O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BControle do Ar Digital apresentando tracinhos (por favor moderação não misture com o tópico de ar condicionado)

3 mensagens   •   Página 1 de 1
luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Controle do Ar Digital apresentando tracinhos (por favor moderação não misture com o tópico de ar condicionado)

por luizhbh » 21 Mai 2021, 10:40

[Peço encarecidamente aos moderadores que não misturem esse post com o tópico do ar condicionado, por se tratar de assunto apenas parecido, mas é sobre a parte eletrônica, e cuja discussão pode se perder no meio das dezenas de respostas relativas a outras questões de ar condicionado. Obrigado!]

Olá a todos, eu tenho uma dúvida que me persegue por anos, que é aquele defeito que muitos Vectras 97 a 2005 apresentam no controle digital do ar condicionado que são aqueles tracinhos na hora que desligamos o carro.

O meu tem isso, e sempre que passo o scanner, ele fala pra trocar o modulo pois está com defeito. Já cansei de fazer aquele reset pressionando os dois botões mas o problema volta.

Conhecendo alguns trambiques do carro, como aquela resistência de alta velocidade do ventilador, que dá pra trocar o componente pra ela voltar a funcionar, e o problema da solda fria do modulo do check control que faz um dos faróis apagar, eu queria saber se alguém com experiência em eletrônica e módulos de controle, esse pessoal que consegue reparar ECU e aqueles sensores de fluxo de ar da injeção, já se aventurou a mexer nessa central do ar.

Creio que de repente esse defeito pode ser algum daqueles microcomponentes da placa que pode ter estourado ou perdido a solda. Digo isso com base em uma experiência que tive com um Cruze, cujo modulo de estabilidade estava defeituoso e eventualmente imobilizava o veículo, que acabava precisando de reboque. Após alguns passeios em concessionárias onde o defeito nunca aparecia, ele parou a mão de um cara minucioso na concessionaria LIDER GM de Belo Horizonte que tirou o módulo e vistoriou com uma lupa, testando os componentes com multímetro até achar um capacitor SMD ou coisa parecida, estourado (ele me mostrou o defeito ao vivo), resolvendo o problema e conseguindo a troca do modulo pela GM.

Óbvio que a GM não vai mais trocar os módulos do Ar digital de Vectras, e muitos recomendam visita ao desmanche pra comprar um outro controle... mas penso que se for um componente desse tipo com defeito, alguém com habilidades em eletrônica consiga recuperar. O que acham?? Eu queria levantar essa ideia pra ver se de repente chega até alguem que tenha o CONHECIMENTO necessario e se interesse em tentar.
Até mesmo porque não se tem certeza se o modulo comprado no desmanche vai apresentar ou não o defeito também.

Obrigado.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3403
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Controle do Ar Digital apresentando tracinhos (por favor moderação não misture com o tópico de ar condicionado)

por chirola » 21 Mai 2021, 11:47

na minha opinhao tudo tem concerto o problema e achar alguem com bondade de trabalhar ou dedicar tempo a aprender coisas novas a maioria dos ditos profecionais estancam cuando acha que o que sabe é de mais .
tem como concertar e checar sim pensa que em computaçao é feito revaling em placas com componentes nano ou ate anos atrais que para chipar um carro tinha que desoldar a eprom do modulo e soldar outra porque nao acetabam reprogramaçao.
o que me faz pensar que realmente é falta de interese dos tecnicos mesmo .
pode ser um smd um capacitor cualquer peça que tenha defeito e com o uso esquenta um pouco satura e corta , basta achar alguem com espiritu aventurero.

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Controle do Ar Digital apresentando tracinhos (por favor moderação não misture com o tópico de ar condicionado)

por luizhbh » 22 Mai 2021, 12:24

chirola escreveu:Fuente del Mensaje na minha opinhao tudo tem concerto o problema e achar alguem com bondade de trabalhar ou dedicar tempo a aprender coisas novas a maioria dos ditos profecionais estancam cuando acha que o que sabe é de mais .
tem como concertar e checar sim pensa que em computaçao é feito revaling em placas com componentes nano ou ate anos atrais que para chipar um carro tinha que desoldar a eprom do modulo e soldar outra porque nao acetabam reprogramaçao.
o que me faz pensar que realmente é falta de interese dos tecnicos mesmo .
pode ser um smd um capacitor cualquer peça que tenha defeito e com o uso esquenta um pouco satura e corta , basta achar alguem com espiritu aventurero.

Pois então ! Eu duvido muito que esse problema da unidade de controle do ar seja em algum dos chips da placa. Acredito muito que seja em algum componente básico como diodos ou capacitores. Infelizmente eu não tenho a habilidade necessária nem pra fazer uma simples ressolda, quanto mais pra identificar circuitos abertos.... se tivesse, juro que teria feito um tutorial pra postar aqui e resolver esse problema que persegue os vectras desde longa data !
Vamos ver se aparece alguém mais capaz por aqui !
Imagem

3 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 215 visitantes

Bem-vindo: 23 Abr 2024, 06:38