vectradojoao95 escreveu:obrigado Almeidão agora so mais uma pergunta comprei meu vectra e o antigo dono me disse que esta com aditivo como saber se tem ou não o aditivo? ou e melhor eu esgotar a água e colocar aditivo? Caso venha a colocar aditivo qual o mais indicado?
Se ele tem um aditivo, será ótimo se ele for um aditivo de boa procedência e não para ficar com ele e sim trocar por outro para você acompanhar. Na verdade todos os líquido que tem em um carro deve ser trocado com dois anos de uso, mesmo aqueles que te passa a informação que dura uma eternidade etc. Aliás só um que salva que não é necessário trocar que é o caixa de cambio quando ele é manual. Se bem que já troquei. Nesse caso inclui o líquido de arrefecimento.
O que eu uso é o Havoline Long Life produto alaranjado, uso 3 litros com agua de poço. Tem uns que usa agua desmineralizada só que ninguém consegue tirar a agua de dentro do cabeçote sem colocar outra agua ou e nem uma boa parte do radiador sem tirar ele fora, logo a desmineralizada vai ser misturada a que lá está, então a melhor opção seria usar agua de poço. BEM, O QUE IMPORTA É NÃO USAR DE FORMA ALGUMA AGUA MINERAL.
Você precisa tirar toda agua dele antes de colocar a outra com o novo aditivo, não é muito fácil, mas lhe dou uma dica como fazer o serviço se é que você irá fazer.
Para tirar toda a agua o procedimento deve ser assim.
1 - Comprar um anel de vedação da Termostática, porque iremos tirar ela.
2 - Com o motor totalmente frio, soltar a mangueira entrada do radiador onde está a termostática e com uma chave L
10mm tirar o bico com a termostática. Tarefa fácil, se suas braçadeiras forem elástica, não troque por outra nunca
se for parafusos melhor trocar elas por outra nova de preferencia elástica.
3 - soltar a mangueira de agua de saída do radiador e deixar escorrer liberando inclusive o reservatório.
4 - Tampe o reservatório e coloque uma mangueira com agua na entrada da agua no motor, esta mesmo que fica em
cima da caixa de marcha e observe ela saindo onde esta a termostática.
5 - Não esqueça, reservatório tampado. Ligue o carro e se tiver válvula de ar quente, abre ela e vá lá para o motor e dá
umas pequena acelerada nele e com uma mão tampe onde estava a termostática e dá umas 5 ou 10 aceleradas e
solte a mão, pode pôr que não vai lhe queimar se você colocou a mangueira de agua na entrada. Repita isto umas 10
vezes.
6 - Desligue o carro e vá para o radiador colocando a mangueira na entrada que é o lado mais alto e deixa sair do outro
lado até que você perceba que não está saindo sujeira mais.
7 - Agora é só montar e colocar agua com o líquido e não precisa misturar antes não, mete os 3 litros de aditivo no
reservatório e vai completando com agua, nunca deixando ele chegar no meio para a entrada de ar ir saindo.
Sds