O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BDúvida sobre Motor Vectra GLS 97

5 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Dúvida sobre Motor Vectra GLS 97

por JoãodoValle » 20 Ago 2013, 14:57

Galera, mexendo a tempos com arrefecimento e constantemente abrindo o capô rsrsrs, notei algo estranho em meu carro que acho que ter mencionado aqui mas não ter levado para frente, acontece que aquela lateral onde vai os sensores de temperatura e ECU do meu carro são diferentes de qualquer outro vectra que já ví por aí, penso que pode ser gambiarra de antigos donos, vejam por favor se procede:

Meu Vectra B 96/97 GLS 2.0 8V:

Imagem


Outros Vectras:

Imagem

Note bem que os sensores estão em posição diferentes, penso que colocaram essa de outro carro por algum motivo louco sem explicação, mas não gosto disso de por peças "compatíveis", mas tbm não sei se o meu por ser o primeiro modelo "B" é exclusivo dele. Caso não for vou providenciar imediatamente a peça correta, só me diga se procede.

Abraços

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8385
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Dúvida sobre Motor Vectra GLS 97

por Almeidão » 20 Ago 2013, 18:17

O seu está diferente, o da temperatura do painel fica na lateral e a temperatura da agua fica em cima. Mas neste caso acho que é só inverter. Não tenho certeza mas acho que a rosca ali é igual e só por estética mesmo que você queira mudar porque não importa a posição dos dois porque a temperatura ali é igual.

A diferença de algumas peças desta tipo 90400005 é que umas tem uma saída somente na parte de trás e é exatamente a entrada para o radiador de ar quente e esta da foto como no meu carro tem duas, sendo uma para o ar quente e outra para retornar. Os que tem uma normalmente o retorno é feito na válvula que vai para o radiador no painel e os que tem duas normalmente não tem válvula do ar quente, sendo uma passando direto para o ar quente e outra retornando no tubo plástico atrás do motor.

Ainda sobre o ar quente, muitos pensam que a agua quente vem do tubo plástico que passa atrás do motor e vai para o radiador, na verdade é totalmente ao contrário a agua quem joga é a bomba e sai destas duas saídas e volta para o radiador de ar quente e retorna no tubo plástico que mencionei acima, aliás nem passa atrás do motor passa na lateral dele e por ser um motor transversal, dizemos atrás erradamente.
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvida sobre Motor Vectra GLS 97

por JoãodoValle » 20 Ago 2013, 19:39

Almeidom, entao, compare a entrada do sensor lateral, note que sao diferentes na carcaca, foi isso tbm que me levou a crer que eh diferente, e a rosca nao eh igual, pois qdo troquei eles tentei inverter e um ficou folgado e outro nao entro nem a ponta.

Preciso confirmar se essa carcaca eh do meu carro ou nao para comprar outra, mesmo que a temperatura ali seja igual nos dois lados, fico cabrera com isso, acho que se fosse assim seria padrao apara tudo, se essa esta diferente, creio que nao foi projetada para esse carro, e com isso alguma coisa pode sair errada, entenda, ja passei por muitos problemas com isso e vc sabe, e uma boa parte descobri que era gambiarra, assim que ter certeza que tudo ta original e de forma certa.

Abraco

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8385
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Dúvida sobre Motor Vectra GLS 97

por Almeidão » 21 Ago 2013, 13:14

Nesse caso eu não consigo confirmar para ti porque há sempre umas mudanças em alguns carros e as vezes passa despercebido. A minha é igual a da foto e realmente a lateral é diferente só entra o sensor do painel mesmo, e o meu carro é G/L 97 modelo 8 de fábrica porque na verdade ele já é um GLS com as mudanças que fiz.
Alguns modelos de Astra também tem esta entrada igual a foto embora eu não saiba se existe Astra diferente.

Muito importante você checar se o seu tem realmente tem duas saídas para o radiador de ar quente, se sim, será plug and play. Se não, você terá que comprar a mangueira que sai de uma ponta e entra no tubo plástico e é bem pequena esta mangueira e confirmar se o tubo plástico tem uma entrada vaga para ele. Para confirmar se a sua tem as duas saídas que na foto se vê no lado esquerdo, basta você olhar atrás do alternador.
Para troca esta peça, é bem fácil porem difícil é desmontar tudo e deixar a frente do motor sem as polias e protetor. Ela é vedada por um anel de borracha e não se deve passar nada neste anel tipo veda junta etc. Assim evitará que suma agua sem que você veja. Somente o anel de borracha original e nada mais.
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvida sobre Motor Vectra GLS 97

por JoãodoValle » 17 Set 2013, 14:56

Almeidão, voltando ao assunto, esses dias estava analisando isso e notei que atras da valvula, possui apenas uma saída para mangueira, e ai, vc acha que eu devo trocar a peças e colocar a correta ligando essa outro mangueira?

5 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 477 visitantes

Bem-vindo: 28 Abr 2024, 14:28