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Vectra BProblemas marcha lenta, mistura pobre, sugestões

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wallacer95
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Problemas marcha lenta, mistura pobre, sugestões

por wallacer95 » 06 Jun 2019, 13:55

Fala galera, o meu Vectra ta com alguns problemas como podem ver na imagem do Scanner
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Então estou buscando sugestões pra solução

    Código 94 - Estou pensando em trocar o sensor de Fase que é o que se refere esse código, e talvez troque o de rotação tbm
    Código 61 - Vou colocar outra valvula de purga do canister pra ver se resolve esse
    Código 44 - Sonda indicando mistura pobre, esse eu vou esperar resolvendo os outros primeiros e talvez se necessários trocar a sonda lambda
    Código 16 - O sensor de detonação já foi trocado e ainda está dando esse código de falha, alguém sabe se os outros sensores influenciam nisso?

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chirola
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Problemas marcha lenta, mistura pobre, sugestões

por chirola » 06 Jun 2019, 14:27

podria ser bicos sujos, regulador de preçao da linha de combustivel, bomba de gasolina, entrada falsa de ar,
a lenta fica ocilando?

wallacer95
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Problemas marcha lenta, mistura pobre, sugestões

por wallacer95 » 06 Jun 2019, 15:29

chirola escreveu:Fuente del Mensaje podria ser bicos sujos, regulador de preçao da linha de combustivel, bomba de gasolina, entrada falsa de ar,
a lenta fica ocilando?

Tudo isso já foi resolvido amigo

danrmp
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Problemas marcha lenta, mistura pobre, sugestões

por danrmp » 06 Jun 2019, 15:35

Erro de Mistura pobre não necessariamente é sonda. Na grande maioria das vezes é causado por outros problemas (entrada de ar, falta de pressão de bomba, bicos com pouca vazão).

O correto, assim como os demais erros, é medir os componentes e interpretar os parâmetros como um todo.

wallacer95
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Problemas marcha lenta, mistura pobre, sugestões

por wallacer95 » 06 Jun 2019, 21:15

Verifiquei com o mecânico hoje ainda que o meu carro está sem o sensor de fase então vou comprar um e pedir pra ele colocar, tomara que seja esse o problema

Almeidão
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por Almeidão » 07 Jun 2019, 09:47

A válvula purgadora do canister pode dar entrada falsa de ar e poucos trocam esta peça e muitos nem sabe que ela existe. Sim, é uma boa ideia trocar ela.
Sobre a leitura do aparelho, requer interpretação e não é nada fácil acertar a peça que possa está dando problema. O simples sensor de temperatura da central pode estragar e acusar no aparelho a sonda lambda, por este motivo que em uma concessionária eles acertam fácil. Acusa sonda lambda e eles trocam tudo, com certeza dará certo.
A regulagem da borboleta também é muito importante e ela deve está totalmente fechada quando em repouso, uma simples sujeira em volta dela já pode causar estragos nas informações estragos este que aparece no vácuo do regulador de pressão por usar uma simples mangueira que se resseca com o tempo e já não veda como quando nova.
Sobre a bomba, é possível que não tenha a pressão de uma nova e deve sr verificado o pré filtro dela se não tem sujeira atrapalhando o trabalho dela. Já o filtro de combustível deve está em dia e a troca regular dele deve ser feita a cada 10 mil km.
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wallacer95
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por wallacer95 » 07 Jun 2019, 10:07

Almeidão escreveu:A válvula purgadora do canister pode dar entrada falsa de ar e poucos trocam esta peça e muitos nem sabe que ela existe. Sim, é uma boa ideia trocar ela.
Sobre a leitura do aparelho, requer interpretação e não é nada fácil acertar a peça que possa está dando problema. O simples sensor de temperatura da central pode estragar e acusar no aparelho a sonda lambda, por este motivo que em uma concessionária eles acertam fácil. Acusa sonda lambda e eles trocam tudo, com certeza dará certo.
A regulagem da borboleta também é muito importante e ela deve está totalmente fechada quando em repouso, uma simples sujeira em volta dela já pode causar estragos nas informações estragos este que aparece no vácuo do regulador de pressão por usar uma simples mangueira que se resseca com o tempo e já não veda como quando nova.
Sobre a bomba, é possível que não tenha a pressão de uma nova e deve sr verificado o pré filtro dela se não tem sujeira atrapalhando o trabalho dela. Já o filtro de combustível deve está em dia e a troca regular dele deve ser feita a cada 10 mil km.


Então amigo, como eu disse na ultima postagem, eu vi que o meu carro está sem o sensor de fase, e como ele afeta diretamente a injeção pode ser isso que está causando tanto a falha de detonação pois o módulo não tem o sinal pra poder calcular a detonação, e também por isso deve estar injetando a gasolina de forma incorreta, eu já fiz a troca da bomba de combustível e do filtro tbm são todos novos o carro ate funciona bem na gasolina mas só quando esquenta, outra coisa que eu verifiquei no TBI tem uma mangueirinha do outro lado que esta fechada acredito que seja algo importante, a mangueira do regulador de pressão está ok apesar que eu acho melhor colocar uma de borracha mesmo, e a válvula de purga do canister eu não sei onde localizar ela o meu é o 16V então eu preciso de uma indicação de onde ela fica se tu souber me dá uma ajuda ai pois estou precisando

Abs

Almeidão
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por Almeidão » 07 Jun 2019, 12:59

wallacer95 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:A válvula purgadora do canister pode dar entrada falsa de ar e poucos trocam esta peça e muitos nem sabe que ela existe. Sim, é uma boa ideia trocar ela.
Sobre a leitura do aparelho, requer interpretação e não é nada fácil acertar a peça que possa está dando problema. O simples sensor de temperatura da central pode estragar e acusar no aparelho a sonda lambda, por este motivo que em uma concessionária eles acertam fácil. Acusa sonda lambda e eles trocam tudo, com certeza dará certo.
A regulagem da borboleta também é muito importante e ela deve está totalmente fechada quando em repouso, uma simples sujeira em volta dela já pode causar estragos nas informações estragos este que aparece no vácuo do regulador de pressão por usar uma simples mangueira que se resseca com o tempo e já não veda como quando nova.
Sobre a bomba, é possível que não tenha a pressão de uma nova e deve sr verificado o pré filtro dela se não tem sujeira atrapalhando o trabalho dela. Já o filtro de combustível deve está em dia e a troca regular dele deve ser feita a cada 10 mil km.


Então amigo, como eu disse na ultima postagem, eu vi que o meu carro está sem o sensor de fase, e como ele afeta diretamente a injeção pode ser isso que está causando tanto a falha de detonação pois o módulo não tem o sinal pra poder calcular a detonação, e também por isso deve estar injetando a gasolina de forma incorreta, eu já fiz a troca da bomba de combustível e do filtro tbm são todos novos o carro ate funciona bem na gasolina mas só quando esquenta, outra coisa que eu verifiquei no TBI tem uma mangueirinha do outro lado que esta fechada acredito que seja algo importante, a mangueira do regulador de pressão está ok apesar que eu acho melhor colocar uma de borracha mesmo, e a válvula de purga do canister eu não sei onde localizar ela o meu é o 16V então eu preciso de uma indicação de onde ela fica se tu souber me dá uma ajuda ai pois estou precisando

Abs


O canister fica no para lamas do lado direito, ali por trás sai uma mangueirinha pela parede de fogo, segue ela que voce encontrará a válvula que dela sai outra mangueira e entra na TBI depois da borboleta. Se tiver sem a válvula e o tubo tapado, com certeza ele não é o problema, embora o correto é usar a válvula.
Para ser sincero eu nçao entendo bem do sensor de fase, mas com certeza qualquer coisa eliminada no carro vai influenciar em algo.
Verifica também a válvula que sai da tampa da válvula e entra na TBI caso o seu tenha.
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chirola
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por chirola » 07 Jun 2019, 13:38

sensor de face dos comandos acende a luz da injeçao e acusa sensor de face nao sonda, coloca mesmo asim porque faz parte do sistema.
eu iria na dica do almeidao ele tem muita experiencia com vectra e sempre que deu uma dica para mim consegui resolver fico grato almeidao valeu pelo seu temp. nao e a toa que ele e o consultor tecnico do grupo. se ja foi tudo checado e o defeito continua deve ter pasado alguma coisa por alto comensa da ponta (bomba) e vai checando item por item ate o regulador ate um cano de gasolina prensado ou dobrado pode dar o defeito, se tudo esta certo comensa do canister e vai item por item ate o coletor se tudo esta ok,
pasa para o proximo mangueira de vacuo,os o´ring dos bicos resequidos tambem podem deijar entrar ar , uma limpesa de borboleta e corpo e se tudo esta em ordem e vc coloco o sensor de face e o problema continua.
checa entrada de ar pelas juntas. se nao tever defeito checa o hidrovacuo(servo) e o cano de vacuo dele (a valvula que tem no cano tambem) sensor de detonaçao ruim pode dar o defeito, e torce para achar porque se checar tudo e nao achar so resta problema no cabeçote junta ou trinca no coletor de admiçao.
a temperatura de funcionamento pode ajudar a dar alguma luz posta a temperatura em cidade lenta e estrada, posta tambem o giro em lenta e se ocila e cuanto ele ocila tipo entre 600 e 800 e um exemplo, mistura pobre causa ema elevaçao da temperatura .
baija agua o algum fluido mesmo que seja minimo pode dar algum rumo no meu carro baixaba uma lasquinha de oleo a temperatura estava 2graus acima do normal e nao deu outra junta por iso falo que cualque dato ajuda

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por chirola » 07 Jun 2019, 13:51

Para ser sincero eu nçao entendo bem do sensor de fase, mas com certeza qualquer coisa eliminada no carro vai influenciar em algo.
a teoria diz que o sensor de rotaçao marca o tempo de igniçao e o sensor de face marca o tempo de injeçao, se a correia estever fora de ponto ele deveria acusar problema,
por exemplo em motores com comando variavel como os honda bmw etc ao comando muda a sua posiçao e muda o tempo de injeçao pero nao o de igniçao.
tipo asim a faisca continua no mesmo tempo mais o comando adianta 10 graus entao se injeta gasolina no tempo do comando em repouso a valvla de admiçao estaria fechada nao sei se fico claro, e uns dos sintomas e o aumento do consumo (e nao mistura pobre), motor com lenta irregular intermitente, e as veces chega a desligar em aceleradas,acredito que desliga como modo de seguridad caso a correia estoure causaria estragos menures sei la

wallacer95
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por wallacer95 » 03 Jul 2019, 10:14

Galera mesmo após colocar o sensor de fase, o módulo ainda acusa problemas, alguma idéia do que possa ser?, agora meu carro está com problema ao dar partida ele demora a pegar e acredito que possa ser problema eletrico com o alternador que está dando perda de massa

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danrmp
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por danrmp » 03 Jul 2019, 13:38

Você mediu as tensões no conector do sensor de fase, tanto com circuito aberto quanto com ele conectado?

O módulo envia tensão de referência para os sensores? Há tensão nos conectores dos atuadores?

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chirola
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por chirola » 03 Jul 2019, 13:48

pode ser que ele esteja com a correia fora de ponto, cuantos kilometros tem a correia?
filtro de ar sujo, da uma checada
catalisador entupido, olha se na descarga os gases tem fluxo normal ou esta um pouco obstruido, com o carro ligado olha na descarga se ao acelerar a saida de gases e normal, cuidado a descaga esquenta muito e tenta nao respirar muito perto dela os gases podem causar irritaçao nas vias respiraturias e so dar uma checada para descartar que seja a causa.
e o ultimo que checaria pelomenos por encuanto e a ventilaçao do tanke e o canister para ver se nao esta obstruido.

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por wallacer95 » 03 Jul 2019, 14:24

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Você mediu as tensões no conector do sensor de fase, tanto com circuito aberto quanto com ele conectado?

O módulo envia tensão de referência para os sensores? Há tensão nos conectores dos atuadores?

Vou ver com o eletricista na sexta feira que é o dia que vou pegar o carro de novo, deixei lá pra ele resolver o problema do alternador o carro ta ruim pra pegar e ele com tudo desligado nao passa de 13.5 no gnv, se eu mudar pra gasolina fica em 13.3, pra testar a tensão eu uso qual escala no múltimetro ? eu to achando que pode ser o módulo com algum problema, tomara que não seja isso, depois vou tentar resetar o módulo tirando a bateria e ligando os cabos

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por wallacer95 » 03 Jul 2019, 14:26

chirola escreveu:Fuente del Mensaje pode ser que ele esteja com a correia fora de ponto, cuantos kilometros tem a correia?
filtro de ar sujo, da uma checada
catalisador entupido, olha se na descarga os gases tem fluxo normal ou esta um pouco obstruido, com o carro ligado olha na descarga se ao acelerar a saida de gases e normal, cuidado a descaga esquenta muito e tenta nao respirar muito perto dela os gases podem causar irritaçao nas vias respiraturias e so dar uma checada para descartar que seja a causa.
e o ultimo que checaria pelomenos por encuanto e a ventilaçao do tanke e o canister para ver se nao esta obstruido.

Correia nao está fora de ponto senão o carro seria igual no gnv e ele no gnv funciona bem a marcha lenta nem oscila muito como na gasolina, o filtro de ar eu vou trocar esta um pouco desgastado mas ainda da pra usar e o meu escape eu refiz todo ele está novo o catalisador coloquei outro pois o que estava nem tinha o miolo

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por danrmp » 03 Jul 2019, 14:38

wallacer95 escreveu:Fuente del Mensaje pra testar a tensão eu uso qual escala no múltimetro ?


Nos sensores, a maioria é 5V e os atuadores, 12V. Então vc usaria a escala de até 20 VDC.

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por Almeidão » 04 Jul 2019, 08:50

Nestas horas não se pode descartar nada, eu ia conferir tudo que envolve o bom funcionamento do motor e como sou chato acredito no meu serviço, duro é depender dos outros. Primeiro de tudo deve ser verificado a parte mecânica e limpeza, depois os sensores. Mecânica como assentamento da borboleta, regulador de pressão, válvula que libera os gases da tampa para a TBI caso tenha no carro, ponto etc lembrando que a mangueira do vácuo do regulador tem que ser perfeita como todas as outras que estão no carro e não é difícil testar esta peça. A regulagem da borboleta bem como a limpeza total da ponta da TBI é essencial antes de começar as medições para achar problema e poder diagnosticar com mais segurança. Para limpar TBI para mim só tirando ela fora e com muita querosene ou gasolina ou até mesmo óleo de freio para este serviço.

Muitas vezes passamos por cima do erro e não o encontramos, refaça outra vez e mais outra para ter 100% de certeza que esta bem feito.
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por chirola » 04 Jul 2019, 12:51

o alternador nao esta tao errado ela trabalha entre 13,4 e 14,4v poderia ser so um contato sujo cuando ele esta ruim ela nao carrega ou e inestavel ocilando muito a voltagem e pasando dos 15v .nao deveria interferir.
se o gnv nao for de 5ta geraçao nao serve muito de referença nos de 3ra geraçao ele trabalha pelo vacuo dentro do coletor e mesmo estando fora de ponto funcionaria,a menos que o fora de ponto seja muito,
se vc anda muito no gnv pode estar com os bicos um pouco sujos a gasolina tem alchool e ele deja residuos,
uma duvida a gasolina no tanque vc coloco nova ou tem um tempo que ano abastece?
se vc liga no gnv e pasa para a gasolina o carro sgura a lenta ou ele morre??

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