O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BÓleo queimando antes dos 5000KM

15 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
ItssTZ
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 15 Dez 2018, 20:09
Nome Completo: Matheus Victor Martins Campos
Cidade: Timóteo
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 25

Óleo queimando antes dos 5000KM

por ItssTZ » 07 Jul 2021, 09:36

Tenho um VCD 2.0 16v 97 e faço suas trocas de óleo sempre em 5000KM ou antes quando necessário, uso óleo 20w50 visto que quando usava 15w40 batia bastante tucho após esquentar. Estou percebendo que o óleo está ficando com aparência ruim mesmo antes dos 5000KM, hoje por exemplo 3500KM após a troca ele já está totalmente escuro/preto e com cheiro de óleo queimado. Estou percebendo agora mas desde quando peguei o carro o óleo quando saia já saia desde jeito esquisito. Observações:
1ª Cabeçote está rebaixado, para ser mais especifico já está na ultima medida aceitável pelo fabricante.
2ª Carro não ferve, termostática e sensores estão funcionando corretamente (Termostática 82 graus, ventoinha arma por volta dos 95 graus e abaixa a temperatura para perto dos 80 graus).

Tem alguma forma de resolver ? Ou é normal ? Já pensei em adaptar um radiador de óleo, mas tenho receio de esfriar demais o óleo.

Ps: Trabalho na parte de manutenção mecânica em uma empresa da minha região e quando vou trocar aquele óleo ou conferir a vareta chega me dá uma agonia aquela cor de óleo.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo queimando antes dos 5000KM

por chirola » 07 Jul 2021, 11:44

ItssTZ escreveu:Fuente del Mensaje Tem alguma forma de resolver ? Ou é normal ? Já pensei em adaptar um radiador de óleo, mas tenho receio de esfriar demais o óleo.


oi para o oleo ficar asim pode ter duas causas que sao as mais comum , o oleo nao e que queima ele fica contaminado para queimar o oleo teria que superar os 125\150 graus de temperatura .
geralmente a contaminaçao se da cuando parte da mistura queimada ou mal queimada pasa pelos aneis para o bloco , e as causas podem ser aneis cansados ou camisas ovalizadas , taxa de compreçao elevada de mais , ou junta .
se pasa compreçao para o bloco vc ve pelo respiro do bloco ou a bareta de oleo que o motor asopra por eles , tbi melada de oleo tambem é sintoma de excesso de preçao no bloco,
e tem mais uma se o bloco esta sujo por dentro cuando vc coloca oleo o oleo novo rapidamente fica com cor escurinha ,

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Óleo queimando antes dos 5000KM

por Ju_Bueno » 07 Jul 2021, 13:09

Uma pergunta: em quanto tempo aproximadamente você alcança esses 5 mil km?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo queimando antes dos 5000KM

por Almeidão » 07 Jul 2021, 13:29

Eu diria que pela cor e o cheiro é impossível detectar que o óleo esteja ruim ou queimado, aqui o meu também sai escuro e não tem um ótimo cheiro. Você pode detectar se o óleo está preto olhando na vareta ou metendo o dedo nele, agora olhando ele em si com certeza ficará escuro depois de usado, mas no dedo ele terá a cor de óleo mesmo. Olha este video abaixo que eu fiz, este óleo está totalmente preto, mas ao olhar a minha luva onde ele molhou verás que tem a cor do óleo.
Outra coisa que alguns mecânicos fazem, passa o dedo no óleo e diz que está bom que tem viscosidade, isto é tudo baleba, é igual eu comprando melão, eu bato neles porque todos batem mas o motivo eu nunca sei.

viewtopic.php?t=5028
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo queimando antes dos 5000KM

por chirola » 07 Jul 2021, 13:49

sim verdade iso da cor do oleo , eu sinto o cheiro do oleo para ver se tem cheiro de gasolina , como aqui no inverno o carro roda trajetos com o motor frio e o oleo fica contaminado e da para sentir cheiro de gasolina mal queimada no oleo o mesmo acontece cuando esta frouxo de aneis ou com as camisas ovalizadas, fora iso o oleo tem cheiro de oleo mesmo .
detalhe na melancia tambem se bate rsrsrsrsrsrsrsrsr

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo queimando antes dos 5000KM

por Almeidão » 07 Jul 2021, 14:08

chirola escreveu:Fuente del Mensaje sim verdade iso da cor do oleo , eu sinto o cheiro do oleo para ver se tem cheiro de gasolina , como aqui no inverno o carro roda trajetos com o motor frio e o oleo fica contaminado e da para sentir cheiro de gasolina mal queimada no oleo o mesmo acontece cuando esta frouxo de aneis ou com as camisas ovalizadas, fora iso o oleo tem cheiro de oleo mesmo .
detalhe na melancia tambem se bate rsrsrsrsrsrsrsrsr


Humm Chirola, acho que está explicado aquele problema que voce comentou sobre o consumo, é o inverno ai que tarda aquecer a Sonda Lambda e ela entra bem mais tarde para funcionar. Mesmo sendo aquela com resistência, se é que ela seja, tarda ainda para entrar em temperatura de trabalho e ai até sair do azul é gasolina com força no motor.
Imagem

Avatar do usuário
ItssTZ
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 15 Dez 2018, 20:09
Nome Completo: Matheus Victor Martins Campos
Cidade: Timóteo
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 25

Óleo queimando antes dos 5000KM

por ItssTZ » 07 Jul 2021, 14:22

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Uma pergunta: em quanto tempo aproximadamente você alcança esses 5 mil km?


Cerca de 3 meses (ando bem nele viu, diariamente)

Avatar do usuário
ItssTZ
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 15 Dez 2018, 20:09
Nome Completo: Matheus Victor Martins Campos
Cidade: Timóteo
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 25

Óleo queimando antes dos 5000KM

por ItssTZ » 07 Jul 2021, 14:22

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu diria que pela cor e o cheiro é impossível detectar que o óleo esteja ruim ou queimado, aqui o meu também sai escuro e não tem um ótimo cheiro. Você pode detectar se o óleo está preto olhando na vareta ou metendo o dedo nele, agora olhando ele em si com certeza ficará escuro depois de usado, mas no dedo ele terá a cor de óleo mesmo. Olha este video abaixo que eu fiz, este óleo está totalmente preto, mas ao olhar a minha luva onde ele molhou verás que tem a cor do óleo.
Outra coisa que alguns mecânicos fazem, passa o dedo no óleo e diz que está bom que tem viscosidade, isto é tudo baleba, é igual eu comprando melão, eu bato neles porque todos batem mas o motivo eu nunca sei.

viewtopic.php?t=5028


Irei passar no dedo ali e verificar melhor sobre a questão da cor igual você disse.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo queimando antes dos 5000KM

por Almeidão » 07 Jul 2021, 14:39

Este do meu carro e do vídeo eu troco rigorosamente com 5 mil km, nunca coloco mais que 4,2 litros e detesto papel colado no meu carro, e assim ele é trocado com múltiplos de 5.000.
O Chirola disse algo muito importante, carro que anda com distancia muito curta digamos 5 KM e chega no destino mal dá para aquecer, é muito grande a chance de contaminar o óleo com a gasolina, principalmente os que usam sonda lambda com 1 fio que demora muito mais para entrar na faixa de trabalho. Eu ando todos os dias 15 Km até o trabalho depois uns mais para almoçar e voltar para casa e ele fica assim.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo queimando antes dos 5000KM

por chirola » 07 Jul 2021, 15:44

realmente a temperatura aqui nao ajuda muito no inverno , mudei de combustivel para gasolina podium e melhoro o andar do carro tambem notei ele mais solto tem gasolina para rodar uns 200km vamos ver o consumo em uma semana mais oumenos .
a sonda troque e a do meu carro tem aquecedor mais e tudo o conjunto o coletor demoraa easquntar , as velas tambem tem temperatura de trabalho ,os aneis demoram a dilatar , etc a agua no motor nao e so para efriar tambem tem a funçao de esquentar e manter a temperatura o oleo do meu carro esta contaminado com um cheirinho de gasolina mal queimada preto que parece sopa de feijao mais como vc falo almeidao o oleo se colocar ele sobre uma superficie a cor dele ainda e mel vejo a cor real dele pelo vazamento que tem na junta da tampa de valvulas(16v) kakakaka , pode ser que esteja acontecendo o mesmo com o carro do amigo se roda trajetos curto rapidamente o oleo ficara com cor oscura na vareta e tambem tem o que almeidao comenta sempre , na troca de oleo nunca sai o oleo todo sempre fica um resto o que ajuda a dar aquela cor oscura rapido depois da troca.

Avatar do usuário
ItssTZ
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 15 Dez 2018, 20:09
Nome Completo: Matheus Victor Martins Campos
Cidade: Timóteo
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 25

Óleo queimando antes dos 5000KM

por ItssTZ » 07 Jul 2021, 19:44

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Este do meu carro e do vídeo eu troco rigorosamente com 5 mil km, nunca coloco mais que 4,2 litros e detesto papel colado no meu carro, e assim ele é trocado com múltiplos de 5.000.
O Chirola disse algo muito importante, carro que anda com distancia muito curta digamos 5 KM e chega no destino mal dá para aquecer, é muito grande a chance de contaminar o óleo com a gasolina, principalmente os que usam sonda lambda com 1 fio que demora muito mais para entrar na faixa de trabalho. Eu ando todos os dias 15 Km até o trabalho depois uns mais para almoçar e voltar para casa e ele fica assim.


Se for olhar somente o meu trajeto de trabalho dá em torno de 8KM totais ida e volta, e a minha sonda é a de 3 vias.

Avatar do usuário
ItssTZ
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 15 Dez 2018, 20:09
Nome Completo: Matheus Victor Martins Campos
Cidade: Timóteo
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 25

Óleo queimando antes dos 5000KM

por ItssTZ » 07 Jul 2021, 19:45

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
ItssTZ escreveu:Fuente del Mensaje Tem alguma forma de resolver ? Ou é normal ? Já pensei em adaptar um radiador de óleo, mas tenho receio de esfriar demais o óleo.


oi para o oleo ficar asim pode ter duas causas que sao as mais comum , o oleo nao e que queima ele fica contaminado para queimar o oleo teria que superar os 125\150 graus de temperatura .
geralmente a contaminaçao se da cuando parte da mistura queimada ou mal queimada pasa pelos aneis para o bloco , e as causas podem ser aneis cansados ou camisas ovalizadas , taxa de compreçao elevada de mais , ou junta .
se pasa compreçao para o bloco vc ve pelo respiro do bloco ou a bareta de oleo que o motor asopra por eles , tbi melada de oleo tambem é sintoma de excesso de preçao no bloco,
e tem mais uma se o bloco esta sujo por dentro cuando vc coloca oleo o oleo novo rapidamente fica com cor escurinha ,



Minha TBI realmente é melada de óleo desde quando peguei o carro. Sobre a questão de excesso de pressão tem alguma forma de testar ?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo queimando antes dos 5000KM

por chirola » 08 Jul 2021, 00:10

ItssTZ escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
ItssTZ escreveu:Fuente del Mensaje Tem alguma forma de resolver ? Ou é normal ? Já pensei em adaptar um radiador de óleo, mas tenho receio de esfriar demais o óleo.


oi para o oleo ficar asim pode ter duas causas que sao as mais comum , o oleo nao e que queima ele fica contaminado para queimar o oleo teria que superar os 125\150 graus de temperatura .
geralmente a contaminaçao se da cuando parte da mistura queimada ou mal queimada pasa pelos aneis para o bloco , e as causas podem ser aneis cansados ou camisas ovalizadas , taxa de compreçao elevada de mais , ou junta .
se pasa compreçao para o bloco vc ve pelo respiro do bloco ou a bareta de oleo que o motor asopra por eles , tbi melada de oleo tambem é sintoma de excesso de preçao no bloco,
e tem mais uma se o bloco esta sujo por dentro cuando vc coloca oleo o oleo novo rapidamente fica com cor escurinha ,



Minha TBI realmente é melada de óleo desde quando peguei o carro. Sobre a questão de excesso de pressão tem alguma forma de testar ?

Olha para ver se o respiro do cabeçote não esta entupido ,a mangueira do respiro tem uma válvula PCV ou antichamas confere se não esta trancada ela deixa passar ar sentido admissão só.
liga o carro cuando esta quente solta o repito do cabeçote para ver sesai fumaça por ele e na vareta do óleo do motor também com a mangueira de reaspiro do cabeçote ligada na admiçao e desentupida tira a vareta de óleo pelo cano da vareta sai ar se o motor asopra forte pelo cano ou sai fumada ou cospe óleo tem pressão de mais dentro do bloco,se sai fumaça e provável que este passando compressão pelos anéis para o bloco

Avatar do usuário
ItssTZ
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 15 Dez 2018, 20:09
Nome Completo: Matheus Victor Martins Campos
Cidade: Timóteo
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 25

Óleo queimando antes dos 5000KM

por ItssTZ » 02 Dez 2021, 08:09

Desculpe pela demora, mas vamos lá

Óleo está normal, realmente não está queimando é somente aparência. Sobre a melequeira na TBi após instalar o CATCH CAN no suspiro da tampa de válvula (mangueira maior) resolveu o meu problema, está com TBi limpa e melhorou demais o consumo e o funcionamento do veiculo.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Óleo queimando antes dos 5000KM

por chirola » 02 Dez 2021, 13:30

ItssTZ escreveu:Fuente del Mensaje leo está normal, realmente não está queimando é somente aparência. Sobre a melequeira na TBi após instalar o CATCH CAN no suspiro da tampa de válvula (mangueira maior) resolveu o meu problema, está com TBi limpa e melhorou demais o consumo e o funcionamento do veiculo.

ache interesante o consumo ter melhorado ja teve carro com catch can so que nunca teve referença de consumo para comparar , o oleo e normal ficar pretão , no meu carro troque filtro e oleo a uma semana e ja esta com uma cor oscura , com o carro frio sempre tem uma contaminaçao pelo que deixam pasar os aneis e sempre fica algum resto de sujeira que oscurece o oleo novo, no meu carro tambem melecaba a tbi mais so troque a valvula PCV e resolveu , nao ache do 16v entao coloque uma PCV do 8ventre a tampa e a valvula original e a original fure o miolo dela para para pasar ar direto , no meu caso resolveu a meleca ,

15 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 146 visitantes

Bem-vindo: 16 Abr 2024, 10:05