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Vectra B2º estagio da Ventoinha não arma

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Alex.fabiane
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2º estagio da Ventoinha não arma

por Alex.fabiane » 21 Mai 2016, 20:17

Boa noite,

Amigos, me deparei com um problema hoje no meu carro, que aliás é um Vectra Gls 2.2 99 8v, o 2º estágio da ventoinha não arma, quando tiro a tomada do sensor de temperatura, hora liga o 1º estágio, hora não liga nada, os relês auxiliares que ficam em fte a bateria troquei todos, mas o que é responsável pelo 1º estágio fica estalando e esquenta o resto fica normal, um amigo me disse que pode ser a resistência do radiador, mas eu nunca ouvi falar nisso, meu radiador é novo, só uso aditivo, Sensores e válvula termostática MTE e a temperatura sem o ar ligado fica em 90º mas se ligar o ar mesmo com as duas ventoinhas ligadas a temperatura sobe, esqueci de comentar quando ligo o Ar as ventoinhas ligam normal, então meus amigos esse é o meu problema, se alguém puder me ajudar, agradeceria muito.
Alex

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2º estagio da Ventoinha não arma

por Arquiteto » 22 Mai 2016, 08:57

realmente não existe esta resistencia do radiador ...

existe o ventilador e ou ventoinha ... vc precisa e testar se o 2º estagio esta funcionando do motor da ventoinhas estão funcionado

para isto retire o rele do 1º estagio a ventoinha deve entrar em alta rotação ...

lembro que tem topicos ja com este assunto ... a leitura deles pode te ajudar bastante

:88:

viewtopic.php?f=45&t=3826

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2º estagio da Ventoinha não arma

por Alex.fabiane » 22 Mai 2016, 10:01

O segundo estágio funciona, pois eu fiz o teste, eu refiz a ligação dos fios e relês seguindo um esquema q peguei aqui no fórum, então fiz direta e ligou as duas, tanto no primeiro quanto no segundo, mas se alguém tiver outro esquema de ligação das ventoinhas sem se esse q tem aqui no fórum eu agradeço se me enviasse.

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Alex.fabiane
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2º estagio da Ventoinha não arma

por Alex.fabiane » 22 Mai 2016, 10:02

Agora só a de fora q liga o segundo estágio e a de dentro para, então eu creio q deve ser realmente as ligações dos fios e relês.....

Almeidão
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2º estagio da Ventoinha não arma

por Almeidão » 22 Mai 2016, 14:49

Se a de fora entra no segundo estágio, e para o primeiro, o problema está no relê. Qual? só testando mesmo, mas está parecendo ser o primeiro da direita para esquerda do carro. Isto porque se arrancar ele e ligar o carro para atingir temperatura superior a armar o segundo estágio, só vai funcionar uma ventoinha na alta.

Sobre ele estalar, não bem ainda um teste total, é um teste primário de que ele está armando, mas ainda precisa saber se os contatos deles não estão queimados e com isto não deixando passar corrente, e para isto a unica coisa a fazer é abrir ele ou colocar um novo. Só lembrando que ali os de 4 terminais tem o 85 e 86 meio em diagonal, somente o de 5 tem este numero em paralelo e depois o do fim que é um cinza do ar condicionado. Tem vários fusíveis ali que devem ser checados e não olhar por cima, é tirar, lubrificar e recolocar.

Tem ainda os relês na caixa embaixo do volante um dele influencia nas ventoinhas, tirar olhar para ver se não estão agarrados, meter WD-40 e recolocar.

Todos estes relês são auxiliares, observar se os contatos 85 e 85 estão como eu escrevi acima para os que estão em frente a bateria, cuidado porque existem relês de 5 terminais que não são auxiliar e pode dar errado se usado ali.

Embaixo do painel, tem um somente verde com 85 e 86 em paralelo com 5 ou 4 terminais, ou seja qualquer um que tiver ali em paralelo seja ele 4 ou 5 dá certo. O resto é meio em diagonal. O Verde lá é em paralelo, se for outra cor, basta olhar onde ele encaixa que tem em volta pintado de verde. Não importa se você colocar um preto ali, desde que seja em paralelo o 85 e 86.

A amperagem para estes relês, para mim é bom usar 40Amp, até o de 30 dá, mas se tiver de 40 com terminais pequeno dará certo.

Bem, tem a segunda opção de armar o segundo estágio que é pelo sensor do Ar condicionado, mas não acredito ser ele o problema.

SDs
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Alex.fabiane
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2º estagio da Ventoinha não arma

por Alex.fabiane » 26 Mai 2016, 18:17

Obrigado vou testar...

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Vectra aquece quando ligo o ar

por Harsady » 25 Jul 2016, 16:06

Galera boa tarde!

Recentemente peguei um Vectra 2.2 16v, porém ele aquecia um pouco então troquei o líquido de arrefecimento e fiz uma limpeza, ele voltou a aquecer :13:
Tenho a impressão de que não está armando o 2 estágio da ventoinha pois com o ar ligado a temperatura chega facilmente até 100 graus e mesmo sem o ar ligado ele fica em uns 92 ~ 95 graus.
Onde fica o rele referente a ventoinha ou poderia ser problema de muito gás no sistema??? Alguém pode me ajudar galera já não sei mais o que fazer

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Ju_Bueno
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2º estagio da Ventoinha não arma

por Ju_Bueno » 25 Jul 2016, 16:47

Phillipe, movi sua postagem pra este tópico já existente que está relacionado com sua dúvida.

Recomendo visitar a seção de manutenção onde encontrará vários (vários mesmo) tópicos sobre arrefecimento e ar condicionado. No link abaixo há algumas orientações destinadas a novos usuários para que saibam proceder com criação de novos tópicos, postagens e algumas ferramentas do fórum.

viewforum.php?f=98

Seja bem-vindo, e boa leitura!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

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Denny13
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2º estagio da Ventoinha não arma

por Denny13 » 09 Ago 2021, 21:36

Comecei a ter este mesmo problema a dois dias atrás, amanhã vou retirar os relés para verificar, mas acho que deve ter soltado algum fio que liga os relés pois os mesmos estavam normais.

Almeidão
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2º estagio da Ventoinha não arma

por Almeidão » 10 Ago 2021, 12:46

Tem um ssunto muito recheado sobre arrefecimento, mas tem uma dica aqui para tentar ajudar algumas coisas.
Rodovias.
1 - Se voce faz manutenção preventiva, usa aditivo correto coloca o carro na rodovia e a temperatura segue alta - Pode ser válvula termostáica.
2 - Se não faz nada, usa agua pura coloca o carro na estrada e a temperatura segue alta - Pode ser termostática ou radiador.
Dentro da cidade
1 - Se voce faz manutenção preventiva, usa aditivo correto coloca o carro na rua a temperatura sobe, ventoinha não arma - Pode ser termostática ou sensor Cebolão ou carro mais novo sensor de temperatura da agua para carros acima de 1999.
2 - Se não faz nada, usa agua pura ou aditivo de procedencia duvidosa colcoa o carro na rua, emperatura sobe ventoinha arma mas ela não baixa. Problema no radiador
3 - segue ainda sobre o (2) , carro na rua primeiro estágio não arma e sobe até armar o segundo. Problema no cebolão do primeiro estágio, relê ou fuzivel. Ou sensor de temperatura para os carros mais novos acima de 1999.

Muito importante saber que o segundo estágio só liga com o ar ligado e não funciona nunca mais que 1 minuto e meio. Se ligar com o ar desligado, corra atrás do problema porque ele pode ficar sério.

99% dos problemas de temperatura é o mau uso do aditivo ou a falta de uso do bom aditivo. Os bons são caros e poucos usam, ai uns resolvem usar o barato ai sim que o mecânico ganha força e diz que usar aditivo é furada. Pior ainda, impossivel saber em uma oficina qual a vazão correta do radiador, lembro que todos passam agua, eles não entopem de tapar tudo e isto faz com que o mecanico coloca uma mangueir de um lado e já diz que a peça está boa. O mais curioso que alguns mecanicos não condenam algumas peças que estão no fim, mas tem medo de condenar um radiador. E pior ainda aquele que diz que vai varetar ele, pura picaretagem, impossivel fazer isto em um radiador atual.
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Vitor Ptter
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2º estagio da Ventoinha não arma

por Vitor Ptter » 15 Out 2023, 23:01

Boa noite, meu vectra cd 98 não esta armando o segundo estagio, na cidade a temperatura sobe mais ate os 95 as vezes até passa na estrada ele mantém nos 90 as vezes menos ou ate 92 no máximo, troquei o sensor de temperatura hoje, botei o mte 4051… o meu estava trincada a parte de plástico do conector. Aí eu aproveitei e tentei testar a vontoinha liguei o carro e tirei o conector do sensor de temperatura, nao acionou a ventoinha ela deveria ter acionado o segundo estagio se nao me engano, inverti os reles de alta e baixa, e continuou na mesma, o problema pode ser o relé do meio(marrom) q habilita o segundo estágio? Vllw

Almeidão
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2º estagio da Ventoinha não arma

por Almeidão » 16 Out 2023, 08:46

Vitor Ptter escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, meu vectra cd 98 não esta armando o segundo estagio, na cidade a temperatura sobe mais ate os 95 as vezes até passa na estrada ele mantém nos 90 as vezes menos ou ate 92 no máximo, troquei o sensor de temperatura hoje, botei o mte 4051… o meu estava trincada a parte de plástico do conector. Aí eu aproveitei e tentei testar a vontoinha liguei o carro e tirei o conector do sensor de temperatura, nao acionou a ventoinha ela deveria ter acionado o segundo estagio se nao me engano, inverti os reles de alta e baixa, e continuou na mesma, o problema pode ser o relé do meio(marrom) q habilita o segundo estágio? Vllw


Você tem certeza qiue seu carro não tem cebolão??? Bem, os relês ali para um carro do dia a dia com certeza não será tão confiável depois de 2 a 3 anos de uso, talvez esteja na hora de trocar. Mas existem outros problemas também que podem está influenciando, mas não tem como descobrir se você não acertar o que está visível ou pelo menos fazer a manutenção visível que são os relês e fusíveis.
Os relês são 2 DNI 0101 e um pra você escolher para o olugar do marrom que pode ser DNI0140, DNI 0115 ou DNI 8115, conferir também o fusível das bobinas do relê das ventoinhas que está dentro do carro. No video abaixo eu mostro ele no final do video, é o numero 40, é um de 10 amperes e eu coloquei um de 30 no video só para destacar. O grande problemas destes fusíveis é saber contar eles, por isto fiz o video e eles estragam também mesmo sem queimar.
Sobre os relês, impossível testar eles, eles são parecidos com pneus, eles gastam e tem que trocar kakakakkak

https://www.youtube.com/watch?v=EmXLAvYmgvc
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Vitor Ptter
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2º estagio da Ventoinha não arma

por Vitor Ptter » 16 Out 2023, 12:02

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Vitor Ptter escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, meu vectra cd 98 não esta armando o segundo estagio, na cidade a temperatura sobe mais ate os 95 as vezes até passa na estrada ele mantém nos 90 as vezes menos ou ate 92 no máximo, troquei o sensor de temperatura hoje, botei o mte 4051… o meu estava trincada a parte de plástico do conector. Aí eu aproveitei e tentei testar a vontoinha liguei o carro e tirei o conector do sensor de temperatura, nao acionou a ventoinha ela deveria ter acionado o segundo estagio se nao me engano, inverti os reles de alta e baixa, e continuou na mesma, o problema pode ser o relé do meio(marrom) q habilita o segundo estágio? Vllw


Você tem certeza qiue seu carro não tem cebolão??? Bem, os relês ali para um carro do dia a dia com certeza não será tão confiável depois de 2 a 3 anos de uso, talvez esteja na hora de trocar. Mas existem outros problemas também que podem está influenciando, mas não tem como descobrir se você não acertar o que está visível ou pelo menos fazer a manutenção visível que são os relês e fusíveis.
Os relês são 2 DNI 0101 e um pra você escolher para o olugar do marrom que pode ser DNI0140, DNI 0115 ou DNI 8115, conferir também o fusível das bobinas do relê das ventoinhas que está dentro do carro. No video abaixo eu mostro ele no final do video, é o numero 40, é um de 10 amperes e eu coloquei um de 30 no video só para destacar. O grande problemas destes fusíveis é saber contar eles, por isto fiz o video e eles estragam também mesmo sem queimar.
Sobre os relês, impossível testar eles, eles são parecidos com pneus, eles gastam e tem que trocar kakakakkak

https://www.youtube.com/watch?v=EmXLAvYmgvc

Vou dar uma olhada e trocar reles e fusíveis, percebi tmb q tem horas q só aciona a ventoinha externa, tirei o conector da interna limpei ele botei de volta, depois vi q ligou as duas, de noite qnd saí com o carro e voltei olhei de novo e só tava ligada a externa

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2º estagio da Ventoinha não arma

por Vitor Ptter » 16 Out 2023, 19:14

Vitor Ptter escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Vitor Ptter escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, meu vectra cd 98 não esta armando o segundo estagio, na cidade a temperatura sobe mais ate os 95 as vezes até passa na estrada ele mantém nos 90 as vezes menos ou ate 92 no máximo, troquei o sensor de temperatura hoje, botei o mte 4051… o meu estava trincada a parte de plástico do conector. Aí eu aproveitei e tentei testar a vontoinha liguei o carro e tirei o conector do sensor de temperatura, nao acionou a ventoinha ela deveria ter acionado o segundo estagio se nao me engano, inverti os reles de alta e baixa, e continuou na mesma, o problema pode ser o relé do meio(marrom) q habilita o segundo estágio? Vllw


Você tem certeza qiue seu carro não tem cebolão??? Bem, os relês ali para um carro do dia a dia com certeza não será tão confiável depois de 2 a 3 anos de uso, talvez esteja na hora de trocar. Mas existem outros problemas também que podem está influenciando, mas não tem como descobrir se você não acertar o que está visível ou pelo menos fazer a manutenção visível que são os relês e fusíveis.
Os relês são 2 DNI 0101 e um pra você escolher para o olugar do marrom que pode ser DNI0140, DNI 0115 ou DNI 8115, conferir também o fusível das bobinas do relê das ventoinhas que está dentro do carro. No video abaixo eu mostro ele no final do video, é o numero 40, é um de 10 amperes e eu coloquei um de 30 no video só para destacar. O grande problemas destes fusíveis é saber contar eles, por isto fiz o video e eles estragam também mesmo sem queimar.
Sobre os relês, impossível testar eles, eles são parecidos com pneus, eles gastam e tem que trocar kakakakkak

https://www.youtube.com/watch?v=EmXLAvYmgvc

Vou dar uma olhada e trocar reles e fusíveis, percebi tmb q tem horas q só aciona a ventoinha externa, tirei o conector da interna limpei ele botei de volta, depois vi q ligou as duas, de noite qnd saí com o carro e voltei olhei de novo e só tava ligada a externa

Vitor Ptter escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Vitor Ptter escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, meu vectra cd 98 não esta armando o segundo estagio, na cidade a temperatura sobe mais ate os 95 as vezes até passa na estrada ele mantém nos 90 as vezes menos ou ate 92 no máximo, troquei o sensor de temperatura hoje, botei o mte 4051… o meu estava trincada a parte de plástico do conector. Aí eu aproveitei e tentei testar a vontoinha liguei o carro e tirei o conector do sensor de temperatura, nao acionou a ventoinha ela deveria ter acionado o segundo estagio se nao me engano, inverti os reles de alta e baixa, e continuou na mesma, o problema pode ser o relé do meio(marrom) q habilita o segundo estágio? Vllw


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Sobre os relês, impossível testar eles, eles são parecidos com pneus, eles gastam e tem que trocar kakakakkak

https://www.youtube.com/watch?v=EmXLAvYmgvc

Vou dar uma olhada e trocar reles e fusíveis, percebi tmb q tem horas q só aciona a ventoinha externa, tirei o conector da interna limpei ele botei de volta, depois vi q ligou as duas, de noite qnd saí com o carro e voltei olhei de novo e só tava ligada a externa

Agora dei uma volta nele, depois de ter trocado o sensor de temperatura, ele subiu até os 90 e manteve la, depois subiu ate 94 mais ou menos, ficou um tempo la tmb depois baixou até 89 voltou a subir e se manteve o resto do percurso em 91 tudo isso na cidade melhorou bastante doq era antes. Antes ele passava de 95 quase a 100… só entao retornava aos 95 ou um pouco abaixo. Ainda vou trocar o relé marrom q ta com aspecto bem feio os outros dois um deles já é um dni0101 com aspecto de novo...

Almeidão
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2º estagio da Ventoinha não arma

por Almeidão » 19 Out 2023, 09:50

Há um tempo atrás eu fiz este video abaixo sobre o funcionamento do sistema de arrefecimento, o isolamento do ar quente e a importancia da termostática. Aliás o não uso da termostática o carro demora aquecer, porem dentro da cidade demora esfriar e o motivo é bem simples e explico isto no video também.
Atrás da termostática tem 2 tubos, o de cima vai para o ar quente o debaixo é retorno, porem este retorno é tapado assim que a termostática abre, ela tem um disco atrás e faz esta função desviando agora toda a agua para o radiador e quando ela está fechada a agua circula assim:
Bomba, empurra para o bloco, sobe para o cabeçote, sai do cabeçote, entra no retorno que é o tubo de baixo, volta para o tubo de agua, entra na bomba e seguirá circulando ali até a termostatica abrir. Assim que a termostatica abre, fecha este tubo debaixo, e a agua vai toda para o radiador. Agora imaginamos sem a termostática, carro aquecido andando na rua, a bomba puxa agua do tubo que deveria está fria porque passou para o radiador, porem puxa uma parte quente que está sendo retornada, neste caso a agua teria que ir toda para o radiador e não vai, dando a impressão que ele está entupido e mosttando uma temperatura superior que a normal.
A dica é não andar sem a termostatica, e se for isolar o ar quente, isolar o tubo superior e nunca o inferior que sempre será o retorno.

https://www.youtube.com/watch?v=ThN2rTFamAo
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Vitor Ptter
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2º estagio da Ventoinha não arma

por Vitor Ptter » 19 Out 2023, 10:32

Almeidão escreveu:Há um tempo atrás eu fiz este video abaixo sobre o funcionamento do sistema de arrefecimento, o isolamento do ar quente e a importancia da termostática. Aliás o não uso da termostática o carro demora aquecer, porem dentro da cidade demora esfriar e o motivo é bem simples e explico isto no video também.
Atrás da termostática tem 2 tubos, o de cima vai para o ar quente o debaixo é retorno, porem este retorno é tapado assim que a termostática abre, ela tem um disco atrás e faz esta função desviando agora toda a agua para o radiador e quando ela está fechada a agua circula assim:
Bomba, empurra para o bloco, sobe para o cabeçote, sai do cabeçote, entra no retorno que é o tubo de baixo, volta para o tubo de agua, entra na bomba e seguirá circulando ali até a termostatica abrir. Assim que a termostatica abre, fecha este tubo debaixo, e a agua vai toda para o radiador. Agora imaginamos sem a termostática, carro aquecido andando na rua, a bomba puxa agua do tubo que deveria está fria porque passou para o radiador, porem puxa uma parte quente que está sendo retornada, neste caso a agua teria que ir toda para o radiador e não vai, dando a impressão que ele está entupido e mosttando uma temperatura superior que a normal.
A dica é não andar sem a termostatica, e se for isolar o ar quente, isolar o tubo superior e nunca o inferior que sempre será o retorno.

https://www.youtube.com/watch?v=ThN2rTFamAo

Quero religar o sistema de ar quente, estou deixando o carro mais funcional possível, só nao olhei bem de qual forma foi isolado o ar quente, mas vou olhar hj de noite para ir pesquisando como fazer a ligação do radiador e testar se ele apresenta vazamentos, pq deve ser por isso q foi isolado...

Almeidão
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2º estagio da Ventoinha não arma

por Almeidão » 19 Out 2023, 13:44

Vitor Ptter escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Há um tempo atrás eu fiz este video abaixo sobre o funcionamento do sistema de arrefecimento, o isolamento do ar quente e a importancia da termostática. Aliás o não uso da termostática o carro demora aquecer, porem dentro da cidade demora esfriar e o motivo é bem simples e explico isto no video também.
Atrás da termostática tem 2 tubos, o de cima vai para o ar quente o debaixo é retorno, porem este retorno é tapado assim que a termostática abre, ela tem um disco atrás e faz esta função desviando agora toda a agua para o radiador e quando ela está fechada a agua circula assim:
Bomba, empurra para o bloco, sobe para o cabeçote, sai do cabeçote, entra no retorno que é o tubo de baixo, volta para o tubo de agua, entra na bomba e seguirá circulando ali até a termostatica abrir. Assim que a termostatica abre, fecha este tubo debaixo, e a agua vai toda para o radiador. Agora imaginamos sem a termostática, carro aquecido andando na rua, a bomba puxa agua do tubo que deveria está fria porque passou para o radiador, porem puxa uma parte quente que está sendo retornada, neste caso a agua teria que ir toda para o radiador e não vai, dando a impressão que ele está entupido e mosttando uma temperatura superior que a normal.
A dica é não andar sem a termostatica, e se for isolar o ar quente, isolar o tubo superior e nunca o inferior que sempre será o retorno. Ela não trabalha somente abrindo, ela abre um lado e fecha outro isto no Vectra.

https://www.youtube.com/watch?v=ThN2rTFamAo

Quero religar o sistema de ar quente, estou deixando o carro mais funcional possível, só nao olhei bem de qual forma foi isolado o ar quente, mas vou olhar hj de noite para ir pesquisando como fazer a ligação do radiador e testar se ele apresenta vazamentos, pq deve ser por isso q foi isolado...


Sem termostática e ar quente mau isolado, ele demora esquentar e quando quente ele pega parte da agua quente e entra outra vez no cabeçote misturando um pouco com a agua que vem do radiador. Para tirar uma termostática de verdade, é preciso isolar o tubo de retorno na frente do alternador e isolar a entrada desta mangueira no tubo de agua, este tubo é o de baixo, o de cima seria o ar quente.
Para isolar o ar quente, será preciso isolar o tubo de cima e a entrada da mangueira no tubo de agua.
O simples fato de tirar uma termostática para uma eventual situação na estrada para seguir viagem, é bem diferente de tirar ela e não usar mais, o sofrimento neste caso é bem grande dentro da cidade porque parte da agua se divide e assim deixando o radiador com menos agua e fluxo mais lento pela rotação baixa do motor e deixando a bomba com mínima força possível e ainda dividindo esta água.

Detalhe sobre os tubos de agua, o que vai para o ar quente é totalmente independente do que vai para o retorno, o do retorno você tira a termostática e de frente vê um buraco, este ai vai para o tubo infeior, é o retorno. De onde vem entãoa agua do cabeçote? Vem por cima, quase ninguem repara este outro burado que ela tem, olhando uma caixa de termostatica como no link abaixo, observa que a agua entra no meio dela, só tem meia entrada memso, vai para esquerda embaixo do sensor e sai quando aberta ou retorna para aquele furo central quando está fechada. Se você assoprar o tubo de baixo e tampar o furo da frente dela, não pode passar ar.
O numero da mangueira de retorno da termostática até o tubo de água: 90351806

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... =539354515
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Vitor Ptter
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2º estagio da Ventoinha não arma

por Vitor Ptter » 19 Out 2023, 21:42

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Vitor Ptter escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Há um tempo atrás eu fiz este video abaixo sobre o funcionamento do sistema de arrefecimento, o isolamento do ar quente e a importancia da termostática. Aliás o não uso da termostática o carro demora aquecer, porem dentro da cidade demora esfriar e o motivo é bem simples e explico isto no video também.
Atrás da termostática tem 2 tubos, o de cima vai para o ar quente o debaixo é retorno, porem este retorno é tapado assim que a termostática abre, ela tem um disco atrás e faz esta função desviando agora toda a agua para o radiador e quando ela está fechada a agua circula assim:
Bomba, empurra para o bloco, sobe para o cabeçote, sai do cabeçote, entra no retorno que é o tubo de baixo, volta para o tubo de agua, entra na bomba e seguirá circulando ali até a termostatica abrir. Assim que a termostatica abre, fecha este tubo debaixo, e a agua vai toda para o radiador. Agora imaginamos sem a termostática, carro aquecido andando na rua, a bomba puxa agua do tubo que deveria está fria porque passou para o radiador, porem puxa uma parte quente que está sendo retornada, neste caso a agua teria que ir toda para o radiador e não vai, dando a impressão que ele está entupido e mosttando uma temperatura superior que a normal.
A dica é não andar sem a termostatica, e se for isolar o ar quente, isolar o tubo superior e nunca o inferior que sempre será o retorno. Ela não trabalha somente abrindo, ela abre um lado e fecha outro isto no Vectra.

https://www.youtube.com/watch?v=ThN2rTFamAo

Quero religar o sistema de ar quente, estou deixando o carro mais funcional possível, só nao olhei bem de qual forma foi isolado o ar quente, mas vou olhar hj de noite para ir pesquisando como fazer a ligação do radiador e testar se ele apresenta vazamentos, pq deve ser por isso q foi isolado...


Sem termostática e ar quente mau isolado, ele demora esquentar e quando quente ele pega parte da agua quente e entra outra vez no cabeçote misturando um pouco com a agua que vem do radiador. Para tirar uma termostática de verdade, é preciso isolar o tubo de retorno na frente do alternador e isolar a entrada desta mangueira no tubo de agua, este tubo é o de baixo, o de cima seria o ar quente.
Para isolar o ar quente, será preciso isolar o tubo de cima e a entrada da mangueira no tubo de agua.
O simples fato de tirar uma termostática para uma eventual situação na estrada para seguir viagem, é bem diferente de tirar ela e não usar mais, o sofrimento neste caso é bem grande dentro da cidade porque parte da agua se divide e assim deixando o radiador com menos agua e fluxo mais lento pela rotação baixa do motor e deixando a bomba com mínima força possível e ainda dividindo esta água.

Detalhe sobre os tubos de agua, o que vai para o ar quente é totalmente independente do que vai para o retorno, o do retorno você tira a termostática e de frente vê um buraco, este ai vai para o tubo infeior, é o retorno. De onde vem entãoa agua do cabeçote? Vem por cima, quase ninguem repara este outro burado que ela tem, olhando uma caixa de termostatica como no link abaixo, observa que a agua entra no meio dela, só tem meia entrada memso, vai para esquerda embaixo do sensor e sai quando aberta ou retorna para aquele furo central quando está fechada. Se você assoprar o tubo de baixo e tampar o furo da frente dela, não pode passar ar.
O numero da mangueira de retorno da termostática até o tubo de água: 90351806

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... =539354515


Acabei de descobrir pq a ventoinha interna só armava as vezes, estava com mal contato no conector, o "click" q prende o conector estava rachado e nao deixava justo ai dava mal contato, colei o click deixei conectado e dei uma reforçada com fita isolante nos fios, vou testar amanhã se não melhorar vou ter q arrumar um conector... tirei umas fotos para mostrar como esta isolado meu radiador de ar quente:

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Foi feito só uma curva na mangueira aí para juntar os dois lados...

Almeidão
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Fabricação/Modelo: 1997/1997

2º estagio da Ventoinha não arma

por Almeidão » 20 Out 2023, 08:52

Vitor Ptter escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Vitor Ptter escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Há um tempo atrás eu fiz este video abaixo sobre o funcionamento do sistema de arrefecimento, o isolamento do ar quente e a importancia da termostática. Aliás o não uso da termostática o carro demora aquecer, porem dentro da cidade demora esfriar e o motivo é bem simples e explico isto no video também.
Atrás da termostática tem 2 tubos, o de cima vai para o ar quente o debaixo é retorno, porem este retorno é tapado assim que a termostática abre, ela tem um disco atrás e faz esta função desviando agora toda a agua para o radiador e quando ela está fechada a agua circula assim:
Bomba, empurra para o bloco, sobe para o cabeçote, sai do cabeçote, entra no retorno que é o tubo de baixo, volta para o tubo de agua, entra na bomba e seguirá circulando ali até a termostatica abrir. Assim que a termostatica abre, fecha este tubo debaixo, e a agua vai toda para o radiador. Agora imaginamos sem a termostática, carro aquecido andando na rua, a bomba puxa agua do tubo que deveria está fria porque passou para o radiador, porem puxa uma parte quente que está sendo retornada, neste caso a agua teria que ir toda para o radiador e não vai, dando a impressão que ele está entupido e mosttando uma temperatura superior que a normal.
A dica é não andar sem a termostatica, e se for isolar o ar quente, isolar o tubo superior e nunca o inferior que sempre será o retorno. Ela não trabalha somente abrindo, ela abre um lado e fecha outro isto no Vectra.

https://www.youtube.com/watch?v=ThN2rTFamAo

Quero religar o sistema de ar quente, estou deixando o carro mais funcional possível, só nao olhei bem de qual forma foi isolado o ar quente, mas vou olhar hj de noite para ir pesquisando como fazer a ligação do radiador e testar se ele apresenta vazamentos, pq deve ser por isso q foi isolado...


Sem termostática e ar quente mau isolado, ele demora esquentar e quando quente ele pega parte da agua quente e entra outra vez no cabeçote misturando um pouco com a agua que vem do radiador. Para tirar uma termostática de verdade, é preciso isolar o tubo de retorno na frente do alternador e isolar a entrada desta mangueira no tubo de agua, este tubo é o de baixo, o de cima seria o ar quente.
Para isolar o ar quente, será preciso isolar o tubo de cima e a entrada da mangueira no tubo de agua.
O simples fato de tirar uma termostática para uma eventual situação na estrada para seguir viagem, é bem diferente de tirar ela e não usar mais, o sofrimento neste caso é bem grande dentro da cidade porque parte da agua se divide e assim deixando o radiador com menos agua e fluxo mais lento pela rotação baixa do motor e deixando a bomba com mínima força possível e ainda dividindo esta água.

Detalhe sobre os tubos de agua, o que vai para o ar quente é totalmente independente do que vai para o retorno, o do retorno você tira a termostática e de frente vê um buraco, este ai vai para o tubo infeior, é o retorno. De onde vem entãoa agua do cabeçote? Vem por cima, quase ninguem repara este outro burado que ela tem, olhando uma caixa de termostatica como no link abaixo, observa que a agua entra no meio dela, só tem meia entrada memso, vai para esquerda embaixo do sensor e sai quando aberta ou retorna para aquele furo central quando está fechada. Se você assoprar o tubo de baixo e tampar o furo da frente dela, não pode passar ar.
O numero da mangueira de retorno da termostática até o tubo de água: 90351806

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... =539354515


Acabei de descobrir pq a ventoinha interna só armava as vezes, estava com mal contato no conector, o "click" q prende o conector estava rachado e nao deixava justo ai dava mal contato, colei o click deixei conectado e dei uma reforçada com fita isolante nos fios, vou testar amanhã se não melhorar vou ter q arrumar um conector... tirei umas fotos para mostrar como esta isolado meu radiador de ar quente:

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Foi feito só uma curva na mangueira aí para juntar os dois lados...


Você juntou os dois tubos de cima em uma mangueira? Se sim, seria uma opção possivel a não interferir quando quente. Mas o correto é tapar em cima e deixar o debaixo circulando no Tubo de agua como é originalmente e a mangueira ali seria esta que informei, para colocar as duas funções da termostática em funcionamento. Só lembrando que quando está isolado errado nem sempre a temperatura sobe, mas alguns momentos em subidas fortes em algumas ruas costuma dar um susto e ir la para os 100 graus.
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Vitor Ptter
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Idade: 25

2º estagio da Ventoinha não arma

por Vitor Ptter » 20 Out 2023, 10:34

Almeidão escreveu:
Vitor Ptter escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Vitor Ptter escreveu:Fuente del Mensaje
Quero religar o sistema de ar quente, estou deixando o carro mais funcional possível, só nao olhei bem de qual forma foi isolado o ar quente, mas vou olhar hj de noite para ir pesquisando como fazer a ligação do radiador e testar se ele apresenta vazamentos, pq deve ser por isso q foi isolado...


Sem termostática e ar quente mau isolado, ele demora esquentar e quando quente ele pega parte da agua quente e entra outra vez no cabeçote misturando um pouco com a agua que vem do radiador. Para tirar uma termostática de verdade, é preciso isolar o tubo de retorno na frente do alternador e isolar a entrada desta mangueira no tubo de agua, este tubo é o de baixo, o de cima seria o ar quente.
Para isolar o ar quente, será preciso isolar o tubo de cima e a entrada da mangueira no tubo de agua.
O simples fato de tirar uma termostática para uma eventual situação na estrada para seguir viagem, é bem diferente de tirar ela e não usar mais, o sofrimento neste caso é bem grande dentro da cidade porque parte da agua se divide e assim deixando o radiador com menos agua e fluxo mais lento pela rotação baixa do motor e deixando a bomba com mínima força possível e ainda dividindo esta água.

Detalhe sobre os tubos de agua, o que vai para o ar quente é totalmente independente do que vai para o retorno, o do retorno você tira a termostática e de frente vê um buraco, este ai vai para o tubo infeior, é o retorno. De onde vem entãoa agua do cabeçote? Vem por cima, quase ninguem repara este outro burado que ela tem, olhando uma caixa de termostatica como no link abaixo, observa que a agua entra no meio dela, só tem meia entrada memso, vai para esquerda embaixo do sensor e sai quando aberta ou retorna para aquele furo central quando está fechada. Se você assoprar o tubo de baixo e tampar o furo da frente dela, não pode passar ar.
O numero da mangueira de retorno da termostática até o tubo de água: 90351806

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... =539354515


Acabei de descobrir pq a ventoinha interna só armava as vezes, estava com mal contato no conector, o "click" q prende o conector estava rachado e nao deixava justo ai dava mal contato, colei o click deixei conectado e dei uma reforçada com fita isolante nos fios, vou testar amanhã se não melhorar vou ter q arrumar um conector... tirei umas fotos para mostrar como esta isolado meu radiador de ar quente:

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Foi feito só uma curva na mangueira aí para juntar os dois lados...


Você juntou os dois tubos de cima em uma mangueira? Se sim, seria uma opção possivel a não interferir quando quente. Mas o correto é tapar em cima e deixar o debaixo circulando no Tubo de agua como é originalmente e a mangueira ali seria esta que informei, para colocar as duas funções da termostática em funcionamento. Só lembrando que quando está isolado errado nem sempre a temperatura sobe, mas alguns momentos em subidas fortes em algumas ruas costuma dar um susto e ir la para os 100 graus.

Nao, meu carro veio isolado desta forma, eu to pensando e religar o radiador de ar quente, ai na foto ele esta desconectado da valvula de ar quente e foi feito uma curva para retornar a água, quero retirar a curva para ativar o ar quente, provavelmente vou ter q por uma valvula nova...

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