O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B Ajuda com chicote sensor de posição de borboleta

7 mensagens   •   Página 1 de 1
DouglasRaphael
GL Member
GL Member
Mensagens: 60
Registrado em: 16 Fev 2021, 01:19
Nome Completo: Douglas Raphael oliveira costa
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 32

Ajuda com chicote sensor de posição de borboleta

por DouglasRaphael » 26 Mai 2023, 07:44

Bom dia
Gostaria de uma luz aqui
Estou fazendo uma manutenção preventiva no meu vectra, bou fazer a substituição do sensor TPS.
tenho a seguinte dúvida
Meu chicote já foi mechido pelo antigo dono, já procurei muito e não encontrei nem uma foto pra ajudar. Preciso saber se os fios do meu sensor estão corretos fiz alguns testes e vou passar os resultados abaixo e vou anexar fotos do meu chicote pra ver se alguém consegue me dizer se os fios estão corretos .

Meu chicote original possui 3 fios com as cores
Preto com listra azul
Marrom com listra verde
Marrom com listra azul

Medições feitas com sensor conectado e chave ligada

Fio preto com azul 5v
Fio marrom com listra azul, inicial 9v, se abrir a borboleta aumenta a voltagem
Fio marrom com listra verde negativo

Tomando como base o conector com a trava virada para mim tenho 3 pinos, da esquerda pra direita

Pino 1 está ligado o preto com listra azul
Pino 2 está ligado o marrom com listra azul
Pino 3 está ligado o marrom com listra verde

Gostaria de saber se está correto a ordem dos fiosImagemImagem

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ajuda com chicote sensor de posição de borboleta

por Almeidão » 26 Mai 2023, 09:51

DouglasRaphael escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia
Gostaria de uma luz aqui
Estou fazendo uma manutenção preventiva no meu vectra, bou fazer a substituição do sensor TPS.
tenho a seguinte dúvida
Meu chicote já foi mechido pelo antigo dono, já procurei muito e não encontrei nem uma foto pra ajudar. Preciso saber se os fios do meu sensor estão corretos fiz alguns testes e vou passar os resultados abaixo e vou anexar fotos do meu chicote pra ver se alguém consegue me dizer se os fios estão corretos .

Meu chicote original possui 3 fios com as cores
Preto com listra azul
Marrom com listra verde
Marrom com listra azul

Medições feitas com sensor conectado e chave ligada

Fio preto com azul 5v
Fio marrom com listra azul, inicial 9v, se abrir a borboleta aumenta a voltagem
Fio marrom com listra verde negativo

Tomando como base o conector com a trava virada para mim tenho 3 pinos, da esquerda pra direita

Pino 1 está ligado o preto com listra azul
Pino 2 está ligado o marrom com listra azul
Pino 3 está ligado o marrom com listra verde

Gostaria de saber se está correto a ordem dos fiosImagemImagem

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk


Eu não consigo ver no meu, porque eu encapei o chicote ali perto da tomada mais parte da tomada com termocontátil, mas daqui a pouco lhe darei a dica, medirei com o voltimetro o que é positivo e o que é negativo e onde eles entram, minha duvida está no 1 e 2 e você precisará de um multimetro para testar e lhe direi qual será qual..
Para medir o sinal eu usei o 3 como no video abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=4QPy6x-uptc

Acabei achando algo aqui, não é ainda muito fácil, mas já tens uma informação sobre o assunto.
1 - negativo
2 - positivo 5 volts
3 - teste que se movimenta de acordo com o acionamento da borboleta demostrado no video.

viewtopic.php?t=10499
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ajuda com chicote sensor de posição de borboleta

por Almeidão » 26 Mai 2023, 10:48

Com um multimetro escala 20 volts, negativo no negativo da bateria, não serve outro lugar, positivo em um fio o que der 4,5 ou 5 volts será o 2, o que der 5 volts e variando pra 5,5 ou mais será o 3, e o um será o que sobrar.
Imagem

DouglasRaphael
GL Member
GL Member
Mensagens: 60
Registrado em: 16 Fev 2021, 01:19
Nome Completo: Douglas Raphael oliveira costa
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 32

Ajuda com chicote sensor de posição de borboleta

por DouglasRaphael » 26 Mai 2023, 10:53

Acho que encontrei aqui

No sensor que eu comprei veio o esquema certo de qual seria a alimentação e sinal.
No carrro eu percebi que existem 2 fios mais grossos e 1 mais fino, levando a lógica em consideração os mais grossos sao + e - o mais fino seria o sinal

Medindo com multímetro em continuidade com a chave desligada e sensor desplugado o fio preto com azul deu continuidade na bateria no polo positivo, o marrom com verde deu continuidade com o polo negativo, o martom com azul não deu continuidade
Então considero que seja
Positivo - preto/azul
Negativo - marrom/verde
Sinal - marrom/azul

E por incrível que pareça meu chicote estava invertido o positivo e o sinal e meu carro funcionava normal, sem luz de injeção

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ajuda com chicote sensor de posição de borboleta

por Almeidão » 26 Mai 2023, 11:26

DouglasRaphael escreveu:Fuente del Mensaje Acho que encontrei aqui

No sensor que eu comprei veio o esquema certo de qual seria a alimentação e sinal.
No carrro eu percebi que existem 2 fios mais grossos e 1 mais fino, levando a lógica em consideração os mais grossos sao + e - o mais fino seria o sinal

Medindo com multímetro em continuidade com a chave desligada e sensor desplugado o fio preto com azul deu continuidade na bateria no polo positivo, o marrom com verde deu continuidade com o polo negativo, o martom com azul não deu continuidade
Então considero que seja
Positivo - preto/azul
Negativo - marrom/verde
Sinal - marrom/azul

E por incrível que pareça meu chicote estava invertido o positivo e o sinal e meu carro funcionava normal, sem luz de injeção

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk


Mas faz o teste com multimetro com escala 20 volts como te disse, chave ligada negativo polo da bareria o que der variando entre 5 a 6 será o numero 3 e o que der 4 a 4,5 será o 2 e o que sobrar sem sinal será o 1. Como tem marcado no TPS os numeros 123 fica fácil.
Me deste uma ideia, vou fazer um video pequeno sobre este assunto, caso alguem mais tenha este problema ai no Vectra.
Imagem

DouglasRaphael
GL Member
GL Member
Mensagens: 60
Registrado em: 16 Fev 2021, 01:19
Nome Completo: Douglas Raphael oliveira costa
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 32

Ajuda com chicote sensor de posição de borboleta

por DouglasRaphael » 26 Mai 2023, 13:02

Almeidão escreveu:
DouglasRaphael escreveu:Fuente del Mensaje Acho que encontrei aqui

No sensor que eu comprei veio o esquema certo de qual seria a alimentação e sinal.
No carrro eu percebi que existem 2 fios mais grossos e 1 mais fino, levando a lógica em consideração os mais grossos sao + e - o mais fino seria o sinal

Medindo com multímetro em continuidade com a chave desligada e sensor desplugado o fio preto com azul deu continuidade na bateria no polo positivo, o marrom com verde deu continuidade com o polo negativo, o martom com azul não deu continuidade
Então considero que seja
Positivo - preto/azul
Negativo - marrom/verde
Sinal - marrom/azul

E por incrível que pareça meu chicote estava invertido o positivo e o sinal e meu carro funcionava normal, sem luz de injeção

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk


Mas faz o teste com multimetro com escala 20 volts como te disse, chave ligada negativo polo da bareria o que der variando entre 5 a 6 será o numero 3 e o que der 4 a 4,5 será o 2 e o que sobrar sem sinal será o 1. Como tem marcado no TPS os numeros 123 fica fácil.
Me deste uma ideia, vou fazer um video pequeno sobre este assunto, caso alguem mais tenha este problema ai no Vectra.
Sim, fiz os testes e bateu certinho, coloquei o sensor novo mas acredito que meu problema nunca foi sensor e sim o chicote invertido, aproveitei e dei uma boa limpeza no tbi fora do carro e refiz o chicote da forma correta, agora é andar um pouco até a injeção acostumar e ver como vai ficar

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ajuda com chicote sensor de posição de borboleta

por Almeidão » 26 Mai 2023, 13:52

DouglasRaphael escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:
DouglasRaphael escreveu:Fuente del Mensaje Acho que encontrei aqui

No sensor que eu comprei veio o esquema certo de qual seria a alimentação e sinal.
No carrro eu percebi que existem 2 fios mais grossos e 1 mais fino, levando a lógica em consideração os mais grossos sao + e - o mais fino seria o sinal

Medindo com multímetro em continuidade com a chave desligada e sensor desplugado o fio preto com azul deu continuidade na bateria no polo positivo, o marrom com verde deu continuidade com o polo negativo, o martom com azul não deu continuidade
Então considero que seja
Positivo - preto/azul
Negativo - marrom/verde
Sinal - marrom/azul

E por incrível que pareça meu chicote estava invertido o positivo e o sinal e meu carro funcionava normal, sem luz de injeção

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk


Mas faz o teste com multimetro com escala 20 volts como te disse, chave ligada negativo polo da bareria o que der variando entre 5 a 6 será o numero 3 e o que der 4 a 4,5 será o 2 e o que sobrar sem sinal será o 1. Como tem marcado no TPS os numeros 123 fica fácil.
Me deste uma ideia, vou fazer um video pequeno sobre este assunto, caso alguem mais tenha este problema ai no Vectra.
Sim, fiz os testes e bateu certinho, coloquei o sensor novo mas acredito que meu problema nunca foi sensor e sim o chicote invertido, aproveitei e dei uma boa limpeza no tbi fora do carro e refiz o chicote da forma correta, agora é andar um pouco até a injeção acostumar e ver como vai ficar

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk


Sim, leva um a dois dias andando exporadicamente para ele se ajustar no sistema.
Imagem

7 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 629 visitantes

Bem-vindo: 28 Abr 2024, 03:43