O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BFio pos chave motor carro

9 mensagens   •   Página 1 de 1
Menezesfreitas
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 08 Fev 2016, 12:02
Nome Completo: Wesley Menezes de Freitas
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Fio pos chave motor carro

por Menezesfreitas » 31 Ago 2022, 11:51

Boa tarde,

Estou instalando um DRL no farol do meu Vectra B, preciso instalar num fio pos chave.
Alguém sabe onde encontro um fio pos chave no motor do Vectra B?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Fio pos chave motor carro

por chirola » 31 Ago 2022, 17:57

Menezesfreitas escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde,

Estou instalando um DRL no farol do meu Vectra B, preciso instalar num fio pos chave.
Alguém sabe onde encontro um fio pos chave no motor do Vectra B?

positivo pos chave tem que ter na caixinha de fusiveis perto do hidrovacuo ali tem o rele da bomba que é pos chave ou nos mega fusiveis detrais da bateria tem o fusivel grandão da injeção que é pos chave mais se for iluminação que esta instalando acho que o melhor seria pasar fio desde a caixa de fusiveis colocar um fusivel la para não carregar uma das linhas do motor ou se de pane não estragar nada , pos chave tem direto saindo do comutador da chave , olha os videos de almeidão la no topico
manutenção varias dicas por almeidão .
no ultimo video dele fala sobre os fios que sai do comutador cual e poschave e cual e direto

Menezesfreitas
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 08 Fev 2016, 12:02
Nome Completo: Wesley Menezes de Freitas
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Fio pos chave motor carro

por Menezesfreitas » 31 Ago 2022, 19:14

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Menezesfreitas escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde,

Estou instalando um DRL no farol do meu Vectra B, preciso instalar num fio pos chave.
Alguém sabe onde encontro um fio pos chave no motor do Vectra B?

positivo pos chave tem que ter na caixinha de fusiveis perto do hidrovacuo ali tem o rele da bomba que é pos chave ou nos mega fusiveis detrais da bateria tem o fusivel grandão da injeção que é pos chave mais se for iluminação que esta instalando acho que o melhor seria pasar fio desde a caixa de fusiveis colocar um fusivel la para não carregar uma das linhas do motor ou se de pane não estragar nada , pos chave tem direto saindo do comutador da chave , olha os videos de almeidão la no topico
manutenção varias dicas por almeidão .
no ultimo video dele fala sobre os fios que sai do comutador cual e poschave e cual e direto

Beleza, Obrigado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8386
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Fio pos chave motor carro

por Almeidão » 01 Set 2022, 07:39

Menezesfreitas escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Menezesfreitas escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde,

Estou instalando um DRL no farol do meu Vectra B, preciso instalar num fio pos chave.
Alguém sabe onde encontro um fio pos chave no motor do Vectra B?

positivo pos chave tem que ter na caixinha de fusiveis perto do hidrovacuo ali tem o rele da bomba que é pos chave ou nos mega fusiveis detrais da bateria tem o fusivel grandão da <span>injeção</span> que é pos chave mais se for iluminação que esta instalando acho que o melhor seria pasar fio desde a caixa de fusiveis colocar um fusivel la para não carregar uma das linhas do motor ou se de pane não estragar nada , pos chave tem direto saindo do comutador da chave , olha os videos de almeidão la no topico
manutenção varias dicas por almeidão .
no ultimo video dele fala sobre os fios que sai do comutador cual e poschave e cual e direto

Beleza, Obrigado


Ali são 2 pós chave, mas tem a dica qual o correto a usar, no minuto 6:44 está a dica, ou olhando o comutador de frente sentido horário tem o terminal grande pra cima que é o positivo direto ai voce pula 2 pequeno, o terceiro é o real pós chave. Mas se voce for usar um ali da caixa de fuspivel, muita atenção em pegar um depois do fusível, nunca antes dele, assim você já terá a proteção do fusivel e claro se pegar ali na ignição está pegando o fio direto e com a mesma proteção.

Outra dica que passo, é que qualquer ligação feita buscando energia pós chave, o bom é usar um relê, assim você terá proteção, contra desgaste do comutador ou botões etc. Exemplo, relê auxiliar, pós chave comentado no video ligado no 86, o 85 negativo do carro em qualquer lugar na lata, no 30 entra um positivo tirado da caixas de fusivel, aqueles grandão depois do fusivel, o 87 sairá este positivo assim que der o pós chave e voce liga onde for necessário, Se o sistema for para ligar um negativo, basta colocar um negativo no 30 que sairá negativo ao ligar a chave.
Imagem

douglascmartins123
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 29 Mai 2020, 21:28
Nome Completo: Douglas Cabral Martins
Cidade: Areado
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006
Idade: 31

Fio pos chave motor carro

por douglascmartins123 » 02 Set 2022, 11:16

Boa Tarde
Em casa tenho esquema eletrico caso precisar saber certinho qual fusivel pegar, mas vou te dar uma dica.

Use um Rele, com Fusivel pra essa ligação ok? Não pegue alimentação de pos-chave assim de qualquer lugar direto. Segue como voce vai fazer:

No rele auxiliar (4 pinos) funciona assim:

Pino 85 : Aterrar num botao liga/desliga (caso voce queira controlar esse DRL ou se quiser deixar ligado direto, só aterre)
Pino 86 : sinal pos chave (pode procurar qualquer)
Pino 30: voce vai puxar direto da bateria, e botar um fusivel no meio do caminho (veja o consumo desse farol seu, e bote fusivel apropriado, geralmente 5A ou maximo 10A);
Pino 87: alimentação direto pro seu farol DRL.

Fazendo isso, não terá riscos algum, e toda alimentação pra esse farol seu, virá direto da bateria (Pino30 -> Pino87 do rele)
Vectra Elite 2.4 16V 2006
ex:Vectra GLS 2.2 8V 2000

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8386
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Fio pos chave motor carro

por Almeidão » 02 Set 2022, 12:04

Qualquer pós chave tem fusível, e a dica usar o pós chave correto e direto do comutador, afinal todos os pós chaves que encontrar no carro sai dali do comutador onde aponto neste video abaixo e já protregido. Fio direto da bateria basta pegar direto da caixa de fusivel protegido pelo fusível de 30 ou 40 amperes, são fios fáceis de ser detectado e sim, pode usar um fusível de 10 amperes caso queira mesmo depois de passar por este fusível de 30.
Se for usar um pós chave lá da caixa de fusível, que seja depois de um fusível, nunca antes e se for usar um relê para transportar o positivo da bateria que é o certo, não vai carregar nenhum fusível o suficiente para queimar lo.

https://www.youtube.com/watch?v=QFetkSWfi_Q
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Fio pos chave motor carro

por chirola » 02 Set 2022, 16:58

geralmente o que eu faso e asim , puxo um pos chave direto do comutador procuro o fio dos pos chave cuando chega na caixa de fusiveis , procuro na caixa de fusiveis um lugar vago nela e coloco os terminal para poder utilizar o lugar que não tinha fusivel dali eu parto com os fios para o que eu to instalando ou adaptando no casoo das luses sim seria bom um rele . que tambem pode ser instalado na caixa de fusiveis ja que tem lugar para rele sobrando que não utiliza e seria colocar os terminal no lugar a ser utilizado , e chato mais fica bem oganizado e sem gambiarras .
mais depois de asistir os videos do almeidão entendi bem daonde sai os pos chave e si todo pos chave pasa pelo comutador .

Avatar do usuário
Idalton
GL Member
GL Member
Mensagens: 86
Registrado em: 19 Mai 2015, 11:04
Nome Completo: Idalton de Souza Santos
Cidade: Jaboticabal
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002
Idade: 35

Fio pos chave motor carro

por Idalton » 04 Set 2022, 08:25

No meu caso tique que colocar um rele auxiliar para os bancos q adaptei, o pos chave sao todos esses pretos ai atras da caixa de fusiveis. Escolhi esse por ser mais proximo. Imagem

Enviado de meu SM-J610G usando o Tapatalk
:52:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8386
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Fio pos chave motor carro

por Almeidão » 05 Set 2022, 07:48

Existem coisas que fazemos consciente e existem coisas que fazemos com total conhecimento, Consciente eu já estraguei uma saida de seta para o painel da placa multitimer, hoje não queimo mais. Soldando fios do alarme uma vez, um simples fio e estraguei a central do alarme pósitron.
Na primeira situação eu peguei um fio para ligar um relê e estraguei a saida negativa que manda sinal da seta piscando no painel. Na segunda situação eu fui soldar o alarme e não tinha o conhecimeto que o soldador passa energia nele e varias soldas feitas antes eram feitas por pura sorte, isto porque a energia se muda de acordo com a posição da tomada, explicando melhor se a tomada entrar pino direito para direita, ok, mas ela pode entrar uma hora pino esquerda para direita ou até mesmo se a tomada foi montada errada direita como negativo e esquerda como positivo, assim de acordo com a colocação pode está no soldador positivo ou negativo. Desta mesma forma eu estraguei um solador de 60 Whatts soldando um fio eletrico 110v na minha casa energia ligada e é o que faço sempre, na verdade conforme a situação que entra a tomda, a saida no soldador muda para positivo ou negativo. É uma corrente muito baixa que não é sentida ao toque, mas o alarme não aguenta, e ao contrário quando é negativa ao soldar um fio 110V positivo estraga o soldador queimando a resistencia.

Solução encontrada, uso um soldador forte e sempre tiro tomada para soldar qualquer fio no carro ou elétrico na minha casa e só uso o soldador direto quando a peça está na bancada sem nada conectado.

Hoje quando mexo ali, todo cuidado é pouco, e quanto menos puder arriar esta caixa de fusivel, melhor. Não podemos contar com a sorte sempre.
Imagem

9 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: BOCALONGSICD, Google Adsense [Bot] e 542 visitantes

Bem-vindo: 29 Abr 2024, 11:37