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Vectra BSistema de Ventilação Motor - 16v

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diego_
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por diego_ » 12 Ago 2020, 19:26

Saudações a todos.

Estou no processo de restaruação completa do meu vectra e agora estou no problema do sistema de ventilação do motor.
todo GM 16v desta epoca possui duas saidas na tampa de valvulas, sendo uma maior que vai antes da borboleta, e uma menor que vai após a ela.

Diferente do sistema do 8v, aqui não existe uma valvula física que controla a pressão em nenhuma das mangueiras tudo funciona pela própria pressão do motor.

Então para o sistema de ventilação do motor nós temos as seguintes partes:

Itens Grupo 3: Coletor de admissão do motor 16 válvulas
90467511 - MANGUEIRA de pré-aquecimento do ventilador (15)
90322594 - CONECTOR de ventilação do motor (9)
90322595 - CONECTOR de duas vias do coletor (10)
90467445 - MANGUEIRA de pré-aquecimento da válvula (14)

Imagem

Itens Grupo 1: Ventilação do motor
90412281 - MANGUEIRA de ventilação (10)
93244957 - MANGUEIRA de ventilação (7)

Imagem

As mangueiras do grupo 1 são facilmente identificaveis os locais de montagem. Minha dúvida é.
as mangueiras do coletor vão ligadas no que? no tubo de distribuição que passa por baixo do coletor de admissão? Os tubos entre o 8 e 16v são itens diferentes (o PN para 16V possui uma saida/entrada de agua próximo da curva do tudo, quase ao chegar no tubo de entrada do radiador) a pergunta é:

deonde vem a conexão de água para a primeira mangueira?


EDIT: ajuste das imagens que estavam com marcação HTML e o post não estava configurado para tal
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por diego_ » 12 Ago 2020, 20:33

Fui no carro dar uma olhada melhor sobre como isso funcionaria, e o sistema não chega a tocar no tubo de distribuição.
Pelo que notei, uma das mangueiras (15) vai na valvula de aquecimento do coletor (sem PN no momento) e a outra mangueira (14) vem do termostato que fica na parte traseira do motor.
Alguem consegue confirmar se é isso mesmo?
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por danrmp » 12 Ago 2020, 21:24

Olá, no 2004 o sistema é assim:
- A mangueira que sai do tubo distribuidor para a válvula de ar quente tem uma derivação;
- Esta derivação alimenta a borboleta de aceleração para mantê-la aquecida;
- da borboleta vai para o conector de duas vias (10)
- deste conector volta para o cabeçote, na entrada próxima do alternador;

Achei um croqui que fiz quando da desmontagem do meu. Creio que seja semelhante, com exceção da válvula de ar quente.
Alguns tubos distribuidores possuem um bico fino próximo da curva. O meu não tem. Pode ser que a mangueira 18 venha dali.

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por Almeidão » 13 Ago 2020, 07:33

Para entender melhor o sistema, o tubo atras o motor não é distribuição, é coletor. Todas mangueiras conectadas nele são água que entram, as que distribuem vem de traz da termostática que é a própria peça onde fica a termostática, tendo uns carro com uma saída que vai para a válvula de ar quente ou diretamente para o ar quente, e para muitos sobra um que em alguns carros usam para aquecer o motor. Não confundam ou pensem que sai do tubo para qualquer outro lugar, muito pelo contrário com o carro ligado o tubo suga.
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por chirola » 13 Ago 2020, 12:51

oi meu amigo realmente e meio confuso e muita mangueira em um motor so rsrrsrsrsrsrsrsrs
mais depois que vc ve como e ligado faz ate sentido .e bem dificil de explicar escrebendo enta procurei um video asim fica mais facil para vc , uma imagem diz mais do que mil palabras.
o numero 9 da primeira imagem e a valvula antichama ou PCV naoe so uma ligaçao e esa valvula vai ligada no numero 7 da segunda imagem tem que estar em dia porque se nao funcionar sobe oleo para a borboleta e fica uma meleca .
se nao me engano e a memoria nao falha aquele bico fino do tubo era ligado no reservatorio de expançao teria que olhar .
mai deixo o video asim vc ve como ligar o 9 10 14 e 15 da imagem um e o 7 da imagem 2 que é o que esta resaltado nas imagens
https://www.youtube.com/watch?v=8wQcYmQKjeM

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por Almeidão » 13 Ago 2020, 16:01

Na teoria esta válvula nova quebra um galho igual a velha com aquecimento para não criar borra e que falha do mesmo jeito. Na verdade esta é uma parte do motor que os engenheiros nunca conseguiram ainda acertar. O problema é que na marcha lenta ela trava a válvula e passa os gases para outra mangueira, já com o carro andando ou seja ao se movimentar a borboleta a válvula destrava e começa a ir os gases nas duas mangueiras. O motivo de ter duas é para diminuir a sujeira, mas nunca será eliminada. No meu carro 8 Válvula não tem esta válvula, e tem as duas mangueiras e caga tudo ali dentro. Só para entender, esta válvula foi inventada para diminuir a sucção de óleo quando ele em marcha lenta e não alterar a mesma e nada mais, porque ao sair da lenta ela abre e começa a porcariada.
A explicação do cara sobre a água quente foi ótima, a ajuda do Chirola mais ótima ainda, mas deixo ai minha crítica ao sistema que até hoje não teve e nem sei se terá uma solução 100% viável evitando de sujar tudo e ninguém limpa no tempo certo e assim comprometendo mais a camada de ozônio pelo mau funcionamento do que nos tempos atrás onde esta mangueira era jogada pra fora do motor.

Valeu Chirola, eu até tinha esquecido desta peça que é aquecida para não entupir e que foi eliminada de alguns carros tipo o meu.
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por chirola » 13 Ago 2020, 16:18

sim almeidao a unica soluçao viavel que eu achei e a adaptaçao de um catch-tank , entao os gases pasariam pelocaneco aonde condensa e fica liquido denovo e depois vai para o motor j sem grandes cargas de oleo, como nos carros de arrancada .
realmente e um problema sem soluçao no golpower ou ate nos ap era pior ainda por algum motivo juntaba humedade e acababa melecando tudo com borra cor cafe com leite o que e pior ainda , no meu carro adaptei a valvula PCV do 8v ja que a peça original do 16v nao acha e se acha vale mais do que trocar dois pneus rsrsrsrrsrs,
so que para deijar com aspecto original deije a pasagem de agua pela peça original , tentei limpar so que nao teve xeito estaba pregada a valvula original e foi uma soluçao viave e a um preço rasoavel .
o vide que coloque foi porque mostra aonde vao ligadas as mangueiras

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por diego_ » 14 Ago 2020, 23:21

Obrigado pessoal.
Eu consegui uma PCV nova, então quero pegar esse fds para instalar ela.

Mas por onde vem as mangueiras que alimentam a valvula de aquecimento do coletor? lá temos 2 entradas, sendo que 1 estaria ligada ao tudo de distribuição, mas e a outra? Lembrando que o sistema de ar-quente dos vectras 97-2002 é diferente dos demais, então não tem nenhuma ligação extra ali.
Minha teoria é:
mangueira 14 ligada entre a saida do cabeçote/termostato e a valvula PCV.
a 15 entre a PCV e a valvula de aquecimento,
Mangueira entre a valvula de aquecimento e o tubo distribuidor, que não está nesta lista

Isso faz sentido para mim e vcs?
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por diego_ » 14 Ago 2020, 23:39

Complementando o sistema apresentado no diagrama do danrmp faz mais sentido pra mim do que o apresentado no video.
Acredito que o Astra do video deva ter um sistema de aquecimento diferente ou alguma coisa foi isolada, pois a conta de conectores simplesmente não bate.
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por danrmp » 15 Ago 2020, 09:30

diego_ escreveu:Fuente del Mensaje Minha teoria é:
mangueira 14 ligada entre a saida do cabeçote/termostato e a valvula PCV.
a 15 entre a PCV e a valvula de aquecimento,
Mangueira entre a valvula de aquecimento e o tubo distribuidor, que não está nesta lista

Isso faz sentido para mim e vcs?


Creio que sim. Se observar o Tubo de água da foto, ele tem um bico fino extra (que não tem no meu 2004).
Imagem
Então creio que deste bico vá para a boboleta de aceleração e de lá, é a mesma coisa que no desenho que postei.

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por chirola » 15 Ago 2020, 15:26

oi procure informaçao da ligaçao das mangueiras do cano de retorno de agua.
e pelo que parese encontrei a diferença entre os canos de 3 e 4 saidas .
a culpavel da confuçao e esta mangueira .(mangueira de retorno do ar quente)

Imagem
que no caso do cano de 3 entradas a mangueira fina e ligada como retorno do preaquecimento da tbi.

e por algum motivo que so deus sabe tem modelos que equipam o cano de 4 entradas e utilizam estas mangueiras .

Imagem
que no caso nao tem a ramificaçao que vai ate a tbi, entao o retorno da tbi vai ligado no cuarto bico que seria o bico fino .


entao o desenho esta certo so muda cuando tem os cuatro bicos a mangueira de retorno que marque no desenho do amigo danrpm vai no bico fino do cano de retorno.

Imagem

ficaria asim do termostato ate a PCV, da PCV vai para a TBI (preaquecimento) e depois vai da TBI no bico fino do cano de retorno (no caso do cano de 4 entradas)
no cano de 3 entradas fica como no desenho mesmo

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por Almeidão » 15 Ago 2020, 16:54

Eu troquei minha tubulação, era inteira e fiz assim: Isto pode te ajudar, comprei um tubo de 4 entradas, comprei duas mangueiras desta acima, a maior é conectada na frente to alternador ali é a termostática por trás. A meno que é retorno não chegou no tubo, talvez pelo meu ser 8V, mandei fazer um tubo de alumínio e emendei ela, nada de briga com concessionária, era original e ficou ótimo. Na saída onde coloquei a maior, meu carro tem duas saídas, uma é retorno e vai para o tubo, uma mangueirinha meia torta, eu poderia ter usado dois tampões, mas achei a mangueira e coloquei. Os tampões seriam melhor, menos complicado, outa coisa que você ainda precisa comprar é a mangueira em S, fica na ponta do tubo, o meu usei então um tampão original, mas é comum encontrar nas auto peças.
Acho que você tem quase tudo nas mãos agora, e sobre esta entrada fina é isto mesmo, da termostática vai para TBI, aquecedor do sistema de suspiro e da TBI retorna para o tubo parte mais fina. Lembre se de lixar o tubo caso tenha rebarba na emenda dele nas duas pontas para dar uma melhor vedação e eu sempre uso abraçadeiras elásticas e muito cuidado se montar tudo com ele desmontado, deixando fácil para mexer nos parafusos ou elásticas mesmo depois dele montado.

Tampão tem uns diferente, mas este abaixo é o melhor.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 67af198d45

Meu carro 8V usa esta mangueira de retorno, mas o meu tem duas saídas na frente do alternador, veja o seu ai. Bem, dois tampões resolve também e a mangueira é algo parecido a isto, não tenho certeza.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... b7ba8eeb65

A mangueira em S Acho ser esta:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... dd3d8cd5b9
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