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Vectra BTemperatura baixa no motor

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lorenzzomm
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Temperatura baixa no motor

por lorenzzomm » 13 Set 2022, 09:51

Eu já troquei tudo que não seja nada no painel, conferi chicote do sensor, troquei o sensor de temperatura e também a termoestatica. Mas o painel continua marcando muito menos, começou esse problema do nada como eu relatei nos posts acima... O problema é achar um painel desse pra pegar, só achei 1 por 1500 reais

Almeidão
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Temperatura baixa no motor

por Almeidão » 13 Set 2022, 10:14

lorenzzomm escreveu:Fuente del Mensaje Eu já troquei tudo que não seja nada no painel, conferi chicote do sensor, troquei o sensor de temperatura e também a termoestatica. Mas o painel continua marcando muito menos, começou esse problema do nada como eu relatei nos posts acima... O problema é achar um painel desse pra pegar, só achei 1 por 1500 reais


Se voce tiver conhecimento, poderia comprar um qualquer e tirar o motorzinho dele, ou mandar para um que conserta velocimetro. Eu conheço um, mas está muito longe de nós, fica em Pouso Alegre, MG.

Normalmente estes problemas começam depois de uma mexida qualquer, as vezes uma adaptação ou vezes pelo aterramento do carro. Confere o aterramento dele, bom é usar um multimetro em escala de condutividade e encostar o negativo da bateria e positivo lata carro ou vice versa e depois da lata do carro até o motor, e conferir se tem o mesmo valor.
Mas faz ai este reset com os cabos, vai que dá certo, qualquer problema elétrico no carro, a primeira coisa a fazer é este trabalho nos cabos da bateria. E depois se não mudar nada, se deve tirar toas as tomadas, fusíveis e relês para uma limpeza, tipo eu prefiro WD40 ou uma camada quase invisível de graxa, quando eu digo tirar tudo, não seria de vez, pode tirar um, limpar, recolocar e tirar o proximo e assim sucessivamente. Inclusive a tomada e relês atrás da bateria e a tomada quase atrás do servo freio.

Só depois disto poderiamos pensar em gastar algo.
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lorenzzomm
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por lorenzzomm » 13 Set 2022, 10:23

O problema talvez seja o motor só marcador mesmo, fiz o teste tirando o chicote do sensor lá na frente o o ponteiro continuava marcando temperatura kkkkk ali na parte da caixa de fusíveis já limpei tudo inclusive o multi timer que estava com umas manchas escuras em 3 trilhas dele. Vou ver se posto foto aqui

lorenzzomm
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por lorenzzomm » 13 Set 2022, 10:28

Pode ser talvez essa falha na placa a causadora dos problemas ? Não entendo nada de placa de circuitos

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lorenzzomm
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por lorenzzomm » 13 Set 2022, 11:29

Já tirei os cabos da bateria aqui, vou fazer o teste pra ver se muda alguma coisa

Almeidão
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por Almeidão » 13 Set 2022, 11:54

Placa de circuito eu nao entendo nada quando não seja aparente tipo cuntinuidade teste comum pra ver se tem uma trilha quebrada e lógico sempre ressoldo tudo, mas quando tem um problema em um CI qualquer eu nunca sei qual é.
Eu acho que seu carro tem um sensor de temperatura separado para o painel, pra ser sincero estou e duvida, mas acho que tem e seria o MTE 3029. Foi este que você soltou pra ver a temperatura dele? Ou me ajudem ai pessoal se este ano não usa este sensor.

Detalhe, quando digo MTE, não ganho nada com isto, é que colocando este numero na internet verão a foto para ser comparada com a do carro. Não ganho parsa fazer propaganda, embora eu poderia fazer por terem muitos produtos considerado primeira linha.
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lorenzzomm
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por lorenzzomm » 13 Set 2022, 12:37

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Placa de circuito eu nao entendo nada quando não seja aparente tipo cuntinuidade teste comum pra ver se tem uma trilha quebrada e lógico sempre ressoldo tudo, mas quando tem um problema em um CI qualquer eu nunca sei qual é.
Eu acho que seu carro tem um sensor de temperatura separado para o painel, pra ser sincero estou e duvida, mas acho que tem e seria o MTE 3029. Foi este que você soltou pra ver a temperatura dele? Ou me ajudem ai pessoal se este ano não usa este sensor.

Detalhe, quando digo MTE, não ganho nada com isto, é que colocando este numero na internet verão a foto para ser comparada com a do carro. Não ganho parsa fazer propaganda, embora eu poderia fazer por terem muitos produtos considerado primeira linha.


Sim tem 2 sensores, o da injeção e o do painel ambos separados. Tirei só o do painel pra ver e o painel teve vida própria kkkkk final do dia quando ir pra casa vou religar a bateria e ver o que acontece

Almeidão
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por Almeidão » 13 Set 2022, 14:32

lorenzzomm escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Placa de circuito eu nao entendo nada quando não seja aparente tipo cuntinuidade teste comum pra ver se tem uma trilha quebrada e lógico sempre ressoldo tudo, mas quando tem um problema em um CI qualquer eu nunca sei qual é.
Eu acho que seu carro tem um sensor de temperatura separado para o painel, pra ser sincero estou e duvida, mas acho que tem e seria o MTE 3029. Foi este que você soltou pra ver a temperatura dele? Ou me ajudem ai pessoal se este ano não usa este sensor.

Detalhe, quando digo MTE, não ganho nada com isto, é que colocando este numero na internet verão a foto para ser comparada com a do carro. Não ganho parsa fazer propaganda, embora eu poderia fazer por terem muitos produtos considerado primeira linha.


Sim tem 2 sensores, o da injeção e o do painel ambos separados. Tirei só o do painel pra ver e o painel teve vida própria kkkkk final do dia quando ir pra casa vou religar a bateria e ver o que acontece


Háaaa, então o problema deve ser o painel ou pane elétrica. Ao desligar a baterial ele desligou?
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por lorenzzomm » 13 Set 2022, 16:41

Sim desligou, mas ao ligar a bateria de novo o Pc de bordo não ligou, outro sintoma que vem acontecendo de vez em quando. Geralmente ele volta a funcionar no outro dia, mas perde todos os parâmetros a hora e etc. Como se perdesse a energia do nada... Já não sei mais o que pode ser, já medi todos os aterramentos do carro, tá complicado... Só vem dando problemas na região do painel ultimamente

josehgb
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Temperatura baixa no motor

por josehgb » 16 Set 2022, 10:53

lorenzzomm escreveu:Fuente del Mensaje Sim desligou, mas ao ligar a bateria de novo o Pc de bordo não ligou, outro sintoma que vem acontecendo de vez em quando. Geralmente ele volta a funcionar no outro dia, mas perde todos os parâmetros a hora e etc. Como se perdesse a energia do nada...


Se reseta é porque realmente perdeu toda a energia: ou ele não tá recebendo energia constantemente, ou tá recebendo menos do que deveria, ou tá consumindo mais do que deveria.

Quando você liga/desliga a chave, o ponteiro chega a mover? Se fosse o motorzinho, ele iria ficar travado em uma posição não importa a situação, ou ficar vibrando/travando como se tentasse mover e não pudesse por estar emperrado.

Você disse que o sensor teve vida própria quando retirou ele, qual medida ele deu?
Na teoria com o sensor removido ele sempre deve marcar zero, frio
Se com o sensor removido ele deu mais alto, significa que alguma coisa tá colocando sinal dentro dessa fiação mesmo com o circuito incompleto (afinal, o sensor faz parte e fecha o circuito)

Tenta testar e informar para nós com o carro frio parado quais posições o marcador apresenta com:

chave ligada + sensor ligado
chave ligada + sensor desligado
chave desligada + sensor ligado
chave desligada + sensor desligado


você também comentou de mais de um problema elétrico, então eu checaria tudo que pudesse disso:

-a bateria fornece a energia correta? não está velha ou com os polos ruins? os conectores também estão bem colocados e limpos?
-o alternador está carregando a bateria corretamente?
-todos os pontos de aterramento foram conferidos? estão limpos e bem conectados? alguns carros possuem aterramento fora do motor, existe uma história clássica de corsa que fica maluco por conta de fio de aterramento NO PORTA MALAS que escapou
-TODOS os fusíveis estão bem limpos e encaixados? o mesmo vale para os relês.

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por lorenzzomm » 20 Set 2022, 13:12

Boa tarde, em relação a alternador e bateria eu acredito que esteja tudo ok, a bateria tem 1 ano de uso apenas, o alternador aparentemente está carregando correto pois medi com o multímetro e vem 14v normal... O pc de bordo não deu mais problema, só ainda tô ressabiado com a temperatura do carro. Se eu não parar nenhuma vez no meu trajeto, a temperatura não sai do azul de jeito nenhum ainda e só pode ser algo no painel pois a termoestatica está funcionando certo

Os aterramentos eu já medi com o multímetro e aparentemente na região do cofre do motor está tudo ok também, só não sei se tem algum aterramento dentro do veículo

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por lorenzzomm » 20 Set 2022, 13:15

Já até tirei o multi timer fora, limpei ele com o limpa contato, limpei o plug de energia dele, e na região do porta fusíveis é pra estar tudo ok também.

O único problema mesmo é o marcador de temperatura, não tem jeito dele marcar certo mesmo quando zerei a bateria até funcionou diferente mas de uns 3 dias pra cá voltou a marcar errado

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Temperatura baixa no motor

por chirola » 20 Set 2022, 13:52

lorenzzomm escreveu:Fuente del Mensaje O único problema mesmo é o marcador de temperatura, não tem jeito dele marcar certo mesmo quando zerei a bateria até funcionou diferente mas de uns 3 dias pra cá voltou a marcar errado

se for problema eletrico vc daria conta porque com o carro frio a injeção corrige a mistura e sentiria cheiro de gasolina mal queimada ou a lenta um pouco acelerada , o que acabaria elevando o consumo se tudo esta funcionando ok deve ser problema no painel mesmo .
olha o video o cara testa o painel com uma boia de gasolina achei interesante
https://www.youtube.com/watch?v=110ZHizxmp8

Almeidão
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Temperatura baixa no motor

por Almeidão » 20 Set 2022, 14:27

Este teste é ótimo para saber se é o motor da temperatura, bem eu já teria trocado este motor, tiraria de um outro painel kakakakkaka.
Só a informaao que ele ficou parado no azul mesmo com o conector desligado já diz que é algo ali, eu não sei se é possivel este ponteiro agarrar em um determinado local, mas há esta chance também, para isto só abrindo mesmo e com ele desligado mexer ali com a mão etc. tirar este motor é bem fácil como todas as peças, porem chegar nele as vezez complica, eu estraguei dois paineis deste usado só para aprender abrir e a dica principal é usar uma chave tipo U na ponta, eu fiz com uma chave de fendas, lixando a ponta dela ou limando e ficou mais ou menos um V, meio U.

Eu já não perderia tempo, já iria abrindo ele ou mandaria para um recuperar. Só lembrando que ao tirar ele fora, liberar o acrilico já tem como colocar o dedo no ponteiro e mover ele, puxar um pouco, tirar ele fora etc. eu tiraria ele fora, mexia no eixo com os dedos para direita e esquerda, voltava ele para direita e colocaria o ponteiro na posição frio. Mas antes o teste do video pra ter certeza.
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por lorenzzomm » 20 Set 2022, 16:22

Também acho que é algo no painel, cheguei em casa agora não cheguei a pegar fila mas está meio calor aqui hoje, quando cheguei abri o cofre do motor e só de abrir já veio aquele soco na cara de calor kkkkkk esperei a ventoinha armar pra ver aonde estaria marcando no painel e realmente só resta ser algo no painel porque de resto já olhei tudo. Só me resta levar pra algum especialista em painel, eu tenho pavor de mexer em painel porque já tive que trocar 4x o painel do meu ex omega e eu não tenho saco mais pra isso kkkk

Segue foto abaixo do painel quando ligou a ventoinha, está marcando totalmente errado mesmo

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por lorenzzomm » 20 Set 2022, 16:23

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por lorenzzomm » 20 Set 2022, 16:33

Pena que joguei a bóia do meu Vectra fora, se não fazia esse teste ali do rapaz do vídeo. Com certeza me ajudaria muito

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Temperatura baixa no motor

por kiloosmaladsa » 28 Jan 2024, 07:43

O termostato regula a temperatura do motor controlando o fluxo de líquido de arrefecimento. Se estiver com defeito, pode ficar aberto permanentemente, impedindo que o motor atinja a temperatura ideal. Considere verificar ou substituir o termostato. A bomba d'água é responsável por circular o líquido de arrefecimento pelo sistema. Se estiver com defeito, pode não circular adequadamente, levando a problemas de temperatura. Verifique se a bomba d'água está funcionando corretamente. Certifique-se de que o nível do líquido de arrefecimento está adequado. Baixos níveis ou uma mistura inadequada podem afetar a eficiência do sistema.

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Temperatura baixa no motor

por Almeidão » 29 Jan 2024, 19:35

kiloosmaladsa escreveu:Fuente del Mensaje O termostato regula a temperatura do motor controlando o fluxo de líquido de arrefecimento. Se estiver com defeito, pode ficar aberto permanentemente, impedindo que o motor atinja a temperatura ideal. Considere verificar ou substituir o termostato. A bomba d'água é responsável por circular o líquido de arrefecimento pelo sistema. Se estiver com defeito, pode não circular adequadamente, levando a problemas de temperatura. Verifique se a bomba d'água está funcionando corretamente. Certifique-se de que o nível do líquido de arrefecimento está adequado. Baixos níveis ou uma mistura inadequada podem afetar a eficiência do sistema.


Um detalhe, a termostática não tem um efeito sanfona com temperatura ambiente acima de 15 graus e quando a temperatura sai do azul ela já estará aberta e fechará quando chegar abaixo deste azul. Para isto acontecer é preciso que o carro esteja em descida muito longa, engrenado com o cut-off e nem abre mais por está subindo acelerado quando neste momento necessitaria está mais aberta. Vejo no Vectra alguma coisa que fazem sem pensar e sem um minimo de conhecimento e uma delas seria eliminar o ar quente de maneira errada ou por falta de atenção inverter as duas mangueiras que estão na frente do alternador. Ali tem dois tubos e parece que o pessoal não sabe que são independentes e que o debaixo fica aberto quando a termostática está fechada e que ele fecha quando a termostática está aberta e por outro lado o de cima é do ar quente que será acionado somente em dias muito frio portanto ele permanece fechado a mior parte do tempo e tem uns que coloca uma mangueira ali até o tubo de agua e isto não se faz. Bem, o video abaixo explica melhor sobre o sistema e sobre estes tubos, termostática etc.

https://www.youtube.com/watch?v=ThN2rTFamAo
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