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Vectra Btudo sobre ar condicionado

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danrmp
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tudo sobre ar condicionado

por danrmp » 04 Mar 2021, 18:47

As ventoinhas consomem em regime, 15A cada. O relê é de pelo menos 30A. Portanto é mais que dimensionado para a carga.
Se não fosse, não estaria funcionando a 17 anos.
Só vejo esse tipo de defeito em ventoinhas com rolamentos estourados, chicotes que passaram na mão de boca de porco, por aí.

Como estamos falando do ar condicionado, este acionamento vem através da informação enviada pelo transdutor para a ECU (ou pressostato para os mais antigos). Temperatura alta, pressão alta. Maior compensação pela válvula torre quando a linha de baixa aumenta a pressão (ou seja, maior temperatura no evaporador), maior pressão na linha de alta também. A maioria dos carros liga o segundo estágio por volta dos 220-275PSI.

Esse acionamento não tem relação com a temperatura do arrefecimento, mas obviamente abaixará a temperatura pelo fluxo de ar no conjunto radiador-condensador.

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chirola
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tudo sobre ar condicionado

por chirola » 04 Mar 2021, 20:30

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje , temperatura aqui 40º externa, leva a temperatura de 90º no painel para 85º com o carro parado na lenta e ele só funciona um minuto e desliga na espera de um novo ciclo, isto porque eu coloquei relê de tempo, ele funcionava menos.


caramba 40° e pra fude*****

no meu carro sem o ar ele liga o primeiro estagio mais nao fica muito tempo ligado nao so demora em desligar em engarrafamentos o segundo estagio nunca vi , ....... mentira uma vez ferveu po ruma mangueira com vazamento mais tirando aquela vez nao lembro de ver ele ligado no segundo estagio .
com o ar ligado normal liga no primeiro estagio o tempo tudo a temperatura do motor fica la embaixo nos 83/84 graus , liga segundo estagio cuando o sistema chega aos 250PSI eu mesmo conferi cuando foi carregado o gas do ar mais nao lembro de ter ficado tanto tempo ligado, ao desligar o carro padrao em carros com ar a ventoinha fica ligada aproximadamente um minuto ou ate menos .
para baixar a precao da linha de gas do ar , a carga de gas deve respeitar o peso em gramas indicada no manual exeso de gas pode aumentar a precao na linha cuando expande o gas , meu carro tem presostato de alta e baixa funcionando ok (sao os originais ainda , nunca foram trocados).
nao e aconselhado ficar com o ar ligado e o carro parado , achei muito tempo 15 minutos para baixar a precao ,

Almeidão
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tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 05 Mar 2021, 09:40

É como eu disse antes, o segundo estágio é para entrar e resolver o problema de imediato, é como a turbina de um jato que se mantem em alta por 3 minutos na decolagem e se passar de 5 nesta alta pressão corre se o risco de explodir. Sobre a amperagem do relê é o que faz ele atracar e não o que passa por ele, eu posso muito bem usar um de 5 amperes e transportar 30 Amperes de energia por ele, logicamente que ele vai esquentar mais e algo ruim vai acontecer e não de imediato. Isto acontece com as ventoinhas que ao ligar o segundo estagio e explicando a grosso modo, recebe a opção de energia direto. Não só aumenta possibilidade de superaquecer a caixa do relê, como a própria ventoinha sofrerá muito mais no quesito rolamento e escovas e muita sorte quem a tem por muito tempo fazendo isto. Um minuto na alta, (segundo estágio) e tem que desligar para alguns segundos para um refresco, e se isto não estiver acontecendo algo está estragado no carro.
Sim Chirola. não é aconselhável ficar com o carro muito tempo na lenta com ar ligado, e se possível nem sem o ar ligado, concordo que o sistema suporta, mas vai diminuindo a vida útil do motor e é isto que os fabricantes querem. Aliás para eles se durar 2 anos eles já cumpriram o papel de fabricantes.
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Ar condicionado digital Vectra b

por saulopedro » 27 Mar 2021, 13:13

Boa tarde a todos,

Precisava de uma ajuda, se algum já passou por isso, meu carro com ar ligado tá tudo certo, mas quando acelero o ventilador parece diminuir a rotação e quando solto o acelerador volta ao normal, já passaram por isso?

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Ar condicionado digital Vectra b

por alexxandre costaa » 27 Mar 2021, 14:26

Normal... Isso é do próprio sistema do carro... Ganhar força numa possível ultrapassagem ok..

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tudo sobre ar condicionado

por Leo Elizeu » 15 Abr 2021, 17:40

Boa noite galera

É possível a instalação de um ar condicionado (mesmo que seja manual) em um Vectra GL 97 que originalmente veio sem ar condicionado??

Sei que é beeemm oneroso, mas quais peças devo trocar ? alternador/bateria, módulo ??

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tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 16 Abr 2021, 09:46

Do carro você deve trocar o alternador para um de 120 Amperes, acrescentar uma ventoinha a mais na frente e alterar as duas para ter dois estágio, já que o carro sem ar só tem um estágio. Agora se for relatar aqui o que será acrescentado no geral, com certeza você irá desistir.
O bom será você procurar um profissional que entenda do assunto e sobre o módulo não creio que seja preciso trocar, mas acho que seu carro não terá a comodidade de desligar o ar quando em pisadas fundas para ultrapassagem, a não ser que o instalador seja realmente um cara super do super.
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tudo sobre ar condicionado

por ruanvieira98 » 16 Abr 2021, 23:35

Boa noite pessoal, sou um novo aventureiro no mundo dos Vectras, estou levantando o meu CD 1997 aos poucos, e o serviço dessa semana foi refazer o sistema de ar condicionado...Hoje eu peguei e ele está pronto, lógico que andei bastante com o ar ligado para me certificar que está tudo ok, e quando parei em minha garagem percebi um pequeno vazamento de água no 'pé do passageiro'....pelo meu conhecimento, acredito ser o dreno de água do ar correto? Não sei como é o termo certo usado nos carros, mas gostaria de saber se alguém pode me ajudar com os possíveis problemas que podem ser, desde já fico muito grato!
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tudo sobre ar condicionado

por alexxandre costaa » 17 Abr 2021, 00:00

Sim.. Exato.. Dreno entupido... Só ir lá na parede corta fogo e limpar/desentupir o dreno... Já aconteceu comigo.. Coloquei um arame e consegui limpar... Não é complicado não... Mas de repente alguém aparece aí com uma ideia melhor. Ok..

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tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 17 Abr 2021, 14:49

Sim, não é difícil, olhar no tubo de borracha se n]ao tem nada na ponta, se tiver deve tirar e depois colocar água ali com uma mangueira, colocar e tirar que a sujeira vai saindo. Pode também tirar o tubo de borracha para facilitar a limpeza, mas é colocando água e eixar sair que se limpa melhor, colocar tipo meio litro de água e tirar a mangueira.
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tudo sobre ar condicionado

por gilvan.yansen » 22 Jun 2021, 21:42

Boa noite amigos meu carro fizeram aquele esquema de ligar o compressor no botão ECO, gostaria de desfazer isso aqui na minha cidade não tem especialistas em ar condicionado automotivo, lembro de ler algo aqui mas não me recordo. Quero deixar como saiu de fabrica pois ficar com o painel ligado diretor e ventoinha no 0 não é legal. Desde de já muito obrigado.

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por Ju_Bueno » 23 Jun 2021, 08:29

Gilvan, seu carro tem o controle do ar analógico ou digital? Sinceramente, agora me deu um branco de como é ligado o ar no analógico - se é um botão com o símbolo do ar-condicionado (floco de neve) ou se é o ECO. No digital é no ECO mesmo - ECO acionado está com o ar desligado, usando apenas a ventilação de temperatura ambiente. Estou achando que não mexeram no seu e que já está no esquema original.
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tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 23 Jun 2021, 10:07

O meu analógico tem o botão com um circulo cheio de pontas e eu nem sabia que era isto representa um floco de Neve que agora sei através do Ju_Bueno kakakakakak.
Eu desconheço este tipo de ligação feita no carro do gilvan.yansen, ligação direta do compressor e se foi feita realmente qual foi o motivo e por fim porque acende algo mais. Foi feita por uma amador? Ou estragou o botão e simplesmente quiseram usar outro?
Meu carro tive um problema de ligar e desligar no transito pesado que quase tive que fazer uma ligação direta para o ar e perder o comando dele pela central que3 seria péssimo isto para mim, mas depois de 15 dias procurando descobri o problema e nada de adaptação nele. Mas na minha cabeça penso ser algo muito fácil de fazer se for analógico. Agora desfazer, será preciso saber o motivo que foi feito e como foi feito.
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tudo sobre ar condicionado

por chirola » 23 Jun 2021, 12:54

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Sinceramente, agora me deu um branco de como é ligado o ar no analógico - se é um botão com o símbolo do ar-condicionado (floco de neve) ou se é o ECO

no ar analogico liga no botao do ar condicionado( floco de neve ) , e mais meu carro nao tem botao eco acho que so ar digital tem iso .

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O meu analógico tem o botão com um circulo cheio de pontas e eu nem sabia que era isto representa um floco de Neve que agora sei através do Ju_Bueno kakakakakak.

kakakak era mais facil cuando o botao tinha escrito A\C nao tinha error .

agora falando no asunto da pergunta nao sei como liga no ar digital , mais se foi colocado eco no botao que liga o ar condicionado nao foi das melhores ideias, ate o floco de neve foi melhor do que iso

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tudo sobre ar condicionado

por Mirandavectra » 25 Ago 2021, 19:48

Eletroar escreveu:Fuente del Mensaje ola galerinha

qualquer duvida sobre ar condicionado é só perguntar

Boa Noite amigos se puder ajudar agradeço, o meu é um expression 8v 2002 o ar funciona normalmente a não ser o automático lembrando que que é digital. O que pode ser?

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Vectra 98 gls meu ar condionado parou de funcionar nao faz instalo de acionamento

por Erick Ricardo Santos » 18 Fev 2022, 06:27

Amigos meu vectrao 1998 gls , nao aciona mais o ar condicionado nao faz o instalo nem pesa o motor ,, mais os ventiladores funcionam botoes e tudo ... oque pode ser ,, fusivel aonde fica como trocar sera que e Fusivel ou rele , quem puder ajudar o amigo aqui

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Vectra 98 gls meu ar condionado parou de funcionar nao faz instalo de acionamento

por Almeidão » 18 Fev 2022, 09:09

Erick Ricardo Santos escreveu:Fuente del Mensaje Amigos meu vectrao 1998 gls , nao aciona mais o ar condicionado nao faz o instalo nem pesa o motor ,, mais os ventiladores funcionam botoes e tudo ... oque pode ser ,, fusivel aonde fica como trocar sera que e Fusivel ou rele , quem puder ajudar o amigo aqui


Se ele tem gas, o problema pode ser o pressostado. Mas verifica se tem gás, porque se não tiver ele não liga para preservar a peça e muito cuidado na verificação, um dos dois bicos do ar tem um valvula que é uma esfera de borracha, se pressionar ali ela fura.
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por chirola » 18 Fev 2022, 14:22

se tudo esta funcionando legal so o compressor não esta ligando , pode ser presostato sim.
mais a perca do gas e gradual o ar vai esfriando menos aos poucos ate não ligar o compressor se ele deixa de ligar de uma hora pra putra pode ter dado problema na polia do ar ela tem uma embreagem eletromagnetica que é o que pode incomodar.
eu coloque no meu carro duas valvulas igual eliminei aquela que tem esfera , tinha trocado duas vez na segunda tinha colocado uma original gm e mesmo asim vazo então coloque as duas igual e se vazar so troca o miolo da valvula como se fose a dos bicos do pneu ,

No meu carro deu drama tambem no ar condicionado pqp mais uma para a lista kakakakakakkaka,
ontem fui ligar o ar e escuto um barulinho chato tipo tsssssssssssssssss de vez em cuando ele facia ese barulinho e depois gelaba norma ontem ele fez o mesmo barulho (barulho de gas enchendo o cano) ligo o som e bora a comprar insumos cuando vejo que o ar não gela e o suor escorre kakakak desligo o som para ver se escuto algo incomum e la estaba aquele barulinho tsssssssssssssssssss no painel , desligo o ar para ver se o barulho continua e nada fiz para ver se era vazamento , ligo o ar , liga o compressor e o baruho denovo no painel .
a minha sospeita é a valvula torre do compressor que foi pro brecho , vou ter que medir a preçao na linha de alta e de baixa para confirmar o drama e achar manometros emprestados para iso , cuando estraga a valvula torre geralmente os manometros mostram uma leitura de preçao mais baixa do normal na linha de alta e uma leitura mais alta e uma leitura mais alto do que o normal na de baixa , a valvula é a que regula a diferença de preçao entre a de alta e baixa .

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por Almeidão » 18 Fev 2022, 15:28

chirola escreveu:Fuente del Mensaje se tudo esta funcionando legal so o compressor não esta ligando , pode ser presostato sim.
mais a perca do gas e gradual o ar vai esfriando menos aos poucos ate não ligar o compressor se ele deixa de ligar de uma hora pra putra pode ter dado problema na polia do ar ela tem uma embreagem eletromagnetica que é o que pode incomodar.
eu coloque no meu carro duas valvulas igual eliminei aquela que tem esfera , tinha trocado duas vez na segunda tinha colocado uma original gm e mesmo asim vazo então coloque as duas igual e se vazar so troca o miolo da valvula como se fose a dos bicos do pneu ,

No meu carro deu drama tambem no ar condicionado pqp mais uma para a lista kakakakakakkaka,
ontem fui ligar o ar e escuto um barulinho chato tipo tsssssssssssssssss de vez em cuando ele facia ese barulinho e depois gelaba norma ontem ele fez o mesmo barulho (barulho de gas enchendo o cano) ligo o som e bora a comprar insumos cuando vejo que o ar não gela e o suor escorre kakakak desligo o som para ver se escuto algo incomum e la estaba aquele barulinho tsssssssssssssssssss no painel , desligo o ar para ver se o barulho continua e nada fiz para ver se era vazamento , ligo o ar , liga o compressor e o baruho denovo no painel .
a minha sospeita é a valvula torre do compressor que foi pro brecho , vou ter que medir a preçao na linha de alta e de baixa para confirmar o drama e achar manometros emprestados para iso , cuando estraga a valvula torre geralmente os manometros mostram uma leitura de preçao mais baixa do normal na linha de alta e uma leitura mais alta e uma leitura mais alto do que o normal na de baixa , a valvula é a que regula a diferença de preçao entre a de alta e baixa .


Pode ser a valvula de expansão que fica na entrada da parede de fogo até o Evaporador ou o proprio evaporador. Pode ser a válvula torre, mas não acredito que seja ela, esta peça é rara estragar.
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por chirola » 19 Fev 2022, 01:29

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Pode ser a valvula de expansão que fica na entrada da parede de fogo até o Evaporador ou o proprio evaporador. Pode ser a válvula torre, mas não acredito que seja ela, esta peça é rara estragar.

agora complicou os sintomas são parecidos nas duas peças , vou dar uma olhada na válvula de expansão ver se apresenta algo tipo congelamento da peça ou ela esquenta , porque não e vazamentoe no pior panorama trocarem as duas válvulas para não ficar na duvida de cualquer forma teria que esvaziar o gás todo ,
As válvulas para encher o gás já deu problema de vazamento a que VC fala que tem uma esfera dentro troque mais em pouco tempo deu problema então tire ela e coloque as dua igual eliminando a que tem esfera e colocando duas da otra que tem o bico e uma válvula dentro como a dos pneus e não incomodo mais .

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