O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[Resolvido] Carro falhando / Não pega - Fusível de alimentação dos relês

6 mensagens   •   Página 1 de 1
SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Resolvido] Carro falhando / Não pega - Fusível de alimentação dos relês

por SirChico » 26 Jan 2019, 10:47

Olá amigos do Clube!

Venho compartilhar mais um história com vocês com o intuito de ajudar aos que possam passar pelo mesmo problema.

Versão resumida
Problema: carro falhando, morrendo, ou não pega.
Resolução: troca do fusível que alimenta os relês da injeção e bomba de combustível. Conexões dos fios ao fusível refeita de maneira apropriada.

Versão completa
O problema: primeiramente o carro começou a falhar, em retomadas principalmente. Depois, não importava se era rotomada, baixa rotação ou alta... ele falhava.

Nesse meio tempo aprendi como fazia os testes dos sensores no carro e saí verificando todos.
Não encontrei nada de errado. Com execeção do sensor de detonação, que o scanner acusa falha no circuito.
Tópico sobre esse sensor aqui: https://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=45&t=17381

Um tempo depois, o carro esquentava e apagava completamente.
Se esperasse o carro esfriar, ele pegava de novo.
Sistema de arrefecimento não podia ser pois recentemente fiz uma revisão geral quando troquei o tubo plástico do arrefecimento por um feito em inox, e também a instalação do reservatório de expansão com sensor de nível (que meu carro não tinha). Temperatura estava marcando corretamente e estava dentro do esperado.

Fiz um teste com o carro parado. Liguei o carro e deixei ele esquentar.
Ventoinha ligou e desligou ums 5 vezes durante o teste e o carro não morreu.

Depois desse último teste fiquei "encucado". Bom... eu já estava, mas não encontrava padrão no comportamento do problema.

Cheguei a comprar um sensor de rotação novo. Li em vários lugares aqui no forum que motor falhando e as vezes não pegar podia ser sensor de rotação. Li até sobre aquele problema que o pessoal acaba passando o cabo do sensor perto do coletor de escapamento e o danifica.
Não era o meu caso, pois já tinha feito os testes do sensor. Mas como não conseguia pensar em mais nada... Vai que o sensor só dava problema quando quente? Teste na bancada sensor está frio...
De qualquer forma... troquei o sensor mas também não adiantou.

Resolvi levar em um lugar especializado em injeção eletrônica, cheguei no portão do lugar... o carro apaga.
A especializada estava com tanto serviço que teria que agendar uma hora pra daqui a duas semanas.
Com o carro morto no portão do cara, só empurramos pra fora e estacionamos na rua.
Ia esperar o carro esfriar e depois levá-lo pra casa rapidinho pra não morrer do novo na rua. Isso foi pela manhã.

No meio da tarde vou tentar trazer o carro de volta, e naaaada dele pegar.
Motor girando bem na partida, como sempre. Mas notei que dessa vez, diferentemente das outras, notei que a pressão de combustível não subiu.
Beleza... deve ser bomba então. Já desconfio dessa peça faz tempo e esta na lista de troca faz algum tempo.

Antes de comprar uma bomba nova, resolvi testar o relê, e aí a coisa ficou estranha.
A tensão de alimentação dos relês da bomba e da injeção estava VARIANDO.
As vezes vinha 12V, as vezes vinha 8V, 4V... 1V. Muito estranho!
Quando media 12V, eu tentava dar a partida. As vezes pegava, as vezes a voltagem caía na batida do motor.

Fui investigar o chicote até os relês. Notei que dependendo como eu movimentava o chicote a tensão variava.
Fechou! Provavelmente mais uns fios descascados ou uma conexão mal feita.

Abaixo as fotos do culpado...

Imagem

Imagem

Imagem

Além da conexão do cabo ao conector estar comprometida, a capa do fusível estava derretendo sobre a parte metálica.

Como meu carro é adaptado, tive que "caçar" onde estava esse fusível.
Já nos Vectras originais eles estão melhor localizados.

Abaixo um vídeo que me ajudou a encontrar o problema, e nele fica mais fácil pro pessoal com Vectra resolver esse problema, já que ele demonstra isso num carro original (temos que dar crédito a quem deve ser dado):
https://www.youtube.com/watch?v=7wxNbIrUSBw

Espero que possa ajudar alguém com esse post.

Até!
Editado pela última vez por SirChico em 09 Fev 2019, 10:22, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Matheuscalixto85
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 314
Registrado em: 29 Jan 2016, 10:03
Nome Completo: Matheus Bueno Calixto
Cidade: Luziania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

[Resolvido] Carro falhando / Não pega - Fusível de alimentação dos relês

por Matheuscalixto85 » 27 Jan 2019, 16:45

Esse feedback é ótimo... poderá ajudar muita gente aqui.

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Matheus Calixto
Vectra elegance 2009 preto "neguinho"
Anterior, vectra GLS 97 prata 2.0 8v
Anterior, Vectra GLS 98 azul 2.2 8v

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Resolvido] Carro falhando / Não pega - Fusível de alimentação dos relês

por Almeidão » 27 Jan 2019, 19:19

É muito difícil descobrir um defeito destes, mas vai ai uma dica, nunca enrole fios use soldas e se usar terminal como estes da foto, não confie nesta dobrinha com alicate, mete solda em tudo e não terão um problema deste.
Imagem

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Resolvido] Carro falhando / Não pega - Fusível de alimentação dos relês

por SirChico » 27 Jan 2019, 20:37

Eu ainda estou descobrindo as coisas que foram feitas nesse carro, pois comprei o Chevas com esse motor do Vectra já.
Principalmente arrumando as coisas que estão feias.

Comecei a mexer na parte elétrica recentemente e, apesar de saber pouco sobre o assunto, sempre faço as conexões da melhor maneira possível.

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

[Resolvido] Carro falhando / Não pega - Fusível de alimentação dos relês

por danrmp » 28 Jan 2019, 07:53

Procure por "alicate fast on" no mercado livre. Assim vc consegue crimpar os terminais com o famoso F-crimp, resultado profissional.

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Resolvido] Carro falhando / Não pega - Fusível de alimentação dos relês

por SirChico » 03 Fev 2019, 09:08

Opa... valeu pelas dicas.

Vou dar uma olhada nesse alicate.

Obrigado!

6 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 184 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 14:24