O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra Bcomo transformar em flex.

47 mensagens
Fuckner
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 27 Dez 2013, 10:20
Nome Completo: Waldir Fuckner de Almeida Junior
Cidade: Araçatuba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

como transformar em flex.

por Fuckner » 20 Out 2016, 20:43

Terca tava andando com o carro e do nada ele parou, saquei na hora que deveria ser a bomba de combustivel.
tinha ouvido falar que o problema de colocar alcool no carro com bomda de gasolina é o risco de queimar.
bem como ja tinha queimado ja mandei coocar uma bomba bosh flex. Me falaram que era so isso.
pergunta por ser um 2001 2.2 16v tem quw trocar bicos etc ou nao? Nao to pensando em abastecer agora com alcool, mas como nossa gasolina ja tem 27% de alcool entao ja achei melhor deixar o carroproa dois.
Outro fator é que onde moro esses dias a gasolina tava 3,89 e o alcool 1,89. Quem tem vectra nao pode pensar muito em consumo, mais se der pra ter uma ajuda melhora ne kkkkk
Aparentemente o carro ficou ate mais economico, mas so vou conseguir essa informacao correta daqui mais uns dias, pois como tirei hj da oficina num deu pra ter certeza.
Se quiser entao so abatecer no alcool ou mais alguma modificacao?

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

como transformar em flex.

por Arquiteto » 21 Out 2016, 11:45

sim tem varias ...

mas então, se meu vectra C fosse so gasolina eu acharia otimo

pois seria mais economico ... tem certeza que quer gastar com isto ?!

no final vai ficar com um vectra meia boca nos dois combustiveis

:47:

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Mensagens: 856
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:59
Nome Completo: Marco Souza
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

como transformar em flex.

por mdemarquinho » 21 Out 2016, 11:54

Penso exatamente da mesma forma. Se eu tivesse que escolher alguns carro para entrar no lugar no Vectra, daria preferencia para somente 1 combustível. Nunca gostei de carro flex.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

como transformar em flex.

por Almeidão » 22 Out 2016, 21:45

Para usar álcool é só colocar que ele funciona, mas neste caso ele não é flex, poque o flex é mais comprimido que o não flex. Não precisa trocar bicos, ou seja já funciona, porem bebendo bem mais que um flex.
Imagem

Fuckner
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 27 Dez 2013, 10:20
Nome Completo: Waldir Fuckner de Almeida Junior
Cidade: Araçatuba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

como transformar em flex.

por Fuckner » 24 Out 2016, 13:50

Nao tenho ideia de faze-lo flex, mas digo numa eventualidade. Tambem prefiro carro com um combustivel só e de preferencia gasolina. Mas a gente nao sabe amanha o que acontece. Nao tenho intencao de mudar mais nada nele. Por isso a pergunta se funcionaria assim, numa eventualiadde.
Grato pelas respostas

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

como transformar em flex.

por Almeidão » 25 Out 2016, 22:43

Sem duvida nenhuma, se você tiver em um local onde acabou a gasolina, pode colocar álcool nele sem problema e ir para casa.
Imagem

PedroPoppinger
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 302
Registrado em: 17 Jun 2013, 17:10
Nome Completo: Pedro Augusto Bruno da Silva
Cidade: Santa Rita do Sapucaí
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

como transformar em flex.

por PedroPoppinger » 26 Out 2016, 07:33

O Vectra B aceita álcool então? Numa emergência pode colocar e andar numa boa? Dessa eu nao sabia.

Sobre a dúvida do amigo, ao andar no álcool o carro ficaria bem mais manco, já que a taxa de compressão do motor só a gasolina é menor, não?

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

como transformar em flex.

por Almeidão » 27 Out 2016, 21:59

Nada de manco, Entenda uma coisa, a taxa de compressão sendo maior para o Flex, ele só diminui a possibilidade de consumir mais ao usar álcool e fica na máxima quando está na gasolina. Como a injeção é inteligente, esta taxa é compensada injetando mais álcool, é aquela velha conta e vamos dar exemplos em números fáceis. Digamos que a taxa seria 10:2. O que seria isto? 10 partes de ar e 2 partes de gasolina. Ao colocar álcool a taxa vai alterar digamos que para 10:3 porque ele seguirá puxando 10 partes de ar, mas sendo a álcool foi alterado de 2 para 3 e a injeção capta que algo terá que ser mudado e passa a injetar 3 partes de álcool. A injeção irá injetar estas 3 parte para compensar e sendo assim fica igual ou até mais forte. Este mais forte seria algo tão pequeno que quem sente isto eu juro que é psicológico. Acho que um piloto em pista de testes etc, sentiria, mas nós não.

Usei o meu 3 meses somente no álcool, funciona perfeito, pega perfeito e anda perfeito, tem cheiro doce, mas aqui onde o álcool é um roubo, fiquei nos 3 meses somente.

É colocar e sair andando
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

como transformar em flex.

por Ju_Bueno » 28 Out 2016, 08:43

Fiz o experimento no meu V A uma vez, mas abasteci num dia, fui pra casa e na madrugada o clima mudou bruscamente, derrubando a temperatura. Resultado:

na partida a frio deu uma choradinha a mais pra pegar comparado com o uso da gasolina, mas pegou sem transtornos. Só que com o motor ainda frio a marcha lenta oscilava bastante e andando às vezes o carro dava umas engasgadas e se pisasse brusco no acelerador, ele primeiro engolia o ronco e só depois respondia. Depois de aquecido funcionava normalmente. Até me fez lembrar meu ex Golzinho AP carburado a Àlcool...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

PedroPoppinger
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 302
Registrado em: 17 Jun 2013, 17:10
Nome Completo: Pedro Augusto Bruno da Silva
Cidade: Santa Rita do Sapucaí
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

como transformar em flex.

por PedroPoppinger » 28 Out 2016, 09:19

Essa eu juro que não sabia.
Mas aí a diferença então dos motores flex pros motores do a gasolina?

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

como transformar em flex.

por Almeidão » 28 Out 2016, 22:40

O meu eu não tive este problema, ele funcionou perfeitamente, talvez seja um problema de cabos onde ele precisa ser mais perfeito, talvez os meus eram novos ou até mesmo porque uso velas Bosch super 4 as quais acho difícil ser batida. Nem pela manhã o meu chorava pra pegar, mas é por este choro que colocaram o reservatório de gasolina no flex, ou seja em um lugar muito frio ele pode dificultar para pegar, mas mesmo assim ele pega.

Bem PedroPropinger, a diferença do flex eu já escrevi acima, e é comprimido no máximo dos máximo para suportar a gasolina sem queima da junta, sendo assim a compressão para o álcool ainda não a de um carro a álcool, mas também não é igual a um carro a gasolina. sendo assim ele fica mais econômico que um carro a gasolina ao usar álcool.

Veja mais acima o exemplo da compressão que eu passei. O exemplo foi este, 10:2 quando na gasolina, e 10:3, quando no álcool. Sendo ele flex, será 9: um pouco mais comprimido ele vai puxar menos ar para encher, digamos que 9 e a parte de gasolina será menos que 2, poderá ser 1,8 então teremos uma taxa de 9:1,8. Ao colocar álcool ele terá os mesmo 9 como parte de ar, mas a quantidade de álcool cairá e não será os 3 que mencionei, será uns 2,7. Ou seja 9:2,7. Logo o Flex precisa de menos alcool para funcionar

Lembrando que a taxa de compressão que usei é fictícia, fiz para ser mais fácil explicar sobre a quantidade de gasolina que precisamos para 10 partes de ar e o mesmo que aumenta quando passamos para álcool, embora tenha piorado a explicação para o flex, não usei calculadora, fui chutando já que é exemplo kkkkkkkkkkk

Com certeza o flex usando gasolina, esquenta bem mais por ser mais comprimido e é por isto que eu acho que a termostática dele deveria ser 82º também, perderia quase zero quando estivesse no álcool e ganharia muito estando na gasolina.

Sds
Imagem

miguelandre
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Out 2015, 23:33
Nome Completo: Miguel Andre
Cidade: tres lagoas
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

como transformar em flex.

por miguelandre » 28 Out 2016, 23:01

Boa noite a todos!

Boas explicações, qualquer dia vou fazer esta experiencia também.

Bom FDS.

Chevylover
Member
Member
Mensagens: 41
Registrado em: 25 Abr 2013, 01:11
Nome Completo: Chevrolet Driver
Cidade: Porto Ferreira
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

como transformar em flex.

por Chevylover » 28 Out 2016, 23:50

já ouvi dizer que os motores Chevrolet são os que melhor se dão no alcool, são os que costumam aceitar melhor ele. em outras marcas se voce abastecer com alcool carro a gasolina na maioria das vezes ele não funciona redondo.

PedroPoppinger
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 302
Registrado em: 17 Jun 2013, 17:10
Nome Completo: Pedro Augusto Bruno da Silva
Cidade: Santa Rita do Sapucaí
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

como transformar em flex.

por PedroPoppinger » 29 Out 2016, 10:41

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Bem PedroPropinger, a diferença do flex eu já escrevi acima, e é comprimido no máximo dos máximo para suportar a gasolina sem queima da junta, sendo assim a compressão para o álcool ainda não a de um carro a álcool, mas também não é igual a um carro a gasolina. sendo assim ele fica mais econômico que um carro a gasolina ao usar álcool.

Veja mais acima o exemplo da compressão que eu passei. O exemplo foi este, 10:2 quando na gasolina, e 10:3, quando no álcool. Sendo ele flex, será 9: um pouco mais comprimido ele vai puxar menos ar para encher, digamos que 9 e a parte de gasolina será menos que 2, poderá ser 1,8 então teremos uma taxa de 9:1,8. Ao colocar álcool ele terá os mesmo 9 como parte de ar, mas a quantidade de álcool cairá e não será os 3 que mencionei, será uns 2,7. Ou seja 9:2,7. Logo o Flex precisa de menos alcool para funcionar

Lembrando que a taxa de compressão que usei é fictícia, fiz para ser mais fácil explicar sobre a quantidade de gasolina que precisamos para 10 partes de ar e o mesmo que aumenta quando passamos para álcool, embora tenha piorado a explicação para o flex, não usei calculadora, fui chutando já que é exemplo kkkkkkkkkkk

Com certeza o flex usando gasolina, esquenta bem mais por ser mais comprimido e é por isto que eu acho que a termostática dele deveria ser 82º também, perderia quase zero quando estivesse no álcool e ganharia muito estando na gasolina.

Sds


Boa Almeidão! Obrigado pela explicação.
Eu achava que mudava completamente a programação da injeção, e que bicos/bomba não podiam trabalhar (nem se quer uma vez) com álcool, no caso do carro a gasolina.
Vivendo aprendendo
Imagem

Reginaldo Oliveira
GLS member
GLS member
Mensagens: 659
Registrado em: 16 Abr 2013, 17:06
Nome Completo: Reginaldo de Oliveira Lopes
Cidade: Americo Brasiliense
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

como transformar em flex.

por Reginaldo Oliveira » 29 Out 2016, 12:15

:shock: Agora fiquei curioso kkk ,é só colocar alcool e sair acelerando :2:
Como arroz e ovo frito só pra ter o vectra bonito
Imagem

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

como transformar em flex.

por leoborgesl » 29 Out 2016, 16:02

Já pensei em colocar alcool no meu tb, mas pelo valor do combustivel, não sei se é viável.

Hj aqui tá assim:
$3,66 a gasolina
$2,69 o álcool


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
Brendo Bernardes
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 24 Jan 2016, 15:33
Nome Completo: Brendo Bernardes
Cidade: Martinópolis
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

como transformar em flex.

por Brendo Bernardes » 29 Out 2016, 19:25

Essa semana comecei a por álcool também
Mais não tudo quando vou abastecer
Por exemplo
Coloco 30 de gasolina e 20 de álcool
Senti que o carro responde bem melhor
Tenho um Vectra B 2.0 8v
Estou pensando se deixo somente no álcool para experimentar ou se continuo fazendo essa mistura
Senti até uma diferença na partida
Está muito mais fácil de pegar
Li em algum lugar que o álcool em uma certa quantidade na gasolina aumenta a octanagem dela
Deve ser por isso que achei o carro bem mais rápido e melhor na partida


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

como transformar em flex.

por Almeidão » 29 Out 2016, 21:23

leoborgesl escreveu:Fuente del Mensaje Já pensei em colocar alcool no meu tb, mas pelo valor do combustivel, não sei se é viável.

Hj aqui tá assim:
$3,66 a gasolina
$2,69 o álcool


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Você é de sorte, aqui tem posto com gasolina de 3,69 e álcool 2,94 e tem um que é 3,77 e álcool 3,15. Se onde você está já é idiotice colocar álcool, imagina aqui.

Só um exemplo para quem quer colocar álcool, que realmente funciona perfeitamente.
Teste feito no meu carro com gasolina: Carro quase frio, liguei ele, coloquei marcha a ré, manobrei na garage e voltei em marcha a ré e desliguei.
Soltei o parafusos antes do catalizador, (o meu tem esta adaptação), desceu 1/4 de um copo de água. Até ele esquentar sai muita agua ali pela condensação, isto na gasolina. Provando que não é bom funcionar ele um pouco e desligar, precisa esquentar bem para a água secar ao desligar. Se for no álcool onde ele demora mais para esquentar, terão água ali quase sempre quando se usa o carro em percurso muito curto. É algo a pensar, alé de se ferrar com o preço do álcool, ainda ferra com mais rapidez o sistema descarga.
Ok, testar e ter certeza que ele funciona por uma necessidade qualquer é válida, mas usar álcool na minha opinião, nunca, digo isto porque no Brasil não em jeito, é realmente um combustível que funciona, é barato, mas o monopólio que temos, faz ele ficar caro e não tem esta de imposto não, é safadeza mesmo. E esta de salvar o planete, podem contar outra.

Sds
Imagem

Fernando acioli
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Jun 2016, 20:13
Nome Completo: Luis Fernando Acioli Pereira
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

como transformar em flex.

por Fernando acioli » 30 Out 2016, 20:48

Tenho um vectra 97 posso usar etanol normalmente

PedroPoppinger
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 302
Registrado em: 17 Jun 2013, 17:10
Nome Completo: Pedro Augusto Bruno da Silva
Cidade: Santa Rita do Sapucaí
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

como transformar em flex.

por PedroPoppinger » 31 Out 2016, 15:22

Bem, pelo que o pessoal aqui falou, sim.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
Imagem

47 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 141 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 12:49