O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BPoça de óleo no coletor de Admissão.

44 mensagens
andre003
GL Member
GL Member
Mensagens: 57
Registrado em: 06 Mar 2016, 16:17
Cidade:

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por andre003 » 06 Out 2016, 16:48

Amigos do clube, hoje me percebi um lance nesses motores! Tipo a 3 meses atrás eu retirei a TBI para fazer limpeza, quando eu tirei a TBI percebi uma poça de óleo no coletor de admissão! Ok fiz a limpeza no coletor, na TBI, troquei as juntas e coloquei o filtro do motor fire na mangueira do respiro que entra na cabeça da TBI, até ai tudo ok, Aí hoje eu estava de bobeira em casa e resolvi tirar o filtro de ar e dar uma olhada, a TBI limpa não tem um cisco nem uma gota de óleo tudo perfeito! só que pra minha surpresa quando eu abri a borboleta e clareio com a lanterna, a amiga e companheira poça de óleo continua lá no fundo do coletor!! algum amigo já viu isso!? esse óleo só pode ta entrando pela aquela outra a fina que sai da tampa e vai direto no coletor! então esse motor funciona assim mesmo não tem o que ser feito temos que viver com essa amiga poça de óleo hahahahahah

andre003
GL Member
GL Member
Mensagens: 57
Registrado em: 06 Mar 2016, 16:17
Cidade:

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por andre003 » 06 Out 2016, 19:33

Então eu pesquisei bastante e descobri da onde vem, exitem essas duas mangueiras a que circulei de vermelho vai na cabeça do TBI, e a que circulei de verde vai numa válvula e entra no coletor de admissão. No meu Vectra eu coloquei dentro da mangueira mais grossa a que entra na cabeça da TBI, eu coloquei o filtro do motor fire, para evitar que o óleo passe e entre na TBI, e resolveu a TBI tá limpa sem nada de óleo, só que essa mais fina é a grande vilã! ela suga óleo e joga pra dentro do coletor, é por isso que o coletor vive com com óleo. Eu estava pensando aqui em uma forma de por um filtro dentro dessa mangueira para evitar a passagem de óleo, ou se deixa assim mesmo já que foi fabricado assim né! então algum amigo deu uma verificada nesse acontecimento?
Imagem

andre003
GL Member
GL Member
Mensagens: 57
Registrado em: 06 Mar 2016, 16:17
Cidade:

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por andre003 » 07 Out 2016, 10:32

Pow galera ninguém!? Essa sugação de óleo é como um vazamento que a gente não ver! fica baixando óleo e sujando coletor, sensor de map, deve também sair pelo escape, sujando cabeça de pistão e tudo! falei com o mecânico aqui ele me falou que todos esses motores da GM é assim mesmo eles trabalham com essa poça de óleo no fundo do coletor, ele disse todos que eu tiro a TBI está desse jeito! Os que não estão é porque o dono desativou essa válvula da mangueira fina, ele não soube me dizer se prejudica fazer isso, ele me falou que é melhor deixar da forma que é! pois foi fabricado assim que assim seja!!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por Arquiteto » 07 Out 2016, 18:33

e isto ai andre ,

e uma questao de emissão de poluentes ok ...

se não se recircula o vapor de oleo ele iria ser expelido pra fora do motor poluido ainda mais o ar ok

tem varios topicos com este assunto como vc ja viu ... se vc fechar esta circulação ai q vc vai ver sua junta da tampa de valvula vazando

a vontade

:52:

andre003
GL Member
GL Member
Mensagens: 57
Registrado em: 06 Mar 2016, 16:17
Cidade:

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por andre003 » 07 Out 2016, 20:44

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje e isto ai andre ,

e uma questao de emissão de poluentes ok ...

se não se recircula o vapor de oleo ele iria ser expelido pra fora do motor poluido ainda mais o ar ok

tem varios topicos com este assunto como vc ja viu ... se vc fechar esta circulação ai q vc vai ver sua junta da tampa de valvula vazando

a vontade

:52:

Ah entendi! Obrigado pela atenção! Agora vou me aquetar! Eu estava pensando em colocar aquele filtro da Fiat que parece um mini filtro de combustível só que ele é um filtro para reter óleo.

lightwz
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 26 Nov 2013, 19:55
Nome Completo: Gustavo j.l. Aguiar
Cidade: Tupã
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 34

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por lightwz » 08 Out 2016, 20:35

andre003 escreveu:Fuente del Mensaje
Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje e isto ai andre ,

e uma questao de emissão de poluentes ok ...

se não se recircula o vapor de oleo ele iria ser expelido pra fora do motor poluido ainda mais o ar ok

tem varios topicos com este assunto como vc ja viu ... se vc fechar esta circulação ai q vc vai ver sua junta da tampa de valvula vazando

a vontade

:52:

Ah entendi! Obrigado pela atenção! Agora vou me aquetar! Eu estava pensando em colocar aquele filtro da Fiat que parece um mini filtro de combustível só que ele é um filtro para reter óleo.


Seria esse filtro anti-chamas?
Imagem

Inicialmente eu havia pensado em fazer algo similar ao que a Fiat faz sem seus motores, que seria unificar as saídas do cabeçote na mangueira de admissão, porém fiquei receoso de acabar alterando a forma de como é feita a pressurização no coletor devido ao sensor de massa nele instalado, então acabei abandonando a ideia, mas, com esse filtro, creio que vá ser uma ótima opção, pois parece que o bocal dele é muito similar ao usado na mangueira mais fina, se tudo der certo essa semana ainda vou testar esse artifício! :88:

Quero ver se consigo secar a névoa de óleo que suja todos os sensores do coletor e ajuda a carbonizar ainda mais a câmara do motor... como se não bastasse a nossa gasolina..

andre003
GL Member
GL Member
Mensagens: 57
Registrado em: 06 Mar 2016, 16:17
Cidade:

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por andre003 » 08 Out 2016, 22:00

lightwz escreveu:Fuente del Mensaje
andre003 escreveu:Fuente del Mensaje
Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje e isto ai andre ,

e uma questao de emissão de poluentes ok ...

se não se recircula o vapor de oleo ele iria ser expelido pra fora do motor poluido ainda mais o ar ok

tem varios topicos com este assunto como vc ja viu ... se vc fechar esta circulação ai q vc vai ver sua junta da tampa de valvula vazando

a vontade

:52:

Ah entendi! Obrigado pela atenção! Agora vou me aquetar! Eu estava pensando em colocar aquele filtro da Fiat que parece um mini filtro de combustível só que ele é um filtro para reter óleo.


Seria esse filtro anti-chamas?
Imagem

Inicialmente eu havia pensado em fazer algo similar ao que a Fiat faz sem seus motores, que seria unificar as saídas do cabeçote na mangueira de admissão, porém fiquei receoso de acabar alterando a forma de como é feita a pressurização no coletor devido ao sensor de massa nele instalado, então acabei abandonando a ideia, mas, com esse filtro, creio que vá ser uma ótima opção, pois parece que o bocal dele é muito similar ao usado na mangueira mais fina, se tudo der certo essa semana ainda vou testar esse artifício! :88:

Quero ver se consigo secar a névoa de óleo que suja todos os sensores do coletor e ajuda a carbonizar ainda mais a câmara do motor... como se não bastasse a nossa gasolina..


Isso mesmo! é esse o filtro! da certo, Eu até já tenho aqui um pedaço de mangueira lonada da fina que da certinho pra fazer sem precisar contar a mangueira original! estive falando com mecânico e ele me falou que o maior problema dessa poça de óleo é que quando o motor está quente e já tem rodado uns 20km, quando desliga ele e for ligar novamente sente-se uma dificuldade para entrar em funcionamento! ele disse que pode ser vapor de óleo nas cabeças dos pistões, nas câmaras de combustão dificultando a partida! Dai eu falei a ele sobre esse filtro, ele me mandou instalar e ficar observando a cada dia!! acho que vou colocar!! vamos fazer o teste?

lightwz
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 26 Nov 2013, 19:55
Nome Completo: Gustavo j.l. Aguiar
Cidade: Tupã
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 34

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por lightwz » 08 Out 2016, 23:12

Sim, farei o teste, pois dei uma geral na admissão e rodei uns 250 km de pista e 100 km em cidade e já está tudo uma zona de novo, suando óleo..

Peko
GL Member
GL Member
Mensagens: 69
Registrado em: 08 Abr 2013, 22:23
Nome Completo: Ramon
Cidade: Tubarão
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por Peko » 09 Out 2016, 22:29

lightwz escreveu:Fuente del Mensaje Sim, farei o teste, pois dei uma geral na admissão e rodei uns 250 km de pista e 100 km em cidade e já está tudo uma zona de novo, suando óleo..


Esse esquema da GM de queimar esse vapor de óleo é uma verdadeira BOSTA.

O mesmo problema acontece com meu carro.
Primeiro limpei a TBI, instalei os anti-chamas na saída mais grossa, até hj TBI zero.
Mas esses dias, Quando olho pro coletor, aquela poça..
Deveria existir um sistema de recircular esses vapores devolta ao motor e não queima-los.
Vejo isso como um problema crônico mesmo, e até que proposital, pois de tempos em tempos essa poça atrapalha, sendo necessário todo limpeza do sistema.
Essa falha de partida descrita acima pelo Andre, é verídica, quando o carro aquecido é desligado forma vapores na cabeça do pistão.
Vectra Challenge 2002 - Azul Darsena

______________________________________________________________________________________
Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião, que não se abalam, mas permanecem para sempre.

Avatar do usuário
vec99
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 04 Nov 2014, 09:05
Nome Completo: Marcos Moreira Barbosa
Cidade: Sete Lagoas
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por vec99 » 12 Out 2016, 18:29

Boa noite amigos!!
Engraçado....´´aquela pecinha metálica ´´no meio da mangueirinha que sai da tampa de válvulas e vai direto na admissão não seria esse tal filtro retentor de óleo?? :47:

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por Arquiteto » 12 Out 2016, 19:10

então vec99 ... o caso dos amigos acima e um pouco diferente pois são 16 v

não tem a valvula pcv no lugar que vc comentou ... ela e na tbi debaixo da borboleta

Alexandre Dias
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 03 Dez 2015, 10:18
Nome Completo: Alexandre Dias
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por Alexandre Dias » 13 Out 2016, 20:55

Essa tal poça de óleo no coletor pode causar algum tipo de falha? Falo isso pq meu carro, Vectra B 2.2 16v Automático, quando posicionado em R ou D e em baixa rotação ou manobrando, ele morre. Perde aceleração até morrer. quando paro no sinal, antes de colocar em N, tenho que ficar acelerando.
Editado pela última vez por Alexandre Dias em 13 Out 2016, 21:07, em um total de 1 vez.

lightwz
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 26 Nov 2013, 19:55
Nome Completo: Gustavo j.l. Aguiar
Cidade: Tupã
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 34

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por lightwz » 13 Out 2016, 21:01

Pode ser o sensor de marcha lenta trincado ou muito sujo..


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Alexandre Dias
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 03 Dez 2015, 10:18
Nome Completo: Alexandre Dias
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por Alexandre Dias » 13 Out 2016, 21:08

Valeu irmão! Vou verificar amanhã. Um forte abraço.

lightwz
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 26 Nov 2013, 19:55
Nome Completo: Gustavo j.l. Aguiar
Cidade: Tupã
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 34

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por lightwz » 13 Out 2016, 21:10

Ah, o filtro dos Fiat que parece um bujãozinho é bem maior que a mangueira menor do cabeçote, por isso ainda não coloquei o filtro na mangueira menor, mas já estou estudando um meio de fazer isso.. Depois posto como fiz.. andre003 já conseguiu montar/adaptar o filtro?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

andre003
GL Member
GL Member
Mensagens: 57
Registrado em: 06 Mar 2016, 16:17
Cidade:

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por andre003 » 19 Out 2016, 21:07

lightwz escreveu:Fuente del Mensaje Ah, o filtro dos Fiat que parece um bujãozinho é bem maior que a mangueira menor do cabeçote, por isso ainda não coloquei o filtro na mangueira menor, mas já estou estudando um meio de fazer isso.. Depois posto como fiz.. andre003 já conseguiu montar/adaptar o filtro?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Então eu ainda não fiz porque estou com dificuldade para soltar a mangueira da válvula no coletor é um espaço pequeno apertado tá osso!!
final de semana estarei livre vou tentar instalar ele, porque eu não quero cortar a mangueira original! ai tenho que tirar a original e colocar outra, se eu quiser cortar a original eu já tinha feito porque não iria precisar soltar a original da válvula!!

Jose António
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Mar 2017, 22:30
Nome Completo: Jose antonio rodrigues dos santos
Cidade: Santana do parnaiba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por Jose António » 12 Jul 2017, 20:55

Posso usar o anti chama do

clodoaldo7andrade
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 25 Jul 2017, 07:10
Nome Completo: Clodoaldo Andrade
Cidade: Vespasiano
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por clodoaldo7andrade » 10 Set 2018, 08:38

andre003 escreveu:Fuente del Mensaje
lightwz escreveu:Fuente del Mensaje
andre003 escreveu:Fuente del Mensaje
Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje e isto ai andre ,

e uma questao de emissão de poluentes ok ...

se não se recircula o vapor de oleo ele iria ser expelido pra fora do motor poluido ainda mais o ar ok

tem varios topicos com este assunto como vc ja viu ... se vc fechar esta circulação ai q vc vai ver sua junta da tampa de valvula vazando

a vontade

:52:

Ah entendi! Obrigado pela atenção! Agora vou me aquetar! Eu estava pensando em colocar aquele filtro da Fiat que parece um mini filtro de combustível só que ele é um filtro para reter óleo.


Seria esse filtro anti-chamas?
Imagem

Inicialmente eu havia pensado em fazer algo similar ao que a Fiat faz sem seus motores, que seria unificar as saídas do cabeçote na mangueira de admissão, porém fiquei receoso de acabar alterando a forma de como é feita a pressurização no coletor devido ao sensor de massa nele instalado, então acabei abandonando a ideia, mas, com esse filtro, creio que vá ser uma ótima opção, pois parece que o bocal dele é muito similar ao usado na mangueira mais fina, se tudo der certo essa semana ainda vou testar esse artifício! :88:

Quero ver se consigo secar a névoa de óleo que suja todos os sensores do coletor e ajuda a carbonizar ainda mais a câmara do motor... como se não bastasse a nossa gasolina..


Isso mesmo! é esse o filtro! da certo, Eu até já tenho aqui um pedaço de mangueira lonada da fina que da certinho pra fazer sem precisar contar a mangueira original! estive falando com mecânico e ele me falou que o maior problema dessa poça de óleo é que quando o motor está quente e já tem rodado uns 20km, quando desliga ele e for ligar novamente sente-se uma dificuldade para entrar em funcionamento! ele disse que pode ser vapor de óleo nas cabeças dos pistões, nas câmaras de combustão dificultando a partida! Dai eu falei a ele sobre esse filtro, ele me mandou instalar e ficar observando a cada dia!! acho que vou colocar!! vamos fazer o teste?


Amigoa, bom dia!
Vc instalou ?
E ai o que oberservou?
Att;
Clodoaldo Andrade

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por chirola » 10 Set 2018, 14:01

alo galera achi um video que acredito posa resolver o meu vcd junta um pouco de oleo no coletor e da uma fumadinha limpei e se nao tem oleo no coletor ele nao fuma acredito que cuando novo funcionaria tudo a perfeiçao mais ele ta com mais de 20 anos e tem peças que comensam a escasear no mercado e os preços se elevan por causa diso. detalhe a troca de oleo e feita sempre dentro dos prazos que corresponde a volks utiliza uma valvula similar nos gof mexicanos caso nao consiga resolver utilizare como ja fiz em outros carros umreservatorio para respiro de oleo
Imagem
por encuanto tentarei com a valvula como a do video mas se nao resolver colocare um reservatorio asim o oleo se acumula nele e nao no coletor o carro e velinho e se deijar sujo e fumando parece um pau velho pesoalmente nao gosto
deijo link do video https://www.youtube.com/watch?v=cW8lsQi64lI

lightwz
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 26 Nov 2013, 19:55
Nome Completo: Gustavo j.l. Aguiar
Cidade: Tupã
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 34

Poça de óleo no coletor de Admissão.

por lightwz » 10 Set 2018, 23:56

chirola escreveu:Fuente del Mensaje alo galera achi um video que acredito posa resolver o meu vcd junta um pouco de oleo no coletor e da uma fumadinha limpei e se nao tem oleo no coletor ele nao fuma acredito que cuando novo funcionaria tudo a perfeiçao mais ele ta com mais de 20 anos e tem peças que comensam a escasear no mercado e os preços se elevan por causa diso. detalhe a troca de oleo e feita sempre dentro dos prazos que corresponde a volks utiliza uma valvula similar nos gof mexicanos caso nao consiga resolver utilizare como ja fiz em outros carros umreservatorio para respiro de oleo
Imagem
por encuanto tentarei com a valvula como a do video mas se nao resolver colocare um reservatorio asim o oleo se acumula nele e nao no coletor o carro e velinho e se deijar sujo e fumando parece um pau velho pesoalmente nao gosto
deijo link do video https://www.youtube.com/watch?v=cW8lsQi64lI


Escrevi a baixo qual foi minha solução, talvez te ajude. :88:

clodoaldo7andrade escreveu:Fuente del Mensaje
Amigoa, bom dia!
Vc instalou ?
E ai o que oberservou?


Esse vídeo fala sobre injeção direta, e também sobre a pcv, vale apena ver https://youtu.be/xrLNDgrIw3U?t=400

Sobre o filtro, Instalei e não gostei, esse separador não presta, a melhor opção é como o Chirola postou (que chama "catch can"), se bem que essa que ele mostrou também não é boa pelo seguinte motivo, ela elimina a pcv, fazendo o sensor map da central trabalhe com uma mistura mais rica que o normal...

Esse problema de óleo no coletor afeta qualquer carro, mas principalmente os mais velhos, pois os anéis estão com folgas maiores, os retentores de válvulas ressecados e os assentamentos de válvulas as vezes com excesso de depósitos de carvão atrapalhando a vedação correta da câmara, no fim das contas, a parte mais fina do óleo é vaporizada e junto com os gases restantes da combustão, sempre acabam na tampa de válvula procurando algum lugar para sair, aí que entra o pcv, porém ele devolve em cima da tbi, condensando nas peças mais frias da admissão por causa da pressão de ar e fazendo a maior sujeira na borboleta da tbi, no sensor de lenta, sensor map, coletor, velas, válvulas, cabeça do pistão e por fim, acabando com a vida útil do catalizador e carbonizando a sonda lambda.

A solução que eu encontrei é usar 2 catch cans, uma para a saída maior que entra antes da tbi, e outra para a saída menor que vai direto no coletor, desse modo, 95% do óleo condensa na catch can, e o que passar, basta pulverizar de leve um car80 na tbi, apenas para não deixar juntar aquela oleosidade fina(um óleo bem fino, parece um wd40 que consegue passar até pelo filtro da catch can).

Um detalhe adicional é tentar usar um óleo com uma viscosidade maior, estou usando no meu vectra esse óleo:
Imagem
(10w60 sintético)
por 2 motivos, primeiro que óleos mais finos tendem a vaporizar mais facilmente, desse jeito, mais óleo vai para meu tbi.. e segundo que um óleo mais espesso preenche melhor as folgas de um motor mais velho, deixando o motor mais suave e com menos vibração.

44 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 130 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 19:49