Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sem você manjar de elétrica vai ser muito difícil, isto porque será uma sorte achar um que entenda de Vectra, os eletricista são clínicos gerais, sabem um pouco de cada um para não te deixar a pé, mas deixar ele impecável será complicado. O que posso dizer é o que realmente aconteceu para ele ficar assim e você começar a entender para que não acontece outra vez. O Vectra tem duas velocidades nas ventoinhas, uma que funciona as vezes quando o carro está sem o ar ligado e esta mesma velocidade funciona constante ao ligar o ar condicionado, denominado por nós como primeiro estágio. A segunda velocidade é muito forte, parece um tufão e este segundo estágio só entra quando o ar está ligado nas condições de baixar a pressão do gás pelo pressostato e sempre que alcança no marcador de temperatura algo próximo de 92 a 95 graus, só tem um porem ela não pode passar de um minuto ligada justamente para não acontecer isto que aconteceu no alojamento do seu carro. E quando acontece isto? alguma coisa estraga no carro, o segundo estágio fica ligado direto e o proprietário acha que é normal elas funcionarem assim ou ainda um radiador estragado onde a água não circula e ela arma e fica direto. Só lembrando, vai estragar e ferrar o motor também e tudo isto para economizar alguns centavos.
Alem disto, os fios enrolados ali ou em qualquer lugar são propícios a ter problemas futuros, eu aconselho soldar todas as emendas.
Sobre o alojamento dos relês você encontra na internet, sem sempre são das cores que precisamos, mas não vejo problema nisto afinal meus relês são todos pretos, você acha os verdes também, mas como estes relês sofrem muitos, eu compraria algo assim, aliás deu até vontade de comprar kakakakakakakak
Lembrando que o relê verde usa 4 fios, se você comprar um alojamento para 5, basta eliminar um. Para comprar um verde real como eu vi no ML, eu pediria uma foto sem o relê no local.
Eu não acho difícil te ajudar de longe, mas eu preciso de fotos dos fios do relê preto antes de desmontar ele.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... bd78040884
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Armar ao 90 não quer dizer que seja o segundo estagio. Ela pode armar o primeiro estágio em 90 e o segundo em 93. Veja bem o primeiro estágio você ali perto do motor mau ouve elas funcionando, porém o segundo se ouve forte. Ali queimou o relê do segundo estágio, o primeiro é o outro verde. Pra saber qual esta armando, assim que armar, tire o relê verde que ainda está bom, se parar é o primeiro estagio que está funcionando. Bem, vejo ali que o preto ficou sendo o segundo estágio.
Detalhe, sempre tem que funcionar as duas juntas, seja no segundo ou primeiro.
Nicoloco escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje Armar ao 90 não quer dizer que seja o segundo estagio. Ela pode armar o primeiro estágio em 90 e o segundo em 93. Veja bem o primeiro estágio você ali perto do motor mau ouve elas funcionando, porém o segundo se ouve forte. Ali queimou o relê do segundo estágio, o primeiro é o outro verde. Pra saber qual esta armando, assim que armar, tire o relê verde que ainda está bom, se parar é o primeiro estagio que está funcionando. Bem, vejo ali que o preto ficou sendo o segundo estágio.
Detalhe, sempre tem que funcionar as duas juntas, seja no segundo ou primeiro.
Almeidão, então só tá funcionando o segundo estágio porque eu escuto toda vez que ela aciona. As vezes quando desligo o carro ao chegar em casa ela liga e fica as vezes quase 30 segundos ligada. Pelo que vi em outros posts no clube, ela tem que ficar acionada por no máximo 10 segundos sob o risco de queimar. Pelo menos numa coisa você me tranquilizou: as duas ligam simultaneamente. Amanhã vou em uma sucata onde tem 3 vectras e vou ver se tem essa caixa de relês e o suporte dela junto da bateria. Mais uma vez, obrigado por esclarecer as dúvidas.
chirola escreveu:Fuente del Mensaje olha seria mais o menos asim vc nao presisa ser tecnico para entender nem para facer
porque como fale o unico fio cortado foi o vermelho de alimentacao .
eu acho que pode ter sido por dois motivos
1 problema no sensor de temperatura o faria com que a ventoinha ficase ligada direto
2 problema no rele mesmo
acredito que seja problema no rele e para nao gastar 100 reais foi adaptado um rele de 25 pila
bom cualquer duvida pergunta para o almeidao srrsrsrsrsrrssrsrsrrsrsrsr
bricadeira cualque coisa e so falar
Almeidão escreveu:Fuente del Mensajechirola escreveu:Fuente del Mensaje olha seria mais o menos asim vc nao presisa ser tecnico para entender nem para facer
porque como fale o unico fio cortado foi o vermelho de alimentacao .
eu acho que pode ter sido por dois motivos
1 problema no sensor de temperatura o faria com que a ventoinha ficase ligada direto
2 problema no rele mesmo
acredito que seja problema no rele e para nao gastar 100 reais foi adaptado um rele de 25 pila
bom cualquer duvida pergunta para o almeidao srrsrsrsrsrrssrsrsrrsrsrsr
bricadeira cualque coisa e so falar
Que nada, este relê custa 10 reais, eu uso DNI 0101 que é melhor que o original.
Sobre o empo que ele comenta que fica ligado depois que desliga o carro, isto não tem um tempo correto, depende muito do momento que ela foi desligada, seu eu chegar na garagem e ela está ligada, até eu estacionar ela desliga, ao desligar o carro ela nem ligará. Ao contrário se eu tiver estacionando e ela ligar, ao desligar o carro ela ficará mais tempo ligada. Explicando melhor, ela não funciona por tempo, e sim pela temperatura que está a água ali no sensor.
chirola escreveu:Fuente del Mensaje verdade o tempo das ventoinhas varia ao desligar o carro , tambem pode influir se estaba com o ar ligado elas so vao desligar cuando baijar a precao do gas no circuito e no caso quem da a sinal de ligar e desligar seria o presostato no caso do ar.
da uma olhada no preco tem gente que sonha que vale muito mais tem outros que vende como para tirar um troco .
exemplo cuando compre os frisos da janelinha traseira tinha gente que pedia absurdos ou queria vender a janelinha triangular completa e ache um que vendeu os dois frisos e na hora de pagar falo "da um trocado para os empregados tomar um cafe" pesquisa caso nao gostar do preco.
eu trabalhe em ferro velho e a caixa com porta rele pedaco do chicote e soporte geralmente ia para o lixo e se aparecia alguem procurando algo do tipo se cobraba uns 100/150 pila dependendo do carro com rele fusiveis tudo nao sei se eu pagaria mais de 100 na do vectra.
mais cuando tiver um tempo da uma olhada para ver se a info que pase na foto confere.
se estever certo nao lembro dereito mais acho que nao e presiso cortar os fios no porta rele para trocar acho que ele desmontaba e daba para tirar os terminais o que seria otimo asim ficaria so um fio enmendado
chirola escreveu:Fuente del Mensaje se nao achar alguem para facer pode consultar trancuilamente .
se for presiso tirar foto de cada fio e a gente indica o paso a paso fio por fio , tempo tem de sobra eu to de cuarentena obrigatoria ate o dia 13 (pelomenos na argentina e asim a cuarentena foi decretada pela presidencia)
Nicoloco escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, desculpa o sumiço. Tava resolvendo uns problemas do plano de saúde da minha esposa. Troquei o relê da 1ª velocidade da ventoinha e tô quase ficando louco: assim que ligo o carro ela arma e pra desligar ela (desligando o carro ela continua funcionando) tenho que desligar o positivo da bateria. Como tem chovido bastante por aqui e na garagem não tem tanto espaço, tô esperando fazer um solzinho para desmontar e refazer todas as ligações. Mandei um zap pro cara da sucata e o folgado ainda não respondeu. vou procurar em outra sucata pq esse pelo visto não tá a fim de ganhar dinheiro.
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