O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BDúvida sobre a junção/junta elástica da coluna de direção - Vectra B

10 mensagens   •   Página 1 de 1
ase-le
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Jul 2014, 05:54
Nome Completo: Alexandre Soares Esperidião
Cidade: Serrana
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Dúvida sobre a junção/junta elástica da coluna de direção - Vectra B

por ase-le » 20 Mai 2021, 19:52

Olá colegas do fórum!

Tenho um Vectra B, ano 98, 2.2, 8 válvulas, câmbio manual, que estou reformando há quase 3 anos! Desmontei o carro inteiro, tudo que era desmontável eu desmontei, tudo por estar cansado de mecânicos fazerem m* no carro! Mas, enfim, o problema desta vez (pois tive muitos que tive de resolver), é que ao montar a coluna de direção, fiquei em dúvida se a junção/junta elástica tenha ficado montada da maneira correta!
Vou explicar melhor: a coluna de direção do meu carro é fixa, ou seja, o volante não tem regulagem; quando desmontei (e já faz muito tempo), não lembro se estava assim antes! O que acontece é que ela tem uma parte que desliza por dentro de outra, e acho que a parte de dentro ficou muito pra fora, a ponto da latinha que tem em volta do eixo, ficar toda pra fora!

Imagem

A única coisa que foi substituída depois que desmontei tudo, foi a caixa de direção! Coloquei uma caixa nova, da marca DHB, idêntica à original do carro (acredito que seja a marca que fabrica para a GM). Procurei imagens e vídeos na internet pra ver se é assim mesmo, mas achei apenas alguns vídeos em que aparece muito rápido a imagem de má qualidade. Pausei o vídeo, mas pelo pouco que dá pra ver, parece que não fica como no meu carro, tão pra fora! Pesquisei no CEP-Chev e ví que tem vários códigos pra essa peça, mas acredito que a que está no meu carro seja a original dele mesmo.

A que está no meu carro é igual a esta, mas esta da foto está completamente recolhida.

Imagem

Se alguém tiver a peça igual a minha e puder tirar uma foto de como ela fica montada no carro, eu agradeceria muito!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3403
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre a junção/junta elástica da coluna de direção - Vectra B

por chirola » 21 Mai 2021, 00:06

ase-le escreveu:Fuente del Mensaje Se alguém tiver a peça igual a minha e puder tirar uma foto de como ela fica montada no carro, eu agradeceria muito!


oi bro , entao a peca por aqui conhese como junta cardanica da barra de diracao .
ela nao fica totalmente fechada , na verdade ela deveria ter tanto na peca de fora como na de dentro (as que desliza uma dentro da outra) um furo que coincide nas duas ou um talho que coloca uma trava ou algo asim , as travas sao na geral de plastico para que en um acidente ela quebre e a barra tenha como recuar .
e meio ruim de explicar , mais achei um video que explica de forma facil de entender , e de um corsa mais da para ver .
https://www.youtube.com/watch?v=x2uxxhfC49Y
olha o espaco que fica entre as pecas do video , no vectr5a deveria ser similar independente do modelo de peca a distancia e padrao da gm.
antes de montar olha se tem folga entre as pecas coloca uma dentro da outra e gira uma para cada lado para ver se tem folga no encaixe delas .
espero ter ajudado se nao fico muito claro coloca mais alguma foto de outro angulo ou das pecas separadas para ver se conseguimos resolver .

encuanto a mexanico , concordo arruma um estragaoutro , falando popularmente se nao c@ ga na entrada consegue c@ gar na saida e iso vc paga para facer o servicio e acaba trabalhando em casa para arrumar tudo o que ele desmontou e deijo froujo ou estrago , iso cuando realmente resolve o problema depois de ter trocado muita peca desnesesaria
akkakakkakakka
falo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8378
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre a junção/junta elástica da coluna de direção - Vectra B

por Almeidão » 21 Mai 2021, 12:41

ase-le escreveu:Fuente del Mensaje Olá colegas do fórum!

Tenho um Vectra B, ano 98, 2.2, 8 válvulas, câmbio manual, que estou reformando há quase 3 anos! Desmontei o carro inteiro, tudo que era desmontável eu desmontei, tudo por estar cansado de mecânicos fazerem m* no carro! Mas, enfim, o problema desta vez (pois tive muitos que tive de resolver), é que ao montar a coluna de direção, fiquei em dúvida se a junção/junta elástica tenha ficado montada da maneira correta!
Vou explicar melhor: a coluna de direção do meu carro é fixa, ou seja, o volante não tem regulagem; quando desmontei (e já faz muito tempo), não lembro se estava assim antes! O que acontece é que ela tem uma parte que desliza por dentro de outra, e acho que a parte de dentro ficou muito pra fora, a ponto da latinha que tem em volta do eixo, ficar toda pra fora!

Imagem

A única coisa que foi substituída depois que desmontei tudo, foi a caixa de direção! Coloquei uma caixa nova, da marca DHB, idêntica à original do carro (acredito que seja a marca que fabrica para a GM). Procurei imagens e vídeos na internet pra ver se é assim mesmo, mas achei apenas alguns vídeos em que aparece muito rápido a imagem de má qualidade. Pausei o vídeo, mas pelo pouco que dá pra ver, parece que não fica como no meu carro, tão pra fora! Pesquisei no CEP-Chev e ví que tem vários códigos pra essa peça, mas acredito que a que está no meu carro seja a original dele mesmo.

A que está no meu carro é igual a esta, mas esta da foto está completamente recolhida.

Imagem

Se alguém tiver a peça igual a minha e puder tirar uma foto de como ela fica montada no carro, eu agradeceria muito!


O meu é exatamente como este da foto e lembro que ele tem uma certa tolerância entrando milímetros e saindo milímetros ao girar o volante e isto é normal em qualquer peça de junção com cruzetas, cardam ou semieixo.
Imagem

ase-le
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Jul 2014, 05:54
Nome Completo: Alexandre Soares Esperidião
Cidade: Serrana
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Dúvida sobre a junção/junta elástica da coluna de direção - Vectra B

por ase-le » 21 Mai 2021, 14:52

Olá, boa tarde!

Desde já, agradeço a ajuda dos colegas! Coloquei aqui outras imagens pra tentar ilustrar melhor minha dúvida e o porquê dela.

Essa primeira é uma imagem melhor da peça que está no meu carro (dá para se ver o código da peça na caixa). A parte circulada em amarelo é onde aparece na primeira imagem do meu primeiro post.

Imagem

Essa outra é uma comparação de uma imagem que peguei na net, de um Vectra também, com a peça igual a minha, e outra foto que tirei da peça no meu carro. Tentei tirar a foto do meu carro de um ângulo parecido com a da imagem que peguei na net. Notem que na imagem da esquerda, a peça não está tão estendida como a do meu carro, por isso gostaria de saber se no carro de vocês a peça está como no meu.

Imagem

ase-le
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Jul 2014, 05:54
Nome Completo: Alexandre Soares Esperidião
Cidade: Serrana
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Dúvida sobre a junção/junta elástica da coluna de direção - Vectra B

por ase-le » 22 Mai 2021, 17:49

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O meu é exatamente como este da foto e lembro que ele tem uma certa tolerância entrando milímetros e saindo milímetros ao girar o volante e isto é normal em qualquer peça de junção com cruzetas, cardam ou semieixo.


Almeidão, teria como você tirar uma foto do seu e postar, pra eu ver como fica no seu carro?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8378
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre a junção/junta elástica da coluna de direção - Vectra B

por Almeidão » 22 Mai 2021, 18:06

Ter tem, mas eu nçao posto aqui não. manda o WhatsApp pelo privado que tiro a foto amanhã e lhe mando
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8378
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre a junção/junta elástica da coluna de direção - Vectra B

por Almeidão » 23 Mai 2021, 13:36

enviei as fotos, mas parece que pela posição da primeira foto que voce postou ela está ao contrário, ou não estou entendendo a foto sua. Ou seja vejo a peça montada ao contrário.
Imagem

ase-le
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Jul 2014, 05:54
Nome Completo: Alexandre Soares Esperidião
Cidade: Serrana
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Dúvida sobre a junção/junta elástica da coluna de direção - Vectra B

por ase-le » 24 Mai 2021, 01:34

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje enviei as fotos, mas parece que pela posição da primeira foto que voce postou ela está ao contrário, ou não estou entendendo a foto sua. Ou seja vejo a peça montada ao contrário.


Bom dia Almeidão! Mais uma vez, obrigado pelas fotos! Tirei a peça do meu carro e conferi. É como te falei por WhattsApp, os encaixes nas pontas da junta tem tamanhos diferentes, impedindo que se monte da forma errada (ao contrário)! Veja nas fotos que tirei. Medi com o paquímetro os encaixes; uma ponta tem aproximadamente 19mm na parte mais larga e a outra tem aproximadamente 17mm na parte mais larga. Mais abaixo tem uma imagem com a sua peça ao lado da minha, com angulos parecidos; note que a sua tem 2 partes e a minha tem 3. Infelizmente as juntas de nossos carros são diferentes! Coloquei também uma imagem da minha peça, onde dá pra ver o código

Imagem
Imagem
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8378
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida sobre a junção/junta elástica da coluna de direção - Vectra B

por Almeidão » 24 Mai 2021, 09:38

É a minha é diferente da sua mesmo, mas é a original do carro, aliás genuína ainda. De qualquer maneira como já comentei todas as juntas como semieixo, cruzetas etc tem estas regulagens automáticas de sobe e desce ou entra e sai, e sábio quem inventou isto para evitar cortar pedaços se for maior ou aumentar se fosse menor.
Imagem

ase-le
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Jul 2014, 05:54
Nome Completo: Alexandre Soares Esperidião
Cidade: Serrana
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Dúvida sobre a junção/junta elástica da coluna de direção - Vectra B

por ase-le » 25 Mai 2021, 20:51

Galera, não tem mais ninguém que possa ter a peça igual a do meu carro e que possa postar uma imagem pra eu comparar e saber se a minha está correta?

10 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], sergio carrion e 255 visitantes

Bem-vindo: 23 Abr 2024, 08:20