por diego_ »
12 Ago 2020, 19:26
Saudações a todos.
Estou no processo de restaruação completa do meu vectra e agora estou no problema do sistema de ventilação do motor.
todo GM 16v desta epoca possui duas saidas na tampa de valvulas, sendo uma maior que vai antes da borboleta, e uma menor que vai após a ela.
Diferente do sistema do 8v, aqui não existe uma valvula física que controla a pressão em nenhuma das mangueiras tudo funciona pela própria pressão do motor.
Então para o sistema de ventilação do motor nós temos as seguintes partes:
Itens Grupo 3: Coletor de admissão do motor 16 válvulas
90467511 - MANGUEIRA de pré-aquecimento do ventilador (15)
90322594 - CONECTOR de ventilação do motor (9)
90322595 - CONECTOR de duas vias do coletor (10)
90467445 - MANGUEIRA de pré-aquecimento da válvula (14)
Itens Grupo 1: Ventilação do motor
90412281 - MANGUEIRA de ventilação (10)
93244957 - MANGUEIRA de ventilação (7)
As mangueiras do grupo 1 são facilmente identificaveis os locais de montagem. Minha dúvida é.
as mangueiras do coletor vão ligadas no que? no tubo de distribuição que passa por baixo do coletor de admissão? Os tubos entre o 8 e 16v são itens diferentes (o PN para 16V possui uma saida/entrada de agua próximo da curva do tudo, quase ao chegar no tubo de entrada do radiador) a pergunta é:
deonde vem a conexão de água para a primeira mangueira?
EDIT: ajuste das imagens que estavam com marcação HTML e o post não estava configurado para tal
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv