Vitor Ptter escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, meu vectra cd 98 não esta armando o segundo estagio, na cidade a temperatura sobe mais ate os 95 as vezes até passa na estrada ele mantém nos 90 as vezes menos ou ate 92 no máximo, troquei o sensor de temperatura hoje, botei o mte 4051… o meu estava trincada a parte de plástico do conector. Aí eu aproveitei e tentei testar a vontoinha liguei o carro e tirei o conector do sensor de temperatura, nao acionou a ventoinha ela deveria ter acionado o segundo estagio se nao me engano, inverti os reles de alta e baixa, e continuou na mesma, o problema pode ser o relé do meio(marrom) q habilita o segundo estágio? Vllw
Almeidão escreveu:Fuente del MensajeVitor Ptter escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, meu vectra cd 98 não esta armando o segundo estagio, na cidade a temperatura sobe mais ate os 95 as vezes até passa na estrada ele mantém nos 90 as vezes menos ou ate 92 no máximo, troquei o sensor de temperatura hoje, botei o mte 4051… o meu estava trincada a parte de plástico do conector. Aí eu aproveitei e tentei testar a vontoinha liguei o carro e tirei o conector do sensor de temperatura, nao acionou a ventoinha ela deveria ter acionado o segundo estagio se nao me engano, inverti os reles de alta e baixa, e continuou na mesma, o problema pode ser o relé do meio(marrom) q habilita o segundo estágio? Vllw
Você tem certeza qiue seu carro não tem cebolão??? Bem, os relês ali para um carro do dia a dia com certeza não será tão confiável depois de 2 a 3 anos de uso, talvez esteja na hora de trocar. Mas existem outros problemas também que podem está influenciando, mas não tem como descobrir se você não acertar o que está visível ou pelo menos fazer a manutenção visível que são os relês e fusíveis.
Os relês são 2 DNI 0101 e um pra você escolher para o olugar do marrom que pode ser DNI0140, DNI 0115 ou DNI 8115, conferir também o fusível das bobinas do relê das ventoinhas que está dentro do carro. No video abaixo eu mostro ele no final do video, é o numero 40, é um de 10 amperes e eu coloquei um de 30 no video só para destacar. O grande problemas destes fusíveis é saber contar eles, por isto fiz o video e eles estragam também mesmo sem queimar.
Sobre os relês, impossível testar eles, eles são parecidos com pneus, eles gastam e tem que trocar kakakakkak
https://www.youtube.com/watch?v=EmXLAvYmgvc
Vitor Ptter escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del MensajeVitor Ptter escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, meu vectra cd 98 não esta armando o segundo estagio, na cidade a temperatura sobe mais ate os 95 as vezes até passa na estrada ele mantém nos 90 as vezes menos ou ate 92 no máximo, troquei o sensor de temperatura hoje, botei o mte 4051… o meu estava trincada a parte de plástico do conector. Aí eu aproveitei e tentei testar a vontoinha liguei o carro e tirei o conector do sensor de temperatura, nao acionou a ventoinha ela deveria ter acionado o segundo estagio se nao me engano, inverti os reles de alta e baixa, e continuou na mesma, o problema pode ser o relé do meio(marrom) q habilita o segundo estágio? Vllw
Você tem certeza qiue seu carro não tem cebolão??? Bem, os relês ali para um carro do dia a dia com certeza não será tão confiável depois de 2 a 3 anos de uso, talvez esteja na hora de trocar. Mas existem outros problemas também que podem está influenciando, mas não tem como descobrir se você não acertar o que está visível ou pelo menos fazer a manutenção visível que são os relês e fusíveis.
Os relês são 2 DNI 0101 e um pra você escolher para o olugar do marrom que pode ser DNI0140, DNI 0115 ou DNI 8115, conferir também o fusível das bobinas do relê das ventoinhas que está dentro do carro. No video abaixo eu mostro ele no final do video, é o numero 40, é um de 10 amperes e eu coloquei um de 30 no video só para destacar. O grande problemas destes fusíveis é saber contar eles, por isto fiz o video e eles estragam também mesmo sem queimar.
Sobre os relês, impossível testar eles, eles são parecidos com pneus, eles gastam e tem que trocar kakakakkak
https://www.youtube.com/watch?v=EmXLAvYmgvc
Vou dar uma olhada e trocar reles e fusíveis, percebi tmb q tem horas q só aciona a ventoinha externa, tirei o conector da interna limpei ele botei de volta, depois vi q ligou as duas, de noite qnd saí com o carro e voltei olhei de novo e só tava ligada a externa
Vitor Ptter escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del MensajeVitor Ptter escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, meu vectra cd 98 não esta armando o segundo estagio, na cidade a temperatura sobe mais ate os 95 as vezes até passa na estrada ele mantém nos 90 as vezes menos ou ate 92 no máximo, troquei o sensor de temperatura hoje, botei o mte 4051… o meu estava trincada a parte de plástico do conector. Aí eu aproveitei e tentei testar a vontoinha liguei o carro e tirei o conector do sensor de temperatura, nao acionou a ventoinha ela deveria ter acionado o segundo estagio se nao me engano, inverti os reles de alta e baixa, e continuou na mesma, o problema pode ser o relé do meio(marrom) q habilita o segundo estágio? Vllw
Você tem certeza qiue seu carro não tem cebolão??? Bem, os relês ali para um carro do dia a dia com certeza não será tão confiável depois de 2 a 3 anos de uso, talvez esteja na hora de trocar. Mas existem outros problemas também que podem está influenciando, mas não tem como descobrir se você não acertar o que está visível ou pelo menos fazer a manutenção visível que são os relês e fusíveis.
Os relês são 2 DNI 0101 e um pra você escolher para o olugar do marrom que pode ser DNI0140, DNI 0115 ou DNI 8115, conferir também o fusível das bobinas do relê das ventoinhas que está dentro do carro. No video abaixo eu mostro ele no final do video, é o numero 40, é um de 10 amperes e eu coloquei um de 30 no video só para destacar. O grande problemas destes fusíveis é saber contar eles, por isto fiz o video e eles estragam também mesmo sem queimar.
Sobre os relês, impossível testar eles, eles são parecidos com pneus, eles gastam e tem que trocar kakakakkak
https://www.youtube.com/watch?v=EmXLAvYmgvc
Vou dar uma olhada e trocar reles e fusíveis, percebi tmb q tem horas q só aciona a ventoinha externa, tirei o conector da interna limpei ele botei de volta, depois vi q ligou as duas, de noite qnd saí com o carro e voltei olhei de novo e só tava ligada a externa
Almeidão escreveu:Há um tempo atrás eu fiz este video abaixo sobre o funcionamento do sistema de arrefecimento, o isolamento do ar quente e a importancia da termostática. Aliás o não uso da termostática o carro demora aquecer, porem dentro da cidade demora esfriar e o motivo é bem simples e explico isto no video também.
Atrás da termostática tem 2 tubos, o de cima vai para o ar quente o debaixo é retorno, porem este retorno é tapado assim que a termostática abre, ela tem um disco atrás e faz esta função desviando agora toda a agua para o radiador e quando ela está fechada a agua circula assim:
Bomba, empurra para o bloco, sobe para o cabeçote, sai do cabeçote, entra no retorno que é o tubo de baixo, volta para o tubo de agua, entra na bomba e seguirá circulando ali até a termostatica abrir. Assim que a termostatica abre, fecha este tubo debaixo, e a agua vai toda para o radiador. Agora imaginamos sem a termostática, carro aquecido andando na rua, a bomba puxa agua do tubo que deveria está fria porque passou para o radiador, porem puxa uma parte quente que está sendo retornada, neste caso a agua teria que ir toda para o radiador e não vai, dando a impressão que ele está entupido e mosttando uma temperatura superior que a normal.
A dica é não andar sem a termostatica, e se for isolar o ar quente, isolar o tubo superior e nunca o inferior que sempre será o retorno.
https://www.youtube.com/watch?v=ThN2rTFamAo
Vitor Ptter escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Há um tempo atrás eu fiz este video abaixo sobre o funcionamento do sistema de arrefecimento, o isolamento do ar quente e a importancia da termostática. Aliás o não uso da termostática o carro demora aquecer, porem dentro da cidade demora esfriar e o motivo é bem simples e explico isto no video também.
Atrás da termostática tem 2 tubos, o de cima vai para o ar quente o debaixo é retorno, porem este retorno é tapado assim que a termostática abre, ela tem um disco atrás e faz esta função desviando agora toda a agua para o radiador e quando ela está fechada a agua circula assim:
Bomba, empurra para o bloco, sobe para o cabeçote, sai do cabeçote, entra no retorno que é o tubo de baixo, volta para o tubo de agua, entra na bomba e seguirá circulando ali até a termostatica abrir. Assim que a termostatica abre, fecha este tubo debaixo, e a agua vai toda para o radiador. Agora imaginamos sem a termostática, carro aquecido andando na rua, a bomba puxa agua do tubo que deveria está fria porque passou para o radiador, porem puxa uma parte quente que está sendo retornada, neste caso a agua teria que ir toda para o radiador e não vai, dando a impressão que ele está entupido e mosttando uma temperatura superior que a normal.
A dica é não andar sem a termostatica, e se for isolar o ar quente, isolar o tubo superior e nunca o inferior que sempre será o retorno. Ela não trabalha somente abrindo, ela abre um lado e fecha outro isto no Vectra.
https://www.youtube.com/watch?v=ThN2rTFamAo
Quero religar o sistema de ar quente, estou deixando o carro mais funcional possível, só nao olhei bem de qual forma foi isolado o ar quente, mas vou olhar hj de noite para ir pesquisando como fazer a ligação do radiador e testar se ele apresenta vazamentos, pq deve ser por isso q foi isolado...
Almeidão escreveu:Fuente del MensajeVitor Ptter escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Há um tempo atrás eu fiz este video abaixo sobre o funcionamento do sistema de arrefecimento, o isolamento do ar quente e a importancia da termostática. Aliás o não uso da termostática o carro demora aquecer, porem dentro da cidade demora esfriar e o motivo é bem simples e explico isto no video também.
Atrás da termostática tem 2 tubos, o de cima vai para o ar quente o debaixo é retorno, porem este retorno é tapado assim que a termostática abre, ela tem um disco atrás e faz esta função desviando agora toda a agua para o radiador e quando ela está fechada a agua circula assim:
Bomba, empurra para o bloco, sobe para o cabeçote, sai do cabeçote, entra no retorno que é o tubo de baixo, volta para o tubo de agua, entra na bomba e seguirá circulando ali até a termostatica abrir. Assim que a termostatica abre, fecha este tubo debaixo, e a agua vai toda para o radiador. Agora imaginamos sem a termostática, carro aquecido andando na rua, a bomba puxa agua do tubo que deveria está fria porque passou para o radiador, porem puxa uma parte quente que está sendo retornada, neste caso a agua teria que ir toda para o radiador e não vai, dando a impressão que ele está entupido e mosttando uma temperatura superior que a normal.
A dica é não andar sem a termostatica, e se for isolar o ar quente, isolar o tubo superior e nunca o inferior que sempre será o retorno. Ela não trabalha somente abrindo, ela abre um lado e fecha outro isto no Vectra.
https://www.youtube.com/watch?v=ThN2rTFamAo
Quero religar o sistema de ar quente, estou deixando o carro mais funcional possível, só nao olhei bem de qual forma foi isolado o ar quente, mas vou olhar hj de noite para ir pesquisando como fazer a ligação do radiador e testar se ele apresenta vazamentos, pq deve ser por isso q foi isolado...
Sem termostática e ar quente mau isolado, ele demora esquentar e quando quente ele pega parte da agua quente e entra outra vez no cabeçote misturando um pouco com a agua que vem do radiador. Para tirar uma termostática de verdade, é preciso isolar o tubo de retorno na frente do alternador e isolar a entrada desta mangueira no tubo de agua, este tubo é o de baixo, o de cima seria o ar quente.
Para isolar o ar quente, será preciso isolar o tubo de cima e a entrada da mangueira no tubo de agua.
O simples fato de tirar uma termostática para uma eventual situação na estrada para seguir viagem, é bem diferente de tirar ela e não usar mais, o sofrimento neste caso é bem grande dentro da cidade porque parte da agua se divide e assim deixando o radiador com menos agua e fluxo mais lento pela rotação baixa do motor e deixando a bomba com mínima força possível e ainda dividindo esta água.
Detalhe sobre os tubos de agua, o que vai para o ar quente é totalmente independente do que vai para o retorno, o do retorno você tira a termostática e de frente vê um buraco, este ai vai para o tubo infeior, é o retorno. De onde vem entãoa agua do cabeçote? Vem por cima, quase ninguem repara este outro burado que ela tem, olhando uma caixa de termostatica como no link abaixo, observa que a agua entra no meio dela, só tem meia entrada memso, vai para esquerda embaixo do sensor e sai quando aberta ou retorna para aquele furo central quando está fechada. Se você assoprar o tubo de baixo e tampar o furo da frente dela, não pode passar ar.
O numero da mangueira de retorno da termostática até o tubo de água: 90351806
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... =539354515
Vitor Ptter escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del MensajeVitor Ptter escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Há um tempo atrás eu fiz este video abaixo sobre o funcionamento do sistema de arrefecimento, o isolamento do ar quente e a importancia da termostática. Aliás o não uso da termostática o carro demora aquecer, porem dentro da cidade demora esfriar e o motivo é bem simples e explico isto no video também.
Atrás da termostática tem 2 tubos, o de cima vai para o ar quente o debaixo é retorno, porem este retorno é tapado assim que a termostática abre, ela tem um disco atrás e faz esta função desviando agora toda a agua para o radiador e quando ela está fechada a agua circula assim:
Bomba, empurra para o bloco, sobe para o cabeçote, sai do cabeçote, entra no retorno que é o tubo de baixo, volta para o tubo de agua, entra na bomba e seguirá circulando ali até a termostatica abrir. Assim que a termostatica abre, fecha este tubo debaixo, e a agua vai toda para o radiador. Agora imaginamos sem a termostática, carro aquecido andando na rua, a bomba puxa agua do tubo que deveria está fria porque passou para o radiador, porem puxa uma parte quente que está sendo retornada, neste caso a agua teria que ir toda para o radiador e não vai, dando a impressão que ele está entupido e mosttando uma temperatura superior que a normal.
A dica é não andar sem a termostatica, e se for isolar o ar quente, isolar o tubo superior e nunca o inferior que sempre será o retorno. Ela não trabalha somente abrindo, ela abre um lado e fecha outro isto no Vectra.
https://www.youtube.com/watch?v=ThN2rTFamAo
Quero religar o sistema de ar quente, estou deixando o carro mais funcional possível, só nao olhei bem de qual forma foi isolado o ar quente, mas vou olhar hj de noite para ir pesquisando como fazer a ligação do radiador e testar se ele apresenta vazamentos, pq deve ser por isso q foi isolado...
Sem termostática e ar quente mau isolado, ele demora esquentar e quando quente ele pega parte da agua quente e entra outra vez no cabeçote misturando um pouco com a agua que vem do radiador. Para tirar uma termostática de verdade, é preciso isolar o tubo de retorno na frente do alternador e isolar a entrada desta mangueira no tubo de agua, este tubo é o de baixo, o de cima seria o ar quente.
Para isolar o ar quente, será preciso isolar o tubo de cima e a entrada da mangueira no tubo de agua.
O simples fato de tirar uma termostática para uma eventual situação na estrada para seguir viagem, é bem diferente de tirar ela e não usar mais, o sofrimento neste caso é bem grande dentro da cidade porque parte da agua se divide e assim deixando o radiador com menos agua e fluxo mais lento pela rotação baixa do motor e deixando a bomba com mínima força possível e ainda dividindo esta água.
Detalhe sobre os tubos de agua, o que vai para o ar quente é totalmente independente do que vai para o retorno, o do retorno você tira a termostática e de frente vê um buraco, este ai vai para o tubo infeior, é o retorno. De onde vem entãoa agua do cabeçote? Vem por cima, quase ninguem repara este outro burado que ela tem, olhando uma caixa de termostatica como no link abaixo, observa que a agua entra no meio dela, só tem meia entrada memso, vai para esquerda embaixo do sensor e sai quando aberta ou retorna para aquele furo central quando está fechada. Se você assoprar o tubo de baixo e tampar o furo da frente dela, não pode passar ar.
O numero da mangueira de retorno da termostática até o tubo de água: 90351806
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... =539354515
Acabei de descobrir pq a ventoinha interna só armava as vezes, estava com mal contato no conector, o "click" q prende o conector estava rachado e nao deixava justo ai dava mal contato, colei o click deixei conectado e dei uma reforçada com fita isolante nos fios, vou testar amanhã se não melhorar vou ter q arrumar um conector... tirei umas fotos para mostrar como esta isolado meu radiador de ar quente:
Foi feito só uma curva na mangueira aí para juntar os dois lados...
Almeidão escreveu:Vitor Ptter escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del MensajeVitor Ptter escreveu:Fuente del Mensaje
Quero religar o sistema de ar quente, estou deixando o carro mais funcional possível, só nao olhei bem de qual forma foi isolado o ar quente, mas vou olhar hj de noite para ir pesquisando como fazer a ligação do radiador e testar se ele apresenta vazamentos, pq deve ser por isso q foi isolado...
Sem termostática e ar quente mau isolado, ele demora esquentar e quando quente ele pega parte da agua quente e entra outra vez no cabeçote misturando um pouco com a agua que vem do radiador. Para tirar uma termostática de verdade, é preciso isolar o tubo de retorno na frente do alternador e isolar a entrada desta mangueira no tubo de agua, este tubo é o de baixo, o de cima seria o ar quente.
Para isolar o ar quente, será preciso isolar o tubo de cima e a entrada da mangueira no tubo de agua.
O simples fato de tirar uma termostática para uma eventual situação na estrada para seguir viagem, é bem diferente de tirar ela e não usar mais, o sofrimento neste caso é bem grande dentro da cidade porque parte da agua se divide e assim deixando o radiador com menos agua e fluxo mais lento pela rotação baixa do motor e deixando a bomba com mínima força possível e ainda dividindo esta água.
Detalhe sobre os tubos de agua, o que vai para o ar quente é totalmente independente do que vai para o retorno, o do retorno você tira a termostática e de frente vê um buraco, este ai vai para o tubo infeior, é o retorno. De onde vem entãoa agua do cabeçote? Vem por cima, quase ninguem repara este outro burado que ela tem, olhando uma caixa de termostatica como no link abaixo, observa que a agua entra no meio dela, só tem meia entrada memso, vai para esquerda embaixo do sensor e sai quando aberta ou retorna para aquele furo central quando está fechada. Se você assoprar o tubo de baixo e tampar o furo da frente dela, não pode passar ar.
O numero da mangueira de retorno da termostática até o tubo de água: 90351806
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... =539354515
Acabei de descobrir pq a ventoinha interna só armava as vezes, estava com mal contato no conector, o "click" q prende o conector estava rachado e nao deixava justo ai dava mal contato, colei o click deixei conectado e dei uma reforçada com fita isolante nos fios, vou testar amanhã se não melhorar vou ter q arrumar um conector... tirei umas fotos para mostrar como esta isolado meu radiador de ar quente:
Foi feito só uma curva na mangueira aí para juntar os dois lados...
Você juntou os dois tubos de cima em uma mangueira? Se sim, seria uma opção possivel a não interferir quando quente. Mas o correto é tapar em cima e deixar o debaixo circulando no Tubo de agua como é originalmente e a mangueira ali seria esta que informei, para colocar as duas funções da termostática em funcionamento. Só lembrando que quando está isolado errado nem sempre a temperatura sobe, mas alguns momentos em subidas fortes em algumas ruas costuma dar um susto e ir la para os 100 graus.
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