O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BSensor de detonação (Knock Sensor)

53 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra Gls 97 2.0 8V com falha de sensor de detonação (Pasmem)

por Almeidão » 28 Mai 2020, 07:51

Mas será que realmente é isto? Não seria um cabo solto ou quebrado no meio de tantos fios? O meu algum tempo atrás, tipo 4 anos eu tive que fazer uma emenda no fio do sensor da sonda, porem o fio original é bem emborrachado com um cabo interno em aço e recente começou a acender, hora acendia, hora apagava até ficar 100% aceso e eu comecei a desmontar exatamente ali e com o tempo a solda já não estava com efeito de solda por ser aço. Refiz o trabalho e voltou ao normal, talvez possa ser um caso deste.
Sobre acusar um sensor, nem sempre temos a capacidade de ler qual sensor está com defeito, exemplo um bico ruim pode acusar problemas na sonda lambda. pensa bem antes de trocar o módulo porque dói trocar uma peça e o defeito continuar, nem penso em valores, penso em não acertar.
Um outro problema aconteceu comigo acho que 2016 ou 17, ar condicionado ligava quando na alta e desligava quando na baixa, ou seja andando na rua desligava, ao acelerar ligava. Eu troquei tudo, compressor, evaporador e outras coisas mais, não fiquei puto por ter gastador porque coloquei novo e já era muito velho e como eu fiz nem tão caro ficou. Ao ligar o ar o problema continuava, 3 dias depois descobri que era a tomada de transferência da parede de fogo, uma tomara retangular, tirei fora, ela esta limpa, internamente nova, mas o simples fato de tirar e montar o problema sumiu. Lógico que coloquei WD 40 e depois uma camada fina de graxa de mecanismo e nunca mais deu problema.

Eu não sei se você fez isto ainda, mas eu tiraria e recolocaria todos os fusíveis e tomadas possíveis do carro e remontava com um lubrificante e principalmente esta retangular que comento que passa vários fios ali e parece ser 5 volt e por isto sofre mais encantamento que um de 12 volt. (Encantamento é uma forma dos fusíveis ou tomadas perderem a passagem mesmo estando aparentemente normal)
Imagem

Neto91
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Mai 2020, 18:44
Nome Completo: Inácio Neto
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 32

Vectra Gls 97 2.0 8V com falha de sensor de detonação (Pasmem)

por Neto91 » 28 Mai 2020, 19:54

:2: :2: :2: :2:
Editado pela última vez por Neto91 em 28 Mai 2020, 20:01, em um total de 1 vez.

Neto91
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Mai 2020, 18:44
Nome Completo: Inácio Neto
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 32

Vectra Gls 97 2.0 8V com falha de sensor de detonação (Pasmem)

por Neto91 » 28 Mai 2020, 19:58

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Olá Neto,

Realmente o 2.0 8V não possui sensor de detonação. Referente à troca de ECU, tem uma maneira muito fácil de checar, que é através do Scanner. Ele mostra em algum lugar o part number gravado no módulo. Com esse código vc pode jogar no Google e verificar se é o mesmo do seu carro.

A não ser que a EPROM tenha sido modificada para habilitar o sensor de detonação. Sinceramente não sei se isso é possível, mas é uma possibilidade.

Quanto à programação do imobilizador, existem duas programações. Uma é adicionar uma chave ao seu imobilizador. A outra é apresentar o imobilizador ao módulo de injeção, que seria o seu caso.

No Tech2 isso é relativamente fácil, ainda que eu nunca tenha feito. Creio que não terá problemas para fazer com outros scanners.


Irmão... Vi um anúncio exatamente do módulo que preciso, porém no anúncio diz estar bloqueado... O que quer dizer?
O mecânico na hora de instalar consegue desbloquear de boa?
Tá só o módulo... Sem a chave e imobilizador...

Neto91
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Mai 2020, 18:44
Nome Completo: Inácio Neto
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 32

Vectra Gls 97 2.0 8V com falha de sensor de detonação (Pasmem)

por Neto91 » 28 Mai 2020, 20:02

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Mas será que realmente é isto? Não seria um cabo solto ou quebrado no meio de tantos fios? O meu algum tempo atrás, tipo 4 anos eu tive que fazer uma emenda no fio do sensor da sonda, porem o fio original é bem emborrachado com um cabo interno em aço e recente começou a acender, hora acendia, hora apagava até ficar 100% aceso e eu comecei a desmontar exatamente ali e com o tempo a solda já não estava com efeito de solda por ser aço. Refiz o trabalho e voltou ao normal, talvez possa ser um caso deste.
Sobre acusar um sensor, nem sempre temos a capacidade de ler qual sensor está com defeito, exemplo um bico ruim pode acusar problemas na sonda lambda. pensa bem antes de trocar o módulo porque dói trocar uma peça e o defeito continuar, nem penso em valores, penso em não acertar.
Um outro problema aconteceu comigo acho que 2016 ou 17, ar condicionado ligava quando na alta e desligava quando na baixa, ou seja andando na rua desligava, ao acelerar ligava. Eu troquei tudo, compressor, evaporador e outras coisas mais, não fiquei puto por ter gastador porque coloquei novo e já era muito velho e como eu fiz nem tão caro ficou. Ao ligar o ar o problema continuava, 3 dias depois descobri que era a tomada de transferência da parede de fogo, uma tomara retangular, tirei fora, ela esta limpa, internamente nova, mas o simples fato de tirar e montar o problema sumiu. Lógico que coloquei WD 40 e depois uma camada fina de graxa de mecanismo e nunca mais deu problema.

Eu não sei se você fez isto ainda, mas eu tiraria e recolocaria todos os fusíveis e tomadas possíveis do carro e remontava com um lubrificante e principalmente esta retangular que comento que passa vários fios ali e parece ser 5 volt e por isto sofre mais encantamento que um de 12 volt. (Encantamento é uma forma dos fusíveis ou tomadas perderem a passagem mesmo estando aparentemente normal)


Almeidão... Eu acho que vou acabar comprando um módulo mesmo... Não vai ter jeito... Mesmo correndo esse risco, pq já mexemos em tudo rsrsrs.
Ficou outra dúvida.
O módulo que vou comprar, por não ser novo (é quase impossível achar um novo) no anúncio diz que ele tá bloqueado. O que isso quer dizer??? Realmente sou leigo quanto ao assunto injeção e parte elétrica.
Por estar bloqueado, o mecânico terá dificuldade em instalar o módulo?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra Gls 97 2.0 8V com falha de sensor de detonação (Pasmem)

por chirola » 28 Mai 2020, 20:11

Neto91 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Mas será que realmente é isto? Não seria um cabo solto ou quebrado no meio de tantos fios? O meu algum tempo atrás, tipo 4 anos eu tive que fazer uma emenda no fio do sensor da sonda, porem o fio original é bem emborrachado com um cabo interno em aço e recente começou a acender, hora acendia, hora apagava até ficar 100% aceso e eu comecei a desmontar exatamente ali e com o tempo a solda já não estava com efeito de solda por ser aço. Refiz o trabalho e voltou ao normal, talvez possa ser um caso deste.
Sobre acusar um sensor, nem sempre temos a capacidade de ler qual sensor está com defeito, exemplo um bico ruim pode acusar problemas na sonda lambda. pensa bem antes de trocar o módulo porque dói trocar uma peça e o defeito continuar, nem penso em valores, penso em não acertar.
Um outro problema aconteceu comigo acho que 2016 ou 17, ar condicionado ligava quando na alta e desligava quando na baixa, ou seja andando na rua desligava, ao acelerar ligava. Eu troquei tudo, compressor, evaporador e outras coisas mais, não fiquei puto por ter gastador porque coloquei novo e já era muito velho e como eu fiz nem tão caro ficou. Ao ligar o ar o problema continuava, 3 dias depois descobri que era a tomada de transferência da parede de fogo, uma tomara retangular, tirei fora, ela esta limpa, internamente nova, mas o simples fato de tirar e montar o problema sumiu. Lógico que coloquei WD 40 e depois uma camada fina de graxa de mecanismo e nunca mais deu problema.

Eu não sei se você fez isto ainda, mas eu tiraria e recolocaria todos os fusíveis e tomadas possíveis do carro e remontava com um lubrificante e principalmente esta retangular que comento que passa vários fios ali e parece ser 5 volt e por isto sofre mais encantamento que um de 12 volt. (Encantamento é uma forma dos fusíveis ou tomadas perderem a passagem mesmo estando aparentemente normal)


Almeidão... Eu acho que vou acabar comprando um módulo mesmo... Não vai ter jeito... Mesmo correndo esse risco, pq já mexemos em tudo rsrsrs.
Ficou outra dúvida.
O módulo que vou comprar, por não ser novo (é quase impossível achar um novo) no anúncio diz que ele tá bloqueado. O que isso quer dizer??? Realmente sou leigo quanto ao assunto injeção e parte elétrica.
Por estar bloqueado, o mecânico terá dificuldade em instalar o módulo?

cara vc penso em colocar sensor de detonacao no carro e acaba a luz da injecao????
e so parafusar e ligar seria mais barato que trocarde modulo
bloqueado nao sei se pede o pin para desbloquear se informa dereito

Neto91
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Mai 2020, 18:44
Nome Completo: Inácio Neto
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 32

Vectra Gls 97 2.0 8V com falha de sensor de detonação (Pasmem)

por Neto91 » 28 Mai 2020, 20:15

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Neto91 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Mas será que realmente é isto? Não seria um cabo solto ou quebrado no meio de tantos fios? O meu algum tempo atrás, tipo 4 anos eu tive que fazer uma emenda no fio do sensor da sonda, porem o fio original é bem emborrachado com um cabo interno em aço e recente começou a acender, hora acendia, hora apagava até ficar 100% aceso e eu comecei a desmontar exatamente ali e com o tempo a solda já não estava com efeito de solda por ser aço. Refiz o trabalho e voltou ao normal, talvez possa ser um caso deste.
Sobre acusar um sensor, nem sempre temos a capacidade de ler qual sensor está com defeito, exemplo um bico ruim pode acusar problemas na sonda lambda. pensa bem antes de trocar o módulo porque dói trocar uma peça e o defeito continuar, nem penso em valores, penso em não acertar.
Um outro problema aconteceu comigo acho que 2016 ou 17, ar condicionado ligava quando na alta e desligava quando na baixa, ou seja andando na rua desligava, ao acelerar ligava. Eu troquei tudo, compressor, evaporador e outras coisas mais, não fiquei puto por ter gastador porque coloquei novo e já era muito velho e como eu fiz nem tão caro ficou. Ao ligar o ar o problema continuava, 3 dias depois descobri que era a tomada de transferência da parede de fogo, uma tomara retangular, tirei fora, ela esta limpa, internamente nova, mas o simples fato de tirar e montar o problema sumiu. Lógico que coloquei WD 40 e depois uma camada fina de graxa de mecanismo e nunca mais deu problema.

Eu não sei se você fez isto ainda, mas eu tiraria e recolocaria todos os fusíveis e tomadas possíveis do carro e remontava com um lubrificante e principalmente esta retangular que comento que passa vários fios ali e parece ser 5 volt e por isto sofre mais encantamento que um de 12 volt. (Encantamento é uma forma dos fusíveis ou tomadas perderem a passagem mesmo estando aparentemente normal)


Almeidão... Eu acho que vou acabar comprando um módulo mesmo... Não vai ter jeito... Mesmo correndo esse risco, pq já mexemos em tudo rsrsrs.
Ficou outra dúvida.
O módulo que vou comprar, por não ser novo (é quase impossível achar um novo) no anúncio diz que ele tá bloqueado. O que isso quer dizer??? Realmente sou leigo quanto ao assunto injeção e parte elétrica.
Por estar bloqueado, o mecânico terá dificuldade em instalar o módulo?

cara vc penso em colocar sensor de detonacao no carro e acaba a luz da injecao????
e so parafusar e ligar seria mais barato que trocarde modulo
bloqueado nao sei se pede o pin para desbloquear se informa dereito


Mano! Vectra 97 2.0 8v não tem sensor de detonação...
Só os 2.2 e 2.0 16v que possuem... Você leu meu texto?
Pq eu iria colocar um sensor de detonação no carro que não vem com o mesmo?????

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra Gls 97 2.0 8V com falha de sensor de detonação (Pasmem)

por chirola » 28 Mai 2020, 22:33

sim meu amigo eu vi o texto.
se a central for de 2.2 e ela funciona com sensor de detonacao e so colocar o sensor ligado na central e deija de dar error .
a carro andaria bem melhor ja que cuando falha o sensor o carro atrasa o ponto seria uam coisa rapida e deijaria tempo para resolver o drama da central com mais calma , de nada serve correr atras de umaecu sem saber aonde vc vai mandar desbloquear , e depois de desbloquear teria que programar a sua chave ou ficaria com o inmovilizador desativado , nao e todo mundo que se incomoda com inmovilizador , mais na logica que vc fala porque iria desativar o inmovilizador se ele vem de fabrica .
e uma solucao rapida e mais no momento que se pasa que nao todo comercio esta funcionando dereito tem entragas atrasadas etc
mais de boa faz o que vc acha melhor , tem situacoes que é melhor nem falar, peso disculpas pela grao indignacao que pode ter causado propor colocar um sensor valeu meu amig tomara consiga resolver asim o carro ficaria do cheito que vc gosta

Neto91
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Mai 2020, 18:44
Nome Completo: Inácio Neto
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 32

Vectra Gls 97 2.0 8V com falha de sensor de detonação (Pasmem)

por Neto91 » 28 Mai 2020, 22:40

chirola escreveu:Fuente del Mensaje sim meu amigo eu vi o texto.
se a central for de 2.2 e ela funciona com sensor de detonacao e so colocar o sensor ligado na central e deija de dar error .
a carro andaria bem melhor ja que cuando falha o sensor o carro atrasa o ponto seria uam coisa rapida e deijaria tempo para resolver o drama da central com mais calma , de nada serve correr atras de umaecu sem saber aonde vc vai mandar desbloquear , e depois de desbloquear teria que programar a sua chave ou ficaria com o inmovilizador desativado , nao e todo mundo que se incomoda com inmovilizador , mais na logica que vc fala porque iria desativar o inmovilizador se ele vem de fabrica .
e uma solucao rapida e mais no momento que se pasa que nao todo comercio esta funcionando dereito tem entragas atrasadas etc
mais de boa faz o que vc acha melhor , tem situacoes que é melhor nem falar, peso disculpas pela grao indignacao que pode ter causado propor colocar um sensor valeu meu amig tomara consiga resolver asim o carro ficaria do cheito que vc gosta


Entendi... Instalar um sensor de detonação...
Cara, acho que não seria o mais correto a ser feito...
Minha indignação foi você dizer que eu tenho que me informar direito... Eu me informei... Ao ponto de saber que o carro não tem sensor de detonação. Não vou fazer uma adaptação nele... Mas mudando de assunto...
Quanto ao módulo... Eu comprando só ele e bloqueado, dá todo esse trampo mesmo?
Obrigado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra Gls 97 2.0 8V com falha de sensor de detonação (Pasmem)

por Almeidão » 29 Mai 2020, 08:02

Na verdade todos os módulos vem bloqueados, e será preciso desbloquear para o seu carro. Um novo vem bloqueado e com certeza um dos motivos disto é para eles lucrarem ao desbloquear. Bem, você ja trocou tudo e deu ruim, tipo sensor MAP, etc. Eu comprei um motor e coloquei no meu carro, um de Astra e o MAP dele não deu no meu, ou seja funciona e ficava luz acesa. Detalhe o meu tinha este sensor de detonação ou acho que tem ainda lá pendurado e eu não tive como ligar lo porque a central eu uso a minha original.
Imagem

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Vectra Gls 97 2.0 8V com falha de sensor de detonação (Pasmem)

por danrmp » 29 Mai 2020, 10:46

Neto91 escreveu:Fuente del Mensaje
Irmão... Vi um anúncio exatamente do módulo que preciso, porém no anúncio diz estar bloqueado... O que quer dizer?
O mecânico na hora de instalar consegue desbloquear de boa?
Tá só o módulo... Sem a chave e imobilizador...


Creio que apenas fazendo o procedimento de apresentação do imobilizador à central resolva. Não posso te afirmar com certeza pois não tenho nenhuma central com imbilizador sobrando para testar.
Em todo caso, mas não muito recomendado, é possível deabilitar o imobilizador na central. Não sei se um mecânico "médio" consegue fazer isso.

Neto91
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Mai 2020, 18:44
Nome Completo: Inácio Neto
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 32

Vectra Gls 97 2.0 8V com falha de sensor de detonação (Pasmem)

por Neto91 » 29 Mai 2020, 11:46

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje
Neto91 escreveu:Fuente del Mensaje
Irmão... Vi um anúncio exatamente do módulo que preciso, porém no anúncio diz estar bloqueado... O que quer dizer?
O mecânico na hora de instalar consegue desbloquear de boa?
Tá só o módulo... Sem a chave e imobilizador...


Creio que apenas fazendo o procedimento de apresentação do imobilizador à central resolva. Não posso te afirmar com certeza pois não tenho nenhuma central com imbilizador sobrando para testar.
Em todo caso, mas não muito recomendado, é possível deabilitar o imobilizador na central. Não sei se um mecânico "médio" consegue fazer isso.

Será que compensa eu pagar um pouco mais caro e comprar com o imobilizador e chave? Aí o cara só aproveita a carcaça da minha chave e põe só o chip?
Pq aí eu uso uma chave só pra abrir a porta e dar a partida e não fica aquela gambiarra de molho de chave kkkkkkkkkkk.
O que você acha?
Obrigado pela prestatividade em me ajudar

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Vectra Gls 97 2.0 8V com falha de sensor de detonação (Pasmem)

por danrmp » 31 Mai 2020, 20:56

Creio que sim. Mais garantido que vc ter que correr atrás de desabilitar o imobilizador depois.

Acho que na conversa se perdeu, mas realmente o módulo instalado é o modelo incorreto?

Neto91
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Mai 2020, 18:44
Nome Completo: Inácio Neto
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 32

Vectra Gls 97 2.0 8V com falha de sensor de detonação (Pasmem)

por Neto91 » 31 Mai 2020, 21:08

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Creio que sim. Mais garantido que vc ter que correr atrás de desabilitar o imobilizador depois.

Acho que na conversa se perdeu, mas realmente o módulo instalado é o modelo incorreto?


Devido a pandemia... E meus horários atuais de trabalho super inflexíveis, ainda não tive tempo de levar.
Mas acabei comprando o módulo com imobilizador e chave... De um gls 97 2.0 8v gasolina...
O vendedor falou que dá para passar o segredo para a minha chave atual, não tendo que usar duas chaves (uma para abrir e outra para dar partida)... Esperar chegar e levar instalar...
Tô reformando lgl esse carro... Logo postarei dúvidas sobre ABS... Pois o dono anterior tbm isolou todo o sistema... Pelo jeito não gostava muito de gastar rsrsrs.

53 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 219 visitantes

Bem-vindo: 24 Abr 2024, 15:36