O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra Btudo sobre ar condicionado

389 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 19 Fev 2022, 22:45

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Pode ser a valvula de expansão que fica na entrada da parede de fogo até o Evaporador ou o proprio evaporador. Pode ser a válvula torre, mas não acredito que seja ela, esta peça é rara estragar.

agora complicou os sintomas são parecidos nas duas peças , vou dar uma olhada na válvula de expansão ver se apresenta algo tipo congelamento da peça ou ela esquenta , porque não e vazamentoe no pior panorama trocarem as duas válvulas para não ficar na duvida de cualquer forma teria que esvaziar o gás todo ,
As válvulas para encher o gás já deu problema de vazamento a que VC fala que tem uma esfera dentro troque mais em pouco tempo deu problema então tire ela e coloque as dua igual eliminando a que tem esfera e colocando duas da otra que tem o bico e uma válvula dentro como a dos pneus e não incomodo mais .


Trocar esta válvula é uma ótima opção e se eu precisar mexer trocarei ela também. Sobe este assopro penso ser esta e expansão, mas só mexendo mesmo para ter certeza. Caso você venha a trocar ela, ela é fácil de sair mas para entrar com os parafusos originais é um problema. Eu resolvi assim quando mexi ali, comprei um parafuso maior tipo 10 mm maior, coloquei ele e apertei o que pude, em seguida coloquei o do tamanho original que aliás troquei ele também usando um com chave Phillips, mas tamanho origina e depois tirei o maior e coloquei no lugar dele o do tamanho original. Hoje se eu mexer, colocaria uma de chave alen e só mexendo ali para entender o motivo de usar um maior para começar a colocar.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por chirola » 20 Fev 2022, 02:01

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje só mexendo ali para entender o motivo de usar um maior para começar a colocar.

Imagino que o parafuso maior e mais fail de colocar como guia deve prender algo do lado do motor e algo do lado de dentro ao ser maior é mais fácil de achar a posição certa semana que vem voiu ver si paso na oficina de ar que sempre arruma meu carro para ver ISO se eu desmontar mesmo acredito que vai ser uma geral estaria trocando as duas válvulas e acredito que dependendo o dinheiro ate o filtro secador ,não são peças muito caras , hoje dei uma olhada e não note diferença de temperatura entre o cano de alta e de baixa , não ache partes mais quente ou congelando ,o compressor liga e tem gás , tem que ligar os manômetros para ver a diferença de pressão entre as duas linhas .

luis nardy
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Jul 2014, 12:22
Nome Completo: luis nardy
Cidade: natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

tudo sobre ar condicionado

por luis nardy » 17 Jun 2022, 16:12

boa tarde, tem como trocar o evaporador do vectra elegance 2010 sem tirar o painel ?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por chirola » 18 Jun 2022, 15:55

luis nardy escreveu:Fuente del Mensaje trocar o evaporador do vectra elegance 2010 sem tirar o painel ?

cara acho que alguma vez alguem comento algo não lembro aonde , mais tinha que cortar a caixa de ventilação se não to enganado , depois colaba ela para ficar selada era meio gambiarra mais não tiraba o painel todo .
não consigo lembrar aonde tinha visto , ja faz tempo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 18 Jun 2022, 19:30

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
luis nardy escreveu:Fuente del Mensaje trocar o evaporador do vectra elegance 2010 sem tirar o painel ?

cara acho que alguma vez alguem comento algo não lembro aonde , mais tinha que cortar a caixa de ventilação se não to enganado , depois colaba ela para ficar selada era meio gambiarra mais não tiraba o painel todo .
não consigo lembrar aonde tinha visto , ja faz tempo


Que gambiarra que nada Chirola kakakkaka.
No Vectra B tem como, acredito que o C também, eu troquei o meu assim cortando a lateral do lado do carona que vem marcada para cortar e tem até local para colocar parafusos, acho que estava previsto isto. Fiz em uma época difícil, hoje tem cola especial que faz ali ficar melhor que antes. Teria que analizar como é esta lateral no Vectra C
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por chirola » 19 Jun 2022, 18:09

Bom e menos gabiarra do que imaginava kakakakakaka
Imagino que no vectra c deve ter como também

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 20 Jun 2022, 07:14

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Bom e menos gabiarra do que imaginava kakakakakaka
Imagino que no vectra c deve ter como também


Na época eu andei pesquisando em oficinas, porque não tinha nada disto ainda em internet para informar, um disse que não poderia me informar como, mas já foi feito naquela oficinal, opa, já tenho uma informação. Ai fui em um desmanche procurar um condensador, eu nçalo acreditei muito nos que achei novo para comprar não original. Ai vou em um desmanche e estpá lá um condensador com toda a caixa plástica, olhei bem como tirar ele imaginando ele no carro e comprei a peça, minha surpresa, pensei que o cara iria tirar ele e me entregar, nada disto colocou a peça inteira no meu carro, ai foi ainda mais fácil entender. Depois joguei o resto fora, deveria ter guardado.
Imagem

cbrcleber
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 23 Ago 2017, 22:14
Nome Completo: Cleber Jorge de Luzia Gimenes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

tudo sobre ar condicionado

por cbrcleber » 22 Jul 2022, 10:04

Bom dia, tenho um Vectra 02 com ar digital, de uns tempos para cá eu noto que ao desligar o carro ascende a luz da temperatura e velocidade do ar,mesmo só de virar a chave e voltar acontece isso. No autoeletrico o eletricista me falou que o aparelho mostra problema no módulo do ar, porém ele não mexe com esse parte de módulo, queria saber se tem como arrumar o módulo ou somente trocando a peça toda.

Obrigado.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por chirola » 22 Jul 2022, 12:27

cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje queria saber se tem como arrumar o módulo ou somente trocando a peça toda.

vai depender do defeito e se acha alguem que arrume , são carros mais velinhos e os modulos ja tem seu tempo de uso muitas vezes tem que refacer soldas de componentes na placa e resolve coisa comum no modulo confort , teria que perguntar para alguem que mexa com concerto de modulos para saber se ele topa dacer .

cbrcleber
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 23 Ago 2017, 22:14
Nome Completo: Cleber Jorge de Luzia Gimenes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

tudo sobre ar condicionado

por cbrcleber » 22 Jul 2022, 13:04

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje queria saber se tem como arrumar o módulo ou somente trocando a peça toda.

vai depender do defeito e se acha alguem que arrume , são carros mais velinhos e os modulos ja tem seu tempo de uso muitas vezes tem que refacer soldas de componentes na placa e resolve coisa comum no modulo confort , teria que perguntar para alguem que mexa com concerto de modulos para saber se ele topa dacer .



Para substituir só comprando usado né, pq novo não existe.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por chirola » 22 Jul 2022, 15:37

cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje Para substituir só comprando usado né, pq novo não existe.

sim so usado novo so se achar stock velho em lguma loja ou concecionaria , as vezes tem ainda

cbrcleber
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 23 Ago 2017, 22:14
Nome Completo: Cleber Jorge de Luzia Gimenes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

tudo sobre ar condicionado

por cbrcleber » 27 Jul 2022, 11:50

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje Para substituir só comprando usado né, pq novo não existe.

sim so usado novo so se achar stock velho em lguma loja ou concecionaria , as vezes tem ainda


Outra dúvida, tem aqueles dois difusores de ar no centro do painel, eu reparei de de algumas semanas pra cá só sai ar do difusor lado direito do esquerdo parece que está fechado e não está, até pq se fechar fecha os 2 pq são juntos. Não faço idéia do que aconteceu. Tem ideia de que pode ter acontecido?
Obrigado.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por chirola » 27 Jul 2022, 14:15

cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje Outra dúvida, tem aqueles dois difusores de ar no centro do painel, eu reparei de de algumas semanas pra cá só sai ar do difusor lado direito do esquerdo parece que está fechado

verdade eles abre e fecha juntos e so tem um duto central para os dois , o duto ele tem uma espuma nojenta dentro tenta dar uma olhada com a lanterna do telefone para ver se tem algum pedaço de espuma ou algo atrapalhanodo o fluxo do ar.ou se o duto esta desencaixado teria que conseguir olhar sem desmontar . os difusores trata com carinho eles são fragil e dificil de achar .

muvp2210
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Dez 2018, 06:31
Nome Completo: ANDRE LUIS ARAUJO DE OLIVEIRA
Cidade: RIO DE JANEIRO
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/1999
Idade: 44

tudo sobre ar condicionado

por muvp2210 » 10 Ago 2022, 08:03

Bom dia pessoal.
Sou novo no fórum, está a minha primeira postagem, geralmente acompanho as coisas aqui e já resolvi varias com este fórum. mas não encontrei nada a respeito do que preciso sobre o ar do meu Vectra 98/99 gls 2.2 8V.

O ar dele funciona normal, até chover. quando chove ele aciona o painel, liga o ventilador mas não parte o motor do ar condicionado. Já levei em alguns lugares e cada um me diz algo diferente. começou falando que era o painel (que é digital), passou para o compressor, o ultimo me disse que é a central do carro que está com defeito, mas nenhum deles resolveu meu problema.

Alguém já passou por isso? tem alguma dica do que posso ver?

Desde já agradeço

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 10 Ago 2022, 09:32

muvp2210 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia pessoal.
Sou novo no fórum, está a minha primeira postagem, geralmente acompanho as coisas aqui e já resolvi varias com este fórum. mas não encontrei nada a respeito do que preciso sobre o ar do meu Vectra 98/99 gls 2.2 8V.

O ar dele funciona normal, até chover. quando chove ele aciona o painel, liga o ventilador mas não parte o motor do ar condicionado. Já levei em alguns lugares e cada um me diz algo diferente. começou falando que era o painel (que é digital), passou para o compressor, o ultimo me disse que é a central do carro que está com defeito, mas nenhum deles resolveu meu problema.

Alguém já passou por isso? tem alguma dica do que posso ver?

Desde já agradeço


Eu não entendo muito de ar digital, o unico que sei que o sensor de temperatura externa tem tudo a ver com o funcionamento dele. Este sensor fica na frente do carro atrás do para choques. A temperatura externa do seu carro é normal no relogio? Ela tem mudança brusca com chuvas?
Imagem

ThiagoRL
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Ago 2022, 18:36
Nome Completo: Thiago Rodrigues de Lima
Cidade: Itu
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 24

tudo sobre ar condicionado

por ThiagoRL » 10 Out 2022, 10:22

Eletroar escreveu:Fuente del Mensaje ola galerinha

qualquer duvida sobre ar condicionado é só perguntar

Senhores ,bom dia!
Tenho um Vectra 2.2 1998 com ar digital. O ar condicionado não gela muito. É bem fraco mesmo. Se subir muito a velocidade aí não gela nada. Notei na caixa de fuzivel perto dos pedais que estão faltando dois reles verdes (R10 e 12 se não me engano). Acham que a falta desses reles está afetando o funcionamento do ar? Abraços!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 10 Out 2022, 13:08

ThiagoRL escreveu:Fuente del Mensaje
Eletroar escreveu:Fuente del Mensaje ola galerinha

qualquer duvida sobre ar condicionado é só perguntar

Senhores ,bom dia!
Tenho um Vectra 2.2 1998 com ar digital. O ar condicionado não gela muito. É bem fraco mesmo. Se subir muito a velocidade aí não gela nada. Notei na caixa de fuzivel perto dos pedais que estão faltando dois reles verdes (R10 e 12 se não me engano). Acham que a falta desses reles está afetando o funcionamento do ar? Abraços!


Se o ar tiver realmente ligando, com certeza o relê não tem nada a ver. Mas confirma ai se ele liga mesmo, voce pode olhar pela polia do compressor que a frente dela é uma embreagem, com ele desligado a polia gira e a frente não, ao ligar o ar a polia gira e a frente também.
Imagem

roqueneto
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Out 2022, 20:49
Nome Completo: roque fernandes de souza neto
Cidade: Itaberaba
Estado: Bahia
País: Brasil
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2009/2009
Idade: 29

tudo sobre ar condicionado

por roqueneto » 15 Out 2022, 20:56

boa noite, estou com um problema no ar condicionado. esta acontecendo o seguinte: as vezes quando eu ligo o ar ele funciona por um tempo gelando normal, depois de um certo tempo do carro ligado ele comeca a fazer uns proximo ao volante, (o som parece vir dali da regiao a esquerda do volante), e o ar para de gelar. o que poderia ser? eu mesmo resolvo ou melhor levar em algum lugar para olharem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 16 Out 2022, 11:18

roqueneto escreveu:Fuente del Mensaje boa noite, estou com um problema no ar condicionado. esta acontecendo o seguinte: as vezes quando eu ligo o ar ele funciona por um tempo gelando normal, depois de um certo tempo do carro ligado ele comeca a fazer uns proximo ao volante, (o som parece vir dali da regiao a esquerda do volante), e o ar para de gelar. o que poderia ser? eu mesmo resolvo ou melhor levar em algum lugar para olharem


Ele faz "uns" o que? Ali perto do volante deve ter um relê do ar que ao desligar e religar é possivel fazer uns clicks. Pode ser algo simples como uma tomada, fusível ou relê do ar. Aconteceu no meu B, diferente do seu, mexi em todos os relês e fusivel e por fim o problçema era uma tomada retangular que fica ali por trás do servo freio. O sintoma do ar era assim, em rodovias velocidades constante ar normal, ao andar em transito devagar ele ficava desligando e ligando.
É uma dica, não quer dizer que seja o problema do seu carro que é um Vecra C com provável ar digital.
Imagem

zeronarfa
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Set 2014, 20:21
Nome Completo: André Marcondes de Oliveira
Cidade: Jacareí
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

tudo sobre ar condicionado

por zeronarfa » 14 Fev 2023, 11:07

Alissonalh escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde, pessoal! Tenho um vectra(c) gt 2011 c câmbio manual. Estava tudo em perfeito estado com k sistema de ar condicionado e ele parou de funcionar(o compressor não ligava). Verifiquei q chegava corrente até o plugue da bobina q fica no compressor(assim descarta os fuziveis) e tinha certeza q o gás n tinha vazado. Troquei a bobina em casa. É só retirar o protetor de cárter e a buzina q já terão acesso ao compressor (botei o carro numa rampa de 30cm). É só remover a correia de acessórios, ter uma chave torx(n lembro do n), alicate q abre travas e ser feliz. Tem vídeos no YouTube q demonstram esse procedimento, mas não é preciso remover o compressor do lugar.
Deixo essa dica para alertar para não cair na conversa de várias oficinas, pois cobram em média de 400 a 500 reais p executar esse serviço e mentem que tem q desmontar tudo, trocar o gás e etc.

O meu é 2010 e está com o mesmo problema, acabei de comprar a bobina e vou trocar assim que chegar, depois eu posto aqui, tô sem ar a quase um ano por falta de grana e também que ninguem conseguia descobrir, aí lendo os post no forum, fui eliminando os problemas até concluir que era a bobina. Obrigado ao Clube, me salvou mais uma vez!!!

389 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 220 visitantes

Bem-vindo: 16 Abr 2024, 12:39