O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra Btudo sobre ar condicionado

389 mensagens
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por chirola » 07 Jun 2020, 18:05

cara nao tenho ideia da posicao dos fios

Avatar do usuário
quickdinho
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Set 2015, 08:40
Nome Completo: adriano davi
Cidade: mogi das cruzes
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

tudo sobre ar condicionado

por quickdinho » 24 Jun 2020, 20:07

Eletroar escreveu:ola galerinha

qualquer duvida sobre ar condicionado é só perguntar
Meu é 97/98
Estava sem funcionar há muito tempo.
Fiz uma geral compressor e mangueiras entre outras coisas.
Em fim sem vazamentos coloquei o gás.
O problema e na elétrica, não chega sinal no pressostato nem no relé, más liga se por o negativo no relé.
E gela muito.


Enviado de meu moto g(6) play usando o Tapatalk

Avatar do usuário
quickdinho
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Set 2015, 08:40
Nome Completo: adriano davi
Cidade: mogi das cruzes
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

tudo sobre ar condicionado

por quickdinho » 24 Jun 2020, 20:23

Eletroar escreveu:ola amigo

no seu caso funciona assim

o botão do ar condicionado manda um positivo no modulo, o modulo reconhece o comando, faz a leitura de todos os sensores se ta ok, e manda um sinal negativo no rele .
pode ser uma falha no sistema elétrico ou alguma falha que o modulo detectou e por isso não mandou comando para o rele.
talvez esse problema não vai acontecer de novo, porem se acontecer vai ter que verificar o sistema eletrico
O meu está com esse problema.
Com identificar o fio que vai para o modulo e o que sai para o relé?

Enviado de meu moto g(6) play usando o Tapatalk

Avatar do usuário
quickdinho
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Set 2015, 08:40
Nome Completo: adriano davi
Cidade: mogi das cruzes
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

tudo sobre ar condicionado

por quickdinho » 01 Jul 2020, 20:32

Consegui identificar o problema.
No sensor de 4 vias.
Não chegava sinal, fui testar a continuidade e achei outro plug igual enrolado sob a bateria.
Foi só trocar e funcionou.

Enviado de meu moto g(6) play usando o Tapatalk

Rabelo_OX
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Jul 2020, 20:59
Nome Completo: Emerson Augusto Rabelo da Silva
Cidade: São Gonçalo do Rio Abaixo
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 2000/2000
Idade: 22

Ventilador interno soprando ar quente e A/C parou de gelar

por Rabelo_OX » 28 Set 2020, 10:29

Boa tarde, Galera!
Seguinte, meu Vectra GL 2.2 8v 2000 começou a apresentar umas coisas estranhas no ventilador interno, notei na semana passada que fiz uma viagem e resolvi ligar o ar condicionado, ele até que gelou um pouquinho mas não igual tava gelando antes, e quando cheguei ao meu destino notei que tava gelando menos do que quando eu sai de casa, tanto que na volta resolvi ir com os vidros abertos... Ai esse final de semana eu resolvi olhar isso até pq com o carro parado e o A/C desligado ele tava soprando um ar morno/quente, imaginei que a presilha que eu tinha colocado para vedar o ar que vem do motor tivesse arrebentado (O botão do recirculador não funciona no meu, então resolvi vedar com um auxilio de um video do youtube), mas a presilha estava normal e o ar que vem do motor ainda estava vedado, e o A/C parou totalmente agora, e quando ligo ele esta fazendo um barulho dentro da cabine como se fosse alguma coisa metalica batendo em outra coisa metalica... Imagino que o gás tenha vazado e por isso não está funcionando, mas o que explica o ar quente que o ventilador externo está soprando?
Quem puder ajudar eu agradeço!!

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

tudo sobre ar condicionado

por Ju_Bueno » 28 Set 2020, 11:03

Com o motor do carro frio, ao ligar o ventilador sai ar quente ao apenas na temperatura ambiente? Esse ar quente que vc se refere eu creio que seja o normal da ventilação / calefação.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Rabelo_OX
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Jul 2020, 20:59
Nome Completo: Emerson Augusto Rabelo da Silva
Cidade: São Gonçalo do Rio Abaixo
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 2000/2000
Idade: 22

tudo sobre ar condicionado

por Rabelo_OX » 28 Set 2020, 18:09

Se o motor estiver frio o ar sai na temperatura ambiente sim, porém a medida que o motor esquenta o ar também esquenta... E se eu estiver a 80km/h ou mais o ar vem frio, tudo indica que está pegando ar do motor, mas como se ainda está vedado? Existe outro lugar que possa entrar o ar do motor para a cabine?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

tudo sobre ar condicionado

por Ju_Bueno » 29 Set 2020, 09:14

Seu carro tem a válvula de ar quente funcionando corretamente?

Quando ela não veda mais, o sistema do ar quente sempre recebe água quente do motor. A única coisa que impede de se ter ar quente o tempo todo neste caso, é uma portinhola nos dutos internos. Seria bom verificá-la. No ar analógico, por exemplo, essa portinhola abre gradativamente ao passo que giramos o controle de temperatura - da escala azul para a vermelha. Daí ela permite que o calor do radiadorzinho do aquecimento vá para os dutos e saídas do painel.

Se estiver sentindo ar quente vindo de outro outro lugar além das saídas da ventilação, pode ser nas vedações dos pedais e no varão da alavanca do câmbio que ficam na parede corta fogo.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por chirola » 29 Set 2020, 11:41

Rabelo_OX escreveu:Fuente del Mensaje Se o motor estiver frio o ar sai na temperatura ambiente sim, porém a medida que o motor esquenta o ar também esquenta... E se eu estiver a 80km/h ou mais o ar vem frio, tudo indica que está pegando ar do motor, mas como se ainda está vedado? Existe outro lugar que possa entrar o ar do motor para a cabine?


oi se o ar quente sai pelas grades de ventilaçao , como falo Juliano lode ser problema de vedaçao nas portinholas da caixa de ventilaçao .
se o ar quente sai do console na altura dos pedais , vedaçao da caixa de ventilaçao , um bom isolante termico com manta ajuda .
desencaixa a coifa da alavanca de marchas e ve se o calor vem do tunel , se o calor vem do tunel tem algumas chances , catalizador entupindo , gera calor em exesso , falta da capa defletura da descarga embaixo do carro , tenta identificar a origem do ar quente ,
detalhe eu acho o vectra um carro bem quente , no verao sem o ar fica dificil , pelomenos pra mim

Igor Maynko
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Jan 2021, 09:54
Nome Completo: Igor Maynko
Cidade: Nova Cantu
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001
Idade: 26

tudo sobre ar condicionado

por Igor Maynko » 02 Mar 2021, 06:32

Olá, tudo bom com vocês?
Gostaria de saber se saber se poderiam me dar uma ajuda, recente adquiri meu primeiro vectra um Millenium 2.2, mas estou dento problema com o ar condicionado, levei na especializada tenha vazamento, o rapaz consertou e abastecer o Gás, até ai ok o ar está gelando até de doer Heheheh, ai que vem o problema! Não desliga, a partir do momento que ligo o carro ela já liga o ar junto, mesmo desligando as velocidades da ventoinha do ar condicionado ele ainda tá gelando e mandando ar para cabine.
Obs: ambas as ventoinhas a do ar e a de resfriamento do motor acionam quando funciono o carro.
Uma outra coisa o botao do ar condicionado também não está funcionando, quando é precionando ele não faz o click que os outros botões no painel fazem, tentei ver na internet se achava para comprar mas até agora nada.
Alguém se já teve um problema parecido poderia dar um luz do que posso conseguir fazer para resolver essa questão??

Desde já muita gratidão pela ajuda!!!

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

tudo sobre ar condicionado

por Ju_Bueno » 02 Mar 2021, 07:58

Ao que parece quebrou o botão e a "criativa solução" foi deixarem o compressor ligado direto (talvez algum jump). Quanto às ventoinhas, está correto. Ao ligar o ar condicionado, elas também ligarão.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Igor Maynko
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Jan 2021, 09:54
Nome Completo: Igor Maynko
Cidade: Nova Cantu
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001
Idade: 26

tudo sobre ar condicionado

por Igor Maynko » 02 Mar 2021, 10:57

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Ao que parece quebrou o botão e a "criativa solução" foi deixarem o compressor ligado direto (talvez algum jump). Quanto às ventoinhas, está correto. Ao ligar o ar condicionado, elas também ligarão.

Agora entendi, achei que poderia ser algo mais grave na parte elétrica, Valeu Parceiro!!!. saberia dizer se o botão eco poderia substituir esse do ar condicionado que esta quebrado? pois foi o único que encontrei na internet.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

tudo sobre ar condicionado

por Ju_Bueno » 02 Mar 2021, 13:43

Cara, não sei dizer... Precisaria conferir se tem a mesma pinagem. Creio que logo alguém possa lhe responder.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

José Cirineu
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 23 Nov 2020, 20:01
Nome Completo: José Cirineu de Souza
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
País: Brasil
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2010/2010
Idade: 65

Ar condicionado Vectra

por José Cirineu » 02 Mar 2021, 15:12

Boa tarde amigos. Alguém poderia me informar se é normal o Eletro ventilador ficar funcionando em intervalos intermitentes, tipo, funciona, pára, funciona, pára, enquanto o ar condicionado está ligado?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ar condicionado Vectra

por chirola » 02 Mar 2021, 17:20

José Cirineu escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde amigos. Alguém poderia me informar se é normal o Eletro ventilador ficar funcionando em intervalos intermitentes, tipo, funciona, pára, funciona, pára, enquanto o ar condicionado está ligado?

nao ele deveria ficar ligado o tempo tudo em cuanto o ar estever ligado sempre as duas ventoinhas juntas no primeiro estagio

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Ar condicionado Vectra

por danrmp » 02 Mar 2021, 22:51

Se for o segundo estágio, sim é normal ciclar de tempos em tempos ou ficar ligada "quase direto" quando a temperatura externa está bem alta.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ar condicionado Vectra

por Almeidão » 03 Mar 2021, 07:35

Ao ligar o ar condicionado ligam as duas ventoinhas na baixa que é o primeiro estágio, ao andar em rodovias vai permanecer a temperatura abaixo dos 90 e não ligará o segundo estágio pelo sensor da agua ou cebolão caso seja carro até 99. Ao andar nas cidades o segundo estágio pode entrar ao passar de 90, tipo uns 93 e entrará pelo cebolão ou sensor da agua para carros mais novo. Ainda com o ar ligado quando aumenta a pressão do gás entra o segundo estágio em qualquer momento que a pressão do gás aumenta não importando em que temperatura esteja no painel, porém se ele ficar ligando e desligando intermitentemente pode ser problema do pressostato, mas verifica se é sempre mesmo, porque pode acontecer as vezes e você comentar que é toda hora.
Lembro a todos que o segundo estágio não pode ficar funcionando direto sem parar mais que um minuto.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por chirola » 03 Mar 2021, 14:04

Igor Maynko escreveu:Fuente del Mensaje Agora entendi, achei que poderia ser algo mais grave na parte elétrica, Valeu Parceiro!!!. saberia dizer se o botão eco poderia substituir esse do ar condicionado que esta quebrado? pois foi o único que encontrei na internet.

nao muda a pinagem o botao eco tem uma patinha a mais , vc pode comprar um botao usado se nao achar novo , nao lembro se no modelo 2001 muda a frente do botao , mais nao importa vc pode conprar um botao do modelo 97 a 2000 e trocar a frente dele , a frente do botao desmonta so tem que ter cuidado que tem umas molinhas ,e facinho de facer e fica bom fiz em um pisca alerta e tudo ok , e a soluçao caso nao ache para comprar .

faz um test tira o botao do painel e olha para ver se o ar desliga nao estraga nada o botao é liga \ desliga .
asim vc ve si é problema no botao ou tem alguma gambiarra .
acredito que seja o botao mesmo mais faz o test retirando o botao . e meio chato tirar o botao maistira eu fiz um gancho com um arame o botao sai puxando ele ,pode puxar enganchando a capinha dele por tras

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

tudo sobre ar condicionado

por danrmp » 04 Mar 2021, 09:12

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Ao andar nas cidades o segundo estágio pode entrar ao passar de 90, tipo uns 93 e entrará pelo cebolão ou sensor da agua para carros mais novo


Nos mais novos o segundo estágio liga por volta dos 103°C.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Lembro a todos que o segundo estágio não pode ficar funcionando direto sem parar mais que um minuto.


Claro que pode. O sistema é dimensionado pra isso. Ontem mesmo o meu ficou uns 15 minutos enquanto deixei o carro parado com o ar ligado, temp externa de uns 31°C.
Se utilizasse mini relé até concordaria com vc, mas no Vectra, não tem isso.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 04 Mar 2021, 09:34

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Ao andar nas cidades o segundo estágio pode entrar ao passar de 90, tipo uns 93 e entrará pelo cebolão ou sensor da agua para carros mais novo


Nos mais novos o segundo estágio liga por volta dos 103°C.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Lembro a todos que o segundo estágio não pode ficar funcionando direto sem parar mais que um minuto.


Claro que pode. O sistema é dimensionado pra isso. Ontem mesmo o meu ficou uns 15 minutos enquanto deixei o carro parado com o ar ligado, temp externa de uns 31°C.
Se utilizasse mini relé até concordaria com vc, mas no Vectra, não tem isso.


Pra mim 15 minutos funcionando segundo estágio, está super comprovado que seu carro tem problema. Sim os relês suportam 15 minutos hoje, 10 amanhã, 5 depois e logo agarram tudo por super aquecimentos. E muitos já apareceram assim aqui e não acho que o sistema foi dimensionado para isto.
O meu com um minuto ligado o segundo estagio, temperatura aqui 40º externa, leva a temperatura de 90º no painel para 85º com o carro parado na lenta e ele só funciona um minuto e desliga na espera de um novo ciclo, isto porque eu coloquei relê de tempo, ele funcionava menos.

O segundo estágio foi projetado para resolver rápido e se o sistema tiver normal ele resolve
Imagem

389 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Luisrisca e 158 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 07:59