de pressão de óleo

por Diesel » 23 Mar 2016, 05:54

O meu estava com o sensor vazando um pouco, mas nem chegava a pingar.

Mas vazar de uma vez assim eu nunca vi!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Susto com Sensor de pressão de óleo

por Almeidão » 23 Mar 2016, 09:20

Mantenedor escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite , ao meu ver eu ainda não cheguei a uma conclusão exata do ocorrido.
Mas posso te adiantar que a próxima parada para reparos , vou pedir ao mecânico verificar o estado da bomba de óleo e a pressão inicial e pressão final com o motor em alta rotação se é que isto é possível.


Mantenedor/VCD/2.0/16VT.


Será muito difícil obter estas respostas todas, isto porque na pior das hipóteses em alta rotação a bomba quase nunca falha e sempre joga mais que o necessário e é por isto que o cabeçote tem uma válvula que abre quando está o motor em alta, se não abri ia estourar alguma coisa porque esta bendita tem uma força terrível e principalmente em alta. E o mais interessante que o funcionamento dela é simples e o maior problema pode aparecer nela seria sujeira no pescador, carte amassado ao ponto de tapar o pescador ou o pescador ter sido movimentado e afetar a vedação dele que é um anel muito simples para isto, simples mas se não mexer não estraga. Este sensor que é muito conhecido como cebolinha do óleo é uma peça fundamental para leitura da bomba, e se na lenta a luz acender ou ficar meio acesa, ela deve ser trocada para testes e se permanecer meio acesa é problema na linha e pode ser até a bomba. A troca de óleo sendo feita regularmente e sempre trocar o filtro e tirar o que fica no fundo do carte, dificilmente terão problemas na bomba de óleo. Bem, é uma pequena porcentagem que faz isto embora as dicas são dadas.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Susto com Sensor de pressão de óleo

por Mantenedor » 25 Mar 2016, 11:30

Bom dia , Almeidão sabe que eu sou super preocupado com o funcionamento perfeito do motor.
Mas existem alguns ítens , estes que não tenho acesso ou por falta de conhecimento ou por falta de oportunidade falando sobre este sensor , que eu também conheço como cebolinha.
Nunca poderia imaginar que isto pudesse acontecer , a única possibilidade , talvez a vida útil dele.
Falando em revisão do sistema de lubrificação do motor , troquei tudo neste motor ou quase tudo na última troca.
Inclusive tenho que postar as fotos , e pode acreditar deu o maior trabalho , segui as dicas do João desci tudo , algumas das fotos do serviço executado.
ImagemImagemImagemImagem
Vou abrir um tópico com todo o processo dos trabalhos , isto que me deixa ainda mais preocupado , acho que deixei algo escapar algo , bom vou acompanhar de perto .

ABS!




Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
iGuiz-
GL Member
GL Member
Mensagens: 82
Registrado em: 03 Set 2015, 10:56
Nome Completo: Guilherme de Souza Santos
Cidade: Maringá
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Susto com Sensor de pressão de óleo

por iGuiz- » 25 Mar 2016, 13:36

O meu estragou de uma vez tbm, percebi quando fui entrar no carro e tava um poça de óleo, dei um olhada por baixo e jah dava pra ver que era esse bendito aí

Enviado de meu C2004 usando Tapatalk

Avatar do usuário
iGuiz-
GL Member
GL Member
Mensagens: 82
Registrado em: 03 Set 2015, 10:56
Nome Completo: Guilherme de Souza Santos
Cidade: Maringá
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Susto com Sensor de pressão de óleo

por iGuiz- » 25 Mar 2016, 13:36


Renato Bomdam
Organizador
Organizador
Mensagens: 125
Registrado em: 13 Nov 2013, 16:09
Nome Completo: Renato Bomdam
Cidade: Itajaí
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Susto com Sensor de pressão de óleo

por Renato Bomdam » 16 Ago 2017, 14:27

Uma pergunta aos entendidos: é possível substituir este sensor em casa? Ou é imprescindível que seja numa oficina? Ao tirar este sensor, sairá óleo do orifício? Caso seja possível fazer eu mesmo, gostaria de faze-lo, já que o mecânico me pediu R$116,00 de mão de obra. Se puderem passar um passo a passo de como proceder, melhor ainda.
Passado: Vectra GLS 2.0 1994
Passado: Vectra GLS 2.0 1998
Presente: Vectra Elite 2.2 2005

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Susto com Sensor de pressão de óleo

por Mantenedor » 16 Ago 2017, 15:13

Renato Bomdam escreveu:Uma pergunta aos entendidos: é possível substituir este sensor em casa? Ou é imprescindível que seja numa oficina? Ao tirar este sensor, sairá óleo do orifício? Caso seja possível fazer eu mesmo, gostaria de faze-lo, já que o mecânico me pediu R$116,00 de mão de obra. Se puderem passar um passo a passo de como proceder, melhor ainda.
Se for a Cebolinha a que se refere , vai apenas pingar óleo mas pode ser feito em casa tranquilamente. Eu não mecânico e fiz o serviço sem maiores preocupações.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Renato Bomdam
Organizador
Organizador
Mensagens: 125
Registrado em: 13 Nov 2013, 16:09
Nome Completo: Renato Bomdam
Cidade: Itajaí
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Susto com Sensor de pressão de óleo

por Renato Bomdam » 16 Ago 2017, 15:24

Mantenedor escreveu:Fuente del Mensaje
Renato Bomdam escreveu:Uma pergunta aos entendidos: é possível substituir este sensor em casa? Ou é imprescindível que seja numa oficina? Ao tirar este sensor, sairá óleo do orifício? Caso seja possível fazer eu mesmo, gostaria de faze-lo, já que o mecânico me pediu R$116,00 de mão de obra. Se puderem passar um passo a passo de como proceder, melhor ainda.
Se for a Cebolinha a que se refere , vai apenas pingar óleo mas pode ser feito em casa tranquilamente. Eu não mecânico e fiz o serviço sem maiores preocupações.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

O sensor que eu me refiro é aquele ao lado do filtro de óleo.
Passado: Vectra GLS 2.0 1994
Passado: Vectra GLS 2.0 1998
Presente: Vectra Elite 2.2 2005

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Susto com Sensor de pressão de óleo

por Mantenedor » 16 Ago 2017, 15:31

Acho que o próprio!Imagem

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Susto com Sensor de pressão de óleo

por SirChico » 21 Ago 2018, 09:31

Mantenedor escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite , ao meu ver eu ainda não cheguei a uma conclusão exata do ocorrido.
Mas posso te adiantar que a próxima parada para reparos , vou pedir ao mecânico verificar o estado da bomba de óleo verificar a pressão inicial em marcha lenta e pressão final com o motor em alta rotação se é que isto é possível , acredito que a peça tenha chegado ao estado final de sua vida útil.
Tenho também suspeita do tipo de óleo e a sua variação rápida de temperatura , estou experimentando um óleo novo o sae 10w40 .


Mantenedor/VCD/2.0/16VT.


Olá Mantenedor... você fez as medições?
Qual o valor da pressão do óleo?

Vou colocar um manômetro, mas não faço idéia dos valores corretos/aceitáveis para esse motor.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Susto com Sensor de pressão de óleo

por chirola » 22 Ago 2018, 16:09

boas gente..
a preçao da bomba da para tirar colocando um manometro com um adaptador no lugar do sensor bendito.
a gente aqui tira a medida da preçao cuando se mexe no motor e é normal facer para ter ideia do estado da bomba na lenta deveria dar pelomenos entre 17 e 21 libras e na alta nois calcula 10 libras a cada 1000 giros para nao faltar preçao iso sempre respeitando as especificaçoes do oleo no manual do meu vcd 97 2.0 16v diz 20-50 e é o oleo que eu utilizo ele combina com o clima da minha cidade oleo muito fino pode que baixe a preçao e mais ainda com motor quente tendo em conta que um carro do ano do meu tem uns 150mil kilometros rodados eu nao colocaria oleo mais fino do que iso a bomba nao da folga entre as engrenagens e sim folga latera entre a engrenagem e a carcaça dela, e nesa folga que perde preçao o problema e que os tuchos dependem da preçao do oleo eles sao hidraulicos e se colocar oleo fora da especificaçao eles nao funcionarian corretamente.

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Susto com Sensor de pressão de óleo

por SirChico » 12 Dez 2018, 12:09

Olá pessoal...

Encontrei um post uma vez que falava sobre os torques de parafusos e junto tinha a informação da pressão do óleo.
Não tenho o link do post que vi isso, mas tirei uma foto da tela com o celular pra ter essa informações em mãos.

Bom... nesse outro tópico, dizia que a pressão na marcha lenta é 2,5kgf/cm2, mas não há referência de onde veio esse dado.
No manual em inglês, disponível nesse post do carlosgunner https://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=35&t=463, no Chapter 2 Part B diz que a pressão do óleo pra motor 2.0 DOHC não deve ser menor que 2.0 bar (29 psi) ou ainda 2.03943 kgf/cm2 (que é quase a mesma coisa que BAR).
Abaixo um "recorte" da página do manual.

Imagem


chirola...

quando você fala em "libras" você está falando em "libras por polegada quadrada (psi)"?
Se for isso, também não está batendo com aquele manual.
17 psi = 1,17211 bar -------- 21 psi = 1,4479 bar
Ou seja, fora do mínimo indicado de 2 bar.


Não estou falando que o pessoal está errado ou está mentindo (antes que pensem isso).
Só estou chamando a atenção pela disparidade das informações.

Se alguém tiver algum outro manual que diga algo diferente, por favor compartilhar, porque até algumas especificações dos torques de parafusos que foi postado no outro tópico não batem com o manual que tenho.

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Susto com Sensor de pressão de óleo

por SirChico » 04 Jan 2019, 11:03

Achei o tópico onde alguém postou os torques dos parafusos e pressão de óleo:

https://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=45&t=12698&p=191742#p191742

E agora? :47:

17 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 136 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 05:47